8 de janeiro de 2015

O PREJUÍZO DE TITUBEAR


****************************************************************************************************

 E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra pelo caminho que levas; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou e partiu com Baraque para Quedes. 
                                                                                                            Juízes 4.9


Baraque sabia que Deus o havia chamado para libertar Israel das mãos de Jabim, rei de Canaã, mas não teve coragem de obedecer ao Senhor. Por isso, Débora, a profetisa que julgava Israel naqueles dias, chamou-o e o lembrou da missão que lhe fora dada. Muitas pessoas deixam os cuidados da vida impedirem que a Palavra opere poderosamente em sua história. Quando o Altíssimo chama, Ele concede os meios necessários para que a tarefa designada seja cumprida.

A resposta de Baraque o fez perder a glória da vitória, porque, ao pedir que Débora fosse com ele, ouviu dela o sim; porém, ouviu também sobre o prejuízo que sofreria por não ter feito conforme lhe foi dito. Verifique as declarações de Deus e, se Ele não o dirige a pedir a ajuda de alguém, faça você mesmo a oração da fé ou a obra que lhe for ordenada. Quem recebeu instruções completas do Senhor não deve consultar ninguém.

Por mais de 20 anos, Jabim havia oprimido os filhos de Israel violentamente e, agora que eles haviam se acertado com o Senhor, o livramento viria de modo espetacular. Quando uma pessoa, família ou coletividade clama, Deus logo envia a resposta. Fique atento à maneira como o Pai falará com você, pois Ele sempre faz isso por meio de Sua Palavra e nunca deixa dúvida. Afinal, Ele não é Deus de confusão (1 Co 14.33).

Cuidado para não se desqualificar ao ser chamado pelo Senhor a fim de realizar determinada obra, pois outra pessoa, que dará ouvidos à mensagem divina, poderá ser levantada. Isso foi dito à rainha Ester, a qual, de início, também sentiu o peso do que poderia lhe acontecer caso o plano de Mardoqueu falhasse. Ora, os projetos de Deus jamais levarão alguém à derrota. É verdade que todos são provados, mas quem acredita nEle não é abandonado.

Baraque fez uma das maiores proezas, pois, para vencer Sísera, o comandante do exército cananeu, teve de enfrentá-lo com apenas dez mil homens, novecentos carros de ferro, muitíssimos soldados a cavalo e uma multidão de outros componentes da infantaria cananeia. Não importa o número de inimigos que se levantam contra a sua vida; sempre haverá um número infinitamente maior de anjos do Senhor para protegê-lo.

De fato, ele teve seu reconhecimento, mas a glória foi de Jael, uma mulher, cujo título era ser esposa de Éder. Ela nem precisou se esforçar muito, apenas obedeceu às direções do Senhor. O Altíssimo sempre usa as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, e as fracas para confundir as fortes (1 Co 1.27). Ele não muda (Tg 1.17).

Hoje, quem titubeia também sofre grande prejuízo, pois, na guerra contra as forças das trevas, o Senhor chama todos os Seus. No entanto, os medrosos, ainda que façam algo grandioso, deixarão a glória para quem disser sim ao toque divino. O que você diz ao que o Altíssimo tem falado ao seu coração?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
________________________________________________________________________

Oração do Dia

Senhor dos exércitos celestiais! Como somos tolos ao não darmos ouvidos ao que Tu dizes, deixando a dúvida tomar conta do nosso coração. Jamais se ouviu falar de uma pessoa que tenha morrido de fome por ter obedecido aos Teus mandamentos.

Às vezes, damos a alguém a glória de ter feito a oração da fé quando deveríamos tê-la feito, pois havíamos recebido a direção para tal empreitada. Quantos deixaram de prosperar ou ser curados porque se recusaram a crer?

Queremos realizar tudo o que tens para nós. Não importa o tamanho da obra; se temos a Tua confirmação, por que não sermos um dos moradores de Gileade, que enfrentará o Acabe dos nossos dias e trará o castigo que tens determinado para o ímpio?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário