23 de dezembro de 2014

PROBLEMAS À FRENTE

******************************************************************************************************

Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR.

                                                                                                              1 Samuel 15.11



As atitudes dos que não cumprem os mandamentos divinos são sérias provocações ao Altíssimo. O que Ele lhes confiou é o melhor que poderia ter acontecido a eles; por isso, jamais deixe de obedecer aos Seus ensinamentos, que contêm muita coisa boa para a sua vida. Caso você se rebele, jamais terá acesso às bênçãos divinas. Por conseguinte, ao fazer o que lhe foi mandado, você se une ao Senhor de modo maravilhoso e produtivo.

Saul não procurou ser rei, mas atendeu ao chamado para executar uma nobre missão em Israel. Nunca despreze o seu cargo na obra, ainda que lhe tenha sido dada a missão de lavar banheiros ou ler cada pedido de oração e orar por eles. Tudo o que Deus nos concede é parte do Seu imenso e maravilhoso amor pelos membros de Sua família. Os rebeldes e os preguiçosos não sabem o quanto perdem por não darem a devida atenção ao chamado do Senhor.

Não é pouco o que o Pai faz pelos que chama para compor o santo ministério, pois Jesus nos constituiu como reis e sacerdotes, a fim de cumprirmos a vontade do Todo-Poderoso aqui na Terra (Ap 5.9,10). Embora não entendamos o valor de fazer as pequenas coisas, devemos dedicar-nos a elas como se fossem as principais, tendo em vista que nosso modo de ver as situações não se parece com o do Altíssimo. Faz bem se convencer de que Ele sempre nos dá o melhor.

A desídia de Saul levou o Onipotente a Se arrepender do que havia feito por ele. Portanto, tome cuidado para não levá-Lo a ter o mesmo sentimento a seu respeito. Não se sinta importante na obra de Deus, a fim de não tomar decisões que irão magoá-Lo. Nenhum dos planos divinos deixará de se cumprir (Jó 42.2), e, se você for a causa do adiamento dos sonhos dEle, o preço que pagará não há de compensar prazer algum.

Saul cometeu dois erros: deixou de seguir o Senhor e não executou Sua vontade. É quase inacreditável que alguém seja insensato o suficiente para não seguir Aquele que é sábio e perfeito; porém, isso tem acontecido a toda hora com muita gente. Deixar de executar a vontade de Deus é igualar-se aos que não ajuntam com Ele, mas espalham (Lc 11.23). Por que fazer isso, dando ao diabo uma ajuda que ele nunca deveria receber de ninguém?

Há apenas um caminho a seguir que não nos acrescentará dor alguma: ser zeloso cumpridor de tudo aquilo que o Altíssimo nos tem dado como mandamento veremos como é recompensador ter o Senhor alegre conosco – a alegria dEle é a nossa força (Ne 8.10). As recompensas que Deus concede aos que fazem a Sua vontade estão muito além do que imaginamos.

Mesmo tendo se contristado e clamado a Deus a noite inteira, Samuel não conseguiu mover o Senhor da decisão anunciada. Sempre é melhor obedecer do que sacrificar (1 Sm 15.22); além disso, dar atenção aos mandamentos e cumpri-los o levarão a desfrutar do melhor de Deus para sua vida. Agora é hora de orar, falar sério com o Senhor e ocupar o seu lugar em Jesus.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Oração do Dia

Santo Deus! Não podemos nos influenciar pelas mentiras do inimigo e, com isso, fazer com que Te arrependas do bem que nos fizeste ao nos colocares como soberanos sobre tudo o que nos diz respeito. Temos de entender que a nossa missão deve redundar em louvores a Ti.

Saul nem pensava no que tinhas preparado para ele e, por isso, foi coroado rei do Teu povo. Se tivesse exercido a missão com temor e tremor, sem dúvida teria uma grande recompensa por toda a eternidade. No entanto, resolveu pensar em si e pagou um alto preço.

Ajuda-nos a fazermos o que nos tens determinado, pois, assim, veremos que Tu és grande em operações, nas quais jamais pensamos ou poderíamos acreditar. Ampara-nos e guarda-nos para não frustrarmos o Teu abençoado, lindo e santo propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário