24 de fevereiro de 2015

ANDANDO NO TEMOR

**************************************************************************************************************

E deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR com fidelidade e com coração inteiro. 

                                                                                          2 Crônicas 19.9


O rei Josafá foi repreendido pelo profeta Jeú por causa da aliança com Acabe, a qual quase custou sua vida. É preciso conhecer bem a pessoa de quem você se torna amigo, pois, se ela não for temente a Deus, pode colocá-lo em perigo. Josafá se deixou aparentar como esse rei, o qual não temia o Senhor, e por pouco não pereceu na batalha. Se ele não tivesse clamado pela misericórdia divina, certamente teria morrido.

Aparentar-se com o ímpio pode trazer-lhe muitas dores e problemas, porque, como tal pessoa não teme o Altíssimo, não deixará de atender o que o seu dono manda fazer. Não são poucos aqueles que descobriram que a amizade com quem é do mundo em nada ajuda, mas pode prejudicar bastante. Quem possui temor a Deus ora e respeita a Palavra antes de entrar em uma aliança.

Josafá mostrou ser servo de Deus, pois, ao ser repreendido pelo profeta Jeú, dobrou-se ante a Palavra e logo voltou a fazer o que, no início do seu reinado, era sua missão. Se você se envolveu com quem não devia, peça o perdão divino e volte a realizar o que Ele lhe ordenou. Assim, você conseguirá o favor do Senhor e fechará a boca do inimigo. Quem caiu em qualquer transgressão deve acertar-se rapidamente com o Altíssimo.

A revelação de que boas coisas haviam se achado nele deu-lhe forças para voltar a percorrer Judá e cumprir o seu dever de servo investido na posição de rei. Você mesmo pode se esforçar para lembrar o que já fez de bom pelo Evangelho. Sem dúvida, aquilo ocorreu porque você soube ser sensível à vontade do Altíssimo. Então, essa lembrança o ajudará a se ligar de novo a Ele.

Então, em comunhão com Deus, Josafá exortou os juízes a serem prudentes, pois julgavam sob a direção e unção do Senhor. A prudência sempre é necessária. Ainda que não tenha dúvida sobre alguma situação, ao ser prudente, você não exagerará na sentença e ainda dará uma palavra de fé a quem se deixou levar pelas mentiras do maligno. Estamos lidando com pessoas imperfeitas e passíveis de errar.

Ele estabeleceu também como juízes alguns levitas e sacerdotes. Na verdade, todo servo de Deus pode ser usado por Ele para fazer a justiça prevalecer em qualquer circunstância. O importante é saber como proceder em todos os assuntos, levando os envolvidos em algum litígio a reconhecerem que a Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma. Os que estão em algum pleito veem sua alma se desgastar.

Josafá ordenou a todos que andassem no temor do Senhor com fidelidade e coração perfeito. É assim que você deve ocupar o seu lugar em Cristo. Se todos fossem fiéis aos mandamentos com o coração perfeito, não haveria nenhum pleito judicial em nosso meio. É melhor sofrer a agressão do que ganhar uma batalha fora da fé em Deus.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
__________________________________________________________________________

Oração do Dia

Senhor da fidelidade e do coração perfeito! Ao associar-se a Acabe, o rei de Judá abonou as práticas do irresponsável rei de Israel. Tu ouviste e o livraste na batalha. És verdadeiramente um Deus clemente!

Tu enviaste Jeú para repreender Josafá, e este o ouviu e voltou a Te servir, retornando à prática das primeiras obras. Que os meus leitores que se sentem errados diante de Ti lembrem-se do que fizeram em favor do Evangelho.

Ele voltou a realizar aquilo que havias determinado e, por isso, esse ato lhe foi imputado como justiça. Não deixes este irmão ocioso. Se ele caiu e se arrependeu, ao voltar ao fazer a missão que lhe deste, se ligará de novo em Ti. Obrigado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário