23 de janeiro de 2016

O ERRO DE LÓ

************************************************************************************************

Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro.  

                                                                                      Gênesis 13.11


É preciso vigiar para não cair em tentação. A Palavra adverte que o pecado bate à porta. Quem vive na presença de Deus jamais cederá ao maligno, pois, se buscar a direção do Céu para as propostas apresentadas, receberá entendimento a fim de vencer. Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito Santo, mas os conduzidos pelo inimigo fazem dele o seu pai.

Quando algo lhe for apresentado, ore para não decidir por algo contrário à vontade divina e, consequentemente, à sua felicidade. As tentações fascinam; a preocupação com as coisas necessárias à existência engana, e o desejo de desfrutar do que Deus não deu torna a Palavra infrutífera. Até mesmo o fato de ver quão grande você se tornou pode ser armadilha do Inferno. Portanto, vigie e ore!

Se não houver certeza acerca do rumo a tomar, peça um tempo para obtê-la. Isso é melhor do que empenhar a palavra e, depois, ver que a escolha foi ruim. Quem fica por fiador de alguém deve desobrigar-se desse compromisso, a fim de não pagar pelo que nada usou. Após consultar o Senhor, espere pela resposta dEle. A impaciência não significa sim.

Ló levantou os olhos e viu o que não deveria, embora aquilo fosse verdadeiro. Se tivesse pedido orientação aos Céus, a história teria sido diferente. Por duas vezes, não perderia tudo. Se tivesse enxergado com os olhos espirituais, teria tomado outra decisão. Por certo, ele aprovava a confusão que os seus pastores faziam com os de Abraão. Ora, quando um negócio começa mal, termina mal, pois não é de Deus.

Mais tarde, ao ser resgatado por Abraão, deveria ter avaliado sua atitude e pedido que o tio o deixasse voltar ao convívio dele; porém, o orgulho não deixou que Ló agisse corretamente. Por isso, tal episódio passou como normal. Avalie o porquê de tantas situações negativas estarem acontecendo em sua vida, pois a maldição sem causa não se cumpre (Pv 26.2), e procure se acertar. Quem caminha nas trevas tem um andar vacilante, mas, na luz, não há tropeço.

Quando o espírito do erro domina uma pessoa, ela não reconhece nem se retrata, mesmo sabendo que está no caminho mau, pois o seu senhor, o demônio, odeia a felicidade. Não continue a caminhar nas trevas, busque andar na luz; ou, então, prepare-se para as coisas ruins que acontecerão em sua vida. Agrade ao Senhor, pois, por certo, Ele atenderá os desejos do seu coração.

Não é feio confessar o pecado, e sim continuar nele. Os que caem têm o direito de recomeçar. O Pai há de satisfazer-lhe desde que você queira mudar. A história de Ló teria sido outra se ele tivesse andado na luz. Contudo, ele escolheu o que viu, partindo para fazer a própria vontade e apartando-se de seu tio.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_____________________________________________________________________________

Oração do Dia

Justo Juiz! Por amares Ló, quantas vezes tocaste no coração dele, dizendo-lhe que a sua decisão estava incorreta. Porém, como acontece com muita gente que quer o sucesso material a qualquer custo, ele não Lhe deu ouvidos e pagou caro por isso.

Ele estava bem ao lado de Abraão, sendo alimentado pela fé do patriarca. Por isso, não deveria abrir os olhos sem a Tua direção. Ao fazer isso, o enganador lhe mostrou o quanto poderia ser “grande”. Ora, alguém crescerá sem a Tua ajuda? 

Que essas lições sejam enraizadas em nós, para que jamais tomemos decisão fora de Ti. Temos de viver alegres, pois, sendo Tu o nosso Guia, triunfaremos. Que isso seja verdade na vida dos meus leitores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário