23 de janeiro de 2016

O ERRO DE LÓ

************************************************************************************************

Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro.  

                                                                                      Gênesis 13.11


É preciso vigiar para não cair em tentação. A Palavra adverte que o pecado bate à porta. Quem vive na presença de Deus jamais cederá ao maligno, pois, se buscar a direção do Céu para as propostas apresentadas, receberá entendimento a fim de vencer. Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito Santo, mas os conduzidos pelo inimigo fazem dele o seu pai.

Quando algo lhe for apresentado, ore para não decidir por algo contrário à vontade divina e, consequentemente, à sua felicidade. As tentações fascinam; a preocupação com as coisas necessárias à existência engana, e o desejo de desfrutar do que Deus não deu torna a Palavra infrutífera. Até mesmo o fato de ver quão grande você se tornou pode ser armadilha do Inferno. Portanto, vigie e ore!

Se não houver certeza acerca do rumo a tomar, peça um tempo para obtê-la. Isso é melhor do que empenhar a palavra e, depois, ver que a escolha foi ruim. Quem fica por fiador de alguém deve desobrigar-se desse compromisso, a fim de não pagar pelo que nada usou. Após consultar o Senhor, espere pela resposta dEle. A impaciência não significa sim.

Ló levantou os olhos e viu o que não deveria, embora aquilo fosse verdadeiro. Se tivesse pedido orientação aos Céus, a história teria sido diferente. Por duas vezes, não perderia tudo. Se tivesse enxergado com os olhos espirituais, teria tomado outra decisão. Por certo, ele aprovava a confusão que os seus pastores faziam com os de Abraão. Ora, quando um negócio começa mal, termina mal, pois não é de Deus.

Mais tarde, ao ser resgatado por Abraão, deveria ter avaliado sua atitude e pedido que o tio o deixasse voltar ao convívio dele; porém, o orgulho não deixou que Ló agisse corretamente. Por isso, tal episódio passou como normal. Avalie o porquê de tantas situações negativas estarem acontecendo em sua vida, pois a maldição sem causa não se cumpre (Pv 26.2), e procure se acertar. Quem caminha nas trevas tem um andar vacilante, mas, na luz, não há tropeço.

Quando o espírito do erro domina uma pessoa, ela não reconhece nem se retrata, mesmo sabendo que está no caminho mau, pois o seu senhor, o demônio, odeia a felicidade. Não continue a caminhar nas trevas, busque andar na luz; ou, então, prepare-se para as coisas ruins que acontecerão em sua vida. Agrade ao Senhor, pois, por certo, Ele atenderá os desejos do seu coração.

Não é feio confessar o pecado, e sim continuar nele. Os que caem têm o direito de recomeçar. O Pai há de satisfazer-lhe desde que você queira mudar. A história de Ló teria sido outra se ele tivesse andado na luz. Contudo, ele escolheu o que viu, partindo para fazer a própria vontade e apartando-se de seu tio.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_____________________________________________________________________________

Oração do Dia

Justo Juiz! Por amares Ló, quantas vezes tocaste no coração dele, dizendo-lhe que a sua decisão estava incorreta. Porém, como acontece com muita gente que quer o sucesso material a qualquer custo, ele não Lhe deu ouvidos e pagou caro por isso.

Ele estava bem ao lado de Abraão, sendo alimentado pela fé do patriarca. Por isso, não deveria abrir os olhos sem a Tua direção. Ao fazer isso, o enganador lhe mostrou o quanto poderia ser “grande”. Ora, alguém crescerá sem a Tua ajuda? 

Que essas lições sejam enraizadas em nós, para que jamais tomemos decisão fora de Ti. Temos de viver alegres, pois, sendo Tu o nosso Guia, triunfaremos. Que isso seja verdade na vida dos meus leitores!



22 de janeiro de 2016

O SEGREDO DOS PAIS

***********************************************************************************

Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.

                                                              Salmo 22.4


Antes da vinda de Jesus, Deus falava com o povo por meio de sonhos, visões e pelo que estava registrado nos livros que, mais tarde, comporiam a Bíblia. Hoje, no entanto, Ele nos fala por intermédio de Seu Filho, na revelação da Sua Palavra. Temos de aprender o que precisa ser feito para que o poder divino entre em ação em nosso favor, ajudando-nos na solução dos problemas, assim como ocorria nos dias bíblicos. Então, teremos motivos a mais para glorificarmos o Senhor.

Os patriarcas e os chefes das famílias hebreias sabiam que deveriam orar e, depois, confiar, pois somente assim as petições são respondidas. O mesmo devem fazer todos os que servem a Deus hoje, pois esse registro vale como exemplo. Não há mágica na fé, mas obediência ao que o Altíssimo nos mostra e ordena. Os que não atentam para o fato de que o Senhor é Deus e, por isso, deve ser respeitado, quando precisarem, não O terão como tal a seu lado.

Uma ligeira olhadela nos relatos bíblicos deixa-nos com a impressão de que os servos daquele tempo tinham uma assistência divina maior do que a que temos hoje e, por isso, eram atendidos de pronto. No entanto, isso não é verdade, pois eles também passaram por momentos angustiantes, quando parecia que Deus os havia abandonado; porém, como eram obedientes, permaneceram firmes. A repetição de que confiaram mostra que não foram libertos imediatamente.

O salmista que Deus usou para escrever esse Salmo, o qual fala bastante sobre o que aconteceria com o Filho de Deus em Sua vinda, dá a entender que aquele povo nem sempre conseguia a resposta prontamente. Entretanto, mantendo-se confiante, era liberto. Sem dúvida, esse fato é uma lição para quem precisa de libertação de qualquer problema. A divina mão jamais deixará de operar em favor daquele que deposita sua fé em Quem é fiel cumpridor do que promete (Hb 10.23).

Desde a criação de Adão, o Onisciente deixou claro que era de muitíssima importância crer no que Ele falava, e quem não o fizesse morreria. Foi exatamente isso que ocorreu com os nossos primeiros pais. Mais tarde, a coisa ficou mais séria, pois, com a entrada de Satanás em nosso mundo, os seus demônios passaram a fazer de tudo para que as pessoas não fossem mais abençoadas. Para tanto, eles levavam a humanidade a perder a confiança no Senhor.

Na parábola da viúva e do juiz iníquo, Jesus falou que aquela mulher ia sempre à porta daquela autoridade para lhe pedir justiça. Ao repetir isso por vários dias, o magistrado ficou incomodado e, então, disse a si mesmo que, apesar de não temer a Deus nem respeitar homem algum, faria justiça àquela senhora que tanto o importunava. A seguir, o Mestre disse que deveríamos observar a decisão daquele juiz, afirmando que Deus faria justiça bem depressa (Lc 18.1-8).

Eles confiaram, mas não ficaram parados. Enquanto aguardavam que a justiça viesse, sem dúvida, lembravam ao Senhor todos os dias sobre o que queriam; com isso, por certo, conseguiam ver onde estavam errando. Quando Abraão disse a Deus que seu herdeiro seria o mordomo damasceno, o Senhor lhe avisou que Ele não tinha defeito algum, pois era o Todo-Poderoso. A seguir, ensinou ao patriarca hebreu que ele deveria andar em Sua presença e ser perfeito (Gn 15.2-4; 17.1).

Em Cristo, com amor, 

R. R. Soares
___________________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus! É assim que Te conhecemos, pois, em toda a Bíblia, vemos que quem confiou em Ti jamais se decepcionou. Muitas vezes, achamos que não temos problemas, mas, quando perseveramos na oração, aprendemos que eles são numerosos.

Vamos confiar em Ti em todo o tempo, para que a Tua obra seja feita. Por certo, Tu hás de nos mostrar o que precisamos fazer para que operes em nosso favor. Tu és o nosso Refúgio, a nossa Fortaleza e o nosso Socorro bem presente na hora da tribulação.

O que nos faz perseverar em oração é a promessa de Jesus de que tudo o que pedirmos, ou determinarmos, em Seu Nome nos será feito por Ele mesmo. Então, estamos aqui para receber o Teu favor e já Te agradecemos por ele. Vem nos livrar e salvar.