25 de janeiro de 2013

UM CORAÇÃO ENTERNECIDO / O culto devocional (2)

Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, que seriam para assolação e para maldição, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.

                                                                                                                                              2 Reis 22.19


As palavras do Senhor nem sempre vêm com doçura; algumas vezes, elas são ditas com a dureza do julgamento que será derramado sobre o povo de Deus. Sempre é bom darmos ouvidos ao que Ele fala; assim, evitamos a Sua ira e também não perdemos as bênçãos que Ele declara nos pertencer. O Senhor está pronto para ouvir a nossa oração e atender aos nossos pedidos.

Não podemos achar que estamos a salvo da condenação se estivermos agindo como os ímpios e os perdidos. Após conseguir que os crentes obedeçam a ele, o diabo volta a campo para convencê-los de que são especiais e de que, nesse caso, não haverá repreensão do Senhor pelos atos errados que estejam praticando, alegando que Deus fará vista grossa aos seus erros.

Ora, o servo fiel, aquele que respeita a Palavra de Deus, jamais se deixa levar pelas mentiras do inimigo nem dá a ele o gosto de completar a sua obra destruidora em sua vida! Se Satanás já tem feito você crer que não será castigado por estar praticando alguma transgressão, agora mesmo entre em oração, abra todo o seu coração e busque de Deus o arrependimento, antes que seja tarde demais.

Tão logo o jovem rei Josias ouviu a sentença que pesava sobre o seu povo, o seu coração se enterneceu. Ele sentiu o peso do que estava prestes a suceder sobre a sua nação e se humilhou diante do Altíssimo. Não há quadro que mais agrade ao Senhor do que ver os Seus suplicando por misericórdia, pois, com isso, o que está determinado para ocorrer com o povo santo poderá ser adiado ou cancelado. Portanto, siga a orientação divina.

É preciso tomar uma decisão do coração, algo final. Quem não confessa a sua transgressão nem a abandona jamais encontra o favor de Deus. Algumas pessoas estão agindo hoje pior que no passado, quando cometeram algum pecado grave: estão mentindo ao esconder o que fizeram. Essa atitude é uma vitória do inimigo sobre a vida delas, pois, assim, nunca serão recuperadas pelo arrependimento.

Rasgue as vestes do seu coração e chore diante de Deus. O caminho do pecado é enganoso, porque faz você se considerar no direito de errar e, depois, para não passar vergonha, ocultar os fatos. Quem confessa e deixa o pecado alcança misericórdia.


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




O culto devocional (2) 

Mateus 6:5 

 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 

Não existe uma fórmula mágica para o culto devocional. O momento a sós com Deus deve ocorrer com regularidade e espontaneidade. Haverá dias em que o Senhor te convidará a apenas orar; outros, você se sentirá compelido a ler a Bíblia e meditar em sua mensagem. Em outros, talvez você só tenha forças para chorar e se derramar diante do Pai. Não importa como o culto devocional se desenrola, o importante é você ter tempo a sós com o Senhor diariamente.

Contudo, até a experiência de espontaneidade ocorrer, você poderá seguir um modelo tradicional de culto devocional, que tem sido fonte de vida para milhões de cristãos do mundo todo. Este modelo reserva 30 minutos de seu dia para você estar a sós com o Senhor. Abra o culto devocional com ações de graça. Leia um trecho bíblico. Converse francamente com Deus e termine com um louvor e oração de agradecimento. Falarei detalhadamente sobre isso no próximo devocional.

Feito com regularidade, o culto devocional transformará radicalmente sua vida ao lado de Jesus.

Pastor Sérgio Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário