22 de outubro de 2015

QUANDO DEUS SE RETIRA


*************************************************************************************************

Então, ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força. 

                                                                                          Juízes 16.19


Por várias vezes, Sansão brincou com a Verdade e descobriu tarde demais que viver em consagração é melhor do que desfrutar daquilo que a Palavra proíbe. Chegará o dia em que a presunção se mostrará fraca e falsa, o que realmente é. O melhor é ser temente a Deus, pois, desse modo, você jamais será confundido. Todas as palavras do Senhor se cumprirão, quando você crer e não se deixar levar pelas mentiras do inimigo. Seja fiel sempre!

Sansão veio ao mundo por ordem expressa do Altíssimo. Sua mãe, que era estéril, ao ser visitada por um anjo do Senhor, recebeu a notícia de que daria à luz um filho que seria nazireu desde o ventre. Por isso, ela e o marido deveriam observar algumas coisas. Era tudo o que Manoá e sua mulher queriam ouvir, pois, sem dúvida, já estavam orando há muito tempo para terem um filho. A promessa era que ele libertaria Israel da opressão dos filisteus.

Como era muito forte fisicamente e, por isso, achava-se forte na alma também, Sansão se deixava levar pelas tentações e, desse modo, andava correndo perigo. Ora, quem fica perto do fogo pode se queimar um dia. Por mais que se esforce, cairá em pecado em um momento de fraqueza. A Bíblia diz que o diabo anda ao nosso derredor, bramando como leão, procurando nos tragar (1 Pe 5.8). Fuja dele!

Aqueles que querem obter o favor divino precisam observar as orientações do Senhor sobre qual deve ser o procedimento dos Seus servos. Em qualquer situação, mesmo que as circunstâncias mostrem que determinada prática não irá dominá-lo, não ceda, porque, se cair em pecado, a coroa da sua cabeça será tirada. Mesmo que a mancha tenha sido lavada no sangue de Cristo, ela continuará viva na mente de muitas pessoas, e isso poderá prejudicá-lo muito no futuro.

Vendo que Sansão os impedia de subjugar Israel, pois não podiam vencê-lo por meio de enfrentamento físico, como ocorreu quando ele feriu mil deles com uma queixada de jumento, os filisteus procuraram Dalila, para que ela descobrisse a razão de tamanha força operar nele. Eles sabiam que aquilo não era natural, mas especial, e, se fosse tirado de Sansão, ele ficaria enfraquecido.

Uma mulher maldosa sabe levar um homem à loucura, por isso quem se aproxima dela só escapa se estiver firme na Palavra. De tanto pedir que lhe revelasse o segredo do seu poder, um dia, Dalila conseguiu que Sansão abrisse o coração e revelasse o que jamais deveria ter contado. Ele não aguentou a insistência daquela que foi enviada para derrotá-lo com seu charme e falsidade.

Infelizmente, Dalila o persuadiu – isso, inclusive, lhe renderia um bom dinheiro – e Sansão falou demais, contando-lhe o segredo, e ficou sem os seus cabelos. Quando ela gritou que os filisteus vinham atacá-lo, enganado pela mentira que vivia, ele achou que poderia vencê-los; porém, Deus já Se havia retirado dele.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
__________________________________________________________________________

Oração do Dia

Senhor! Teu plano é sempre maravilhoso e único. Para que Israel fosse liberto das opressões do inimigo, fizeste uma mulher estéril ter um filho, mas, como não vigiou, ele Te frustrou.

Isso precisa nos servir de lição para não abandonarmos os Teus preceitos! Se não vigiarmos e não orarmos, cairemos nos laços do maligno e faremos muitos se lamentarem da nossa negligência. A nossa vida deve ser contada como uma bela história escrita por Ti.

Que jamais venha ser dito que Tu Te retiraste de nós! Usa-nos como tens dito a nosso respeito, levando muitos a serem gratos por nos teres feito cumprir a Tua santa vontade. Assim, serás louvado pelos Teus lindos planos. Obrigado!


20 de outubro de 2015

FAZER NOTÓRIO O NOME DE JESUS

**********************************************************************************************

Então, chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se o seu nome Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?

                                                                                      Êxodo 15.23,24


Assim como Moisés buscou um lenho que Deus lhe mostrou para lançar nas águas de Mara, a fim de que se tornassem próprias para beber, temos de buscar madeira na Montanha Santa – a Bíblia – e lançá-la na Fogueira Santa, o Evangelho. Se as águas que você tem bebido não são as que Deus dá aos Seus, peça a Ele que lhe mostre o versículo certo, o qual fará o fogo divino ferver as revelações do Senhor.

Buscar o lenho é um trabalho que Deus colocou sobre as nossas costas, e devemos fazê-lo com a ajuda dEle. Toda vez que encontrarmos tal madeira – a direção do Senhor pela Palavra –, temos de lançá-la imediatamente nas águas amargas, que são parecidas com as potáveis, porém não nos sacia a sede. Não importa o lugar dos problemas; com o lenho, simplesmente transformamos a situação adversa.

As águas são as revelações da Palavra, que devem ferver dentro de nós como algo insaciável e, portanto, como uma sede que não passa com nada, a não ser com a Água da Vida, a qual é o Senhor em Sua forma eterna. O nosso desejo para que a promessa se cumpra em nós tem de ser como o que um drogado sente pela droga. Com o lenho colocado na presença de Deus, jogado nos problemas, a solução virá.

Essas águas nos limparão de todos os desfeitos, erros e pecados e, com isso, conseguiremos nos livrar desses “senhores” que nos aprisionam e não nos deixam chegar diante do Onipotente para viver de modo digno. Aquele que se diz liberto por Jesus precisa saber que o sinal de que isso é verdade é visto quando não mais se deixa dominar pelos maus pensamentos, pela vontade de pecar, mas sente repulsa pelo erro.

O propósito de lançar o lenho é para que Deus possa operar em nós sem limites, fazendo coisas que só encontram paralelo nas páginas das Escrituras Sagradas. Então, veremos que podemos fazer as mesmas obras realizadas por Jesus e, em alguns casos, até maiores. Não há como a nossa fé falhar, pois, tendo a Madeira nas mãos, a solução já está garantida. Deus jamais deixará de atender ou fechar os ouvidos à nossa voz.

O Senhor quer fazer notório o Seu Nome aos adversários – os demônios. Isso significa que não teremos limitações em nossa caminhada, a não ser no que a Bíblia nos informa que não podemos fazer. Então, os espíritos maus, vendo o Todo-Poderoso Deus operar por nós, respondendo as nossas orações e nos ajudando em tudo, desesperadamente fugirão de nossa presença, pois a obediência coloca o fogo divino em ação.

Satanás e os seus demônios fazem de tudo para que os salvos não entendam o plano de Deus, pois, desse modo, ele pode intervir neles e fazê-los atender aos seus caprichos e não ser mais ameaças para o reino das trevas. Porém, se estivermos cheios do Espírito, desfrutaremos do melhor da vida e daremos o justo louvor ao Pai celestial.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_____________________________________________________________________

Oração do Dia

Senhor! Teu plano é nos concederes as Tuas operações para sermos vitoriosos em nossas batalhas. O Inferno tem trazido várias doenças consideradas incuráveis e, com isso, esfriado o amor de muita gente.

Mostra-nos o lenho certo, como fizeste a Moisés. Com isso, haveremos de cortá-lo e lançá-lo no Teu fogo que já está aceso desde os dias de Jesus por aqui. O lenho há de transformar o que estiver torto ou influenciado pelo diabo. Obrigado, Senhor!

O Teu Nome precisa ser notório aos Teus adversários. Eles precisam ouvir que Tu não estás em silêncio, mas trabalhando por meio da Tua Igreja, pois, assim, tremerão diante de Ti. Tudo isso pedimos para que Tu sejas glorificado. Amém!


12 de outubro de 2015

SENHOR DAS COISAS TERRÍVEIS

*****************************************************************************************

Quando fazias coisas terríveis, que não esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face.

                                                                             Isaías 64.3


A boa notícia é que o Senhor nunca mudou e jamais mudará (Hb 13.8). Isso deveria estar sempre em nossa mente. Ainda que tudo tente provar que não é bem assim, sabemos que o Altíssimo pode realizar qualquer coisa. Por isso, podemos esperar que Deus faça as mesmas obras terríveis – maravilhosas – do passado. Assim, teremos livramentos sensacionais, os quais o homem nunca viu nem imaginou ser possíveis. Sem dúvida, não sabemos quão poderoso e lindo é o nosso Pai.

Apesar de muitos não esperarem mais nada do Senhor, Ele pode fazer tudo pelo povo que O ama e Lhe serve(1 Co 2.9). Seu poder e Seu amor são imensuráveis; por isso, jamais deixe o inimigo inculcar em você algum pensamento que diminua o poder e a disposição de Deus para socorrer e ajudar aqueles que creem nEle. O Senhor é especial em todos os sentidos.

Não tente limitar Aquele que é ilimitado, pois isso é impossível. A Palavra declara que, operando o Senhor, quem O impedirá (Is 43.13). Prepare-se para ver a glória do Pai em toda a sua extensão, cobrindo a sua vida e levando-o a experimentar o melhor que Ele tem preparado para os que fazem parte da Sua família. Jesus disse a Natanael que ele veria coisas maiores, pois estava diante dAquele que tudo vê e responde às orações que Lhe são feitas (Jo 1.50).

O Altíssimo nos surpreende com operações que jamais imaginamos. Nas Escrituras, veja o número de intervenções do Senhor em prol daqueles que depositaram a fé nEle e, com isso, a sua fé crescerá. Se, algum dia, você precisar do agir de Deus, creia e clame a Ele, seguindo a Sua direção. Com certeza, você não se arrependerá de ter confiado nEle. O Senhor é fantástico em Seus feitos e atende aos que oram a Ele.

O Todo-Poderoso desce sobre os filhos dos homens, e os que são considerados importantes se derretem. Diante da face dAquele que é fogo consumidor, vai um poder que não se compara a nada que o homem já viu. Por que não vivemos mais na presença do Pai? Ele não economiza poder quando tem de socorrer os Seus e é tão perfeito em Suas ações, que não deixou sequer que os cabelos dos três jovens hebreus chamuscassem ao serem lançados na fornalha (Dn 3.27).

Os filhos de Israel ficavam aterrorizados quando Deus falava com Moisés, pois viam o monte fumegar. Aquilo era um pouco da glória divina, porque não tinham condições de ver além disso. O novo nascimento nos deu condição de nos apresentarmos diante do Senhor e termos comunhão com Ele. Isso não vem pelo querer humano, mas é dado a quem tem os Seus mandamentos e os guarda (Jo 14.21), pois se tornam um com o Senhor, e Jesus Se manifesta a eles.

Quando Deus fala com o homem hoje, coisas extraordinárias ocorrem no mundo espiritual. Então, basta crer para ver a glória do Senhor realizar o que Ele lhe tem proposto, porque grandes coisas estão a caminho. Que Deus lhe conceda a capacidade de ouvir e cumprir as missões que Ele lhe dá. Quando menos esperar, você verá obras maiores sendo realizadas.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
______________________________________________________________________________
Oração do Dia

Deus maravilhoso! Só com a Tua ajuda poderemos ficar diante de Ti quando fazes o que chamas de coisas terríveis. Por nós mesmos, jamais contemplaremos a face de Quem do nada criou o Sol e as estrelas.

Precisamos crescer diante de Ti, por isso nos deixa ver o que tens preparado para ser mostrado à nossa geração. Não queremos passar pela vida sem Te conhecer. Queremos Te ver em Tua beleza e Teu poder.

Vem, Senhor, nós Te aguardamos. Vem de tal modo que os montes se derretam ante o Teu resplendor e a Tua glória. Queremos ver e participar das grandes coisas que fazias e farás quando for necessário. Nós Te amamos por seres o mesmo de sempre.


7 de outubro de 2015

SUPRINDO NECESSIDADES

**********************************************************************************************************

Porque a administração desse serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também redunda em muitas graças, que se dão a Deus.

                                                            2 Coríntios 9.12


O pregador sábio ensina seu povo a devolver o dízimo, ofertar e atender aos toques que o Santo Espírito lhes dá no sentido de investir na obra de Deus. Então, sua igreja será viva, cheia de vencedores e, com isso, ela terá condições de evangelizar mais, ofertando Bíblias e demais escritos que levam a mensagem sadia do Evangelho aos perdidos e sofredores. Não podemos pregar um Deus poderoso e viver miseravelmente.

Onde a Verdade não é pregada, o povo vive mal e, por isso, nunca dá bom testemunho da fé. Falar do Senhor é fácil, porém mostrar que Ele vive em nós é o que fará os perdidos crerem no Evangelho. Quem não menciona a obrigação de entregar dízimos e ofertas esconde o Senhor do povo. Quando os perdidos reparam em como muitos salvos vivem, sequer dão ouvidos ao Evangelho, que é a solução para todos os problemas.

Faz grande mal para a obra de Deus quem não prega nem vive a Verdade. Então, até os que mais se consagram ao Senhor, por não conhecerem suas obrigações e seus direitos em Cristo, vivem mal. O diabo, que se esforça para manter o povo na ignorância, torna-se mestre deles. Com isso, em vez de buscarem Aquele que multiplica farinha e azeite, afastam-se dEle, condenando os bem-sucedidos na fé. Misericórdia!

Apesar de salvos, muitos têm necessidades; por isso, temos de nos comunicar com eles por meio da Verdade. Não é certo enganar quem está indo para o Reino dos Céus, privando-os do ensinamento de entregar a Deus o que pertence a Ele. A bênção não deve ser vendida nem escondida. Quem retém o dízimo e as ofertas alçadas é amaldiçoado; no entanto, as janelas dos Céus são abertas para quem cumpre a ordem divina.

Sobre o que devemos pregar: bênção ou maldição? Nem precisamos responder, não é verdade? A maior orientação que podemos dar aos santos é mostrar-lhes a obrigação para com a obra de Deus, ensinando-os a ser fiéis nos dízimos e nas ofertas, ainda que só tenham material para fazer o último bolo. Assim como o Senhor falou por Elias, também está falando conosco e por nosso intermédio.

Se você não tem sido fiel na parte financeira, por certo, o inimigo tem feito muita coisa ruim em sua vida. Quem nega a Palavra perece, mas quem crê nela e cumpre os seus requisitos torna-se bem-sucedido em tudo. Veja se as suas ações permitiram que o diabo entrasse em sua vida e o mantivesse em cativeiro. Depois, vá a Deus, confesse seus erros e repare-os. Então, verá que Ele é bom. Faça isso agora!

Toda obra que o Altíssimo estabeleceu para ser executada, se atendida, trará a recompensa prometida, suprindo as suas necessidades e, ao mesmo tempo, redundando em muitas graças que serão dadas a Deus. Não fique esperando que lhe deem um peixe, mas aprenda a pescar. Essa atitude, além de suprir suas faltas, suprirá as de outros também.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus supridor! Não há sofrimento em qualquer parte do mundo que não tenha a sua origem no pecado de Adão. Porém, o poder para suprir toda falta já nos foi dado na obediência à Tua Palavra. Por isso, estamos aqui para reivindicar esse direito.

Os irmãos que se dão à irresponsabilidade de retirar partes da Tua Palavra têm de parar com essa maldade. Quem suprime o direito de alguém participar do Teu suprimento também se suprime diante de Ti.

Queremos ouvir os gritos de aleluia, porque proveste as necessidades dos nossos irmãos em Cristo. Embora isso pareça difícil para muitos, sem dúvida, eles provarão que basta serem fiéis, para que Tu respondas suas orações. Obrigado! 



5 de outubro de 2015

UM ERRO CRUCIAL

*****************************************************************************************************

E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, porém não com coração inteiro. 

                                                                     2 Crônicas 25.2


Uma linha de maldade passou pelo reino de Judá, quando o rei Josafá cometeu um grave erro, casando seu filho Jeorão com Atalia, filha do perverso Acabe, rei de Israel. Jeorão era um homem mau, pois, tão logo se fortaleceu, matou todos os seus irmãos. Ao morrer, foi escrito que se foi sem deixar saudades. Acazias, seu filho mais novo, assumiu o reino e se mostrou ruim também. Por isso, foi morto por Jeú, enviado de Deus.

Ao ver que Acazias era morto, Atalia mandou matar seus netos e assumiu o reino. Por obra divina, Joás, o caçula de Acazias, foi poupado e criado pelo sacerdote Joiada, que, depois, levantou Joás como rei com apenas sete anos de idade. De início e enquanto Joiada vivia, Joás se portou como homem de Deus; porém, quando o sacerdote morreu, ele se deu à idolatria. Por isso, foi morto pelos seus servos. Péssima linhagem!

Nesse estado de coisas, Amazias, filho de Joás, assumiu o reino. Dele foi escrito que fez o que era reto aos olhos do Senhor, porém não com o coração perfeito. Isso é um detalhe de suma importância que nos serve de lição. Se fizermos tudo o que é reto diante de Deus, sem sermos perfeitos na fé em Jesus, um dia, seremos instigados pelo maligno a fazer coisas que nos atrapalharão.

Examine-se e veja se, escondido em seu coração, há desejos por práticas erradas, embora você não as faça agora. Cuidado! Gostar de pensar nelas e delas tomar inspiração, mais cedo ou mais tarde, poderá levá-lo a cair nas ciladas do inimigo. Você deve ser perfeito para com o Pai, recusando terminantemente o que venha do diabo: desejos imundos ou vontade de prosperar a qualquer custo, dentre outras ações.

Toda anormalidade vem do diabo. Os servos do Altíssimo devem prontamente recusar essas ofertas “inocentes”, mas infernais. Se você gosta de assistir a novelas só para ver o que vai acontecer, observa as chamadas modelos em suas fotos sensuais, não vê nada de errado em duas pessoas do mesmo sexo se “casarem”, não considera suborno uma autoridade receber algo para aprovar um projeto, dentre atitudes do tipo, você está em perigo eterno.

O coração imperfeito de Amazias permitiu que os homens de Judá, quando venceram os edomitas, pegassem vivos dez mil deles e os levassem ao cume mais alto da rocha. De lá, foram lançados no abismo, onde se arrebentaram. Um coração imperfeito é capaz de atitudes que os servos do Senhor jamais teriam. O ódio entra no lugar que Deus deveria ocupar e pode levar tal pessoa a fazer o que nem entre os perdidos ocorreria.

Examine-se! Se descobrir algo errado, entre em demanda com o Senhor para ter o seu coração puro, sua alma santificada e estar preparado para o serviço cristão aonde Ele o enviar. Os dias finais de Amazias também foram tristes, e, como seus pais, ele se deu à idolatria dos edomitas, pois pegou os seus deuses e serviu a eles. Misericórdia!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_______________________________________________________________________

Oração do Dia

Único Deus! Não deixes que Te sirvamos com o coração dividido, pois não queremos ser usados pelo diabo nem Te entristecer com nossas ações. Que tudo o que há em nós bendiga o Teu santo Nome!

Ocupa o nosso coração, tirando a falsidade e a mentira que o inimigo tem conseguido colocar em nós. O que nos importa é Te ver ocupando o nosso ser. Assim, poderemos dizer que somos um Contigo.

Tua obra precisa da nossa fidelidade e santidade. As pessoas não podem ter nenhum outro sentimento a nosso respeito, a não ser o de que somos Teus servos. Ajuda-nos a nunca cair nas armadilhas do inimigo. Amém!


2 de outubro de 2015

NOVA E VIVA REALIDADE

*************************************************************************************************

Assim diz o teu Senhor, JEOVÁ, e teu Deus, que pleiteará a causa do seu povo: Eis que eu tomo da tua mão o cálice da vacilação, as fezes do cálice do meu furor; nunca mais dele beberás. 

                                                                                         Isaías 51.22


Deus não faria um anúncio como esse se não fosse da maior importância; portanto, toda a atenção deve ser dada ao que Ele fala. Sem dúvida, ao tirar o cálice do sofrimento das nossas mãos, Ele nos libertaria do império da maldade. Com isso, o diabo não poderia nos manter sob sua sujeição e, assim, terminaria o que antes parecia infindável, como se fora a nossa missão na Terra, e a felicidade nos abriria a sua porta.

Ele Se identifica como o Senhor, nosso Deus. Então, não estamos diante de algo que não iria acontecer, pois, se Ele viesse a ser derrotado nesse pleito, como ficaria diante de Si mesmo ou do inimigo. Porém, derrota para o Senhor e para nós está fora de qualquer cogitação, porque Ele é o Todo-Poderoso e, ao mesmo tempo, o nosso Deus. Firme-se nessa declaração e conheça o poder dela.

O Altíssimo afirma que pleitearia a causa do Seu povo, o que já foi realizado na morte de Jesus no Calvário. Hoje, pedir a Ele que pleiteie a causa dos Seus filhos é transferir-se para o Antigo Testamento, quando já estamos na Nova Aliança, a qual é melhor e foi feita sobre superiores promessas (Hb 8.6). Temos de acreditar que a nossa causa foi requerida pelo Senhor; por isso, devemos exigir o que nos foi feito e Ele o fará.

O pecado de Adão colocou na mão do homem o cálice da vacilação para ser bebido, e muitos ainda o mantêm. Embora tenham sorvido bastante dele, ele continua cheio do ódio do diabo para com a raça humana. Não beba mais desse cálice, porque as promessas de Deus têm o sim em Jesus. A atitude do cristão nos dias de hoje deve ser positiva em tudo.

Deus compara o que existia de maldade no cálice da vacilação com fezes; por isso, jamais queira voltar ao estado que o homem tinha antes do Calvário. Não há nada de bom, ou que sirva de alento, para o ser humano na taça que milhões de pessoas ainda sorvem. Pelo fato de não conhecerem o que foi feito na morte de Cristo, temos de fazer o possível para que aprendam que podem mudar de cálice.

Para terminar com a Sua desaprovação em relação ao cálice da vacilação, o Senhor mostra Sua revolta, classificando esse estado de coisas com palavras fortes demais, mas verdadeiras. A ira de Deus contra o pecado é tão grande, que Ele chama o conteúdo desse recipiente de fezes do Seu furor. Sendo tão intragável, por que tantos bebem dele? A razão é não conhecer a Verdade.

Deus nos informa que nunca mais beberíamos dessa taça. Todos podem deixar a vacilação, passar a ter uma fé firme em Jesus e viver o melhor dEle. O Altíssimo nos dá o cálice da salvação para adquirirmos poder e nos livrarmos das garras do maligno.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
___________________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus maravilhoso! Obrigado por nos enviares tais palavras de conforto, que anunciam uma nova e viva esperança. O nosso coração se alegra e comemora o fato de não mais termos de nos submeter às mentiras do inimigo e podermos viver livres.

Tu és o nosso Deus e Senhor, e prometeste pleitear a causa do Teu povo. Por isso, podemos nos considerar livres de sorver o cálice da tortura e do sofrimento, que muita indignação Te traz.

Somos gratos por tirares das nossas mãos essa taça e teres declarado que nunca mais beberíamos dele. Queremos beber do cálice da Tua salvação e das Tuas bênçãos. Então, seremos para sempre felizes e bem-sucedidos. Amém!