17 de novembro de 2014

O DIA DA IGNOMÍNIA


****************************************************************************************************


E o rei da Assíria transportou a Israel para a Assíria; e os fez levar para Hala e para Habor, junto ao rio Gozã, e às cidades dos medos; porquanto não obedeceram à voz do SENHOR, seu Deus; antes, traspassaram o seu concerto e tudo quanto Moisés, servo do SENHOR, tinha ordenado; nem o ouviram nem o fizeram.    
                                                                                      2 Reis 18.11-12


O Senhor teve de dividir o reino de Davi devido à iniquidade de Salomão e à falta de juízo de Roboão. Assim sendo, podemos entender que, em muitos casos, Ele faz o mesmo com igrejas, famílias e grupos de amigos. Jeroboão, que realizou a revolta, não procurava isso, mas foi conduzido a tal atitude por determinação divina (1 Rs 12.15). Porém, logo se deixou levar pelo espírito do erro e contaminou a nação recém-criada. Mais de 200 anos se passaram, e os israelitas não se emendaram.

Eles não acreditaram que Deus permitiria que Seu povo fosse levado ao cativeiro, embora os profetas afirmassem que isso ocorreria. Ora, mesmo que as pessoas pensem diferente das repreensões do Altíssimo, as declarações dEle acontecerão. O melhor a fazer é voltar-se para o Pai com arrependimento e mudança completa de vida, pensamentos e desejos. É bom lembrar que nenhuma palavra proveniente dEle é vazia de poder (Is 55.11).

O governante da Assíria, Salmaneser, só conseguiu escravizar e destruir a nação de Israel – o reino do Norte –, porque os israelitas não quiseram atender às advertências das Escrituras e dos profetas. Este foi o erro deles: desprezar as palavras do Senhor. Nós também agimos assim e, se não nos corrigirmos nem buscarmos o arrependimento com transformação de coração, seremos vítimas da ira divina.

A profecia se cumpriu, e os israelitas das dez tribos foram para a terra que não era deles e nunca mais retornaram (2 Rs 17.23). Pense por um minuto: se Jesus voltasse agora, ou se você morresse neste instante, qual seria o seu destino eterno? Se não há certeza completa em seu coração de que seria salvo, procure um pastor, um homem de Deus, e se acerte com o Senhor. Não brinque com o seu futuro, pois ele pode estar em perigo.

Os que estão abusando da paciência de Deus terão no Juízo a mesma sorte que o povo de Israel. O Senhor não terá outra decisão a não ser mandá-los para a perdição eterna, de onde jamais sairão. Jesus já comprou nossa salvação, mas temos de assumi-la com todos os bônus e ônus. O preço a ser pago é somente a obediência ao que está escrito e, assim, servir ao Pai com amor e dedicação. Quem defrauda a santidade do Senhor, pois é Seu templo, não entrará nos Céus.

Veja se você tem transpassado o Concerto do Altíssimo e os preceitos deixados por Cristo e os apóstolos. Por que continuar no pecado, se o salário dele é a morte? (Rm 6.23). Por que desprezar o amor de Deus e se perder para sempre? Nenhum bem falta a quem serve a Deus. Por mais que o diabo se esforce para atingir o salvo, ele não obterá êxito.

Quem não cumpre as Escrituras não vive de maneira honrosa e, depois do Juízo, sofrerá a penalidade eterna. Então, qual será a sua decisão? Dobre seus joelhos nesta hora e reconcilie-se com Deus. Ele quer lhe dar – e lhe dará – vida com abundância (Jo 10.10b).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
 
____________________________________________________________________________
Oração do Dia

Altíssimo e soberano Senhor! Como foi insensato o povo que se separou de Judá e formou o reino do Norte. Aquela gente poderia ter sido a Tua alegria, mas preferiu os bezerros de ouro feitos por Jeroboão. Que nunca façamos nada que Te ofenda ou irrite.

Pedimos Teu auxílio contra as tentações enviadas pelo inimigo. Que sejamos sempre fiéis e dedicados ao Teu serviço para Te amar mais e mais. Ainda que a tentação seja forte, queremos estar abrigados em Ti, nosso Protetor, a fim de não cairmos.

Aqueles milhões que compunham o reino de Israel se dispersaram e nunca mais ouvimos falar deles, por não terem Te dado atenção. Senhor, queremos viver diante de Ti com toda fidelidade e em santidade. Precisamos entender e cumprir Teus planos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário