2 de maio de 2015

A REPREENSÃO DO SENHOR

********************************************************************************************************************

Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão. 

                                                                                       Provérbios 3.11


Os açoites do homem destinam-se aos que andam na perversidade, para que alguns se convertam e desfrutem das boas coisas que o Senhor dá aos Seus amados. Se o justo se desvia e não é repreendido, pode achar que não há problema em pecar; afinal, já que ele foi salvo, não se perderá jamais. Porém, isso não é o que a Bíblia ensina. Jesus foi muito claro ao dizer que só os que perseverarem até o fim serão salvos (Mt 24.13).

Os justos são açoitados com a repreensão da Palavra, mas unicamente pelo Altíssimo. Isso ocorre quando esfriam na fé ou cumprem relaxadamente o dever cristão. Agora, por que alguém esfria na fé, se ela o liga ao Senhor e faz as suas orações serem ouvidas? O diabo está só esperando você se cansar de servir a Deus para lhe colocar as suas pesadas cargas. Quem se acomoda na fé vive mal.

Se você está sendo repreendido por Deus, não se assuste; é assim que Ele faz com Seus filhos. Quem não passa pela disciplina divina não é reconhecido como filho de Deus, mas como um bastardo (Hb 12.7,8). Deus age dessa maneira para nos ensinar a ser vitoriosos sobre todo o tipo de tentação. Isso faz parte do nosso treinamento. Portanto, temos de nos submeter às lições do Santo Espírito.

As repreensões divinas são para o nosso benefício; sem elas, não seremos firmes nas tribulações. Ora, o Todo-Poderoso não pode suportar um filho que se mostra tímido diante do inimigo e não usa as armas da justiça que estão à disposição. Quando Efraim retrocedeu no dia da batalha, apesar de estar armado, fez o Senhor ficar triste (Sl 78.9). Deus o tem armado para a peleja e quer Se alegrar com a sua vitória.

Se voltar ao pecado, alguma coisa pior pode lhe suceder, porque o demônio, o qual sempre procura voltar para a sua antiga casa, leva consigo mais sete demônios piores que ele, e o último estado será pior que o primeiro(Mt 12.45). O Pai não quer os Seus filhos em estado pior do que antes de terem sido salvos. A obra que Ele fez em seu favor deve durar para sempre; por isso, prepare-se para vencer e dominar sempre.

É o Senhor quem repreende o justo quando ele escorrega na fé. Só podemos admoestá-lo, pois a ameaça de um castigo, ou uma bronca com a cara bem feia, não o fará regenerar, mas, sim, o amor do Salvador. Deus sabe lidar com quem deixa o bom Caminho e entra nas trilhas tortuosas, onde não há mais paz, como ocorreu com Israel no passado (2 Cr 15.3-6). Os que atendem à repreensão voltam à comunhão.

Aqueles que sabem orar jamais devem pedir que um salvo experimente o rigor do sofrimento e se emende. Na verdade, precisam clamar para que tal pessoa contemple a glória do perdão e não mais caia. Lembre-se de que a bandeira de Deus sobre nós é o amor. Assim, se crermos e usarmos o que Ele nos tem dado, seremos bem-sucedidos em todos os sentidos. O Senhor é bom em tudo.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
___________________________________________________________________________

Oração do Dia

Senhor repreendedor! Não queremos praticar o mal. Hoje, aprendemos que o justo é repreendido somente por Ti. Ainda que caia, ele será seguro pelas Tuas mãos e, ao se levantar, voltará a Te dar muitas alegrias.

Os perversos são afligidos pelos açoites do homem, mas os justos que se desviam não devem sofrer tratamento igual. Tu mesmo tratarás com quem age corretamente, mas, por algum motivo, fez o que não devia. Misericórdia e amor!

Que os justos que deram ouvidos ao inimigo parem e voltem à Tua presença! Se continuarem no erro, não perseverarão e se perderão para sempre. Trata com eles com o Teu amor para voltarem a Te servir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário