24 de janeiro de 2015

O REINADO DO SUCESSOR

 ***************************************************************************************************


E Salomão se assentou no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou sobremaneira. 
                                                                                                       1 Reis 2.12


As escolhas do Senhor devem ser respeitadas e, se alguém mentir sobre a direção dada pelo Altíssimo à Sua obra, não será necessário se revoltar contra tal engano. Afinal, o próprio Deus Se encarregará de fazer prevalecer a Sua decisão. Se a congregação for santa, sem dúvida, o Altíssimo a vigiará e guardará. Quanto à substituição de um líder, este deve ser o primeiro a reconhecer que é tempo de escolher seu sucessor.

Erramos em nossa escolha ao olharmos para os padrões aceitos pela sociedade. Desse modo agiu Samuel em relação a Eliabe, um dos filhos de Jessé, o qual, por causa do seu porte físico, aos olhos do profeta pareceu ser o escolhido (1 Sm 16.6). Na mesma hora, o Senhor interveio, repreendendo Seu servo. Todo cuidado é pouco para não “meter a mão” na arca, ainda que esteja pendendo para um lado.

Tempos depois, Salomão foi indicado pelo Altíssimo; então, todos deveriam aceitá-lo. Tão logo o fizeram rei, Salomão assentou-se no trono de Davi, seu pai. Do mesmo modo, ao entendermos que fomos colocados por Jesus como reis para o nosso Deus, temos de assumir a soberania sobre a nossa vida. Todos possuem algum tipo de ministério a desenvolver, e quem for sábio precisa reinar com o Senhor, debaixo da autoridade da liderança. No caso de Salomão, era uma situação de substituição, o que também pode ocorrer com você mais dia ou menos dia.

Agora, ficar chorando a partida de um líder não é algo produtivo. Na verdade, ele até deve ser incentivado a assumir a vontade do Senhor e continuar servo no descanso ou em outra missão. Chore, sim, pelos perdidos, porque, se não forem salvos, irão para o suplício eterno. No entanto, quem assume o lugar de um grande líder tem de se esforçar para não fazer menos do que foi realizado; afinal, todo aluno deve superar o mestre. Salomão, em seu reinado, fortaleceu-se sobremaneira.

Não importa quão difícil pareça a tarefa; com a ajuda de Quem o escolheu, o seu fortalecimento é questão de dias e de crer. Deus sempre será com aquele que se dedicar a cumprir Sua vontade, mas o contrário se dará com quem for relaxado ou tiver outros propósitos. É triste ver alguém, a quem foi confiado uma obra, se deixar embaraçar com os negócios desta vida e perder sua grande oportunidade. Que isso nunca seja dito de você!

A pessoa que fizer o bem terá o Onipotente ao seu lado e, por isso, será magnificada. Não é preciso lançar os alicerces da obra, porque isso Jesus já fez. Agora, é só seguir as instruções sem se desviar para a direita ou para a esquerda. Temos um fundamento firme e sólido: o Senhor Jesus, nosso Mediador. De Salomão, de início, foi dito: “Tal pai, tal filho”. Que tais palavras também se apliquem a você!

Siga as instruções para executar a obra como convém. Infelizmente, por não ter dado atenção à Palavra e casar-se com muitas mulheres estrangeiras, no final de seus dias o coração de Salomão foi corrompido. Teria sido melhor se ele tivesse permanecido firme? Cuide-se para não cair!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
______________________________________________________________________ 
ORAÇÃO DO DIA


Deus Garantidor! Quando Salomão se assentou no trono de Davi, como rei de Israel, Tu fizeste o reino dele se fortificar em todos os sentidos. Hoje, temos sido feitos por Jesus reis e sacerdotes para Ti. Pai! Precisamos nos assentar em Ti.

O nosso reino também precisa ser fortalecido, pois temos obras a fazer. Elas devem ser bem executadas, e isso conseguiremos com o Teu auxílio. Por isso, ajuda-nos a limpar o nosso território dos inimigos que nos fustigam e querem nos destruir.

Vê aquilo de que mais precisamos e concede-nos tal graça. Só temos este tempo para provar que Te amamos e, para isso, necessitamos da Tua assistência. Quando formos prestar contas dos nossos atos, gostaríamos de Te ver alegre com o que realizamos.





**********************************************************************

QUANDO A MORTE É PRECIOSA

E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar. 
                                                                                                  1 Crônicas 29.28


Nenhum servo do Senhor deve temer o dia da sua partida, pois, quando esse momento chegar, o Todo-Poderoso já terá preparado tudo para recebê-lo na Glória. Assim como a nossa entrada no mundo foi além da nossa compreensão e bem realizada, a nossa ida para o lar eterno – em processos distintos, mas criados pelo Senhor – também o será. Afinal, iremos para ficar ao lado de Quem não Se envergonha de nos chamar de Seus irmãos.

Quando um homem de Deus morre, as pessoas deveriam receber e comemorar tal fato com alegria, como quando nasce um filho a ele. Os que amam o Senhor jamais devem se desesperar e pedir que isso não ocorra, mas, sim, assistir, na presença divina, à trasladação de quem amou a Deus e descansará de suas obras nos braços eternos do Altíssimo. A Palavra declara que há tempo de nascer e tempo de morrer (Ec 3.2), mas Deus é Quem dirá quando isso acontecerá.

Nada há o que temer nesses dois processos planejados nos mínimos detalhes pelo Autor da vida, pois tudo o que Ele faz é perfeito. Quem está na velhice não precisa ficar apreensivo quanto ao seu momento final, pois Jesus disse que aquele que crer nEle jamais verá a morte (Jo 8.51). É evidente que ficaremos com saudades de tal pessoa, mas isso será por pouco tempo, pois, no Reino de Deus, estaremos todos juntos.

Quando o tempo do crente termina por aqui, isso deve ser recebido com lágrimas de alegria e não de tristeza. O desespero é até compreendido entre os perdidos, pois eles não têm a esperança da vida eterna. Depois dos 70, temos de continuar fazendo a obra, mas, ao mesmo tempo, ficar atentos, pois o Pai pode avisar a qualquer momento que chegou a nossa hora. Assim, já preparados, encontraremos Aquele que pagou tão grande preço para nos fazer Seus filhos.

Davi morreu em boa velhice, com plena consciência das coisas ao seu redor e com a grande expectativa de encontrar e permanecer ao lado do Senhor, a Quem amou e serviu. Que dia! Nós iremos ao encontro do Deus eterno e, em um abrir e fechar de olhos, seremos transformados. Então, com corpos glorificados, jamais morremos. Não deixe que o medo religioso e dos que não conhecem a Deus o assalte e lhe roube este momento de singular significado.

Deseje passar pela carga completa – nascimento, crescimento, fase adulta, envelhecimento e partida para o Lar eterno. Quem crê no Senhor não permitirá que o desespero tome conta do seu coração. O Pai preza a nossa partida ao dizer que preciosa é aos Seus olhos a morte dos Seus santos (Sl 116.15). Não dá para entender um salvo que tema o seu momento final aqui na Terra, porque esse será um tempo de colheita da semente plantada.

Cuide-se quem nada faz pelos não salvos! Davi foi cheio de dias, riquezas e glória. Mas será que ele levou suas riquezas para o Céu? Sim, sem dúvida, pois aplicou o que tinha na obra de Deus e, no final da vida, entregou-o na casa do Senhor. Prepare quem deve lhe suceder, segundo a eleição divina e tenha boa entrada no Céu!


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
______________________________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA 

Pai! Ao ser chamado à Tua presença, de Davi se escreveu que foi em boa velhice. Creio que essa declaração significa o que Tu desejas a meu respeito e dos demais irmãos que fazem a Tua obra. Que cumpramos Teus preceitos para isso se cumprir em nós também.

A Tua Palavra diz que devemos aprender a contar os nossos dias, para alcançarmos coração sábio e, desse modo, agradar-Te. Que os meus leitores, ao serem chamados, já tenham atingido esse patamar de fé, para que deles o mesmo seja registrado.

As riquezas que desejamos são as obras que nos deste a fazer, como Davi tinha a sua mão cheia delas. A glória conquistada pelo Teu servo é uma lição a todos os chamados, pois ele jamais perdeu uma batalha e, quando errou, soube reconhecer e se arrepender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário