13 de abril de 2015

O AMIGO E O IRMÃO

***************************************************************************************************************

Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão. 

                                                                   Provérbios 17.17


Quem é amigo verdadeiro não foge do outro em tempos de calamidade, quando este se entrega ao pecado ou toma decisão contrária à vontade divina. Ele entra na presença do Pai e busca uma palavra para conduzir seu amigo de volta à comunhão com o Altíssimo. Ninguém cai no erro por acaso; aos poucos, as pessoas se deixam levar pelas ofertas malignas e, então, quando percebem, estão enredadas pelas tentações.

O amigo sincero sente a dor da perdição de quem lhe é caro e, por isso, busca de Deus um meio para livrá-lo da arapuca na qual caiu. Já quem não é leal não se comove com a situação dele e age como se jamais o tivesse conhecido. Um exemplo de amigo vemos em Epafras, que provou sua amizade e seu amor pelos seus conterrâneos, lutando em oração para que obtivessem a vitória.

Há provações em que muitos não são aprovados na primeira vez. Então, em vez de se prepararem para não mais cair, desistem; porém, se há um amigo fiel admoestando-os, buscando a direção divina sobre como deve se portar na batalha por eles, tal pessoa entra no combate e não abre mão até que eles estejam a salvo da manobra do diabo. Muitos se aprumarão na fé, se alguém os amar de verdade.

Aqueles que se dedicam a interceder pelos que se mostraram fracos diante das tentações logo veem o próprio Deus ungi-los com uma capacidade maior do Seu poder, para que possam fazer a obra que é do Seu agrado. É claro que o Senhor não quer que ninguém se perca, pois, para providenciar a salvação dos perdidos, Ele enviou Seu único Filho (Jo 3.16). Quem dá o melhor por algo está ou não interessado em conseguir aquilo?

Não podemos ser maus com ninguém. Ora, se estivéssemos nas garras do maligno, ficaríamos sensibilizados em saber de alguém que nos ama tanto a ponto de consagrar a Deus seus recursos – fé, tempo, sabedoria, unção etc. – a fim de sermos livres. Siga as palavras de Jesus as quais afirmam que a pessoa que der receberá de volta multiplicado (Lc 6.38). Portanto, invista tudo o que for possível para “arrebatar” alguém da perdição.

No processo de santificação, muitas vezes, não nos mostramos firmes na fé; porém, o verdadeiro amigo nem leva isso em consideração no sentido de nos acusar, e sim encontra uma palavra de ânimo para nos ajudar. Ele emprega as suas forças para nos tirar dos laços do maligno. Quem ama de fato e sem interesse sujo ou mesquinho só se satisfaz com a volta da pessoa à fé, não fingida e verdadeira.

Dentre os amigos fiéis, sempre aparece um que age como irmão, clamando ao Senhor, suplicando com gemidos inexprimíveis no Espírito Santo, como se ele estivesse fraco e, por isso, não resistiu. O verdadeiro intercessor age como Moisés fez por Israel mais de uma vez (Êx 32.32). O instituto da intercessão é um dos mais lindos, pois faz com que muitos voltem ao aprisco do Senhor.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
__________________________________________________________________________

Oração do Dia

Ó Deus! Tu levantas pessoas para agirem como verdadeiras amigas. Não entendemos por que surgem as calamidades, mas vemos o Teu cuidado nas atitudes amorosas dos Teus abnegados e fiéis servos.

Retribui aos intercessores, pois o que fazem ao pedir por nós ajuda-nos muito. Onde estaria Israel se Moisés não tivesse se colocado diante de Ti pelo povo? Da mesma maneira, Teus servos nos são de grande valia.

Temos de fazer o mesmo por quem cai nas arapucas do inimigo. A pessoa que se deixar levar pela mentira, mesmo sabendo do sofrimento que passará se não se arrepender, irá se perder. Por isso, é necessário interceder por ela. Faz de nós o amigo de quem precisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário