26 de junho de 2015

A DECISÃO CARNAL

*****************************************************************************************************************

E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes de o SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. 

                                                                           Gênesis 13.10


Quando Abraão foi chamado a ir para a terra que Deus lhe mostraria, recebeu também todos os atributos que fariam dele uma pessoa abençoada. Naquele dia, seu irmão Harã já havia morrido, e Ló, filho desse irmão, fora morar com o tio. Abraão, ao partir, não o abandonou nem o privou da bênção que lhe estava reservada. Ló, no entanto, nunca reconheceu isso.

Ló viu o que Deus fez no Egito, quando faraó quis tomar Sara como esposa e Deus repreendeu o rei severamente. Essa situação deve ter falado forte ao coração dele, pois era como um atestado de que o Senhor tinha compromisso com quem soube atender ao seu pedido. Por estar sob a cobertura de seu tio, nenhum mal lhe sucederia, além de participar também da bênção que seguia Abraão em toda a sua caminhada.

Logo Abraão enriqueceu bastante, e, da mesma forma, aconteceu com Ló, que deveria amar mais seu tio e não deixar que seus pastores contendessem com os de Abraão, pois a bênção estava com aquele patriarca. Como nada fez, seu tio veio e lhe propôs uma separação; se fosse inteligente, teria sugerido que procurassem uma alternativa para saírem da crise, pois ficar ao lado dele era bom e produtivo, mas não o fez por causa do que ouviu.

Como carnal e ganancioso, Ló levantou os olhos e deixou o diabo mostrar-lhe Sodoma (que, antes de ser destruída pelo fogo de Deus, era próspera) e se deixou levar pela cobiça. Ele nem se importou de dar o melhor a quem tinha a promessa, pois o que lhe importava era crescer e conseguir mais que o tio. Agora nas montanhas, Abraão não teria as facilidades de que Ló desfrutaria naquela terra.

O invejoso é ingrato, desejando ser o importante. E, para que isso se torne realidade, ele é capaz de fazer o que julgar necessário para ter a posição do outro e usurpá-la a qualquer custo, ainda que tenha de mentir, trapacear e, no final, passar a vida toda de cabeça baixa. Então, ele corre na frente e pega tudo para ele, não sabendo que o preço a ser pago será bem alto. Pobre insensato, não haverá o Dia do Juízo?

Com a derrota dos reis de Sodoma e Gomorra para os quatros reis invasores, Ló, sua família e seus bens foram levados pelos reis vencedores. Mas, de novo, Abraão o abençoou, indo socorrê-lo, vencendo os reis e nem o despojo aceitou para si. Ele deveria ter refletido e buscado o perdão do tio e a consequente reconciliação com a bênção. 

Porém, novamente, mostrou-se mal e ingrato, pois deveria ter-se acertado com o tio e voltado para a sua companhia, ainda que tivesse de deixar seus pertences em Sodoma ou entregá-los ao tio, mas, como não o fez, mais à frente, ele perdeu tudo o que conquistara em toda a sua vida e só não perdeu a própria vida e a de seus familiares, porque era parente de Abraão.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
__________________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus de Abraão! Como a vida dá voltas! Assim, quem se julgou o melhor, o mais esperto e mais aplaudido vê que a sua decisão, tola e carnal, só o fez perder a Tua misericórdia. Então, chega à conclusão de que não foi boa a sua ação.

Esses exemplos estão nas Escrituras para refletirmos e tomarmos as corretas decisões, pois, no rastro que deixamos no mundo, não pode haver nenhum que nos aponte como malfeitores, sem condições de representar Jesus.

Ló conseguiu tudo ao lado do tio, mas perdeu quando se separou de quem tinha as Tuas promessas e a Tua presença. Olha o que essa pessoa está falando em oração e perdoa-lhe para que seu insano ato não fique contra ela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário