6 de julho de 2015

O SIMPLES ATO DE DEITAR ÁGUA

******************************************************************************************************************

E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então, respondeu um dos servos do rei de Israel e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias. 

                                                                                                       2 Reis 3.11


O rei de Judá, Josafá, permitiu que sua família se unisse com a de Acabe, casando seu filho Jeorão com Atalia, filha de Acabe e Jezabel. Se tivesse obedecido à Palavra, por certo, mais tarde, ele e seus familiares não teriam sofrido por causa desse casamento. Quem não vigia hoje pode chorar amargamente amanhã. O Senhor não é um estraga prazer, mas Aquele que Se preocupa com Seu povo.

O parentesco, ou uma sociedade, que não é formado por vontade divina pode causar muitos problemas. A orientação bíblica de que devemos vigiar e orar não é para ser desprezada, mas, sim, assumida como prova de que amamos a Deus. Quem não respeita a Palavra se abre para as operações do inimigo, que sempre são muito dolorosas. Tempos depois, Atalia, a nora de Josafá, mandou matar todos os netos para ficar com o trono.

Ao assumir o reino de Israel após a morte de seu pai Acabe, Jorão demonstrou pouca mudança de procedimento. Ele tirou a estátua de Baal, mas se deu aos mesmos pecados de Jeroboão, filho de Nebate. Ele deveria ter examinado o erro dos reis de Israel e feito o povo voltar a servir ao verdadeiro Deus. Quem se converte ao Senhor deve fazê-lo de todo o coração e não mais servir ao diabo em nenhum dos seus enganos.

Ao ver os moabitas se revoltarem contra o seu reino, Jorão enviou um pedido para que Josafá guerreasse com ele contra Mesa, rei dos moabitas. Prontamente, o rei de Judá se dispôs a ajudá-lo. Depois de sete dias de caminhada, eles ficaram sem água e, então, Jorão colocou a culpa em Deus, dizendo que ele, Josafá e o rei de Edom haviam sido levados a tal situação pela mão do Senhor, no que estava errado.

Ao se verem naquele aperto, Josafá perguntou se não havia profeta de Deus por ali, a quem pudessem consultar o Senhor. Como resposta, ouviu que havia um cuja missão era derramar água nas mãos de Elias. Ao constatar isso, Josafá logo declarou que estava com ele a Palavra do Senhor. Para Jorão, Eliseu não era nada; mas, para Josafá, por ocupar aquela missão, ele deveria ter a Palavra do Altíssimo com ele.

Para Josafá, o fato de Eliseu servir a Elias dava a Eliseu as condições de ser um homem de Deus, pois, nessa sua humilde missão, ele provara ser um bom aluno na escola do Espírito do Senhor. Nunca se insurja contra a direção da obra divina, porque, ao pedir que o provem em alguma função humilde, aquilo redundará em bênçãos futuras.

A pessoa que está na obra de Deus não deve recusar fazer o que lhe vem à mão, desde algo considerado pequeno até algo bem grande. Deus tem Sua maneira de prová-lo e levá-lo a aprender com aqueles que estão na direção da obra. Assim, quando chegar a hora, você terá condições de cumprir aquilo que Ele está preparando. 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
______________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus! Deveríamos Te consultar para não tomarmos posições que poderiam nos fazer sofrer. O casamento do filho de Josafá, Jeorão, com Atalia ilustra o quanto uma decisão errada pode trazer de dor e pesar a muitos.

Eles estavam em uma situação desesperadora. Jorão, rei de Israel, nem imaginava que perto dele estava a solução para esse e outros problemas. Mas, atendendo ao pedido de Josafá, viu como Tu és bom, compassivo e misericordioso.

Quantas lições! Uma das mais importantes é que não importa a missão dada a nós; se ela vier de Ti, estaremos dispostos a aprender e a fazer a Tua vontade. Ajuda-nos a entender o quanto somos dependentes de Ti. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário