13 de janeiro de 2013

O ESPÍRITO SANTO O GUIARÁ / Descanso no Senhor

E guiarei os cegos por um caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar por veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles e as coisas tortas farei direitas. Essas coisas lhes farei e nunca os desampararei. 

                                                                                                       Isaías 42.16


Por causa do pecado de Adão, o homem ficou separado de Deus. Com isso, mesmo sendo salvo pelo sangue de Jesus, por si mesmo, o ser humano não consegue encontrar o caminho de volta para o Senhor. O Altíssimo, então, fez uma nova e viva vereda através do véu – o corpo de Cristo. Por isso, você não tem de ficar preocupado, achando que poderá não encontrar tal vereda, pois Deus prometeu que o guiaria por esse caminho que nunca antes fora conhecido.

Sabemos que Deus é Senhor em todo o Universo. No entanto, apesar de o Altíssimo ser grande e ter tantas coisas para cuidar, Ele promete guiar-nos como se faz a um cego. Mesmo nos trajetos conhecidos, os deficientes visuais têm necessidade de alguém para ajudá-los a atravessar ruas e estradas. O Senhor diz também que até por veredas que nunca conhecemos nos fará caminhar. O Seu cuidado conosco se dará a cada passo.

Não importa se o que existe ao seu redor são trevas; Deus promete transformá-las em luz para os que são guiados por Ele. Com isso, não teremos problema algum para agirmos, assumir o que é nosso e levar outros à libertação. Quem for levado pela mão do Onipotente sempre andará de dia e jamais tropeçará (Jo 11.9). Em todas as situações, teremos a luz necessária para tomar decisões sábias.

Se, até hoje, você só encontrou coisas tortas em sua caminhada, agora é diferente, porque o Senhor vai à sua frente para endireitar tudo. Não há como o salvo errar o caminho ou agir de modo errado, pois as trevas que fazem outros errarem serão para nós como a luz do meio-dia. Deixe sempre o Senhor guiá-lo. Ele faz isso pelo Seu Santo Espírito em Sua bendita Palavra. Ele é o Guia verdadeiro.

Quem teme assumir o que Deus lhe mostra prova que não confia nEle. Tendo Aquele que é a Luz como seu Guia, você jamais será induzido a fazer o que não é bom. Confie sempre no que Ele fala pela Palavra, pois o caminho que Ele abre é novo, nunca conhecido no passado, e, por ele, o imundo jamais passará. Não há nenhum erro nessa vereda, pois o próprio Deus é lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho (Sl 119.105).

O Onipotente garante que nunca desamparará você. É necessária maior garantia do que essa? Se você tem tropeçado em alguma coisa, saiba que não foi o Senhor quem o levou a isso. Veja onde caiu e volte correndo para Deus, em arrependimento sincero. Confesse a Ele seus erros, peça-Lhe o perdão e a purificação de todas as suas iniquidades. Ele tem prazer em restaurar os que querem ser guiados no Caminho.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




Descanso no Senhor


Salmos 37:7 

Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. 

Cristãos ou não cristãos, vivemos no meio de uma geração oprimida pelo cansaço. Cansaço das coisas, das pessoas, da vida. É, portanto, para nós o recado do Salmista: “Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.” (Salmo 37:7).

O consumismo que respiramos produz cansaço. As mercadorias saem da moda com muita rapidez. Os instrumentos de comunicação são substituídos pelos produtores, antes mesmo de as ferramentas correntes apresentarem toda sua capacidade de rendimento. Para a cultura ocidental, possuir bens tornou-se o critério da autorrealização pessoal. Nesta guerra de chegar ao topo, a grande perdedora foi a ética, a moralidade. Estabeleceu-se o primado dos fins justificando quaisquer meios.

A receita do salmista vai na contramão do século: “não se aborreça com o sucesso dos outros”; não se envolva “com aqueles que maquinam o mal”. O caminho proposto pela Bíblia transcende a miopia dos valores mundanos. Ao invés de se esgotar no trabalho, “descanse no Senhor”. Em lugar da escravidão pelos prazos e as horas, “aguarde por Ele com paciência”. A cultura proposta pela Bíblia, para nosso século, é aquela que se engaja com a vida espiritual em Cristo. Aqueles que a aceitam, experimentam paciência e descanso.

Pr. Olavo Feijó

Nenhum comentário:

Postar um comentário