12 de janeiro de 2015

ENSINO APROVEITADO

****************************************************************************************************

Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. 
                                                                                                                  Salmo 71.17



O prazer de um mestre é ver seus alunos bem-sucedidos nas provas a que se submeterão. Sem dúvida, o Mestre Onisciente jamais deixará de lhe dar as informações necessárias a você hoje ou no futuro. Portanto, se quiser vencer sempre, considere tudo o que lhe for ministrado, pois, se houvesse algum meio de sair de uma provação ou ganhar uma batalha sem a ajuda divina, por certo o Senhor teria ensinado.

A vida espiritual se assemelha à natural. Há o período em que se é bebê; a fase da infância; a intermediária, na qual não somos crianças nem jovens; a mocidade e a adulta. Por isso, é fundamental aprender com o Criador, pois Ele é o Único que conhece todas as coisas, inclusive a nossa capacidade de resistir aos contos do inimigo. Quem for ensinado por Jesus jamais falhará diante das pessoas e de Deus.

Na mocidade, você tem capacidade de entender a Verdade e preparar-se para cumprir o propósito de estar no Reino de Deus. Cada vez que aprender algo, creia e, assim, verá a fé surgir em seu coração. Deixe-a ser seu mestre, como fez a mulher siro-fenícia, a qual tinha uma filha endemoninhada. Ela aprendeu a passar pelas provas dadas por Jesus e, quando todas terminaram, sua filha estava liberta do demônio que a oprimia (Mc 7.26).

Guiado pelo que aprende, você saberá o que fazer em cada situação. Ao conhecer o plano de Quem o criou e a obra que Ele lhe deu a realizar, você deve se pôr a caminho, sem sentimento de indignidade. Então, poderá orar e crer que receberá o que tiver determinado. É importante lembrar-se de que o Mestre jamais ensina pelo chicote, pois Quem é manso e humilde de coração respeita o livre-arbítrio e supre as suas faltas (Mt 11.29).

Então, sabendo o que fazer e colocando-se para realizar a obra de Deus, sem medo, você pode crer que Ele irá à sua frente para abrir os caminhos e também estará ao seu redor a fim de não deixar o inimigo sequer tocá-lo. O sábio sabe o tempo e o modo (Ec 8.5); porém, deve seguir o que o Senhor ensina no dia a dia. Há a instrução geral, na qual se aprendem os mandamentos, e há a particular, em que é ministrada a obra como Deus quer, e isso lhe renderá um bom resultado.

Quem pratica a Palavra sabe que, ao chegar à velhice, a fé o sustentará, pois Deus jamais desampara os Seus. A fé é como a jovem bonita e formosa escolhida para aquecer Davi, uma vez que as velhas doutrinas, com o tempo, já não surtiam mais os efeitos desejados. Então, mesmo suas forças naturais diminuindo, você ainda produzirá filhos viçosos e abençoados. Em alguns casos, até a sua estrutura em decomposição operará, como fizeram os ossos de Eliseu (2 Rs 13.21).

O fim de quem ama a Deus é combater o bom combate, terminar a carreira e guardar a fé (2 Tm 4.7) e, então, esperar o momento de receber a coroa da justiça e passar a desfrutar da felicidade eterna. Um dia, com alegria, você receberá a ordem de partir e apresentar-se ao Capitão da nossa salvação, a Quem prestará contas de todos os seus atos. Aleluia!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
__________________________________________________________________________

Oração do Dia

Pai eterno! Como foi planejado, passaremos por todas as fases na vida espiritual, semelhantes às da vida natural. Agora, por causa da nossa posição em Cristo, ainda que estejamos longe, Tu não nos negarás o direito de cumprir a Tua vontade.

Ajuda-nos a aprender as lições, pois são de grande valor; assim, poderemos fazer a Tua vontade sempre. Porém, não deixes de também nos dar a força necessária, pois, por nós mesmos, é difícil lutar sem o Teu imenso e valioso auxílio.

Sustenta-nos e fortalece-nos, porque o nosso maior desejo é cumprir Teu lindo plano. Que de nós seja dito que jamais nos desamparaste, e sim nos firmaste na Verdade. Com isso, executaremos a Tua vontade. Por tudo, nós Te louvamos de coração.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário