22 de dezembro de 2014

RECOMPENSA E RETRIBUIÇÃO

******************************************************************************************************

Recompensou-me o SENHOR conforme a minha justiça e retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos.
                                                                                              Salmo 18.20



O entendimento dado a Davi levava-o a fazer a obra de forma distinta dos demais. Ele falava de recompensa, e não meramente de operações de Deus. Para ele, não havia mágica nem coisas misteriosas. O rei acreditava que, se fizesse o que era obrigação de todo homem – crer no que Deus ordena –, obteria os resultados prometidos. Em Jesus, vemos o mesmo princípio funcionando, pois Cristo sabia que Deus sempre atende àqueles que Lhe dão ouvidos.

O Todo-Poderoso concede dons a todos os que se dedicam a dar atenção ao que Ele diz em Sua Palavra, sendo o maior deles a fé. Jesus fez o mesmo após ter levado cativo o cativeiro (Ef 4.8). Creio que esses dons são iguais aos que Ele recebera para cumprir o plano divino. Portanto, estou certo de que quem se dispuser a fazer o que agrada ao Senhor há de ver seus esforços recompensados com operações poderosas dos Céus. Deus jamais falha nem fica devendo.

A fé faz você agir como se fosse alguém especial, com poderes especiais, como se pertencesse a uma classe superior. Porém, isso não existe; o que acontece é que você se tornou um executor da própria justiça. Conforme nos revela o texto-base desta mensagem, foi assim que o rei de Israel chamou as suas poderosas ações. Para Davi, ele estava executando a justiça que Deus esperava dele, e é isso que o Pai deseja que também façamos.

A mesma atitude é esperada de todo aquele que entende o plano divino para a sua vida, pois esse entendimento o fará agir de maneira distinta das demais pessoas e, por isso, será recompensado. No entanto, isso não é opção, algo que você deve fazer se desejar ou quiser ser recompensado. Os que se recusarem a entender as revelações como mandamentos serão chamados de servos infiéis, sendo lançados nas trevas exteriores (Mt 25.30). Veja bem: quem com Jesus não ajunta espalha (Mt 12.30).

Os que são iluminados pela vontade de Deus não devem aceitar as doutrinas dos homens nem dedicar tempo em cumpri-las, porque, na verdade, por trás dessas práticas, está a mão do inimigo. Sem a unção divina, o homem só produz lixo. No entanto, vale ressaltar que Deus não destinou a ninguém o papel de doutrinador da Sua Igreja, mas avocou a Si o direito de ensinar a todos. Além disso, Jesus foi claro ao dizer que não aceita humano testemunho, tampouco recebe glória proveniente dos homens (Jo 5.34,41).

Quem se mantiver com as mãos puras será retribuído em todas as suas ações. Não aceitar conceitos que os homens tenham criado para nortear ou dirigir a obra divina, ou mesmo ditar o rumo da humanidade, fará com que o Senhor retribua o amor demonstrado pela Verdade. Portanto, somente aceite o que o Altíssimo lhe concede por meio de Sua Palavra (Is 8.20). Os que andam na luz do Senhor jamais tropeçam (Is 2.5).

Vivemos em uma época em que devemos purificar-nos na divina revelação, pois o inimigo tem procurado dar as suas “interpretações” do que está escrito, como tentou fazer com Jesus na tentação no deserto (Mt 4.1-11). Ao ser tentado, fique firme no que lhe é ensinado pelo Senhor por meio do que está escrito. O que Deus falou jamais passará, ainda que os céus e a Terra passem (Mt 24.35).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

__________________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus recompensador e retribuidor! Como temos perdido tempo e bênçãos por não cumprirmos a missão que nos tens dado: executar a nossa justiça. Sem dúvida, Tu não nos concedes entendimento, fé e graça para ficarmos de braços cruzados.

A partir de hoje, decidimos que faremos a Tua vontade sempre, pois não podemos desperdiçar a oportunidade de sermos recompensados e nos livrarmos dos males que nos afligem. Que Tu sejas sempre glorificado em nós!

Ter as mãos puras é o que mais desejamos, pois queremos ver o fruto do nosso trabalho; então, veremos a Tua retribuição cada vez que usarmos o Teu poder. No final da nossa caminhada, perceberemos como foi bom não ter trabalhado em vão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário