14 de maio de 2015

O SERVO QUE FEZ MUITO POR NÓS

*******************************************************************************************************************

E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro. 

                                                                                           Gênesis 24.15


Como o escolhido de Deus, Abraão prezava fazer a vontade dEle. Ao sentir que devia enviar um dos seus servos à sua parentela para tomar uma mulher para Isaque, seu filho, o patriarca escolheu o mais antigo, o qual operava como diretor executivo de sua casa. Porém, antes de mandá-lo a essa missão tão importante, ele o fez jurar que faria como lhe estava sendo dito. Quanto tempo Abraão deve ter orado até receber o sinal verde de Deus só o Senhor sabe.

O seu experimentado e temente servo raciocinou como o patriarca e foi no temor do Senhor. De Abraão e, agora, de Isaque estaria sendo formada uma família que abençoaria toda a humanidade. O patriarca não foi leviano ao dizer que o anjo de Deus iria adiante de seu servo e que tal jovem seria encontrada, mas falou pelo Espírito. Assim, devemos proceder em tudo, pois, sem o respeito às direções do Altíssimo, pecaremos por mentira ou precipitação.

A missão era muito especial, e somente quem andasse em Espírito poderia cumpri-la. O servo se pôs a caminho, sabendo que Deus seria com ele; caso contrário, não adiantaria seguir a pessoa com um cântaro à cabeça, pois não chegaria ao cenáculo preparado (Lc 22.10-12). Ele estaria desobrigado da incumbência, caso a mulher não quisesse segui-lo; então, o pecado seria dela. Nenhuma pecadora serve para a obra eterna que o Senhor está fazendo na Terra.

O servo deve trabalhar mais em favor de Deus do que dos próprios interesses. A pessoa que não presta atenção à Palavra do Senhor e ainda lhe acrescenta ou tira algo não terá o anjo à sua frente. Submissão completa é o que se espera do escolhido do Senhor, ou a obra será feita com vícios. Perde muito quem não crê no que o Pai fala. Quem preferir a comodidade da vida jamais se esforçará para cumprir um plano “louco”, coisa de um velho adiantado em anos (Gn 24.1).

Cada passo dado por aquele servo foi no temor a Deus. Sem dúvida, aquele evento fez um grande bem a ele. Ao chegar à cidade de Naor, ele orou (Gn 24.12-14) e, nem bem tinha acabado de falar, o Senhor já lhe havia respondido. A melhor oração é sobre o que ouvimos do Altíssimo. Ele havia concordado com quem tinha a unção, e a questão estava resolvida. O servo fiel anda nas obras que, de antemão, Deus prepara e é grandemente recompensado.

Ele não procurava uma mulher qualquer, mas a especial, preparada pelo Senhor (Gn 24.16). Tudo ocorreu como Abraão dissera. A sucessão dos eventos prova que do início, quando Abraão o fez jurar, até o momento do sim de Rebeca e o seu encontro com Isaque, a mão divina estava escrevendo tudo (Gn 24.1-67). Sempre deve ser assim!

Você já tem se preparado para se apresentar a Deus aprovado com obreiro, que maneja bem a Palavra da Verdade? Esse é o recado do Senhor para os servos que serão bem-aventurados (Mt 24.46). Se você fosse o escolhido para tarefa semelhante, a obra seria feita? Ore agora!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
___________________________________________________________________________

Oração do Dia

Senhor da obra! Não temos sido servos nem nos preparado para fazer a Tua vontade; por isso, temos fracassado nas missões dadas por Ti. Aquele mais velho servo não teria sido a bênção que foi para a humanidade, se tivesse sido carnal, infiel, medroso ou preguiçoso.

Que tenhamos aprendido a lição e não brinquemos com o inimigo, nem desprezemos o Teu mandado. O mundo precisa que os Teus filhos sejam fiéis, cuja única preocupação é Te servir, servir e servir. Então, seremos galardoados por Ti. Amém!

Somos gratos por esse servo que nem teve seu nome mencionado. Obrigado pela tarefa que ele recebeu e executou, e por Abraão ter sido um senhor respeitado. A alegria de Isaque é a nossa, quando enviaste o Teu Espírito para nos guiar na condução da Tua vontade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário