27 de fevereiro de 2013

FORTE PARA COM VOCÊ / Nós e Mordecai No Reino de Deus




Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisso, pois, procedeste loucamente, porque, desde agora, haverá guerras contra ti.

                                                                                                                                  2 Crônicas 16.9


O homem descobriu um instrumento maravilhoso e útil chamado radar. Com ele, os pilotos de avião se preparam para passar por áreas em condições atmosféricas adversas, que causam turbulências, tentando evitá-las. No entanto, Deus é milhões de vezes mais capaz do que essas engenhosidades modernas, pois vê e sabe tudo a nosso respeito. Por isso, quem está em comunhão com Ele nem precisa ficar preocupado com o dia de amanhã.

O Senhor nos observa para nos ajudar, e não para condenar. Ele não deseja que ninguém se perca (Jo 6.39); ao contrário, quer que todos entendam que, com Ele, há sempre o auxílio necessário para neutralizar tudo o que o inimigo lança para nos destruir ou prejudicar. Logo, o crente fiel, a cada momento, pode contar com o favor divino, pois o Pai jamais Se cansa de fazer o bem.

O Altíssimo está à procura de quem tem o coração perfeito para com Ele e anda em busca de pessoas que estejam dispostas a cumprir os Seus mandamentos. Assim, a partir do momento em que o Pai celestial encontrá-lo dessa forma, você passará a ter a ajuda dEle. Veja bem, Ele Se mostrará forte e capacitado para auxiliá-lo; então, agindo por fé, poderá receber aquilo de que precisa para vencer suas lutas.

No versículo estudado, o erro do rei Asa foi não permanecer com o coração perfeito. Ele deveria ter meditado no fato de que, anos antes – quando os etíopes, junto com os líbios, foram contra ele –, o Senhor lhe atendeu de pronto e lhe deu a vitória. Assim, em vez de ter permitido que o medo se instalasse em seu interior, deveria ter buscado a direção divina, o que o faria perceber que aquele levante do reino do Norte era para o seu bem.

Contudo, como foi tomado por presunção, o monarca não entendeu que, ao derrotar Baasa, rei de Israel, os sírios, que estavam aliançados com Baasa, viriam socorrê-lo e, desse modo, seriam vencidos. Com isso, para sempre Asa teria feito os sírios ficarem no lugar deles. Nenhuma arma que o inimigo lança contra o crente prospera (Is 54.17) e só o atinge se ele não buscar o Senhor. Portanto, é de suma importância que tudo seja visto sob o prisma de Deus.

Se o Altíssimo permitiu que algo atacasse você, fazendo-o ficar impaciente, Ele o fez para seu próprio bem. Porém, ao consultar o Pai, aprenderá a melhor maneira de sair de qualquer embaraço e ficará livre para sempre desses que teimam em atacar a sua vida. Então, não se amedronte diante de nenhuma ameaça, pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que são chamados segundo o propósito divino (Rm 8.28).

Em Cristo, com amor,

R.R.Soares



Nós e Mordecai No Reino de Deus Ester 10:3
Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo, e proclamando a prosperidade de toda a sua descendência.

Mordecai, tio e mentor espiritual da rainha Ester, sempre revelou confiança no poder da providência divina. E sempre, também, foi fiel à sua consciência e aos seus deveres com Jeová. “O judeu Mordecai ocupou a mais alta posição do reino, logo abaixo do rei Xerxes. Mordecai era admirado e estimado por todos os judeus. Ele fez tudo o que pode pelo bem estar do seu povo e pelo progresso da sua raça.” (Ester 10:3).

O livro de Ester é a história épica de dois heróis da fé. De um lado, uma linda jovem que virou rainha. E que arriscou a própria vida, para a salvação dos seus compatriotas judeus. Do outro lado, um experiente seguidor do Senhor Jeová, que chegou a ser o maior conselheiro do rei Xerxes.

Mordecai é um exemplo para os cristãos de hoje. Em função da sua sabedoria e da sua capacidade pessoal, passou a desempenhar importante cargo político. Só que a fama e o poder não ofuscaram sua postura de servo do Deus Jeová. Mordecai foi sempre consciente do seu papel no Reino de Deus. Como deveríamos ser, nós outros, na vida social, econômica e política do nosso País. Que se diga de nós, o que se disse de Mordecai: “Ele fez tudo o que pode pelo bem estar do seu povo”.
Pr. Olavo Feijó


Jornada nos Salmos - Oração (Sl 5) Salmos 5:1 -
(Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Neilote] Dá ouvidos às minhas palavras, ó SENHOR, atende à minha meditação. Hoje, a sociedade chama de “cristão” qualquer pessoa que pertença a alguma religião que afirme seguir os ensinamentos de Jesus. Eu, contudo, chamo de cristãs aquelas pessoas que se arrependeram dos seus pecados e se converteram a Deus, crendo na morte de Jesus Cristo e em sua ressurreição e praticando os ensinamentos contidos nos evangelhos e na doutrina dos apóstolos. Para mim, ser cristão não é religião apenas, é relacionamento com Deus.

E a oração é a expressão mais bela desse novo relacionamento com o Criador. Podemos aderir intelectualmente a um conjunto de regras e doutrinas, mas para falar com alguém precisamos crer que este alguém existe. Quando um cristão se lança nesta amizade com Deus, suas orações são um poderoso testemunho de que esta pessoa crê que Deus existe e que recompensa todos que o buscam. O salmista reconhecia que Deus ouvia as suas palavras e escutava os seus gemidos. E eu afirmo que o Criador conhece cada uma de suas lágrimas e o seu choro. Suas orações não foram esquecidas pelo Senhor! Não é hora de desistir!

Saber que Deus nos ouve significa que não estamos sozinhos! E, com a companhia dEle, podemos enfrentar qualquer situação! Deus te abençoe!
Pastor Sérgio Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário