4 de fevereiro de 2013

A SUA ALMA PODE ESTAR DOENTE / Promessa que dá Vida

Eu dizia: SENHOR, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.

                                                                                                            Salmo 41.4


Uma pessoa que adultera comete o pior erro sobre a face da Terra: ela peca contra o seu próprio corpo. Ao cair com Bate-Seba (2 Sm 11.1-5), Davi abriu a porta da sua casa para o demônio entrar, e, com isso, coisas terríveis aconteceram com sua família. Ele vivia desgostoso, até que tomou a decisão sábia. Só Deus pode sarar a alma do ser humano. Confesse seu erro para alcançar o perdão.

A Palavra de Deus adverte-nos sobre a tentação da traição. Ela diz que quem comete esse ato tem falta de juízo. Se o pecado não fosse algo tão sério, o Senhor não nos advertiria tanto a respeito dele, mas, na verdade, suas consequências vão além do que se pode imaginar. Um momento de prazer que Davi teve com a formosa Bate-Seba fez sua vida virar de cabeça para baixo. Agora, o herói do Senhor estava nas mãos dos demônios.

Aqueles foram dias de muita angústia, quando a tristeza dominou o coração do rei, até que Deus o levantou de novo. Davi se viu doente; pelos sintomas, ele parecia febril. Nessa situação, a pessoa fica com o corpo doído e recusa alimento; ela nem se importa se o médico disser que não há cura para si, pois já não sente mais prazer em viver. A pior doença é a que ataca a alma, quando a pessoa não consegue mais resistir. A tristeza que o pecador sente é sinal de que o Senhor o quer perdoado.

A porta fora aberta para o poder das trevas; agora, só havia tristeza e melancolia. A tentação faz alguém desejar certa pessoa como se esta fosse a que o faria feliz; porém, depois do ato, quando o transgressor cai em si, o que resta é choro, remorso e raiva de si mesmo por ter aberto a porta para Satanás. Quando o homem peca, a comunhão com Deus cessa, e as cordas do Inferno o amarram para torturá-lo. A confissão sincera livra das amarrações malignas.

Se você tem caído, confesse seu erro – primeiro a Deus e, depois, a quem foi lesado na sua dignidade. Se isso não for feito por completo, a restauração do traidor e do traído não ocorrerá. Os que se negarem a confessar verão que a alegria da vida não voltará ao seu coração. Só quem confessa e abandona o erro alcança a misericórdia. Quem teve coragem de fazer também precisa ter coragem de confessar para alcançar o perdão da parte traída.

É preciso buscar a cura da alma, ou nunca mais você sentirá a presença divina, e, sem ela, você não terá paz, não se realizará nem voltará à comunhão com o Pai. Não deixe o diabo mentir mais para você, dizendo que o seu erro já foi perdoado. Se o tribunal do homem exige restituição ou reparação do erro, o Tribunal de Deus, por ser completo, exige muito mais!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




Promessa Que Dá Vida 

Salmos 119:50 

Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou. 

Davi relaciona positivamente as promessas divinas com o sofrimento humano: “No sofrimento, eu fui consolado porque a Tua promessa me deu vida.” (Salmo 119:50).

De tanto ouvirmos os discursos das campanhas eleitorais ficamos descrentes da palavra “promessa”. Na maior parte das vezes, as promessas eleitoreiras não se cumprem, quando o candidato assume o cargo. Davi, entretanto, punha a mão no fogo, diante das promessas divinas. O rei poeta não tinha dúvidas: a segurança da sua atribulada vida foi mantida até o fim, por causa da promessa sustentadora de Jeová. O que Deus prometeu sempre cumpriu. 

Viver a vida cristã é um desafio. Por causa de nossas fragilidades e pecados. Por causa da maldade do mundo. Por causa das “setas inflamadas do Maligno”. Acreditar na realidade das promessas divinas não deveria ser nosso último recurso. Deve ser nossa postura inicial, nossa atitude de enfrentamento das tribulações. Esta é uma das razões de conhecer a Bíblia. As promessas do Senhor estão nas Escrituras, de forma clara e simples. Crentes sem Bíblia sofrem desnecessariamente. Para eles, vale a receita de Davi – “no sofrimento, eu fui consolado porque a Tua promessa me deu vida!”.

Pr. Olavo Feijó




Nenhum comentário:

Postar um comentário