31 de agosto de 2015

CULPADOS DO PREJUÍZO ALHEIO

***********************************************************************************************************

Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles.
                                                                                      Salmo 106.32



A conduta dos filhos de Deus deve ser sempre de acordo com os preceitos bíblicos, pois, por causa de uma falta de atenção, eles podem causar danos irreversíveis aos seus líderes e a si mesmos. A ovelha deve ouvir a voz do seu pastor. Se, por acaso, achar que ele não está desempenhando bem o seu trabalho, cabe a ela orar por ele. Esse líder pode estar com alguns problemas.

Os israelitas provocaram Moisés até que, chateado, em um momento de descuido, ele se irou e não glorificou o Senhor diante da rocha à qual deveria ter falado, a fim de que dela saísse água. Então, o Altíssimo teve de proibi-lo de entrar em Canaã e, pouco antes de os israelitas entrarem na Terra da Promessa, Ele o tomou para Si. Sabemos que quem der um copo de água fria a alguns dos pequeninos não perderá seu galardão (Mt 10.42). E quem der a algum líder, perderá?

Se você não entende certas atitudes do seu pastor, ore e peça ao Pai que mostre a ele o que fazer. Trate-o com respeito e deixe qualquer iniciativa ser tomada por Deus. Mesmo que esse pastor tenha escorregado e feito algo ruim, seja amoroso com quem o Senhor colocou na direção de Sua obra. Ao mesmo tempo, cuide-se para não ser a pedra de tropeço dele.

Com o aperto dos filisteus, os israelitas começaram a abandonar Saul. Então, prestes a ser atacado por aquele povo que estava em maior número e vendo que Samuel demorava a chegar para oferecer o sacrifício, o rei se atreveu a fazer a oferta. Por isso, perdeu o reino. Fique junto ao seu líder no que diz respeito ao que Deus manda e, se ele se desviar, seja firme na sua fé e cumpra somente as ordens divinas.

Os israelitas agiram de forma insensata por causa da falta de água. Na história de Israel, ocorreram episódios parecidos, como o do rei Josias ao decidir enfrentar o poderoso Neco, governante do grande Império Egípcio, e outros que as Escrituras não registraram a razão de suas péssimas decisões; porém, quem os levou a tomar essas atitudes, sem dúvida, é responsabilizado por elas.

Ao dizer que o mal sucedeu a Moisés como consequência dos atos dos israelitas, o Senhor nos ensina a cuidar para não sermos responsáveis por prejuízos que muitos terão em vida ou no Dia do Juízo. Deus não Se deixa escarnecer (Gl 6.7), e quem plantou a má semente haverá de pagar por ela. Livre-se dos laços armador pelo diabo; afinal, sendo servo, você deve honrar o Altíssimo e quem Ele colocou na condução da Sua obra.

A nossa atitude para com os ungidos do Pai tem de ser de completo respeito e amor, porque casa dividida contra si mesma não fica de pé (Mc 3.25), e ai daquele por meio de quem o escândalo vier (Mt 18.7). Se você não pode fazer muito para ajudar na obra, só o fato de não fazer nada para atrapalhar já é de grande valia. Jamais dê lugar ao diabo (Ef 4.27)!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
__________________________________________________________________________

Oração do Dia

Nosso Conselheiro! Tu sabes que somos carne e, portanto, passíveis de nos irar ou tomar alguma decisão ruim para Ti, Teu povo e para nós. Por isso, pedimos por aqueles que tens colocado na condução da Tua obra. Ajuda-os em tudo, Senhor!

Moisés não vigiou, e lá se foram 40 anos de peregrinação sem ter o prazer de colocar os pés em Canaã. Que o Teu povo pegue esses exemplos e não se deixe levar por aperto algum, mas coloque todos os assuntos em Tua presença e vença. 

Que nenhum pastor se influencie pelas provocações de alguma ovelha ou de todas que estão sob os cuidados dele. Assim, esses servos do Senhor participarão da glória a ser revelada a quem permanecer firme até o fim. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário