10 de outubro de 2014

O FIM DE UMA ERA DE DESACERTOS

___________________________________________________________________________

E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido. 
                                                                                          1 Samuel 2.35


Como acontece com todo mundo, Eli envelhecia; porém, a mudança era mais sentida no cuidado dos assuntos de Deus do que no âmbito físico. Isso é grave e pode suceder até com os jovens. O relaxamento espiritual, além de ser péssimo para quem a ele se dá, serve de má lição para os demais membros do Corpo de Cristo. No caso de Eli, os seus filhos começaram a se desviar, e o exemplo deles deve ter sido imitado por outros.

A queda de Hofni e Fineias foi tão grande, que chegou a causar vergonha em Israel. Deles se esperava outro procedimento, principalmente por serem filhos do sacerdote. Não sabemos por quanto tempo Eli se chateou com aquilo e se buscou o Senhor. Há pais que se aborrecem com os atos de seus filhos e, por certo tempo, até buscam a ajuda divina, mas, como não veem resultados imediatos, ou não entendem que estão sob provação, desistem.

O Altíssimo a tudo assistia e indignava-Se com a atitude dos meninos de Eli. O pior é que eles já estavam ministrando diante de Deus. Um dos pecados praticados era o desrespeito total para com as ofertas do povo ao Senhor, além de prostituição. Sem dúvida, não ficariam sem o devido castigo. Aqueles que obedecerem ao diabo terão duas penas: a do Todo-Poderoso e a maldade que Satanás operará neles.

A dura profecia que Eli recebeu não o fez mudar de ideia. Isso lembra muitos cristãos que sentem remorso, ficam tristes com o que fizeram, oram e falam disso para o Senhor, mas não se arrependem a fim de obterem o perdão. Fazendo assim, pensam que estão bem espiritualmente, mas, na verdade, estão apenas calando a voz da culpa, que de nada vale. O que faz alguém mudar é o verdadeiro arrependimento, mediante o qual se livra da iniquidade.

Em sua velhice espiritual, Eli chegou a não mais ser dirigido pelo Espírito de Deus, pois nem percebeu que Ana estava “embriagada” pela amargura de alma e não sob efeito de bebida alcoólica. Isso pode ocorrer com alguém que, por causa da simpatia, ou de um coração agradecido e amoroso, concluiu que determinada pessoa está procurando um relacionamento amoroso. Quem anda no Espírito vê como as coisas o são de fato.

Onde estava Eli quando Deus chamou Samuel por três vezes? Deitado no lugar de sempre; porém, não tinha as visões do Alto. Com muito custo, após a terceira vez, o sacerdote concluiu que o Senhor Se dirigira ao jovem. Faça tudo para não envelhecer na fé e não sair da presença divina, pois o seu ministério deve ser cumprido até o último dia com unção completa.

O Altíssimo sabe aonde o mundo chegará em sua loucura, demonstrada em nossos dias; por isso, em cada geração, Deus prepara Seus servos. No entanto, Ele só Se declara a quem tem chamado no tempo certo. Hoje, os que se encontram no comando da obra divina precisam estar diante do Pai com inteireza de coração, sem atender a nenhum reclame da carne.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
____________________________________________________________________________
Oração do Dia

Pai eterno! Teu plano será executado mesmo que os chamados se deixem corromper. Não há como usares quem não deseja ser Teu servo. Tua obra só pode ser feita por quem vive em santidade e Te respeita. Os fraudulentos não ficarão em Tua casa.

Que os nossos filhos não se tornem pecadores, mas se submetam a Ti a cada dia e façam a Tua vontade. Os olhos do nosso espírito não devem se fechar nem fingir não ver as práticas erradas das quais tomamos conhecimento.

O respeito por Ti e pela Tua obra deve ser marcante em nossa vida. Jamais devemos deixar o espírito maligno, o qual nos ensina a enganar e errar, apoderar-se de nós. Que sempre a obediência a Ti e à Verdade seja a nossa veste. Ajuda-nos, Senhor!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário