4 de março de 2013

ATITUDE CORRETA NO COMBATE / Jornada nos Salmos - Deus não tolera o mal (Sl 5)

E sucedeu que, levantando-se o filisteu e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. 

                                                                                                          1 Samuel 17.48


Quem aprende as atitudes corretas tem maior probabilidade de não ser derrotado em um combate. Na batalha contra o gigante Golias, vemos que Davi não fugiu de quem o Senhor permitiu que o ofendesse. Ele sabia, desde o momento em que olhou para o grandalhão, que sairia vencedor, se lhe fosse permitido batalhar contra aquele que ousava desafiar os exércitos do Deus vivo.

O Altíssimo escolhe os Seus valentes entre pessoas simples, pois estas lhe darão o louvor quando vencerem. O Senhor só usa valentes e nunca covardes. Jamais deixe de travar as lutas que surgirem em seu caminho e, em cada uma delas, clame pela direção divina. Ao saber o que fazer, parta para a peleja em o Nome do Senhor. Afinal, ninguém será declarado vencedor se não tiver lutado.

O inimigo pressente a hora da derrota e, para que isso não aconteça, ele tenta mostrar-se forte. Portanto, quando ele se levantar para atacar você, é hora de jogá-lo por terra. Se algo o está incomodando, este é o momento de repreender o mal e ordenar que ele saia com suas ações. Enquanto o diabo está em silêncio, você ainda não se tornou ameaça para ele.

Apresse-se para ser usado pelo Todo-Poderoso, pois a lerdeza não vem de Deus, o qual sempre está preparado para ajudar quem nEle confia. Então, por que deixar para depois? Por que não usar a autoridade que lhe foi confiada? Deus sabia das suas lutas e, por isso, usou o pregador para lhe falar algo ou lhe chamou a atenção na leitura bíblica, para que você estivesse consciente de que Ele está ao seu lado.

Sinta o que fazer na hora da batalha, pois do Senhor é a guerra. Por isso, nunca se desligue da Palavra, mesmo depois da vitória, porque, após um grande êxito, pode vir uma grande derrota. Deixar de dar a Deus o louvor pelo que Ele fez em sua vida dá ao inimigo a certeza de que você não terá a ajuda divina na próxima batalha. Somente o leproso que voltou para agradecer ouviu que estava salvo (Lc 17.11-19).

Nunca tome suas decisões, sem deixar que o Senhor o oriente em tudo. Fique em silêncio espiritual diante da ameaça, mas ligado ao que o Espírito de Deus lhe dirá. A direção dada deve ser assumida de pronto. Uma das missões do Espírito Santo é guiar-nos em toda a Verdade (Jo 16.13).

Se você se acostumar a obedecer ao que a Palavra lhe fala, não haverá derrotas em seu registro. Contudo, se agir por conta própria, nem sempre conseguirá sucesso em seus empreendimentos, pois é apenas quando a luz brilha que o inimigo fica ofuscado.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


                     

Jornada nos Salmos - Deus não tolera o mal (Sl 5) 

                                Salmos 5:4 

Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade  nem contigo habitará o mal. 

Eu tinha dezessete anos quando fui chamado pelo Senhor para seguir a Jesus. Consigo me lembrar com muita clareza daqueles dias, de todas as experiências que vivi como alguém novo na fé. Tenho também uma lembrança viva do convite que recebi para ser professor da sala de adultos da igreja onde me converti. Naquele trimestre, estudaríamos todo o sermão da montanha. Em contato com os ensinamentos de Jesus expostos nos capítulos 5 a 7 de Mateus, eu me vi totalmente desnudado diante do Senhor.

Eu me preocupava com o exterior, Deus via primeiro meu interior. Eu me ocupava de mostrar minha dedicação a Deus, e ali vi Jesus nos exortando a nos guardarmos de mostrar nossas obras aos homens. Eu queria aplausos, e o que Deus queria me dar era uma cruz. O discípulo jamais se vangloria por fazer algo para o seu Senhor, mas se alegra com humildade pelo benefício da salvação e por estar sendo instrumento dEle para proclamação do Reino.

Já se passaram vários anos desde que a minha ficha caiu após esse encontro transformador com a Palavra de Deus. Mas ainda persigo os ideais expostos no sermão da montanha. O Senhor não tem prazer na injustiça, e não tolera o mal, por menor que Ele seja. Que o Espírito Santo nos capacite a sermos justos, bondosos e atentos as oportunidades que temos de servir ao Pai Celestial e ao nosso próximo. Não podemos cair no engano de ter uma fé exteriorizada apenas; devemos cultivar o homem interior para que toda nossa vida seja para glória de Deus.

Pastor Sérgio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário