21 de novembro de 2014

POSTURA DE UM HOMEM DE DEUS

******************************************************************************************************

E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. 
                                                                                                Deuteronômio 31.7


Ao ouvir do Senhor que não entraria em Canaã, Moisés mostrou que fazia a obra de Deus, e não a dele. É importante ser servo, obedecendo às direções do Pai. Mesmo que a ordem do Céu o contrarie ou lhe cause prejuízo, jamais a descarte. O Altíssimo sabe preparar aqueles que Ele usará em um futuro próximo. Suas direções são para a nossa formação.

Naqueles dias, para o bem da Sua obra, o Criador escolheu Josué, e não Gérson e Eliézer, filhos de Moisés. Como seria bom se todos os líderes deixassem o Senhor fazer a escolha! Ainda que uma pessoa tenha começado um trabalho e acredite que seu esforço fez tal obra crescer, a verdade é que Deus foi misericordioso para com ela, usando-a.

Moisés mostrou que não tinha ressentimento e, diante de todo o Israel, transmitiu a quem o sucederia o conselho do Altíssimo. Porém, se não tivesse feito assim, teria desagradado ao Deus. Na obra divina, somos meros instrumentos do Todo-Poderoso e, ao findar a nossa missão, devemos dar a Ele a glória devida por essa generosidade e esse amor.

Josué foi exortado a se esforçar e se animar. Essa é uma admoestação que serve para todos. Na tarefa que Deus lhe deu, você não fará nada de mais se levá-la a sério, esforçando-se e vivendo de modo santo. Aqueles que não cuidam do seu testemunho e se deixam levar pelas mentiras do inimigo, um dia, estarão diante do trono branco e, então, não encontrarão explicações para suas más atitudes.

Josué ouviu de seu líder que o povo entraria na terra deleitosa, a fim de cumprir a promessa do Senhor. Todo pastor deve estar atento a esse fato, pois o que Deus determinou para a Sua Igreja inclui o rebanho confiado a ele. O Altíssimo emite um decreto quando nos chama para realizar Sua obra. Por isso, jamais aceite que, em sua congregação, os membros sejam excluídos; eles devem, sim, ser tratados e recuperados com amor.

O descendente de Levi, filho de Anrão e Joquebede (Nm 26.59), pais que não temeram Faraó e esconderam o filho por três meses, mostrou-se fiel a Quem o chamara para liderar o povo. Ao passar o cargo a Josué, Moisés afirmou que seu sucessor faria os israelitas herdarem a Terra Prometida. Que belo exemplo de resignação ele nos deu! A obra é do Senhor e somente por Ele deve ser dirigida.

Josué aceitou a incumbência e levou Israel a entrar em Canaã. Aceite e assuma o ministério que lhe foi oferecido, pois, para se realizar, é preciso obedecer ao chamado do Alto. Diga “sim” ao Senhor.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_____________________________________________________________________________
Oração do Dia

Deus, Senhor da Tua obra! Que sejamos como Moisés. Quando disseste que ele não entraria na Terra da Promessa, Teu servo Se mostrou fiel ao Teu chamado e, assim, com amor, preparou Josué para que Teu rebanho não sofresse prejuízo.

A escolha foi Tua, e Moisés jamais regateou, rogando pelos filhos ou mesmo por outra pessoa. Ele transmitiu a Josué o Teu conselho. Isso nos leva a Te pedir que jamais atrapalhemos o cumprimento da Tua vontade. Obrigado por sermos servos.

Ajuda-nos a nos esforçar e animar, pois queremos cumprir o juramento que fizeste em nosso favor. Temos ouvido de Jesus que a perseverança é necessária para sermos salvos. Que Te obedecer seja o alvo da nossa vida, pois, assim, agradaremos a Ti.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário