28 de janeiro de 2013

DE BEM COM DEUS / O culto devocional (3)

Não detenhas para comigo, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.

                                                                                                                                      Salmo 40.11


Fomos chamados das trevas para a maravilhosa luz de Deus (1 Pe 2.9), mas será que estamos vivendo o que essa convocação implica? Temos desfrutado da paz de Cristo ou vivido como as demais pessoas? O Altíssimo tem suprido nossas necessidades ou temos vivido com escassez de tudo? Se o Senhor tem retido de você as misericórdias dEle, é sinal de que você não está de bem com Ele. Na verdade, você não está na posição na qual Ele pode abençoá-lo sempre.

É preciso estar alerta, pois as misericórdias do Senhor, que são a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22), podem ser detidas. A Palavra declara que Ele é misericordioso e bondoso ao mesmo tempo; mas, pelo que Davi declarou nesse Salmo, o Senhor pode ficar impedido de derramar sobre nós os Seus atos graciosos e, com isso, estaremos em aperto. Portanto, não há nada melhor do que se examinar e acertar-se com o Pai.

Nós falhamos por não darmos atenção ao que Ele nos orienta a fazer. Quando nossos alvos estão na frente dos de Deus, Ele não pode nos amar. Se O amarmos, por Sua vez, Ele nos amará. Se O desprezarmos, pereceremos. Ainda que as pessoas passem longas horas em oração e vivam pedindo a todos que orem por elas, se os mandamentos não forem cumpridos, ou se houver pecado escondido, não haverá como a mão bendita de Deus abençoá-las.

Não se engane por achar que o Senhor entende o seu erro. Desde o dia em que você pecou e não se arrependeu, a porta lhe foi fechada. Com isso, o inimigo o tem destruído em todos os sentidos. Os sonhos morrem, as orações passam a ser meros recitais de murmuração, a fé se torna impotente, e o demônio mais derrotado não lhe obedece. Só existe um caminho para não se deixar ser escravizado pelo diabo: voltar-se para Deus e suplicar o Seu favor.

Deus ama aqueles que O amam e tem prazer em lhes dar a felicidade. Ele fará de você e em você o que tem prometido, quando você criar coragem e deixar o erro, confessando o que o seu coração até hoje escondeu. Com isso, a sua cura virá, a alegria retornará ao seu coração, e as portas lhe serão abertas. Renuncie agora ao senhorio do diabo sobre a sua vida, confessando ao Altíssimo as suas transgressões. Só assim você será recebido como filho.

Não há tempo melhor para se acertar com o Senhor do que agora. O seu pecado está estampado na sua face. Para onde você vira, o demônio sabe que você é dele. Só mesmo confessando a sua iniquidade, suplicando pela misericórdia divina e consertando-se com quem você causou o prejuízo moral, financeiro ou de outra natureza, experimentará a misericórdia do Senhor. Faça isso neste momento, pois é o Senhor quem está dando essa oportunidade a você.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





O culto devocional (3) 

Mateus 6:6 


 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Primeiro: comece o culto devocional com uma breve oração. Agradeça a Deus pelo dia, pelas batalhas, pelas vitórias, pelas tribulações que enfrentou. Peça perdão pelos seus pecados e rogue por iluminação espiritual para que aproveite todo o momento em que estará com Ele em oração.

Segundo: faça uma leitura bíblica. Não pode ser curta demais e nem muito extensa. Pode ser um texto isolado, um capítulo do evangelho ou um capítulo do seu plano de leitura bíblica anual. Leia com calma, sem pressa, tentando absorver a verdade revelada no texto para seu coração.

Terceiro: Ore a Deus francamente. Conte tudo ao Senhor. Confesse os pecados praticados, agradeça as circunstâncias que enfrentou e declare seu amor por Ele. Observe se o texto que você leu pode, de alguma forma, orientar você sobre situações que está vivendo ou direções que necessita tomar. Essa etapa deve ocupar boa parte do seu momento a sós com Deus. Após falar tudo o que estava no seu coração, fique em silêncio por alguns minutos e atente-se para cada pensamento que vier em sua mente. São nestes momentos de silêncio que o Espírito Santo ministra ao nosso coração.

Quarto: Termine o devocional com um louvor e uma oração de agradecimento. Não tenha pressa para terminar o devocional, pode ser que neste momento você sinta a presença de Deus e tenha que se silenciar um instante para ouvir sua doce voz consolando o seu coração.


Pastor Sérgio Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário