25 de novembro de 2014

COMO O CEDRO NO LÍBANO

*****************************************************************************************************

O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. 
                                                                                      Salmo 92.12


Uma razão importante levou o escritor desse versículo a fazer referência ao justo, que, segundo ele, tem duas árvores como exemplo. A palmeira cresce em meio à adversidade e, na época própria, floresce. Por isso, não devemos nos chatear com as coisas ruins, a falta de amor de muitos nem com a cobiça que leva tantas pessoas a nos fazerem mal. Fomos plantados pelo Senhor para vingar.

Não importa o que lhe dizem; se você foi salvo por Jesus, justificado na Sua morte, tornando-se praticante da Palavra, tem todas as condições para crescer e florescer. O Onipotente é a sua garantia. Então, ainda que tudo esteja dando errado, jamais amaldiçoe, murmure ou reclame da sua vida.

Segundo o salmista, o justo crescerá como o cedro do Líbano. A comparação não poderia ser mais fiel à realidade. Essa árvore é descrita e elogiada nas Escrituras por sua grandeza e beleza. O Criador ressalta algumas características dessa árvore para traçar semelhanças entre o novo convertido e ela. Em seus primeiros três anos de vida, o cedro não passa de cinco centímetros de altura.

Alguns cristãos costumam ficar chateados quando percebem que, após o primeiro e o segundo ano na igreja servindo a Deus, ainda não cresceram na fé. Apesar do desejo de fazê-lo, continuam “crianças”. O cedro espera pelo quarto ano para, então, começar a se desenvolver no exterior, mas o que pouca gente sabe é que, nos primeiros três anos, suas raízes cresceram um metro e meio em direção ao seio da terra.

Aqueles que não se enraízam em Cristo precisam prestar atenção ao fato de que a comparação feita pelo Senhor é autêntica. Quanto mais a árvore cresce aos olhos de todos, suas raízes não param de se desenvolver também. Diferentemente das demais árvores, que, ao encontrarem a rocha, interrompem seu crescimento, o cedro a abraça. Foi assim que Deus planejou.

O Senhor determinou que o justo cresça como o cedro no Líbano. Os que quiserem correr mais que o planejado não vingarão. É preciso abraçar a Rocha, pois, assim, nada poderá nos separar do amor de Deus (Rm 8.35). Por que se deixar levar pelas mentiras do inimigo, se é fácil crer na Verdade? Isso foi determinado por Quem sabe das lutas que passaremos. Caso estejamos abraçados ao Senhor, não seremos arrancados.

O Todo-Poderoso e Onisciente Deus não tem compromisso com aquele que não segue Seus conselhos. Então, é bom passar os três anos lançando raízes no Senhor. Depois, já enraizado nEle, você poderá crescer e ser a linda árvore que tanta alegria dará ao Criador. O Altíssimo faz tudo para o nosso bem.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
___________________________________________________________________________
Oração do Dia

Deus! Jesus nos ensinou que Tu és o Agricultor, o qual cuida da Videira, e esta é o Teu próprio Filho. O salmista diz que cresceremos como o cedro no Líbano e, pela comparação feita conosco, nós Te agradecemos.

Queremos estar enraizados em Jesus para beber dEle os nutrientes necessários para um crescimento abençoado. Ainda que passemos os três primeiros anos na fé como uma plantinha de cinco centímetros, um dia nós nos desenvolveremos muito.

Os que não Te conhecem devem dizer: “Somos fortes, belos e bem preparados”. Assim, eles Te darão o devido louvor. A impaciência não pode nos levar a tomar decisões ruins; afinal, queremos progredir na graça.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário