31 de maio de 2013

LIVRE-SE DA AFLIÇÃO

Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra. 

                                                                                          Salmo 119.107

Uma das vitórias mais significativas que o inimigo obtém na vida de uma pessoa é fazê-la ficar aflita, pois, com isso, sua alma entra em agonia. Então, sem controle do que lhe sucede, ela fica aberta para as ações nocivas do mestre do engano. O aflito não pensa direito, não consegue meditar no que Deus diz e não ora como deveria. Isso porque a aflição leva-o a um sofrimento desmedido, no qual ele sabe que precisa fazer algo, mas não sabe o quê.

O salmista disse que estava aflitíssimo, o que significa que ele se encontrava em um estado de espírito em que não conseguia se controlar, e isso não é bom. Quem anda assim pode sair de casa ou cometer algo errado e triste. Por isso, se a sua alma está aflita por não conseguir algo ou por sentir que necessita fazer alguma coisa e não pode, o remédio é voltar-se para a Palavra de Deus e deixar o Senhor lhe falar sobre a solução para esse mal.

Quem está aflitíssimo precisa que o Pai o vivifique, pois só assim conseguirá sair das mãos do adversário. Deus faz a vivificação por meio da Sua Palavra. Para mim, a razão de Ele ter colocado esse Salmo na Bíblia é para que todo aflito saiba que, se orar e pedir a libertação, irá alcançá-la. Entretanto, observe que o Altíssimo faz isso por meio da Sua Palavra. Então, peça a ajuda divina e leia um Salmo ou um capítulo dos evangelhos.

Uma pessoa pode ficar fraca na mente, igual à que fica enfraquecida no corpo; então, os sintomas aparecem. Há muitos indivíduos cujo problema não é físico, apesar de estar sofrendo com alguma enfermidade física. Isso porque, quando a origem de um problema é na alma, é possível que surja doença em alguma parte do corpo. Na verdade, o estado da alma quase sempre é medido pelo que acontece no físico. Portanto, cuide do seu interior para que o exterior seja saudável.

Se você acha que alguma coisa não está boa, ou precisa melhorar, ore a respeito e não fique o tempo todo pensando nisso. Os que imaginam que algo de ruim pode lhes suceder abrem a porta para uma porção de males oportunistas manifestarem-se em seu corpo. No entanto, o coração do homem não foi feito para ficar debaixo de tanta pressão. A aflição costuma afetar a saúde de modo geral, direta ou indiretamente.

Então, entregue o seu caminho ao Senhor e confie nEle (Sl 37.5). Essa é uma das melhores atitudes que você pode tomar. Não se impaciente por nada, não se aflija por algo que não deu certo, nem se deixe levar pelas mentiras do inimigo. Seja firme e constante no que Deus lhe revela. Ao crer no que a Palavra fala, você consegue libertar-se das ameaças do inimigo. Jesus nos deixou a Sua paz, e não há quem possa tirá-la de quem crê (Jo 14.27).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





30 de maio de 2013

O PLANO DOS PERVERSOS

Eles somente consultam como o hão de derribar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas, no seu interior, maldizem.   

                                                                                                   Salmo 62.4


O sucesso que o justo consegue na sua fé em Cristo faz os perversos arderem em ira. Entre eles, há como um acordo para derrubar o servo de Deus da sua posição. Com isso, eles consultam um ao outro para saber como isso se dará. Assim, com prazer, falam mentiras, com a boca bendizem, congratulam-se, e, no coração deles, há maldições que eles não cansam de jogar sobre o justo; sem dúvida, o plano que elaboram vem de Satanás.

O segredo é confiar somente em Deus e treinar a alma para esperar silenciosamente pelas ações divinas; com isso, o justo verá a salvação do Senhor. No entanto, se ele se desespera ou fica indignado com o que lhe acontece e parte para o ataque, usando as armas do homem natural, até pode obter vitórias, mas, no fim, constata que não era esse o plano divino. Creia: esperar no Senhor, sem se impacientar e sem abrir a boca, irá levá-lo à vitória verdadeira.

Temos o exemplo do rei Asa que, ao ser atacado pelo rei de Israel, buscou ajuda no rei da Síria, o qual se havia confederado com Israel e, aparentemente, obteve sucesso. Então, Baasa, ao ver que os sírios haviam-lhe abandonado e aceitado os presentes de Asa, retirou-se das cidades que tinha tomado de Judá. Com o material que Baasa deixou, Asa edificou duas cidades, mas o plano divino era para que o exército da Síria caísse em suas mãos.

Não importa se os perversos conjecturam como derribarão o justo; eles não conseguirão. O justo tem Deus do seu lado e, com isso, quando a unção vier sobre ele, o poder dos maus cairá por terra. Porém, se temer e buscar ajuda em quem o Altíssimo não levantou para socorrer Seu povo, ou agir igual aos perdidos, ele ofenderá o Todo-Poderoso. A única maneira de o povo de Deus vencer é buscar e seguir a direção divina.

Ora, o justo tem o Altíssimo como sua Rocha. Uma vez firmado em Deus, ele não será sacudido pelo vendaval do inimigo. O Senhor é a salvação do justo, por isso não há a menor hipótese de o filho de Deus perder alguma batalha. O segredo é confiar no que o Criador disse e usar a fé que lhe foi dada para enfrentar as ciladas do maligno e vencê-las. O justo sempre há de trazer louvores ao Senhor.

Se o que tratamos aqui é o que tem ocorrido em sua vida, não tema. O Altíssimo, que já lhe falou inúmeras vezes, vê tudo e, no momento certo, fará com que os perversos caiam. A vitória será daquele que confia no que o Altíssimo tem dito; com isso, ele não será atingido (Sl 91.7). Por que se abalar, se o Todo-Poderoso tem prometido ser seu ajudador. Siga o que sua fé em Jesus lhe diz, pois ela lhe foi dada para fazer de você um vencedor.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





29 de maio de 2013

ENRIQUECIDOS EM TUDO EM CRISTO

Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento.  

                                                                                                1 Coríntios 1.5


Paulo começa essa carta aos coríntios, dizendo que dava graças a Deus a respeito deles acerca da graça do Senhor, que lhes havia sido dada em Cristo Jesus. A seguir, o apóstolo fala que, em Cristo, eles haviam sido enriquecidos em toda a Palavra e em todo o conhecimento. Isso também diz respeito a todo aquele que o Pai tem chamado, santificado e ungido para ser ministro do Novo Testamento.

Pense bem: em tudo fomos enriquecidos, o que quer dizer que não há miséria espiritual em nossa conta, mas riqueza em tudo. Por isso, não há por que passar pela vida sem provar de todo o poder que Deus tem, de Sua operação milagrosa e Sua glória excelsa. Se, em Cristo, fomos enriquecidos em tudo, então não há falta alguma em nós. Precisamos, sim, buscar do Altíssimo a orientação para usufruirmos do que Ele diz nos pertencer.

Sem Jesus, como Ele próprio disse, nada podemos fazer (Jo 15.5). Mas, nEle, somos enriquecidos em tudo e, por isso, podemos fazer as mesmas coisas que Ele fazia. Até mesmo multiplicar pães, se for o caso; transformar água em vinho, se houver necessidade, ou ressuscitar mortos, se o Senhor nos instruir para tal. Enfim, podemos mostrar ao mundo o que a fé em Cristo é capaz de realizar por todo aquele que crê.

Sejamos sinceros em reconhecer que essas palavras parecem desvario de um pregador irresponsável; no entanto, o desvario está nos ensinamentos negativos, minguados e sem sal que nos têm sido ministrados. Segundo Paulo, fomos enriquecidos em toda a Palavra; portanto, não nos falta nada que o nosso Deus tenha para dar a alguém que não nos tenha concedido. Somos ricos na Palavra que resolverá os problemas.

O Senhor não nos limitou no conhecimento. Ao contrário, Ele nos deu largueza de toda sabedoria em Cristo. O que se faz necessário de nossa parte é mais tempo na presença divina, consagração, respeito às proibições dadas por Ele, e mais desprendimento das coisas materiais. Desse modo, conseguiremos chegar aonde Deus tem-nos ensinado e levado.

É hora de mudar o jeito de orar. Temos de deixar de orar negativamente e passar a interceder com firmeza, pois, se a graça divina já nos enriqueceu, por que, insistentemente, perguntar ao Senhor se devemos ou não crer no que a Escritura diz? Se fizermos isso, será o mesmo que O chamarmos de mentiroso. O que Ele tem declarado é para ser crido e assumido como verdade completa.

Deus fortalecerá todo aquele que ousar crer de modo bíblico e se dispuser a fazer a Sua vontade. Diante de qualquer ataque do inimigo, mostre determinação, certeza e destemor, pois o que a Palavra declara é a mais pura verdade.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




28 de maio de 2013

NOVO TESTAMENTO

Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.  

                                                                                          1 Coríntios 11.25


Que momento lindo! Os discípulos que participaram da última ceia com o Mestre foram informados deste evento maravilhoso: eles ouviram sobre o Novo Testamento, e a Antiga Aliança feita com Moisés não mais existiria. Agora, o Novo Pacto estava sendo selado e entrou em vigor quando, na cruz, Cristo gritou: Está consumado (Jo 19.30). Agora, estamos em uma superior Aliança, feita em melhores promessas (Hb 8.6).

Essa Nova Aliança lhe dá direitos e privilégios. Por ser filho de Deus, há dentro de você a capacidade de chamar Deus de seu Pai. Como filho, você se tornou herdeiro do Altíssimo – continuador da obra que Jesus começou a fazer – e, assim, tem direito de usar o Nome de Jesus para entrar na presença divina e repreender as obras das trevas, pois, em Cristo, você pode realizar as mesmas coisas que Ele realizava.

O Novo Testamento era tudo de que o homem precisava para ser salvo. Após o sacrifício do Salvador, não mais haveria separação entre Deus e Sua criação. Agora, assim como Jesus dizia que Ele e o Pai eram um, se você estiver em Cristo, também será um com o Senhor. Quando a unção está sobre a sua vida, você age como se não fosse mero homem, mas como o próprio Jesus agia. Aquele que está em Cristo pode fazer o mesmo que o Filho de Deus fazia (Jo 14.12).

O Novo Pacto nunca envelhecerá, não precisa ser melhorado nem remendado. Ele supre com largueza todas as suas necessidades. Estando nEle, você pode lutar contra as forças das trevas e vencê-las. Não há como não trazer Deus em ação, se o que você precisa é crer no que o Pai revela em Sua Palavra e ordenar que assim seja. Agora mesmo, tudo o que determinar sob a revelação virá até você.

O melhor é que você foi feito ministro do Novo Testamento. Sendo assim, se fechar a boca, o povo nada receberá; mas, se assumir seu lugar em Cristo e determinar as bênçãos, Deus será com você como foi com Jesus. De fato, você pode tudo em Cristo que o fortalece (Fp 4.13). Ele é o Mediador desse pacto e, quando você faz a sua parte, o Senhor cumpre a dEle. O que lhe falta para conseguir sua bênção?

Não frustre o Altíssimo; afinal, Ele sabia o que fazia quando o chamou para ser parte desse Pacto abençoado. Agora, tudo de que precisa, ou venha a precisar, será dado a você se apenas confiar no que o Pai lhe mostra na Palavra. Aquilo é o que você pode fazer. Todo o poder de Deus espera que você aja dentro dos limites da Nova Aliança, a fim de que ele entre em operação em seu favor.

Por que deixar, então, para depois, se você é ministro do Novo Testamento? Vá e tome posse do que é seu. Deus honrará tudo o que disse em Sua bendita Palavra.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares 




27 de maio de 2013

COMO PODE SER ISTO?

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?   

                                                                                                     João 3.4

A surpresa de Nicodemos com a revelação de Jesus não deve servir de motivo de gracejo, pois, nós também, ao sermos confrontados com alguma revelação das Escrituras, não entendemos determinadas coisas. Se o Senhor não nos ensinar o que está escrito, perderemos muitas bênçãos.

Fomos recriados em Cristo para andar nas boas obras que Ele, de antemão, já nos preparou. Mas o que isso significa? Como será? Quando isso acontecer, ficaremos bem surpresos.

Não compreendo como o Senhor faz, por exemplo, um abdome “murchar” durante uma mensagem, mas já vi isso acontecer na igreja de São Paulo, enquanto pregava.

Naquela ocasião, em minha mensagem, ocorreu-me que deveria dizer que o Deus da Bíblia não é bandido. Então, um senhor, com uma barriga que, segundo ele, batia no joelho (para poder andar, ele usava um tipo de suspensório), sentiu uma alegria tremenda com aquela palavra, e sua barriga voltou ao normal.

Outro caso foi o de Sandra, que se havia acidentado e tido grande parte do corpo queimado. Ela ficou com a mão direita 18cm menor que a esquerda. Era uma sexta-feira, reunião das 14h. Quando terminei a oração, perguntei: “Quem, na galeria, foi curado?”. Ela saltava de alegria. Então, pedi que descesse e nos contasse o que lhe acontecera. Toda emocionada, ela dizia: “Isso é incrível, pois é a primeira vez que venho aqui e recebo um milagre deste”.

Quando eu tinha 11 anos de idade – era filho de um pedreiro, bem pobre mesmo –, vi televisão pela primeira vez. Gostei do que vi na telinha e, então, dei as costas para a TV e fiquei olhando o povo que parecia todo hipnotizado. Assim, como já era de Jesus, eu disse: “Senhor, esse negócio de televisão é bom mesmo. Não tem ninguém falando do Senhor ali. Vou Te fazer uma promessa: se Tu me deres condições, um dia vou estar ali falando de Ti”.

Talvez, ao ouvir algo de Deus que o marcara, você tenha questionado: “Como pode ser isso?”. Bem, os assuntos espirituais revelam-se espiritualmente, pela sabedoria e pelo poder divino. Sei que o Pai celeste está chamando muitos para representá-Lo nos anos que virão. Aquele que for convocado não deve deixar o inimigo enganá-lo, pensando que não tem condições de cumprir a ordem divina; pois, quando o Senhor chama alguém para uma obra, Ele mesmo a fará. É preciso crer.

Quem era Elias que desafiou Acabe? Quem era Davi para lutar contra o leão e o urso e, depois, contra o gigante. Deus já tirou água da rocha, extinguiu a violência do fogo, fechou a boca dos leões e está pronto para operar em todo aquele que crê no que Ele diz.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




26 de maio de 2013

UM ATO A SE NOTAR

Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.  

                                                                                                  Isaías 44.22


Não há nada mais triste na vida de um filho de Deus do que cair em pecado, seja este grande ou pequeno. A tristeza que invade o coração, somada à ausência de comunhão com Deus, mais a falta de vontade de orar e a inexistência de poder para resistir aos ataques do maligno fazem o salvo sentir-se a pior das pessoas. Isso é obra do Espírito Santo para que o cristão se arrependa e seja perdoado.

Só há um remédio para quem se deixou levar pelo erro: procurar a quem deu prejuízo ou desonrou e confessar que se arrependeu de suas atitudes. Se aquele que ofendeu alguém vier a falecer, ainda que tenha passado anos chorando diante de Deus, não terá a felicidade eterna que aguarda os que obedecem às direções do Mestre. Enquanto se está a caminho, temos de nos livrar do adversário, para que não sejamos metidos na prisão (Lc 12.58).

Por outro lado, quando alguém se compõe com quem defraudou, desonrou ou fez qualquer outro ato pecaminoso, vai aos pés do Senhor e confessa seu erro, pedindo-Lhe perdão, alcança a misericórdia. Então, seus pecados são perdoados e já não mais existem. Com isso, esse que pecou volta a ter comunhão com o Pai, sua consciência fica em paz e ele pode voltar a andar como se nunca tivesse errado.

O diabo é mestre em fazer dos perdoados seus melhores pescadores, e o pior é que estes gostam disso. Com sua vara de pescar e um anzol enferrujado, conseguem resgatar pecados que já haviam sido lançados no mar do esquecimento há muito tempo (Mq 7.19). Ora, aqueles que são perdoados são chamados para serem pescadores de almas perdidas, e não de pecados que foram tirados da memória divina.

Preste atenção ao que o Senhor diz. De acordo com o profeta Isaías, quando você oferece as condições, o Altíssimo desfaz suas transgressões como a névoa. Será que há, em algum lugar, um especialista que consiga recriar a névoa que o sol desfez? Claro que não, pois aquilo se foi para nunca mais voltar. É desse modo que o Senhor trata as suas iniquidades; quando Ele lhe perdoa e o purifica, aquilo nunca mais existirá na memória dEle.

Dos nossos pecados o Pai também não Se lembrará. Ele prometeu desfazê-los como uma nuvem é desfeita. Em outras palavras, o Senhor está instruindo você a não mais aceitar a sugestão do inimigo de que não há mais jeito para sua vida. Se você seguiu essas orientações e se desfez dos seus pecados, nem mesmo o Pai os trará de volta, pois, assim como a névoa e a nuvem desfeitas, eles não mais existem.

O Senhor aconselha: Torna-te para mim, porque eu te remi. Esse é o segredo que muitas pessoas têm de aprender, pois, apesar de serem salvas, perdoadas e ungidas, continuam a fazer o que a mente delas lhes diz. Aceite o convite, pois tudo já está acertado.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




25 de maio de 2013

QUE SEJA A SUA ORAÇÃO!

Lembra-te, SENHOR, de Davi e de todas as suas aflições. 

                                                                                  Salmo 132.1




Há quem só pense em si, mas no sentido de ter bens materiais, ser curado e viver em prosperidade. Essas coisas são boas, mas elas são concedidas como extensão do Reino de Deus e da Sua justiça, que devem ser buscados em primeiro lugar (Lc 12.31). O homem tem muito mais necessidade do que imagina e, quando sua parte espiritual é completada, as outras também o são.

Davi aprendeu que devia pedir ao Senhor que Se recordasse dele. Esse tipo de oração deve ser feito por todos aqueles que dão a Deus a primazia, a fim de que recebam do poder celestial toda a atenção. Quando o Altíssimo estivesse chamando alguém para uma obra especial, Ele iria lembrar-Se de que tal pessoa quer ser usada. Entenda que o Pai deseja que você se apresente como obreiro.

Se Deus estivesse escolhendo alguém da sua congregação para fazer dele um empresário de sucesso, Ele poderia escolhê-lo para tal? Você estaria pronto para ser usado? Se estivesse escolhendo alguém para financiar a construção de um templo em certa cidade, Ele poderia pensar em você? Davi queria que o Senhor sempre Se lembrasse dele. O mesmo ocorre em relação a você? Deseja ser lembrado pelo Pai celeste?

Para Davi, qualquer mandamento divino deveria ser obedecido. Tudo o que o Todo-Poderoso falava, ele considerava um mandamento, uma ordem da qual não poderia eximir-se. Se houver o mesmo sentimento em você, esteja certo de que o Altíssimo o terá em Sua memória. Agora, quem não for fiel no pouco não lhe será confiado o muito (Lc 16.10). Cumpra o que Deus já lhe deu para realizar.

Quando você vê uma pessoa vendendo o corpo na prostituição, tendo o corpo mutilado a fim de tornar-se o oposto da natureza que teve ao nascer, ou perdendo-se nas drogas, o que o seu coração sente? Quando uma pessoa fraca se insinua para ter um caso extraconjugal com você, qual é a sua reação? Você tem se importado com o destino eterno dos pecadores, ou acha que eles merecem mesmo perecer no Inferno?

Se a obra de Deus não lhe aflige a alma; se o destino dos perdidos, até mesmo dos membros da sua família não lhe importa; como o Senhor Se lembrará de você ao almejar realizar algo a mais pela humanidade. O Pai não tem escolhido algumas pessoas para que elas sejam como uma ilha de prosperidade e felicidade; na verdade, Ele está em busca de servos que desejem ser instrumentos em Suas mãos para cumprir os Seus propósitos.

Deus quer lembrar-Se, a seu favor, de todas as suas provações; por isso, Ele convida-o a entrar pela porta estreita e passar pelo caminho apertado (Mt 7.13). Dessa maneira, você poderá ser escolhido por Ele, a fim de fazer algo que lhe renderá um lucro por toda a eternidade  a salvação.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




24 de maio de 2013

PEÇA UM SINAL DO FAVOR DIVINO

Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me aborrecem e se confundam, quando tu, SENHOR, me ajudares e consolares.  

                                                                                                           Salmo 86.17


Muitas vezes, uma pessoa cai em pecado e é considerada para sempre como má, uma “peste” que deve ser erradicada. Mesmo confessando a quem ofendeu e ao Senhor, obtendo, com isso, o perdão, os outros continuam enxergando-a com olhares maus e não mais confiam nela. Ora, se o perdão foi obtido, se ela vai morar no Céu com Jesus e os salvos, e o próprio Deus não tem nada contra ela, por que essa maldade?

Há casos em que um indivíduo quase cai, mas, ajudado pelo Senhor, recompõe-se a tempo e continua na presença divina. Porém, a sociedade não perdoa e o massacra, taxando-o de perigoso. Com isso, o que ele poderia fazer de bem para todos é descartado, mesmo antes de vir à luz. Qual é a saída para ele: aceitar esse terrível e desumano julgamento ou se livrar dele?

Davi sentiu na pele o que muita gente tem sentido, pois teve uma fraqueza que, na verdade, causou mal a alguém. Mas quem nunca caiu? Em alguns casos, nem houve a finalização, foi só uma tentativa. Os religiosos dos dias de Jesus exigiam que as pessoas fossem apedrejadas até a morte em algumas situações, e isso tem ocorrido com muitas pessoas hoje.

Davi pediu ao Senhor um ato de favor de Sua parte. Isso serve de dica para quem está sob o julgamento moral de quem, muitas vezes, não tem moral para julgar, visto que também já caiu várias vezes. A diferença entre ambos é que, no segundo caso, ninguém sabe o que aconteceu, mas Deus tudo sabe. Por essa razão, o melhor é confessar tudo, livrando-se completamente das mãos do inimigo, e, depois, pedir ao Senhor que mostre um sinal da bondade dEle, a fim de que os acusadores fiquem envergonhados.

Tudo se resolve na presença de Deus. Ele ainda não Se assentou no trono do julgamento, mas o fará um dia. Hoje, o Senhor é seu Advogado e Intercessor, e quer livrá-lo das enrascadas. Portanto, não deixe de se acertar em todos os sentidos, a fim de que seus acusadores não mais tenham o que dizer da sua pessoa, já que você foi justificado pelo Altíssimo.

Assim, ao ver o sinal divino, seus aborrecedores irão confundir-se, e a consciência deles gritará, porque a sua foi liberta. Na verdade, eles também precisam procurar a justificação do Senhor e se acertar, para não sofrerem por toda a eternidade. Deus está interessado em buscar e salvar todos os que se extraviaram e se fizeram culpados, mas, para isso, é necessário pedir a Ele um sinal para bem, conforme fez o salmista.

Não seria bom que agora, enquanto você entendeu o que Deus pode fazer com quem vai a Ele para receber a Sua misericórdia, você se acertasse com Ele, aceitando Jesus como Salvador e Senhor? Fazendo isso, Ele lhe dará um sinal para bem.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




23 de maio de 2013

POBRE FIM DOS PERVERSOS E PECADORES

Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.  

                                                                                                  Salmo 1.5


Se os perversos – pessoas que fazem mal e têm prazer em prejudicar, desprezar outrem por pura perversidade ou inventar algo contra alguém – e os ímpios – aqueles que não têm respeito ao que Deus diz, mas preferem locupletar-se às custas alheias e usar de mentiras para obter favores – prestassem atenção ao fim que terão, passariam a agir de modo diferente.

Há momentos em que temos de entrar em juízo com o Senhor contra algum mal que nos ataca, como uma enfermidade incurável ou duradoura, um ataque do diabo na família, um acidente que pode deixar sequelas ou um problema na área financeira. Isso porque, se o fizermos sem ter o Todo-Poderoso conosco, sem tê-Lo como nosso defensor, não seremos bem-sucedidos.

Os ímpios jamais subsistem no juízo, ocasião em que Deus nos permite levar o nosso adversário diante dEle para sairmos livres da opressão que nos ataca. No entanto, se, pelas nossas ações, tivermos dado motivo para tal investida maligna, antes de entrar em juízo, devemos consertar-nos com o Senhor, confessando o nosso erro e assumindo o perdão que Ele nos dá. Assim, com a assistência divina, sairemos vencedores.

No juízo, o inimigo fará de tudo para nos acusar, e, se não estivermos firmados na revelação da Verdade, esta não nos poderá libertar (Jo 8.32). Por isso, jamais assuma o caminho do ímpio, ainda que ele se mostre mais lucrativo ou prazeroso. O melhor sempre é confiar no Altíssimo, dando-Lhe o senhorio sobre a sua vida, e não ao demônio da tentação. Assim, você nunca perderá uma causa diante de Deus.

Na congregação dos justos só entram os que foram lavados e remidos pelo sangue de Jesus. No entanto, muitos que lá entraram, depois de certo tempo, deixaram-se levar pelo inimigo aos caminhos sujos e perversos. Alguns chegaram a exceder os mais perdidos pecadores. Contudo, eles podem preparar-se, porque não ficarão na congregação dos justos, mas amargarão um eterno prejuízo.

Sendo assim, por que se deixar levar pelas mentiras de Satanás, se é possível viver na presença do único Deus? Ora, o Senhor é onipotente e é amor ao mesmo tempo. Com Ele, você não terá falta de nada e será guardado e protegido do maligno e de suas imundas, destruidoras e malignas setas. Este é um momento para reflexão. Você quer ter o triste fim dos perversos e dos ímpios, ou deseja viver com Jesus para sempre?

Então, antes que seja tarde, tome a decisão mais acertada: seja um filho que dê prazer ao Senhor. O que adianta, por exemplo, ter uma ou várias amantes, se o seu fim será o lago de fogo? Por que não honrar o que Deus lhe deu? A decisão é sua.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





22 de maio de 2013

FUJA DOS ÍMPIOS

Os ímpios me armaram laço; contudo, não me desviei dos teus preceitos. 

                                                                                                  Salmo 119.110


Cuidado com os que não têm respeito pela Palavra, pois são piores do que os perdidos. Aquele que se diz de Deus, mas aceita as sugestões do diabo para se prejudicar, tirar algo de alguém ou causar algum prejuízo iguala-se a Judas Iscariotes, o qual foi possuído por Satanás para trair Jesus. Muitas vezes, pessoas assim estão do nosso lado e são até prestativas ou parecem muito amigas.

O ímpio não pensa duas vezes na hora de atender ao pedido do inimigo para prejudicar você; por isso, o melhor é afastar-se, não dando chance para que esteja ao seu lado. Porém, mesmo longe, o homem mau respira ameaças o tempo todo contra o justo, ressentindo-se da sua prosperidade, felicidade e de como é usado pelo Senhor. Em sua impiedade, tudo o que deseja é satisfazer-se.

Não atenda a nenhum dos seus conselhos, nem se deixe levar por nenhuma das suas propostas, pois todas estão contaminadas com as mentiras do maligno. O que ele vê é apenas o seu propósito sujo, não se importando com suas atitudes. Ele pode, por exemplo, fazer com que uma pessoa fiel ao Senhor deixe de obedecer às ordens divinas, porque, na verdade, não está nem um pouco interessado na salvação dos perdidos.

O ímpio arma todo tipo de laço. Por isso, se o justo não estiver atento, vigiando e em espírito, pode ser levado para a desonestidade, infidelidade conjugal e atos de prostituição. Alguns chegam a aconselhar a própria irmã a trair o marido, e outros sugerem à mãe ou ao pai que arranje outra pessoa. O fato de não amar o Altíssimo os despiu de qualquer predicado do bem.

O segredo para não cair e não imitar os passos do pecador é não se desviar dos preceitos divinos. Ora, não há jeito de se livrar da má influência, a não ser agarrar-se ao que está escrito na Bíblia. O cônjuge que não conhece o Senhor é capaz até de falar ao ouvido da sua metade, na hora da intimidade conjugal, que não se importaria se ela tivesse um caso com outra pessoa. Isso porque da boca do ímpio só sai o que agrada ao diabo.

As propostas dos ímpios vêm no momento mais difícil pelo qual estamos passando: “Larga o marido, sua boba, vai curtir a vida!”; “Deixa de ser otário, o seu empregador está enriquecendo com o seu trabalho, e o que você tem conseguido?”; “Ah! Isso é bobeira, todo mundo faz, por que você não?”. Provavelmente, você já ouviu muitas frases como essas, e a responsabilidade será sua se atender ao ímpio.

Deus nos deu os Seus preceitos para ficarmos livres das armadilhas de Satanás. Esse tipo de pessoa é um mensageiro do maligno para tirá-lo da presença divina e fazê-lo tropeçar e sofrer. Portanto, seja sensato e fuja do ímpio.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




21 de maio de 2013

PRESTE ATENÇÃO AO QUE JESUS LHE DIZ

Mas, agora, vou para ti e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.   

                                                                                               João 17.13


Não há nada melhor do que ter a alegria de Jesus completa em nós. Com ela, resolvemos nossos problemas, conseguimos cura para as enfermidades, ficamos livres das tentações e obtemos o poder que nunca julgávamos ser possível existir em nós. Essa bênção deu aos irmãos do passado força para vencer as mentiras do inimigo e não tropeçar nas pedras que surgiam no caminho.

A nossa alegria não pode ser somente de 80%, pois há muito mais à nossa espera do que pensamos (Ef 3.20). Quem se dedica a buscar o Senhor por meio da meditação da Palavra e da oração tem experiências que o homem natural jamais viu. Isso porque, sem dúvida, meio minuto na presença do nosso Deus vale mais do que toda a existência de alguém que não teve ou não quis desfrutar da comunhão com Ele.

A alegria que invade a alma quando o Pai nos visita é diferente da que sente uma pessoa no momento em que tudo vai bem para ela. Não se iguala, por exemplo, ao prazer de ver os campos produzirem em quantidades nunca antes vistas, ou de testemunhar os filhos serem bem-sucedidos na vida. Porém, infelizmente, há uma porção de indivíduos que frequentam as igrejas, mas ainda não entenderam o plano divino.

A alegria do Senhor faz-nos ir pelos caminhos deste mundo para compartilhar com os perdidos a salvação em Jesus. Ela nos habilita a dar a todos a boa Mensagem, a fazer a oração da fé que cura toda enfermidade e a ajudar pessoas que jamais veremos face a face. Essa alegria é, acima de tudo, preciosa, pura e santa. Quem entra em contato com aquele que a possui não se decepciona jamais.

Com a alegria completa em nós, ficamos semelhantes a Deus. Então, nosso olhar, sorriso e demais atos, ainda que não percebamos, falam mais do que os nossos melhores esforços. Desse modo, vamos conquistando amigos e espalhando o amor de Deus em milhares de lugares. É desse tipo de pessoas que o mundo necessita encontrar, gente que tem solução para os problemas de todos.

Portanto, não dê tréguas ao seu coração e lute para encontrar essa alegria, a qual fará da sua vida uma preciosidade para o próximo. Com ela, você se realizará por completo e conseguirá cumprir o propósito do Altíssimo para a sua existência. Assim, quando partir para a eternidade, do outro lado, encontrará o Mestre, que, sorrindo, irá dar-lhe as boas-vindas ao Reino preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.34).

Os que são sinceros, esforçam-se para cumprir a vontade de Deus e não se deixam levar pelas tentações, mas obedecem aos mandamentos, serão saciados de tal modo que transbordarão com a alegria de Jesus. Seja um deles.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




18 de maio de 2013

O PROPÓSITO MAIOR DE DEUS

E o SENHOR nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao SENHOR, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos perante o SENHOR, nosso Deus, como nos tem ordenado.     

                                                                          Deuteronômio 6.24,25


Nesses versículos, vemos que há bênçãos à espera de quem observa os estatutos: quem temer o Senhor será recompensado com perpétuo bem, será guardado em vida, e isso lhe será por justiça. O segredo é cumprir todos os mandamentos divinos. Como isso é direção que veio dos lábios do nosso Criador, devemos levá-la a sério; afinal, ao cumprirmos os planos divinos, o bem virá até nós.

Temer o Senhor é respeitar a divina vontade em relação à nossa vida. Tudo o que Ele diz no Livro Santo é o que deseja que tenhamos e façamos. Ainda que algumas orientações venham de encontro à nossa vontade, e o homem natural não queira obedecer a elas, o melhor é aceitá-las, pois Ele sabe o que diz. Deus jamais ordenaria algo para nos prejudicar, escravizar ou impedir de sermos pessoas realizadas. Tudo o que o Altíssimo fala é para o nosso bem.

Há recompensa para a obediência: o nosso perpétuo bem. Alguém pode trabalhar com comércio, por exemplo, e ser bem-sucedido nessa área. No entanto, se o Senhor o chamar para fazer algo diferente – como ajudar os necessitados e pregar a Palavra aos pagãos em terras onde há perseguição –, que não lhe trará o lucro financeiro que tem obtido, ele deve preparar-se e ir; pois, na eternidade, será recompensado pela obediência.

Aqueles que cumprem os estatutos divinos serão guardados em vida. Portanto, do que mais precisamos? Com essa declaração do Senhor, Ele obriga-Se a guardar das investidas malignas os que Lhe obedecem. Logo, ninguém deve fazer coisa alguma por decisão própria; mas, se for de acordo com a chamada divina, deve resistir a qualquer diagnóstico ruim e, ao mesmo tempo, reivindicar que seja guardado em vida.

Então, o ato de cumprir os estatutos também lhe será imputado por justiça. Isso significa que, ainda que, em determinado momento, você esteja “no vermelho” por não ter observado bem algum aspecto da Palavra, e o maligno requeira de Deus permissão para atacá-lo, o Senhor considerará que a sua obediência ao chamado dEle é um ato de justiça maior; por isso, Ele não o entregará nas mãos do maligno.

É interessante notar que temos de obedecer, diante do Senhor, ao que nos é pedido com cuidado, para conseguirmos ir bem em tudo. Por isso, devemos estar sempre em comunhão com o nosso Deus e Pai, e, ao tomarmos alguma posição, fazer isso segundo a fé que Ele nos tem concedido. Não podemos cumprir Suas ordens com o semblante fechado, mas, sim, com alegria.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




17 de maio de 2013

A SUA ALMA TEM DE SAIR DA PRISÃO

Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.  

                                                                               Salmo 142.7


A alma de toda a humanidade estava na prisão, tendo em vista que Adão, nosso primeiro pai, ao pecar, colocou-nos debaixo da influência do maligno. No entanto, quando Jesus pagou o preço da nossa redenção, fomos livres da condenação do pecado. Hoje, não temos absolutamente que aceitar nenhuma ordem do diabo, nem mesmo nos submeter aos seus caprichos. Afinal, fomos completamente libertos pelo Filho de Deus por meio de Sua morte na cruz do Calvário.

Se o cristão pecar, ficará novamente na mão do opressor. Então, será preciso uma confissão sincera e verdadeira, bem como um arrependimento completo e total para se livrar do cativeiro do inimigo. Se ele apenas deixar de praticar a iniquidade, ainda não estará livre, pois, mesmo que se tenha passado 50 anos ou mais, é necessário fazer a confissão, já que a antiguidade do erro não irá redimi-lo de sua transgressão.

O Senhor Deus é fiel e justo para perdoar (1 Jo 1.9) e salvar àqueles que se arrependem e aceitam Jesus como Salvador e Senhor. Porém, para os que foram salvos, mas voltaram a cair em transgressão, não há outro modo de conseguir a libertação a não ser confessando seu erro. Só será perdoada a pessoa que confessar e deixar o pecado para trás. Por outro lado, de nada adiantará deixar de pecar, tendo em vista que aquele que não busca o perdão continua nas mãos do inimigo.

Sem liberdade, a sua alma não consegue louvar o Nome do Senhor. Por mais que alguém tente caminhar na luz, se não for libertado da prisão espiritual que o mantém sob a autoridade de Satanás, ele não sairá para a liberdade. Quem aceita o plano da salvação, recebendo Jesus como Salvador, é feito nova criatura e, por isso, não deve mais nada ao diabo (2 Co 5.17). Contudo, se cair em transgressão, terá de confessá-la a Deus.

Quando a igreja está em oração, acontece um fato lindo. O Senhor toma alguns para orar nas línguas dos anjos e, então, na intercessão que fazem, rodeiam a pessoa que foi salva com suas orações, e ela fica de fora da ação do maligno. É maravilhoso o que Deus faz por todos os que Lhe servem na graça que foi derramada sobre eles. Quem já foi liberto deve esforçar-se para não pecar de novo, a fim de que algo pior não lhe suceda.

Se já é salvo, não se submeta à vontade de Satanás, pois, ao aceitar o sacrifício de Jesus em seu favor, você adquiriu libertação completa dos sofrimentos. Agora, pode usar o Nome de Jesus contra qualquer ato do diabo. Por isso, seria bom ver se ainda existe algo de errado em você, e, se houver, desfaça-se disso para sempre. Assim, poderá desfrutar da liberdade que há na fé em Jesus.

Em Cristo, com amor,

R. R.Soares





16 de maio de 2013

A SAÍDA PARA O SOFRIMENTO

E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. 

                                                                                          Marcos 9.21,22


O pai do jovem lunático, ao descrever o sofrimento do filho em resposta à pergunta de Jesus, interrompe bruscamente seu relato e diz ao Senhor que, caso Lhe fosse possível fazer alguma coisa, que tivesse compaixão deles e os ajudasse. Essa tem sido a atitude da maioria das pessoas em todo o mundo: por não conhecerem a vontade divina, não encontram solução para seus flagelos.

O desânimo toma conta de muita gente devido aos males que perduram. A maioria daqueles que, depois de se submeterem a tratamentos, não obtêm a cura, acabam desanimando. É quase impossível levantar uma pessoa sem ânimo, pois já não vê mais esperança para o fim do seu sofrimento. Porém, quando a Palavra de Deus é pregada sob a unção do Espírito Santo, as pessoas sentem que o Pai celeste pode solucionar seus problemas.

No entanto, mesmo sentindo que Deus resolve suas questões, poucas conseguem a bênção, porque tudo o que entendem é que o Senhor pode, mas não sabem como fazer para que o Todo-Poderoso opere na vida delas. Todos sabem que uma usina de energia elétrica tem força suficiente para iluminar suas casas; porém, é preciso que a instalação dos fios e os demais apetrechos sejam finalizados de acordo com as normas. O importante não é só saber que o Senhor é poderoso e bom, mas também como proceder. Essa é a questão!

Será que o Altíssimo criou as coisas de modo complicado? Há alguma impossibilidade para Deus? Claro que a resposta para ambas as perguntas é não. E no nosso caso, como lidamos com as situações? Bem, para nós, há somente um problema que é fácil de ser solucionado: crer. Sem fé, você não receberá o que pede nem aquilo de que precisa. Tudo indica que a falta de fé foi a porta que o pai do jovem abriu para que o demônio entrasse e arruinasse seu filho.

A fé é um dom que você recebe por ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17); dessa forma, você toma conhecimento do que o Senhor tem para sua vida. No entanto, é preciso crer para que as coisas aconteçam. Depois que a fé vem, devemos orar, determinando que se faça o que nos foi dito pela Palavra, e, em seguida, crer. Quem não crer jamais verá a operação divina. Crer é algo que todos podem fazer, mas só consegue fé quem atende ao que o Senhor diz.

Se você não crer, seus familiares e muitas pessoas sofrerão. Mas, se der um bom exemplo, muitas vidas terão ânimo e se levantarão para desfrutar do que Deus tem para elas. Portanto, quando cremos, ajudamos muitos a viverem melhor. Quem crê vê a glória do Pai e participa das operações divinas (Jo 11.40).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




15 de maio de 2013

MEDO DA GLÓRIA DE DEUS

E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo.    
                                                                                       
                                                                                                Mateus 17.6,7


O que deveria trazer-nos um grande benefício poderá prejudicar-nos, se não estivermos preparados. As revelações de Deus sempre nos abençoam, nunca nos causam mal. Nos versículos que estamos estudando, vemos uma atitude estranha de três homens que ainda estavam sendo formados como discípulos. Eles deveriam dar-nos exemplo de como proceder em momentos iguais, mas sentiram medo.

Muitas vezes, o Senhor nos concede uma revelação, mas nos amedrontamos. Ora, Deus jamais nos diria algo que não fosse possível realizar ou nos permitiria tomar conhecimento daquilo que não nos dissesse respeito! Tudo o que aprendermos na divina Palavra será de grande utilidade para nós. Portanto, jamais descarte as revelações contidas nas Escrituras, pois há um propósito divino em tudo o que nos é dito.

Temos de procurar atender aos convites que o Senhor Deus nos faz para estarmos em Sua presença. Às vezes, Ele nos desperta de madrugada, e sentimos uma vontade imensa de orar, mas deixamos para depois, e, com isso, o desejo vai embora, para nunca mais voltar. Se isso ocorrer com você, procure sair da cama no mesmo instante, lave o rosto, vá a um lugar onde possa estar a sós com Deus e derrame o seu coração.

Todas as pessoas que participam de um encontro com o Altíssimo voltam com soluções para os seus problemas e os das demais pessoas. Quem é visitado pelo Senhor Jesus consegue entender o que aos demais não é ministrado. Sob a revelação, até o roupa é branqueada; quanto mais o coração! Com a limpeza que será feita em você, o Espírito Santo poderá usá-lo mais, e, desse modo, você e a sua casa serão abençoados.

Aceite sempre os convites que o Senhor Deus lhe faz; assim, você verá que Ele tinha um plano maravilhoso ao chamá-lo para a comunhão. Quem participa de um encontro com o Todo-Poderoso não deve temer o que Ele lhe ministrará, pois, sendo Deus e Pai, Ele sabe aquilo de que precisamos. Ainda que a glória da divina presença seja maravilhosa demais, só acontecerá com você o que de melhor o Senhor tiver para a sua vida.

Seja sóbrio em tudo, fique vigilante, observe e guarde o que lhe for mostrado. Moisés recebeu de Deus o plano para construir o Tabernáculo e, então, agiu de acordo com o modelo que lhe foi mostrado. O que o Senhor lhe diz é como uma maquete da obra que Ele deseja que você realize. Ao cumprir o que lhe for dito, você receberá das mãos do justo Juiz a recompensa a que fez jus por ter-Lhe obedecido.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares






14 de maio de 2013

FAÇA ISTO SER REAL

De tal sorte que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel. 

                                                                                                     Mateus 15.31


Uma das maiores ordens dada por Jesus aos Seus discípulos foi que curassem enfermos, expulsassem demônios, limpassem leprosos, fizessem paralíticos andar e ressuscitassem mortos. O que o Mestre determinou pode ser entendido no sentido real e no figurado, mas uma coisa é certa: eles não podiam deixar de cumprir isso. Quem se intitula discípulo do Mestre precisa executar o que Ele mandou, ou será achado em falta.

No momento em que a igreja tomar coragem, consagrar-se e partir para cumprir o mandamento divino, o mundo será sacudido pela verdadeira fé em Jesus. Não existe essa questão de que, hoje, Deus está fazendo outra coisa; afinal, Ele declarou que não muda (Ml 3.6). A verdade é que o diabo tem comandado aquilo que se chama obra de Deus e feito os cristãos caírem em suas armadilhas; por isso, os milagres não ocorrem.

Entretanto, não temos de apontar erro de ninguém, mas, sim, atender às ordens do Senhor: realizar a mesma coisa que Ele fazia. Se alguém não quer obedecer, o que podemos fazer? O fato é que não podemos deixar de cumprir a nossa missão, ou também seremos condenados com os rebeldes. Saiba que o pior rebelde é aquele que se diz de Deus, sabe que a ordem está nas Escrituras e, por causa de algum interesse próprio, desobedece ao Senhor.
Todo aquele que decidir fazer como foi ordenado por Jesus descobrirá que era isso que faltava para que Deus o usasse. Está sendo enganada pelo inimigo a pessoa que fica o tempo todo pedindo poder, orando para que os doentes sejam curados, os pecadores, salvos, e uma porção de coisas que o Senhor já declarou que faria. O que está registrado nas Escrituras acontecerá àquele que crê.
Cristo nos deu o exemplo para que O imitemos, mas temos feito da roupa, do carro e de outros bens materiais a meta da nossa vida. Ora, o nosso alvo deve ser agir como o Senhor agia, proceder e fazer como Ele nos ensinou. Enquanto não colocarmos as mãos na massa e não ministrarmos aos sofredores, eles permanecerão no sofrimento. O pior é que também não receberemos do nosso Deus o que nos é devido.
O Senhor Jesus foi claro ao dizer que amava aos que O amavam, aqueles que tinham os mandamentos e os cumpriam (Jo 14.21). Portanto, se você não for curar os enfermos, expulsar os demônios e livrar todo sofredor da opressão maligna, estará fora do amor de Deus e, desse modo, não provará o melhor dEle. Só fica livre das ações de Satanás quem obedece ao que o Filho de Deus determinou. Faça a sua felicidade ser real.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




13 de maio de 2013

PEDRO FOI REPREENDIDO

E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste?   

                                                                                             Mateus 14.31

Não nos podemos esquecer de que Pedro era um homem igual a qualquer outro. Nem o fato de ter-se tornado discípulo de Jesus o fez diferente de nós. A tempestade no mar era fora do comum, e, com isso, os discípulos se alarmaram ao ver alguém andando sobre as águas. Jesus os acalmou dizendo ser Ele e, por um instante, sem pensar no que falava, Pedro disse que, se Ele fosse realmente o Mestre, mandasse-o caminhar sobre as águas ao Seu encontro.

Há coisas que pedimos a Deus sem medir as consequências. Ora, se o Senhor dá as instruções sobre algo e há fé no coração, podemos pedir tal coisa. Mas, se alguma outra razão nos impele a solicitar a ajuda divina, devemos evitar o pedido. Nesse caso, temos de louvar Pedro por ter andado sobre as águas; mas, ao mesmo tempo, pensar nas palavras que Jesus lhe disse, pois parecem uma “bronca”.

Ninguém deve se atrever a fazer o que pensa; porém, se o Mestre responde que podemos fazer o mesmo que Ele faz, nem de longe devemos aceitar que não conseguiremos – seja andar sobre as águas ou no meio do fogo. O que o Senhor nos ordena que realizemos já foi providenciado por Ele. Se deixarmos de crer ou duvidarmos, nós Lhe desagradaremos e, com isso, também poderemos ser repreendidos.

O Senhor destinou aos homens a missão de pregar o Evangelho (Mc 16.15), por isso não nos podemos furtar de ir aonde Ele nos envia. Se estivermos cumprindo Sua vontade, estaremos em Suas mãos. O que Pedro experimentou ao andar sobre as águas nenhuma outra pessoa havia feito. No entanto, ao reparar na força do vento e sentir que poderia naufragar, ele deixou o medo entrar em seu coração e começou a afundar.

Quem estiver sendo guiado pelo Altíssimo, cumprindo algo que Ele mandou fazer, nunca deve reparar nas circunstâncias à sua volta, nem deixar o medo, a dúvida e nenhum outro sentimento invadirem seu coração; do contrário, fará com que a mão divina se retire de sua vida e, então, como um mero homem, não conseguirá realizar nada. A atitude de Pedro fez com que ele fosse merecedor da repreensão.

Para agradar a Deus e ser vencedor, jamais recue na caminhada da fé, pois você ficará sozinho. Obedecer ao que o Senhor lhe diz é a melhor maneira de glorificá-Lo. Portanto, não se apresse a falar com Deus. Primeiro, ouça, medite e, então, quando souber qual é a vontade dEle, tome a sua posição. Após ter determinado que se cumpra o que o Senhor lhe diz, fique firme e inabalável, pois você está dentro da vontade divina.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




12 de maio de 2013

O HOMEM NO ESTADO NATURAL

Atende ao meu clamor, porque estou muito abatido; livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu.   

                                                                                          Salmo 142.6


Na tradução atualizada, a expressão muito abatido é traduzida por muito fraco. Esse é o retrato do homem natural, quando não tem a assistência do Espírito de Deus. As lutas do dia a dia, as tentações e as decepções conseguem abater aqueles que não sabem tirar da fraqueza força. A saída é clamar ao Senhor para que atenda ao nosso clamor e nos livre dos nossos perseguidores, os quais são mais fortes do que nós.

Clamar a Deus não significa propriamente gritar em voz alta, mas exprimir um pedido firme e profundo, proveniente do nosso interior, com mais força que o grito natural. Essa é a oração que, fundamentada no que Deus fala em Sua Palavra, é atendida. Sem dúvida, foi assim que Ismael, filho de Abraão e Agar, orou no deserto em busca da ajuda divina, e foi sob a direção do Senhor que Davi escreveu o pedido desse Salmo.

Os adversários de Davi não eram mais fortes do que os nossos, e o salmista aprendeu que o clamor o ajudaria a se livrar deles. Ora, os que não fazem tal pedido caem nas mãos desses seres perversos, cujo propósito é matar, roubar e destruir (Jo 10.10a). O Altíssimo sabe de tudo o que ocorre conosco e, quando oramos a Ele pedindo ajuda, Ele pode entrar em ação e nos libertar. Deixar de clamar é o mesmo que decretar a própria derrota.

Se o perseguidor moral ataca uma pessoa, não adianta ela ficar dizendo que não vai cair. Quando ele vem para tentar alguém, traz consigo as ferramentas do Inferno que já fizeram muitos sucumbirem à tentação; ao mesmo tempo, os demônios são enviados para cumprir o plano de Satanás. O perseguidor só não acabará com a pessoa que ele pretende oprimir, se ela clamar a Deus, o qual, prontamente, irá socorrê-la.

Da mesma forma age o perseguidor da área financeira. Se você não se livrar dele, sua vida será tão miserável, que você chegará a amaldiçoar a Deus, que nada tem a ver com a sua infelicidade. O remédio inicial é ver onde você caiu, ou que porta abriu para o diabo se aproximar. Isso é possível pela Palavra. O ato seguinte é abrir o coração e pedir a ajuda divina, pois o Senhor é Refúgio, Fortaleza e Socorro (Sl 18.2).

Por fim, quando há perseguidores, você se sente fraco espiritualmente; então, sem forças e sem poder, não consegue resistir. Contudo, ao clamar ao Pai, no mesmo instante, Ele começa a fortalecer você; então, com a fé firme, repreenda toda força infernal. Sem dúvida, os que colocam a fé no Todo-Poderoso são fortificados de tal modo que o inimigo, por mais preparado que esteja, será envergonhado e derrotado.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




11 de maio de 2013

PLANOS DESNECESSÁRIOS

E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias e comprem comida para si.          

                                                                                           Mateus 14.15



O homem é mestre em dar conselhos. Mesmo as pessoas que estão em sofrimento, ao encontrarem outras em situação difícil, sempre tentam orientá-las, apesar de estarem em circunstâncias semelhantes. Se você se deixar ser ensinado, não faltarão pessoas para lhe darem a direção que julgam certa; no entanto, elas não descobrem o que poderá levá-las a conseguir solução para seus problemas. Só Jesus tem a cura para todos os males.

O dia se punha, e os discípulos do Mestre estavam agitados. Eles viram o Senhor parar o que tinha programado para dar atenção aos que O buscaram e, mesmo vendo milagres ocorrerem, não atinaram para o fato de que Jesus tinha muito mais para lhes mostrar sobre a glória de Deus. Chegaram diante do Senhor e, de modo direto, disseram a Ele que o dia estava se pondo e deveria despedir a multidão.

O cuidado de Deus é maior do que o do homem. É claro que Ele não deixaria a multidão ali ao Seu lado, o tempo todo, pois as pessoas tinham outros afazeres. Mas, querendo dar aos discípulos uma lição preciosa, Ele os deixou falar. Como se o Mestre não soubesse, contaram que aquele era um lugar deserto e, como a noite estava chegando, a multidão deveria ser despedida para que fosse comprar comida nas aldeias.

Muitas vezes, tomamos atitudes como a dos discípulos e perdemos tempo. O Senhor não precisa que digamos a Ele o que fazer; na verdade, precisamos ficar de ouvidos abertos para as Suas instruções. Ele é Deus e, por isso, sabe de tudo. O Pai jamais improvisa nem se engana em nenhuma de Suas decisões. O mesmo não ocorre conosco; se não tivermos a Sua orientação, nunca acertaremos.

Nunca diga ao Altíssimo o que deve ser feito. O melhor é perguntar sobre o que devemos falar, decidir ou para onde ir. Os que assim fizerem e prestarem atenção ao que Ele dirá, certamente, serão bem-sucedidos. Se já temos Sua direção, mesmo que pareça que nada funcionará, o resultado provará que Ele sabe o que diz e faz. A Palavra de Deus é Luz para o nosso caminho e Lâmpada para os nossos pés (Sl 119.105).

Como resposta, o Mestre afirmou que os discípulos deveriam alimentar aquelas pessoas, e, sem nada entender, eles responderam que só havia cinco pães e dois peixinhos. Jesus, então, pediu-lhes que trouxessem os alimentos e, após dar instruções e ver que eles as seguiram, abençoou os pães e os partiu. Com isso, todos comeram e ainda sobrou muita coisa (Mt 14.16-20). Com Jesus sempre será assim.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




10 de maio de 2013

CUIDADO COM A SEPARAÇÃO DO ÚLTIMO DIA

Igualmente, o Reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar e que apanha toda qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos e separarão os maus dentre os justos.  

                                                                                                 Mateus 13.47-49


Há muitas coisas que fazemos e usamos que têm uma importância tremenda para entendermos a Verdade. Uma delas é a pescaria com a rede, como ensinou Jesus. Segundo Ele, o nosso trabalho de evangelização traz para a igreja uma multidão de pessoas, as quais, se não se emendarem, mas continuarem a ser más, na consumação dos séculos, serão lançadas fora do Reino de Deus. É bom ver o que você tem feito, pois essa sentença é certa.

A mensagem é como uma rede que apanha toda qualidade de peixes. De vez em quando, ouvimos falar de muitos cristãos que fazem as maiores aberrações, como só os ímpios ousam fazer. Essas pessoas se enganam completamente, pois podem até ludibriar o pastor, ou as ovelhas, mas não conseguirão fazer isso com os anjos de Deus. O Senhor avisou que não levará a rede cheia de peixes para o Céu, e sim somente os bons.

Existem outras passagens bíblicas nas quais Jesus tratou desse assunto, usando palavras e comparações diferentes. Em uma delas, Ele avisou que todos aqueles que causam escândalos não serão admitidos no Seu Reino, mas, sim, lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes (Mt 18.7-9). Isso não foi dito por um pregador radical, mas por Aquele que é manso e humilde de coração, o qual sabe de tudo e é Deus (Mt 11.28,29).

Já houve quem comentasse que o Senhor é muito bom e, por isso, não lançará ninguém fora. No entanto, quem pensa assim acha que, por Ele ser tão bom, deixará que pessoas que não quiseram se converter, preferiram submeter-se às tentações e causaram mal ao próximo, promovendo escândalos e, com isso, impedindo muitos de entrarem para a vida eterna, entrem para estar ao lado dos fiéis.

Se as advertências feitas por Jesus não têm o peso que Ele deu a elas, como podemos acreditar que Suas promessas serão cumpridas? Se Cristo exige que andemos de modo digno da vocação com que fomos chamados, não podemos acreditar que Ele fechará os olhos para o procedimento errado de alguns. A verdade é que o juízo será sem misericórdia, e, por isso, precisamos resistir a toda tentação para não sermos surpreendidos no último Dia.

Por que acreditar naquilo que não foi prometido? O melhor é preparar-se agora para não ser desclassificado no grande Dia. Esse é o melhor momento para você ir a Deus e conseguir o favor divino para mudar a sua vida por completo e para sempre.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares