15 de novembro de 2014

PALAVRAS DE ORGULHO

***************************************************************************************************

Não multipliqueis palavras de altíssimas altivezas, nem saiam coisas árduas da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria, e por ele são as obras pesadas na balança. 
                                                                                                            1 Samuel 2.3

Há palavras de amor-próprio colocadas por Deus no coração de todos. Elas nos firmam e nos ajudam a não aceitar nenhuma proposta de uma vida inferior. Na medida da fé concedida pelo Senhor, não é desabonador usar essas declarações, visto que elas fazem prevalecer o nosso brio para conseguirmos vencer as situações negativas. No entanto, o erro está em multiplicar essas palavras, pois isso nos leva ao orgulho e à vaidade, que para nada prestam (Pv 16.18).

Por desconhecer as advertências das Escrituras, muita gente é influenciada pelas mentiras do maligno e exageram em suas expressões de autoestima. Com isso, o controle que deve existir em cada um é perdido, e o indivíduo entra em um ambiente onde fere outras pessoas e vê que isso lhe trouxe condenação. Ana, apesar de ser uma mulher simples, segunda esposa de um camponês, entendeu o perigo e, no seu canto, fez-nos esse aviso.

Deus usa quem Ele quer, tanto um erudito que se formou em uma boa universidade como alguém sem preparo intelectual. Sempre é bom prestar atenção quando um filho do Altíssimo está falando, pois da sua boca pode sair aquilo de que você precisa para não ser usado pelo inimigo. O conselho deixado pela humilhada esposa de Elcana traz uma reflexão que a fez obter a operação divina para ser mãe de Samuel, um grande homem de Deus.

Se as coisas correm bem para você, louve ao Senhor e não se deixe iludir pelo maligno; porém, se correm mal, volte-se para a Palavra e se aproprie do que o Senhor lhe der. Isso o ajudará a se livrar de qualquer infortúnio. A unção que repousa sobre as Escrituras há de fortalecê-lo e encaminhá-lo, fazendo de você alguém que surpreenderá muita gente, como aconteceu com a estéril Ana, a qual se tornou mãe de muitos filhos (1 Sm 2.5).

Fique atento e não permita que o diabo o use para ferir alguém que ainda não tenha a bênção alcançada por você e, com isso, seja achado em falta. Quem tem alguma dificuldade merece o nosso amor e a prática da nossa fé, em vez de nosso desprezo ou chacota. Quem se considera melhor que os demais, por causa de algo dado por Deus, não está servindo a Ele. É nossa obrigação querer para o próximo o que desejamos para nós (Mc 12.31).

Não há razão para deixar o mal oprimi-lo se o Senhor é o Deus da sabedoria. Agora, caso lhe falte entendimento, peça essa luz ao Altíssimo e, desse modo, você verá a saída (Tg 1.5). Ana entendeu que tinha de orar com todo o seu coração, mas foi considerada embriagada. Ela quase foi enxotada da casa de Deus, porém recebeu a bênção que procurava. O que você fará?

O Senhor pesa as obras em balanças fiéis. Portanto, cuidado para não ser reprovado. O que você faz da revelação recebida é o quanto Deus realizará em sua vida. O tempo para você se assumir no plano divino é agora. Seja forte e vá à luta. Não importa quantas vezes você falhou; a sua fé o fará desfrutar do que as suas mãos produzirem (Jr 17.10).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
 
____________________________________________________________________________
Oração do Dia

Deus sábio! É lindo ver que Ana, esposa de Elcana, soube Te buscar e achar e, assim, mudou a escrita da vida dela, e a sua fé nos deu um dos Teus maiores servos, Samuel. Que também colaboremos com Teus planos.

Na Tua sabedoria, colocaste em Tua Palavra as orientações de que precisamos, a fim de termos poder para lutar contra as forças das trevas que querem envergonhar-nos e fazer-nos sofrer. Ana entendeu o que nenhum doutor em filosofia havia pensado, pois foi iluminada por Ti.

Que este meu leitor aprenda a agir como Te agradas. Que a vida dele seja completamente iluminada pela Tua luz e saia do problema melhor do que poderia imaginar. Que a Tua glória brilhe sobre ele hoje e eternamente. Obrigado!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário