28 de dezembro de 2014

Use da autoridade de Jesus

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

“… mas apenas manda com uma palavra…” (Mt 8.8)

Este é uma das passagens que mais chamaram a atenção de Jesus em sua caminhada na terra. A atitude deste centurião trouxe admiração a Jesus. Ele estava com um dos seus criados em casa sofrendo com a paralisia e ele se aproximou de Jesus e lhe contou a situação dele. Jesus disse que iria à sua casa curá-lo. O centurião lhe respondeu que ele não era digno que Jesus fosse até sua casa e disse as palavras deste versículo acima: – Jesus, o Senhor não precisa ir até lá em casa, basta uma palavra Sua e a enfermidade vai embora. Ele disse mais: – Jesus, eu estou te dizendo isso porque eu conheço sobre autoridade, assim como eu tenho que me submeter às autoridades que estão acima de mim, tenho também soldados que se submetem às minhas ordens. Ele reconheceu que em Jesus residia toda a autoridade.

O resultado desta conversa entre Jesus e o centurião foi a cura do seu criado, sem que Jesus fosse pessoalmente curá-lo. Jesus se admirou dizendo: “nem mesmo em Israel achei fé como esta.” Que fé é esta que Jesus estava falando? A fé de reconhecer quem era Jesus e que posição Jesus ocupava no reino espiritual.

O que esse centurião viu em Jesus, nós precisamos ver também. Ele viu autoridade em Jesus. A Bíblia diz que toda a autoridade foi dada a Jesus, no céu, na terra e embaixo da terra. Isso significa que o céu, a terra e o inferno estão debaixo da autoridade de Jesus. Os anjos, os homens e o diabo e seus demônios, estão sob a autoridade de Jesus.

A palavra autoridade em grego é exousia e tem o significado de poder de escolher, liberdade de fazer como se quer. Em outras palavras, ter autoridade significa ter o poder, a liberdade de se fazer escolhas independentemente de outras pessoas e da opinião de outras pessoas. Você nesta posição tem o direito supremo, tem a última palavra e sua palavra tem que ser cumprida, pois se a ordem não for cumprida, trará consigo uma punição.

Acredito que todos nós, vez ou outra, já precisou usar o nome de uma pessoa com mais autoridade para conseguirmos algo em nosso favor. Estou falando de coisas lícitas é claro. Precisávamos de algo que sozinho não conseguiríamos e recorremos a alguém que teria autoridade de nos atender com nosso pedido. Essa pessoa com autoridade nos permite usar seu nome e fazemos o nosso pedido em nome dela e por causa da autoridade que está investida nesse nome alcançamos o que queríamos.

Com Jesus acontece a mesma coisa. Ele, por ter toda a autoridade, pode dá-la a quem Ele desejar. E sabe pra quem Ele já a entregou? A você e a mim. A mesma autoridade que estava sobre Jesus, Ele a transferiu pra nós que já nascemos de novo. Ele nos deu autoridade para curar e expulsar demônios em Seu Nome. Aliás, Ele chegou a dizer que tudo o que desejarmos, podemos pedir ao Pai em Seu Nome e o Pai nos atenderá. Você entende que a pessoa que mais teve e tem autoridade sobre o céu, a terra e o inferno, já disponibilizou desta mesma autoridade pra você e pra mim? Ele permitiu a dois mil anos que usássemos Seu Nome sempre que desejássemos. Toda as vezes que nós precisarmos de mais autoridade para conseguir aquilo que desejamos, podemos nos utilizar do Seu Nome.

Por que um demônio é obrigado a deixar a vida de uma pessoa (quando ela não mais o quer) quando o expulsamos em Nome de Jesus? Porque o diabo sabe que Jesus é autoridade sobre ele. Ele não tem escolha. Jesus escolheu expulsá-lo e ele tem que obedecer. Assim é com a enfermidade, problema financeiro, cadeias emocionais, falta de perdão. Tudo isso que já foi conquistado por Jesus na cruz é nosso direito. Temos o direito de uma vida livre de doenças, livre de falta de dinheiro, livre de cadeias emocionais que impedem nosso crescimento, livre da falta de perdão pra nós mesmos e para os outros. Podemos viver livremente nessa terra e para isso Jesus deixou que usássemos Seu Nome, porque no Nome de Jesus reside toda a autoridade que precisamos para vivermos uma vida abundante.

Que você tenha a mesma fé do centurião!

Pr. Marcelo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário