9 de maio de 2015

NÃO TÃO VELHO PARA OBEDECER

**************************************************************************************************************

Assim, partiu Abrão, como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã.

                                                                                               Gênesis 12.4


Pelo que entendemos, Abraão era um rico fazendeiro que ouviu a voz de Deus e obedeceu. Ele vivia em uma terra mística, cheia de práticas espirituais nocivas e, como não concordava com elas e temia o Senhor, um dia recebeu a seguinte ordem dos Céus: deixar a sua terra e parentela e ir a um lugar desconhecido. Ao cumpri-la, esse servo provou que amava o Altíssimo e também era amado por Ele.

O patriarca poderia ter dito que, por ter 75 anos, estava velho para entrar em uma aventura em terras que não conhecia. No entanto, como servo obediente, não deu desculpas e se pôs a executar a ordem divina. Do mesmo modo, jamais diga não a Deus, mas, sim, seja fiel em fazer o que lhe foi ordenado, mesmo que não saiba para onde ir. Ao obedecer, novas orientações serão enviadas. Observe que temos de andar por fé e não pelo que sentimos ser o melhor.

Uma das coisas que o inimigo usa para nos tirar da bênção é nos fazer sentir desqualificados, como ocorreu com Moisés. Ele disse ao Senhor que era pesado de língua, por isso outro deveria ser chamado (Êx 4.10). Ora, Quem fez todas as coisas não sabia disso? Quantas vezes Deus nos dá uma direção e, em vez de Lhe obedecermos, falamos que não temos condições e recursos de cumpri-la, ou damos outra desculpa?

Os habitantes de Judá, por exemplo, caminhavam para um humilhante cativeiro, e o Senhor tinha pressa em alertá-los; por isso, desde o ventre materno, preparou Jeremias. No entanto, quando revelou ao menino Seu plano, a resposta foi que não passava de uma criança. Então, Jeremias ouviu que não deveria dizer isso, pois, para aquela hora, independentemente de sua idade, Ele o havia preparado para ser profeta daquela e de outras nações (Jr 1.6,7). O certo é partir como o Onipotente tem dito.

Por que inventar justificativas, se Quem o está chamando conhece tudo e, muito antes de lhe falar, já o preparou para tal missão? O Altíssimo não aceitará nenhum pretexto da sua parte. Porém, se você se recusa a ir, Ele convocará outro para realizar a obra que havia destinado a você. O homem que escondeu o talento e o devolveu intacto foi condenado ao sofrimento eterno (Mt 25.28-30). Não há nada melhor do que fazer o que Deus diz.

Por que Demas amou o presente século, abandonando a Paulo (2 Tm 4.10)? Ele se deixou levar por algum demônio, embora houvesse tido o privilégio de ter andado ao lado do soldado que combateu o bom combate até o fim, guardando a fé. Não faça como Demas, mas vá até o fim (Dn 12.13). Certamente, ao contrário do apóstolo, ele chegou no final da carreira sabendo que a coroa da justiça não lhe seria entregue. Ele trocou a recompensa pelos prazeres da carne.

Já Isaías, ao ouvir a voz de Deus, disse: Envia-me a mim (Is 6.8). Por certo, muitos disseram não ao mandamento e, hoje, longe do Pai e no sofrimento eterno, devem estar dizendo que foram estúpidos o bastante para perder o que de melhor lhes estava reservado. Seja firme e constante na obra que lhe foi confiada, pois Deus o amou muito ao escolhê-lo.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_________________________________________________________________________

Oração do Dia

Ó Deus! Obrigado por nos teres escolhido para cumprirmos o Teu plano e, sem interesse humano, queremos executá-lo. Chegamos à Tua presença para pedir ajuda, porque não desejamos Te decepcionar.

Que os meus leitores sejam sensíveis à Tua meiga e maravilhosa voz e, assim, cumpram os Teus lindos planos. Desse modo, suplico que nenhum perca a Tua linda decisão.

Os exemplos bíblicos devem ficar no coração de todos, para que, desse modo, entendam que o melhor sempre é atender ao Teu chamado. Queremos Te glorificar com o nosso sim, assim como fez Abraão ao Te obedecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário