6 de abril de 2015

REPREENSÃO ABENÇOADA

*****************************************************************************************************************

Mais profundamente entra a repreensão no prudente do que cem açoites no tolo.

                                                                                   Provérbios 17.10


Ao repreender alguém que sempre foi prudente, modere a sua ministração, porque, por ser de bem, a repreensão penetra mais fundo nele do que cem açoites no insensato. A verdadeira correção vem direto do trono de Deus, quando estamos em Espírito. Então, a confissão é mero testemunho para ela, pois, quanto a nós, sabemos que o Senhor nos usou, e, por isso, a obra foi feita. A glória pertence a Ele!

A repreensão não deve ser longa ou repetitiva, porque quem é do bem e caiu já está pesaroso com o que fez e precisa somente ser encaminhado ao trono da graça para alcançar misericórdia. Portanto, ao sermos usados pelo Onipotente, devemos ser porta-vozes dos Céus, e não ter propósito algum a não ser o dEle. Assim, não é necessário ficar repetindo o que foi feito, e sim perdoar o ofensor.

É certo repreender quem dá ouvidos ao diabo. Contudo, que isso seja feito no Espírito Santo, para preservar a fé e o amor que essa pessoa tem pelo Senhor e pelos demais. Cuidado para não se exceder! O propósito da repreensão é conduzir o ofensor de volta à comunhão. Fique atento para não implantar em quem caiu nenhum conceito seu, pois somente a Palavra de Deus é verdadeira medicina.

Não deixe que se apodere de você nenhum sentimento de supremacia espiritual ao tratar com quem errou. Deixar-se levar por uma falsa santidade poderá causar cicatrizes, que, talvez, nunca sejam desfeitas. Jamais se afaste do que está escrito, pois, além de infalível, a Bíblia é nosso Guia seguro em todos os assuntos. Respeitar o Santo Espírito é seguir as Suas instruções na Palavra.

Lembre-se de que o Criador é o Único que pode punir toda desobediência, mas Ele também tem a missão de salvar. Jesus foi claro ao dizer que não devemos julgar, a menos que desejemos ser julgados. Ora, o irmão que caiu é servo alheio. Por isso, só o Senhor pode condená-lo ou absolvê-lo. É fácil reparar no argueiro que está no olho do outro, quando nem pensamos em tirar a trave que está no nosso (Mt 7.5; Lc 6.42). Como disse o Senhor, é hipócrita quem faz tal coisa.

Por outro lado, todo prudente aceita a repreensão de qualquer irmão em Cristo, porque, com isso, ele demonstra não só um espírito humilde, mas também pronto a mudar seu procedimento a fim de não pecar. Muitas vezes, uma simples menção feita por alguém de Deus, ou até mesmo por uma pessoa que não tem muito juízo, já é aceita por ele como um toque divino. Isso ocorreu com Davi no caso de Simei, da casa de Saul (2 Sm 16.6,7).

A lição que fica é que os tolos deveriam aprender com os prudentes, porque eles sofrem mais de cem açoites em relação a quem é tomado pela prudência. Mesmo tendo o pior dos tratamentos, o insensato não se emenda. Veja que essas instruções nos são dadas para que possamos nos corrigir e ser tratados de modo diferente.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_____________________________________________________________________________

Oração do Dia

Senhor da prudência! Precisamos conhecer-Te como o Deus da prudência, o qual nos ajuda a ver os males e evitá-los! Cercados de tantas promessas que fizeste aos que Te respeitam, devemos somente ficar vigilantes para sentir o Teu toque.

Se, um dia, nós nos desviarmos, usa pessoas para nos advertir dos perigos que corremos por darmos ouvidos ao inimigo. Não desejamos desviar-nos dos Teus lindos planos e preceitos. Misericórdia! Somos Teus para sempre.

Como Teus servos, podemos ser usados para repreender um irmão que se encontra perdido nas teias da tentação. Se isso ocorrer, temos de usar de sensibilidade para não exagerarmos, e sim falarmos de acordo com a Tua vontade. Obrigado e amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário