28 de fevereiro de 2014

SÓ FALTAVA ORAR PARA DEUS OPERAR


__________________________________________________________________________

Então, o SENHOR enviou um anjo que destruiu todos os varões valentes, e os príncipes, e os chefes no arraial do rei da Assíria; e este tornou com vergonha de rosto à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, os mesmos que descenderam dele o mataram ali à espada.  

                                                                                                                 2 Crônicas 32.21


O Senhor só esperava que fosse feita a oração da fé para que o grande Império Assírio fosse derrotado. Deus tem prometido cuidar do Seu povo, mas, se nos calamos ao sermos atingidos, Ele não tem como operar. Na parábola do injusto juiz, Jesus ensinou sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer (Lc 18.1-8). O Altíssimo já tem preparado o anjo que é especialista em destruir os inimigos valentes (Êx 23.23), mas é necessário que clamemos por Sua intervenção.

Durante 13 séculos, os assírios dominaram grande parte do mundo da época. Eram invencíveis e, tempos depois, decidiram invadir o território do povo de Deus. No entanto, o que funciona na vida das pessoas que não servem ao Altíssimo não funcionará na nossa. Afinal, temos uma Aliança com o Onipotente, o qual não deixará de cumprir a Sua parte nela. Basta que batalhemos sob a direção dEle.

Ao ouvir o que Ezequias fazia em Judá, Senaqueribe, o rei da Assíria, julgou-se forte demais para invadir a terra dos israelitas e subjugá-la. Pobre rei! Mesmo sendo pouco em número em relação ao poderio assírio, o povo de Deus tem o Maior em seu meio. Não há como o adversário ser bem-sucedido quando o cristão conhece os seus direitos e os usa. Agora mesmo, o que tiver de errado em sua vida só permanecerá se você não pedir a intervenção divina.

O poderoso Senaqueribe não contava que, em Judá, havia um rei que temia o Senhor e um profeta que servia ao Todo-Poderoso. Eis a diferença entre as pessoas que servem ao Altíssimo e as que se recusam a se dobrar ante a vontade divina. Vale a pena ser de Deus e estar em comunhão com Ele. O Altíssimo jamais deixará de nos atender e cumprir Sua vontade. Seja sempre firme na fé, pois o maligno sabe que a derrota dele é certa.

Tão logo Ezequias e Isaías oraram, o Senhor enviou um anjo e, durante a noite, a vida de 185 mil soldados daquele exército impostor foi tirada (2 Rs 19.35). Do mesmo modo, você também deve orar, e o Pai celeste enviará o Seu anjo com o poder de curar, desfazer as ameaças do Inferno. Assim, você verá que a sua vida será como os dias que chegam depois da tempestade.

A volta derrotada de Senaqueribe ocorreu por ter-se metido com o povo de Deus. O Senhor sempre honrará o que os Seus lábios prometeram, e isso é uma lição para quem foi acometido por um câncer ou outra doença considerada incurável, por exemplo. No caso do rei assírio, ele não queria acreditar no que via, mas, por não se arrepender da sua desastrada aventura, passaria por outras situações tristes mais à frente.

Ao voltar para sua terra e ir ao templo do seu deus, a fim de prestar contas ou pedir explicações do seu fracasso, os próprios filhos de Senaqueribe se levantarem contra ele e o mataram. Deus advertiu, há muito tempo, que ninguém tocasse em Seus ungidos (Sl 105.15).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_________________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus Todo-Poderoso! Que desespero entrou no coração de Senaqueribe quando viu o seu exército morto. Agora, ele deve ter sentido que foi ousado demais em Te desafiar. A mesma coisa pode suceder – e, muitas vezes, já tem sucedido – a todos aqueles que se levantam para Te provocar.

O que é o homem para que dele Te lembres? Mas a respeito do homem que decide Te enfrentar, o que será dele? Bem, Senhor, aqueles loucos que abrem a boca e dizem que Tu não existes não sabem que estão lavrando suas eternas sentenças.

Que todos os meus leitores entendam que Tu és a outra parte da nova Aliança que assumiram ao aceitar Jesus! Tu prometeste agir em favor do Teu povo e socorrer quem crê em Ti, é fiel a Ti e está sempre pronto para pedir a Tua intervenção. De coração, obrigado!




27 de fevereiro de 2014

A SAGA DE JÓ

__________________________________________________________________________

Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu? 

                                                                                               Jó 3.25


A participação de Satanás na reunião que o Senhor fazia com os Seus filhos é um pouco estranha e quase inacreditável, mas é verdadeira, porque assim a Escritura nos revela (Jó 1.6). Isso já é o bastante para ficarmos longe de qualquer mal e não nos envolvermos com o que é errado. Desse modo, ficamos livres de que o Altíssimo receba um pedido do diabo para nos tocar. Esse entendimento mostra que temos de estar limpos sempre.

Como Deus é onisciente, Ele sabia o motivo de Satanás ali comparecer. Não dá para esconder nada do Senhor, a menos que desejemos passar por sofrimentos. O diabo, o qual tenta uma pessoa e consegue fazer com que ela lhe obedeça, sem dúvida pleiteará ao Altíssimo o direito de oprimir tal vida. Se, um dia, você cair  o bom seria que isso nunca ocorresse , deverá imediatamente confessar seu erro a Deus e pedir a ajuda dEle.

Não tenha pecado escondido, pois o Pai celeste não poderá justificá-lo se você tentar ocultar seu erro. A Bíblia declara que, se confessarmos os nossos pecados, o Senhor é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça (1 Jo 1.9). Por que não fazer isso agora? Se existe algo errado em sua vida, procure ser franco com o Todo-Poderoso e confesse seus erros. A seguir, creia que Ele lhe perdoou e purificou de toda iniquidade.

De acordo com a narrativa bíblica, na primeira permissão, o diabo mata os bois e jumentos de Jó, bem como os servos que tomavam conta dos animais. Depois, as ovelhas e os servos que as guardavam e, logo a seguir, os camelos e os seus cuidadores (Jó 1). É interessante notar que o justo Jó não orou para que outras coisas não acontecessem mais. Por fim, o diabo mata seus filhos e suas filhas que estavam reunidos na casa do irmão primogênito. Mesmo assim, ele não ora em favor dele nem de sua esposa.

Deus permitiu que Satanás tocasse em Jó, desde que não o matasse. O resultado foi que ele ficou como se fosse uma só ferida e, desde o alto da cabeça até a planta dos pés, não havia um lugar que não estivesse podre (Jó 2.7). Ele saiu de casa e se assentou na cinza, e com cacos de telha se raspava. Fica evidente que o diabo pode conseguir autorização para fazer a pessoa sofrer e, por fim, matá-la. No caso de Jó, essa autorização não foi plena.

Jó descobriu que a causa disso tudo foi a coisa que mais temia e receava que lhe aconteceria. A Escritura Sagrada diz que Deus não nos deu o espírito de medo, mas, sim, de poder, amor e moderação(2 Tm 1.7). Aos cristãos o Altíssimo concedeu o Seu Espírito Santo, o qual intercede por eles com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26). O Consolador nos faz clamar a Deus como nosso Pai, por isso conseguimos a atenção de Pai para filho. Não perca esse privilégio!


A lição é que não devemos ter pecados escondidos, a fim de que o inimigo nos requeira para colocar em nós os seus males. Ele pediu que lhe fosse permitido cirandar Pedro, mas Jesus rogou por esse discípulo (Lc 22.31,32). O Salvador ainda roga por nós quando um pedido igual ao de Pedro é feito. Seja, portanto, cumpridor dos mandamentos e terá o amor divino ao seu lado.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
__________________________________________________________________________

Oração do Dia

Senhor Onipotente! Sabemos que não podemos ter nada escondido em nosso coração, pois isso dará ao diabo o “direito” de nos peneirar, e, então, ficaremos sob uma provação tão grande, que é imaginável. Livra-nos do pecado e dos sofrimentos que nossa imprudência nos traz.

Tu sabes de tudo, por isso pedimos que o Teu Espírito Santo nos convença do pecado, da justiça e do juízo. Assim, podemos confessar nossos erros e, ao mesmo tempo, livrar-nos do castigo que teremos se mantivermos escondidos as nossas transgressões.

Sem a Tua misericórdia e consequente auxílio, não chegaremos a Te alegrar. Livra-nos das tentações e, então, iremos nos livrar da angústia que acomete os que se deixam levar por elas. Senhor, precisamos muito da Tua ajuda.




26 de fevereiro de 2014

VALORES TROCADOS = ABOMINAÇÃO


__________________________________________________________________________

O que justifica o ímpio e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR, tanto um como o outro.  
                                                                                                      Provérbios 17.15


O ímpio é aquele que abandona o bom Caminho e, mesmo sentindo o toque divino de que está distanciando-se de Deus, não volta atrás. Ele se torna réprobo, insolente, e até a sua oração deixa de ser ouvida. Na sua concepção, não há nada de errado com ele; por isso, diz que não entende por que o Pai não lhe atende. Na maioria das vezes, ele condena os que se dão ao Senhor sem reservas, taxando-os de gente sem juízo.

Já o justo cumpre seu dever de filho de Deus, praticando a justiça divina sempre e não se apartando das Escrituras. Para ele, as portas dos Céus estão sempre abertas, e seu modo de vida demonstra que realmente serve ao Senhor. Ele não se mistura com os escarnecedores, mas se junta aos que, de fato, servem ao Altíssimo (Sl 1). A pessoa que pratica a Palavra de Deus sempre é bem recebida e respeitada.

Existem muitas pessoas que agem como loucas. Elas não podem ver uma confusão, que logo entram na briga sem saber os motivos. Se fizessem isso para acabar com o conflito, justificariam sua loucura, mas entram para brigar, como se fossem superiores aos demais, ou inatingíveis por qualquer arma ou objeto. O livro de Provérbios declara que elas são como o cidadão que pega um cachorro pelas orelhas; provavelmente, ele será mordido pelo animal (Pv 26.17). 

O ato de maior estupidez que alguém pode praticar é justificar o ímpio. Por fazer isso, essa pessoa coloca-se contra as declarações de Deus. É como se decidisse desafiar e enfrentar o Todo-Poderoso. O próprio ímpio sabe que está em “maus lençóis”, que sua atitude o leva a ficar sob o poder do maligno, e, por isso, o sofrimento será sua saga por toda a eternidade. Agora, ter coragem de justificar quem erra conscientemente é demais.

Para aumentar sua insensatez, a pessoa chega ao absurdo de condenar o justo. Ora, quem o justifica é o Senhor. Agora, quem se atreve a condenar aquele que foi justificado pela própria Verdade espera o quê? Sem dúvida, a repulsa completa do Criador. O interessante é que os que agem dessa maneira louca não têm nada a ver com o procedimento do justo nem do ímpio, mas se intrometem nesse assunto por serem completamente estúpidos.

Tanto o ímpio como seu justificador são abomináveis ao Altíssimo. Ambos poderiam ser filhos amados, mas, por uma bobagem, tornam-se asquerosos aos olhos do Deus santo e poderoso. Sem dúvida, eles não terão outro destino a não ser o lago de fogo e enxofre, onde serão atormentados para sempre, pelos séculos dos séculos (Ap 21.8). Então, por que tomar tal decisão se Deus é Amigo e Pai? Por que não se emendar e passar para o lado vencedor?

A vantagem de ser justo é completa. Primeiro, porque não verá a morte (Ap 20.6). Segundo, porque habitará ao lado de Jesus pela eternidade (Ap 21.3). Os que tiverem uma vida reta conhecerão o Senhor, assim como dEle são conhecidos (Jo 10.14). Além disso, não só serão livres dos ataques do inimigo, como também desfrutarão de tantas coisas maravilhosas que, de antemão, foram-lhe preparadas pelo amado Pai (1 Co 2.9).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
__________________________________________________________________________ 

Excelso Deus, como alguém, em sã consciência, pode se dar ao trabalho de justificar o ímpio e condenar o justo? É óbvio que tal pessoa não sabe o que a aguarda! Tem misericórdia do Teu povo, para que nenhum dos Teus caia no “conto” do mentiroso diabo.

Além de justificar o ímpio, esse perdido cidadão ainda condena o justo, mostrando que está dominado pelo inimigo em tudo. Sua mente já não pensa mais direito, e seus desejos se tornaram malignos; ao mesmo tempo, o diabo já instalou nele a sua natureza, que o faz amar o mal.

O justificador do erro e o ímpio são abomináveis aos Teus olhos. Quando eles se encontram em apuros, oram a Ti, mas não há resposta para seus clamores nem libertação de seus males. Contudo, o justo é consolado e liberto de suas aflições. Obrigado, Pai santo!



25 de fevereiro de 2014

DOIS EXTREMOS: ABOMINAÇÃO E CONTENTAMENTO


________________________________________________________________________+

O sacrifício dos ímpios é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento.  

                                                                                         Provérbios 15.8


O Senhor Deus nos avisa que pode reagir às nossas ações em Seu Reino de duas maneiras extremas. Ele pode ficar contente conosco ou sentir um desprezo enorme. O que leva o Pai a agir assim é o modo como lidamos com o que as Escrituras dizem. Se nossos atos forem de impiedade, nossas orações serão abomináveis aos Seus santos olhos. Porém, se formos santos em toda a nossa forma de ser, Ele irá contentar-Se conosco.

Ao desprezar a santidade, o cristão distancia-se do Senhor e passa a ser guiado pelo espírito que o conduzia no passado. Esse demônio traz outros sete companheiros seus para habitar na casa onde era sua morada (Mt 12.43-45). A partir de então, uma sucessão de coisas erradas passam a acontecer a este que já foi uma “estrela” nas mãos divinas, mas que, agora, é um tição apagado, um agente do mal. Misericórdia, Senhor! Que isso não ocorra com este meu leitor!

De servo de Deus ele continua em uma trajetória descendente em direção ao abismo, por ter preferido o caminho do erro e desprezado os conselhos de Deus, apesar de continuar na igreja e, em alguns casos, esforçar-se em oração para não cair. Nada consegue mudar seus atuais procedimentos. Essa pessoa está precisando de alguém que a ame e se envolva na oração de intercessão por ela. Que o Senhor a levante e a ajude!

Quando o ímpio se vê em aperto, ora, suplica e, aos olhos humanos, até se sobressai aos que são fiéis, pois é capaz de se esforçar tremendamente para que o Senhor lhe atenda. No entanto, como Deus vê o coração (1 Sm 16.7) e avalia os motivos do clamor, não lhe dá ouvidos. Dentro dele, há algo que não o deixa desistir de orar. Por outro lado, sua mente fraca não vê nada demais em sua maneira errada de proceder; por isso, ele acha que, caso se sacrifique, será ouvido pelo Altíssimo.

Entretanto, o Senhor avisa que tal sacrifício é abominável – algo asqueroso – para Ele. Para que o Todo-Poderoso aceite nossa oração, ela tem de ser inspirada pelo Espírito Santo. Em João 5, versículos 34 e 41, Jesus declarou que não recebe testemunho nem glória que venham do homem. Até a nossa adoração tem de vir do Senhor, ou não será aceita (1 Cr 29.14). É preciso estar em plena comunhão com o Pai, a fim de que a sua oração seja agradável a Ele.

Quando os retos oram, executam a justiça divina, a qual é o propósito da oração. Orar com outras intenções é brincar com esse instituto abençoado e produtivo. Clamamos para mudar situações em nós, no próximo e na natureza. Ao interceder de modo correto – assim como Jesus fazia em Seu ministério terreno –, o filho de Deus se assume como tal e leva o Pai a operar Sua vontade no meio dele.

Faça o Senhor alegrar-Se com suas ações; desse modo, nada lhe será negado. Verifique seus objetivos na vida, pois, se você não honra a divina Palavra, se não tem como meta a expansão do Reino de Deus entre nós, seus motivos são carnais. Ora, Deus não honrará aquilo que irá colaborar com a obra do inimigo na Terra ou fortalecê-la.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_______________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus eterno, como é bom saber que Tu podes ter duas atitudes a respeito das nossas orações! Com isso, temos de examinar nosso proceder para não sermos considerados como ímpios, cujos sacrifícios são abomináveis ao Senhor. Ajuda-nos, Pai!

Que a nossa oração seja o Teu deleite, pois, assim, Tu nos farás bem. Ainda que não saibamos orar como convém, por termos a Tua orientação, poderemos fazer a oração de modo que Te agrades com nossas palavras e nossa fé.

Que tudo o que fizermos seja para o crescimento do Teu Reino e jamais pensemos em nós mesmos. Desse modo, Tu nos dirás o que devemos falar e quanta fé precisamos utilizar para que a Tua vontade seja feita em nós e por nosso intermédio. Sem dúvida, assim, seremos bem-sucedidos.





24 de fevereiro de 2014

JAMAIS VACILAR

___________________________________________________________________________

Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais.

                                                                                   Salmo 30.6

Antes da queda, o espírito humano se envaidece e não vê que está chegando mais perto do buraco. O diabo sabe levar a pessoa para onde quer, pois jamais aparece como ela é. Para ganhá-la, o maligno é capaz de fazer todo o esforço necessário para que ela saia da presença de Deus. Quem está bem com o Senhor é uma ameaça constante para o inimigo, e, por isso, ele coloca todo o seu exército de enganadores em ação.

O mesmo acontece com a área da saúde. Muitas pessoas afirmam que nunca ficam doentes, mas não se lembram de dar o louvor ao Senhor. Há quem ache que muita gente fica enferma por ser má. Agora, não resta dúvida de que os perversos envenenam o corpo com suas atitudes; porém, nem sempre isso ocorre com os demais afligidos por problemas na saúde.

Veja a insensatez de muitos: quando tudo vai bem na família e há prosperidade, saúde, paz e harmonia, fazem festa para comemorar o aniversário de um dos pais, por exemplo. Os familiares se confraternizam alegremente e o elogiam, dizendo que ele é demais por estar tão bem de saúde; ele, então, aceita e agradece. No entanto, o Senhor, que realmente lhe deu essa bênção, sequer é lembrado. O diabo, então, aproveita essa maldade e toca naquela pessoa.

Não é bom esquecer-se de Quem realmente nos concede boa saúde, tempos frutíferos e nos impede de obedecer às tentações. Dar o louvor a Deus pelo bem que desfrutamos é o mínimo que podemos fazer. No entanto, quando não agimos assim, ficamos “no vermelho”, e, por causa dessa nossa falta de sensibilidade, o poder divino não pode impedir o inimigo de nos atacar e nos fazer mal. A Bíblia nos ensina a dar graças em tudo, pois essa é a vontade de Deus (1 Ts 5.18).

Não é bom afirmar que, como o Senhor não lhe tem abençoado, você não tem nada do que falar. Ora, a Escritura Sagrada ensina que tudo de bom que você tem veio de Deus (Tg 1.17). Jamais permita que a sua confissão contradiga o Pai celeste. Ao mesmo tempo, nunca se gabe de qualquer coisa que possua. Ofereça, sim, o louvor ao Altíssimo, pois, se não o fizer, você poderá ser tocado pelo anjo do Senhor e morrer cheio de vermes, como aconteceu com o rei Herodes.

A verdade é que só não vacila aquele que está firmado na Rocha. As Escrituras ensinam que a morte e a vida estão no poder da língua (Pv 18.21). Quem sabe se domar e não diz nada que contrarie a orientação bíblica torna-se sábio e, com isso, obtém o favor divino. Os que falam do que não entendem, sem dúvida, tropeçam em muitas coisas e se tornam transgressores da Palavra. Portanto, jamais diga aquilo que o Senhor não aprova.

Não há nada de mal na prosperidade, desde que ela venha como dom de Deus. Não pode haver mistura entre o que o Altíssimo faz e aquilo que o demônio diz. Em todos os momentos, reconheça que qualquer dom perfeito só pode vir do Senhor. Fique firme no que a Bíblia declara e não se deixe levar pelas mentiras do diabo. Se as suas posses aumentarem, não coloque nelas o seu coração. O Pai celeste é o único digno de receber o louvor por todo o bem.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

_________________________________________________________________________
Oração do Dia

Deus de amor! Que bom que Tu nos deste esse conselho, porque, às vezes, não prestamos atenção ao que Tu nos orientas e, com isso, tropeçamos em nossas declarações. Ajuda-nos a nos domar e não falar aquilo que a Tua Palavra não ensina. Que sejamos sóbrios em tudo!

Todo dom perfeito vem de Ti, que és perfeito. Se tivermos isso em mente, quando as nossas posses aumentarem, não vacilaremos em Te oferecer o louvor. Por que nos encher de confissões falsas, se Tu és quem nos ajuda?

Queremos prosperar, ter saúde, viver bem e dar a Ti o louvor por tudo isso. Mas, como o nosso coração é enganoso, não nos deixes levar pelas mentiras do arqui-inimigo e ajuda-nos a confessar que, de fato, Tu és a Fonte de todo bem.




23 de fevereiro de 2014

A MANEIRA DE O SENHOR PROSPERAR

_________________________________________________________________________

Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus, e agradável para com a multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo e trabalhando pela prosperidade de toda a sua nação. 

                                                                                                        Ester 10.3

Do anonimato, Mardoqueu se tornou o terceiro homem em autoridade no gigantesco Império Persa. Se não fosse a sua fé em Deus, ele teria sido mais um que passara pela vida e não fizera nada de importante. O que nos diferencia, destaca e nos faz aparecer é o nosso amor ao Senhor e à Sua Palavra. Ao sermos rejeitados pela sociedade, isso significa que somos de Deus, pois o mundo sempre odiará aquele que faz a vontade do Altíssimo.

O Altíssimo tem um propósito em tudo o que acontece com aqueles que são dEle. Não importa se, hoje, você tem sido abandonado, discriminado e humilhado. Isso já ocorreu e ocorre com os nossos irmãos pelo mundo; no entanto, para nós, serve de sinal de que somos de Deus e incomodamos Satanás, e também de lição que jamais devemos rejeitar. O Senhor sabe que precisaremos dos ensinamentos dEle muito em breve.

Após ter sido investido de tão grande autoridade, Mardoqueu mostrou que, realmente, era do Senhor, não se esquecendo do seu povo. É comum vermos maus políticos abraçando os eleitores na época da campanha eleitoral; porém, depois de terem sido eleitos, escondem-se de quem lhes deu o mandato. Já aqueles que, de fato, são servos do Altíssimo sabem que foram eleitos para representar o povo e, por isso, estão sempre em contato com quem os elegeu.

A Palavra diz que Mardoqueu também foi agradável para com a multidão dos seus irmãos. Ora, não há outra maneira de sermos em relação aos nossos irmãos, a não ser agradáveis. Sendo eleitos ou não, devemos ser gentis para com todos e, principalmente, para com os da família da fé. Em muitos casos, os irmãos em Cristo nos acolherão e nos darão toda a assistência. A Bíblia declara que quem não ama o seu irmão que vê não amará o Senhor que não vê (1 Jo 4.20).

Não importam seus projetos pessoais ou familiares, o homem de bem sempre procura o melhor para as pessoas e, por isso, é reconhecido como amigo do povo. Contudo, conhecemos indivíduos simpáticos e alegres, os quais aparentam ser amigos de todos, mas não têm uma boa conduta, gostam de corrupção e só se candidatam para se locupletar à custa do erário público. Gente desse tipo não merece o seu voto.

Mardoqueu, no entanto, trabalhava para a prosperidade de toda a nação. Assim devem proceder os cidadãos de bem. Se a nação prosperar, todos prosperarão e usufruirão dessa riqueza. Ora, quando não há recursos a serem aplicados, as ruas ficam esburacadas, os bueiros não são limpos, faltam policiais para dar segurança, os hospitais carecem dos bons profissionais da saúde, dentre outros problemas. Na verdade, todos nós temos obrigação de fazer o bem.

Ao mostrar o que foi feito a Mardoqueu, o Senhor está nos ensinando que jamais temos de nos insurgir contra as orientações divinas. A fidelidade desse judeu fez com que Hamã, o homem de malignos planos contra o povo de Deus, pagasse o preço da sua maldade.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_________________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus, nossa Justiça! Depois de todas as ameaças, a Tua mão operou em favor do Teu povo. Os inimigos queriam riscá-lo da face da Terra, mas, como Tu não dormes e és fiel ao que tens prometido, o plano deles fracassou e, assim, o Teu servo Mardoqueu se tornou grande.

Sem dúvida, essa história pode repetir-se em nossos dias; no entanto, Tu és Aquele que hás de nos dirigir. Não dá para entender como alguém condenado a perecer com os seus irmãos veio a ser o terceiro naquele grande império. Tu sabes promover quem faz a Tua vontade.

Que os Teus enviados, depois de terem sido promovidos, eleitos e colocados em posição de vitória, não sejam amigos de demônios, ladrões, corruptos, nem tenham outros defeitos que envergonharão o nosso bom nome. Que os nossos irmãos em todos os tempos sejam Teus servos!




22 de fevereiro de 2014

SINAIS A SEREM CONSIDERADOS



Emudeçam os lábios mentirosos que dizem coisas más com arrogância e desprezo contra o justo. 

                                                                                                     Salmo 31.18


O Criador não deixa que nos enganemos, pois Ele ama a justiça e a verdade (Sl 33.5). Ele colocou nas Escrituras todos os conselhos necessários para que vivamos bem e não sejamos enganados e, assim, não venhamos a sofrer. No entanto, quando não damos atenção ao que Ele nos fala, caímos nas armadilhas do inimigo. Porém, os que são prudentes, ao aprenderem algo da divina Palavra, mudam o seu procedimento, passando a viver bem.

Apesar de termos nascido de novo, ainda há alguns hábitos da velha natureza que nos atrapalharão se não nos desvencilharmos deles. Tiago fala que temos de rejeitar toda imundícia e acúmulo de malícia e receber com mansidão a palavra em nós enxertada, a qual pode salvar a nossa alma (Tg 1.21). Na Palavra, encontramos conselhos que, se aceitos, irão ajudar-nos a conhecer e evitar as pessoas más.

O versículo que estamos estudando refere-se a pessoas que têm lábios mentirosos e, portanto, não fazem o bem, e sim o que o inimigo quer. Infelizmente, no meio cristão, por mais espiritual que seja, ainda encontramos esse tipo de gente que se parece com ovelha, mas, por dentro, mantém muito de lobo (Mt 7.15). Quem tem esse procedimento, caso não se conserte, livrando-se dessa atitude demoníaca, terá, no dia do Juízo, sua entrada no Reino da glória negada (Ap 21.8).

Indivíduos com essa postura não conseguem ter prazer em ouvir os santos, mas está sempre reparando naquele que não vive a Palavra de Deus. Além disso, alegram-se com as gírias que surgem, prestam atenção nas fofocas que escutam, gostam de passar esses boatos para frente e, por isso, estão sempre tristes e reclamando da vida. O que eles põem dentro do coração determina o modo como vivem.

Você conhece pessoas assim pelo fato de não confessarem o que o Senhor fala e sempre murmurarem. Muitos outros defeitos se agregam a elas e, por isso, tornam-se mesquinhas, más e egoístas (Sl 42.7). Se não são cumprimentadas como gostariam, logo fecham o semblante e não consideram mais o outro, que, às vezes, não as viu ou não lhes deu a atenção devida, por estar cheio de problemas ou desatento.

Como costuma acontecer, o linguajar desse tipo de pessoa passa a ser conforme aquilo que ouve (1 Co 15.33). Então, além da mentira que domina o seu interior, ela passa a falar o que o diabo inventa, pois a sua língua se torna serva do maligno. Com isso, ela arranja confusão sempre, os seus exemplos são os piores possíveis e, por isso, só consegue amigos que agem como ela.

O Altíssimo colocou essas revelações em Sua Palavra a fim de que mudemos o nosso procedimento para a maneira que agrada a Ele. Se algo que foi dito aqui lhe abriu os olhos, modifique a sua atitude. Você é amado pelo Senhor, mas, se não emendar o seu modo de ser e viver, não será aceito na Casa de Deus. Então, onde passará a eternidade?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Oração do Dia

Pai misericordioso! Dá para se alarmar! Talvez eu seja esse tipo de pessoa, e isso é muito grave. Que eu e nenhum dos meus leitores nos deixemos levar por esse procedimento. Não podemos ser a causa do sofrimento de alguém nem nos perder para sempre. Ajuda-nos!

Que a mentira não mais nos sirva de mestre, mas a Tua bendita Palavra. Que sejamos sempre fiéis e cumpridores dos Teus mandamentos. Temos de desejar para o próximo o mesmo que queremos para nós, sem nos importar como ele seja.

Que não sigamos o exemplo do mentiroso, a verdade seja o nosso único interesse e, ainda que tenhamos de pagar caro por falar a verdade, não tomemos o caminho do erro. Senhor! Aqui e na eternidade, queremos viver Contigo, longe de todo o mal.




21 de fevereiro de 2014

A RESPOSTA DA PRUDENTE

_________________________________________________________________________

Então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis aqui a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor. 

                                                                                                 1 Samuel 25.41


A história de Abigail e Davi foi escrita nos Céus. Assim deve ser toda história de quem serve a Deus. Eles mostraram que temiam o Senhor e se deixaram ser usados por Ele. Quando o Altíssimo tem um plano para a vida dos Seus filhos, não há como não vir a se cumprir. Para isso, não nos devemos apressar nem ultrapassar os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder (Pv 19.2). Quem tem o temor de Deus não se apressa jamais.

Ao receber o pedido de Davi para que o ajudasse, Nabal não só recusou atender a necessidade de quem já tinha sido ungido rei de Israel, como também lhe mandou um recado humilhante. Se não fossem a prudência e a sabedoria de Abigail, Nabal e toda a sua casa teriam um fim trágico. Ela demonstrou ser profundamente espiritual, e isso moveu o coração do futuro rei, que, ao saber da viuvez dela, pediu-a em casamento. Para quem teme a Deus, um ato de fé vale muito (1 Sm 25).

Mesmo tendo se impressionado com a postura de Abigail, Davi a respeitou como mulher casada. O que vem de Deus não precisa ser precipitado, pois o Senhor sabe determinar os pormenores para que Sua vontade ocorra. Na obra divina, muitos perdem a oportunidade de ser usados grandiosamente no futuro por não resistirem às provações que passam no presente e não saberem que elas fazem parte do seu treinamento.

O que mais chama a atenção de quem tem o Espírito de Deus é a maneira como as pessoas se rendem à vontade do Altíssimo. A mulher de Nabal se mostrou temente ao Senhor e foi usada como profeta. A sua atitude fez com que Davi não sujasse as mãos em executar a justiça própria. Por causa do que Abigail demonstrou diante dele, o servo do Senhor soube esperar pela resposta divina. A justiça executada pelo Altíssimo é sempre a melhor opção.

Abigail deve ter passado os melhores dias ao lado daquele que sabia amar o Criador e, por consequência, amá-la como merecia. Sem dúvida, ela foi de grande valia no cumprimento da missão que Davi recebeu de Deus, pois, sendo uma mulher de fé e temente ao Todo-Poderoso, em muito deve ter colaborado com ele, dando-lhe palavras de ânimo, consolo e edificação. Ela veio para completar o seu respeito ao Senhor.

A resposta de Abigail fez silenciar qualquer voz que poderia dizer que agira por puro interesse. A sua humildade falou mais alto que a sua formosura e, com isso, foi reconhecida e abençoada. A nossa entrega ao Senhor deveria ser, no mínimo, como a dela. Em todos os momentos, os que são agraciados para serem membros do Corpo de Cristo devem estar prontos para lavar os pés dos mais simples, humildes e esquecidos servos do Senhor (Jo 13.14,15).

Deus não pode usar quem se considera melhor do que os seus irmãos, importante demais para ouvir o conselho de alguém que, sem dúvida, também foi achado por Ele. O Altíssimo não erra em Suas escolhas, e aqueles que tiverem paciência de esperar pelos Seus atos viverão abundantemente o Seu maravilhoso favor.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
________________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus Onisciente! Que possamos dizer a Ti o mesmo que Abigail disse ao Teu servo Davi. Ela sabia que a unção estava nele e, para ela, foi um enorme prazer ter sido convidada a fazer parte da vida daquele que Tu havias encontrado segundo o Teu coração.

Ela demonstrou ao filho de Jessé a sua formosura maior – ser Tua serva. Que todos os meus irmãos que leem esta mensagem também façam o mesmo. Deus ama a humildade, promove os humildes, mas aborrece os soberbos. Obrigado por cuidares de nós!

Que bom se todos entendessem a Tua Palavra e se dedicassem a fazer a Tua vontade. Nos Céus, quando lá chegarmos, haveremos de conhecer o porquê dos Teus lindos planos. Obrigado pela nossa chamada e por nos dares o Teu temor. Que Tu sejas louvado!




20 de fevereiro de 2014

A MISSÃO DE UM REI



Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que teve agrado em ti, para te pôr no trono de Israel; porque o SENHOR ama a Israel para sempre; por isso, te estabeleceu rei, para fazeres juízo e justiça. 

                                                                                                                1 Reis 10.9


Cristo fez de toda pessoa salva sacerdote e rei para Deus (Ap 5.10). Isso significa que o Senhor quer que reinemos para Ele em vida. Na função de sacerdotes, temos a faculdade de entrar na presença divina a hora que quisermos e ministrar louvores, bem como interceder por aqueles que se encontram em dificuldades. Como reis, somos soberanos em relação a tudo o que nos diz respeito; inclusive, as nossas orações são acatadas sempre.

Quando aprendemos os nossos direitos em Cristo, grande é a nossa autoridade no mundo espiritual, pois fomos investidos de poder para atar e desatar o que quisermos aqui na Terra. Como soberanos, podemos desmanchar qualquer obra do diabo na vida de quem nos pede orações e, ao mesmo tempo, fazer vir à existência as coisas que não são (Rm 4.17), desde que estejam prometidas na Palavra.

A rainha de Sabá, quando viu o esplendor da glória de Salomão, o modo dos seus criados se vestirem e se portarem, bem como toda a sua riqueza e as coisas que fazia, louvou a Deus. Isso é o que deveria ocorrer com todos aqueles que entram em contato conosco; de outra forma, não estaremos ocupando o nosso lugar em Cristo. Sendo soberanos, não podemos permitir nenhuma ingerência do inimigo naquilo que nos diz respeito.

O Onipotente Se agrada dos salvos e os coloca não no trono de Israel, mas no Seu próprio trono (cf. 1 Cr 29.23). Ao nos fazer reis para o Seu Pai, Jesus nos concedeu a prerrogativa de agir em Seu Nome e praticar a justiça. Não deixe o maligno roubá-la de você nem se acanhe em usar tudo o que esse título lhe confere. O mundo espera que os filhos de Deus ocupem a posição determinada para eles, exatamente como Jesus fazia.

O Senhor ama os Seus filhos; por isso, jamais pense que o Altíssimo, um dia, poderá tirá-lo da sua posição real. Ao contrário, Ele deseja que você seja verdadeiramente o Seu representante em todos os sentidos e, para isso, deu-lhe do Seu Espírito. Com o Consolador em sua vida, você pensa, crê e pode agir igual a Cristo. Agora é o seu tempo de mostrar que realmente é de Deus. Ele tem prazer em vê-lo assim.

O Altíssimo ama a Igreja, o Corpo de Cristo, para sempre. Portanto, dedique tempo para ler as Escrituras e, quando algo lhe chamar a atenção, medite sobre aquilo. O seu sucesso dependerá do que você fizer com o que Deus lhe ensina. Estando ligado ao Pai pela fé em Sua Palavra, não há como alguém questionar as suas atitudes.

A sua missão é fazer justiça e juízo. Todo problema que surgir em sua vida, ou na de quem o procurar para se livrar de algum mal, precisa ter um final feliz. Não há como as suas determinações não se cumprirem se, com fé, você ordenar que aquilo seja feito.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
Oração do Dia

Amado Senhor! A rainha de Sabá se impressionou com a sabedoria e a grandiosidade do reino de Salomão. Tudo o que ela tinha ouvido a respeito dele não era nem metade do que os seus olhos presenciaram. Que responsabilidade temos por termos sido feitos reis para Ti!

Não podemos aceitar viver de modo inferior, cheios de dificuldades. Fomos levantados como soberanos para Ti. Aquilo que desejamos que Tu faças por nós devemos cumpri-lo usando o Nome de Jesus. Obrigado pela autoridade que nos concedeste.

O nosso reinado é para o tempo em que estivermos na Terra, onde temos de reinar. O que Tu decidiste em nosso favor jamais nos será tirado. Por isso, pedimos mais entendimento e revelação, para que não Te decepcionemos. Obrigado, Pai!




19 de fevereiro de 2014

COMO FAZER FIRME A SUA CASA


___________________________________________________________________________

Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.
                                                                                                 
                                                                                                       1 Samuel 25.28


O próspero Nabal negou ajudar o homem de Deus que tanto bem já lhe fizera e mais faria. Apesar de ser bem-sucedido nas coisas do mundo, não o era na fé. Aquele homem mostrou que o seu propósito era tirar vantagem em tudo, menos respeitar o toque divino. O Senhor fala com todos aqueles que Ele tem abençoado; por isso, Nabal deveria ter ajudado Davi. As pessoas que fecham o coração provam que são do inimigo e que o amor do Senhor não habita no coração delas.

Abigail foi prudente e aplacou a ira de Davi. Assim deve ser todo aquele que faz parte do povo de Deus: ter prudência em todas as situações. Por isso, consagre a sua vida ao Altíssimo e, ao sentir o toque divino para fazer algo, não deixe para depois. Os servos do Senhor jamais devem colaborar com o maligno. Aquilo que derem a Deus como oferta suave lhes será dado de volta em boa medida, recalcada, sacudida e transbordante (Lc 6.38).

Ela deu o segredo para que Davi continuasse na sua determinação, pois isso vinha do Senhor. É muito importante não usar argumentos humanos em nada, e sim dar a palavra inspirada. Com isso, o que Deus tiver falado por inúmeras vezes acontecerá. Não deixe de ir até o fim no que você sente do Espírito de Deus; porém, dê meia-volta para tudo o que não é do Senhor, pois pode ser da carne ou do demônio. Lembre-se de que você é responsável por suas decisões.

A casa de Davi ficaria firme. Pelo fato de ele pelejar as guerras do Senhor, ele teria essa bondade como recompensa. Se você tiver a mesma atitude em relação aos mandamentos que lhe são dados para cumprir, a sua casa também se manterá firmada. Os que são fiéis à missão dada pelo Altíssimo são recompensados sobre até o que não pediram, pois Ele jamais despede os que Lhe obedecem de mãos vazias.

Cumpra toda ordem que lhe for entregue. Você não se ariscará em nada, não sofrerá prejuízo, nem mesmo um fio de cabelo seu cairá por executar o que lhe foi mandado. O Senhor só precisa da sua instrumentalidade, pois Ele mesmo fará a obra. Não importa onde nem o quanto parece difícil; creia no que o Onipotente lhe diz e, em pouco tempo, você verá que nada lhe faltou. O princípio usado é a quem tiver lhe será dado (Lc 8.18).

Por fim, sendo usada como profetisa, Abigail também deu um recado da parte de Deus, dizendo que nenhum mal havia sido achado em Davi. Quem segue o Senhor é guardado até nas tentações. Fique atento para jamais deixar de ouvir as ordens divinas, pois nisso o diabo o tentará. O maligno sabe que, se você entender o que o Altíssimo lhe concede e se dispuser a fazê-lo, além de receber as forças necessárias da parte de Deus, Ele mesmo combaterá ao seu lado.

Seja espiritual o bastante para não falar segundo a carne. Nunca use argumentos nem de subterfúgios, como os pecadores gostam de fazer. O que Deus determinou há de se cumprir. Do Senhor é a guerra, e a vitória chegará bem mais cedo do que você imagina.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_________________________________________________________________________

Oração do Dia

Senhor da guerra! Obrigado pelo recado que Abigail deu para Davi, pois também serve para nós. Não há como perdermos nenhuma das Tuas batalhas. Na verdade, já entramos na guerra como vencedores, pois Tu vais à nossa frente para nos dar a vitória.

Que mensagem temos nesse curto recado dado ao Teu filho pela Tua serva. Teu plano, que para Davi era maior, cumpriu-se porque ele Lhe deu ouvidos. É verdade que não tens o mesmo propósito para todos aqueles que Tu usas, mas o que tens planejado será de igual modo cumprido.

Tu és tremendo em todos os Teus projetos. Ao nos chamares para compor a Tua equipe, mostras o quanto nos ama. Agora, só temos de ser obedientes e ficar firmes até o fim, pois tudo o que disseste se concretizará em nossos dias. Obrigado pela Tua fidelidade.





18 de fevereiro de 2014

CONDIÇÃO PARA EXECUTAR A VONTADE DE DEUS


___________________________________________________________________________

E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. 

                                                                                                         Atos 13.22


Que o início desse versículo seja uma mensagem para todos os que foram chamados para pertencer ao Corpo de Cristo e, por isso, foram feitos reis e sacerdotes para o nosso Deus (Ap 5.10). A primeira lição é que o Altíssimo destrona o mau rei – aquele que deixa de obedecer à Sua vontade. Ao nos dar uma missão, o Senhor a considera realizada, pois Ele não envia ninguém a uma batalha sem as armas necessárias para ser bem-sucedido.

Deus nunca escolhe qualquer um, mas alguns, depois de serem colocados no trono, acham que são donos do povo e não precisam respeitar os preceitos divinos. Assim ocorreu com Saul, o qual era humilde e não fez campanhas ou pedidos para ser o soberano de Israel. Na verdade, ele até se esquivou dessa responsabilidade, escondendo-se no meio da bagagem. No entanto, infelizmente, ele se deixou corromper pelo poder, perdendo até o temor às ordens divinas.

Davi não foi levantado por sorte, nem por falta de outro que pudesse cumprir o plano do Senhor. É interessante lembrar que, quando achamos que não há ninguém mais que serve a Deus, Ele nos mostra que tem reservado sete mil que não dobraram seus joelhos à Satanás. O fato de nos escolher é da maior relevância, e, por isso, quem tem juízo e não quer provar da ira divina, trate logo de obedecer e preparar-se para não decepcioná-Lo.

O respeito que Davi tinha pelos assuntos de Deus o fez executar todo o propósito do Altíssimo. Ele soube passar nos testes que lhe foram enviados e, por isso, foi “achado” pelo Senhor. Deus anda procurando adoradores que O adorem em Espírito e em Verdade e, se você fizer tudo o que lhe tem sido mandado, sem dúvida Ele o achará também. Os que cumprem os mandamentos são fortes candidatos a maiores obras.

O Altíssimo sabe procurar a pessoa a qual será colocada em grandes missões e, quando a encontra, dá testemunho a respeito dela. Nunca se insurja contra a vontade do Senhor, mas fique preparado quando for provado por Ele. Ora, as provações pelas quais passamos não são ocultas ao Pai celestial. Ele permite que elas aconteçam, pois fazem parte do nosso aprendizado. Deus quer vê-lo forte para cumprir Seu plano.

A primeira condição para ser usado pelo Senhor é ser segundo o Seu coração. Se Ele o inclina a crer em algo e desejar obedecer à vontade dEle, seja firme até o fim e faça-a. Os que vivem reclamando, achando que o Pai não cuida deles, por certo não chegarão a um final feliz. As pessoas que acreditam que a boa mão divina sempre as guia aos lugares certos jamais são esquecidas.

O escolhido de Deus tem a responsabilidade de executar todos os Seus planos e, para isso, não lhe faltarão unção e poder. Uma vez tendo decidido obedecer a um mandamento, esteja certo de que você vencerá e nunca se decepcionará. O Altíssimo é fiel em cumprir o que promete e dá a vitória a quem crê nas palavras dEle.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

__________________________________________________________________________

Oração do Dia

Pai de amor! É bom saber que Tu nos observas quando somos chamados para fazer algo, ou estamos passando por alguma provação. A verdade é que nem sempre respondemos à Tua altura e, por isso, a nós não pode ser confiada uma obra maior.

Se crermos no que Tu nos ensinas, não fracassaremos. Sendo guiados por Ti, devemos partir para a concretização da obra sob Tua proteção e direção. Se agirmos por nós mesmos, ou por pressões de quem quer que seja, não obteremos êxito. Que os meus amigos Te respeitem e sirvam.

Saul não entendeu que deveria sempre ser servo. Ele não tinha o direito de agir por conta própria, criando doutrina estranha ao oferecer o sacrifício. Que a lição seja aprendida e que, em qualquer situação, os salvos resistam firmados na fé em Jesus.




17 de fevereiro de 2014

ALEGRE O SENHOR


_________________________________________________________________________

O homem que ama a sabedoria alegra a seu pai, mas o companheiro de prostitutas desperdiça a fazenda. 

                                                                                                 Provérbios 29.3


Amar a sabedoria é tê-la consigo sempre e usá-la. Quem faz assim vê o seu coração inundar de alegria. Esse estado de graça, no qual você se rende ao Senhor, satisfazendo-se por estar na presença divina, faz com que até os desejos do seu coração sejam supridos (Sl 37.4). Não há nada melhor na vida de um cristão do que ser envolvido pelo Senhor – que, ao mesmo tempo, é Onipotente e Deus de amor – e deleitar-se completamente na fé em Jesus.

A fé no Altíssimo é a realização de uma pessoa. Antes de a fé habitar em seu interior, ela é triste e tem muitos problemas. Porém, torna-se destemida, firme e poderosa no seu caminhar com o Senhor quando a certeza das coisas que se esperam vem ao coração (Hb 11.1). Isso é tudo de que precisamos para combater as investidas das forças das trevas. A vida do salvo, portanto, tem duas etapas: antes e depois de receber a fé real.

Não há como Deus Se agradar de nós se não tivermos fé (Hb 11.6). Ela é a sabedoria que nos faz agir de modo que o Senhor tenha muita satisfação em nós. Com ela, pensamos e agimos igual ao Mestre quando estava aqui no mundo. A fé nos leva a tomar decisões que nós mesmos ficamos surpreendidos. Já aqueles cujo relacionamento com o Pai se dá por meio da razão ainda estão longe de agradar a Ele.

Portanto, é condição imprescindível ter fé para agradar a Deus. Só consegue crer que o Senhor realmente existe quem recebe esse dom maravilhoso, o qual funciona como se fosse uma voz interior lembrando-o desse fato. Deus recompensa todos que O buscam, mas somente as pessoas que têm a “prova” daquilo que se espera – a fé –, consegue acreditar, de fato, que Ele seja real e cumpridor das Suas promessas.

O final do versículo fala do companheiro de prostitutas. Sem dúvida, esse trecho diz respeito às doutrinas estranhas que surgiram e surgem na obra de Deus. Elas são prostituídas por pensamentos do homem e até de demônios. Quem as aceita ou não as combate tem um grande prejuízo em sua vida – desperdiça a sua fazenda. Ora, quando somos aceitos no Reino de Deus, recebemos uma bênção completa, a qual se compara a uma fazenda.

Se nos mantivermos na fé pura do Evangelho, não nos faltará nada. É fácil permanecermos no plano divino, basta vigiarmos e orarmos para não aceitarmos a adulteração do que nos é revelado nas Escrituras. A fraqueza de muitos faz com que mudem situações ou declarações estabelecidas pelo nosso Deus. Por isso, examine tudo e fique somente com o que não fere a Palavra de Deus (1 Ts 5.21).

O prejuízo nesta vida será grande para quem se atreve a adulterar ou aceitar a doutrina prostituída de alguém (Gl 1.6-9). Vigie nisso, pois o Altíssimo não o terá por inocente se você agir assim (Na 1.3). Quem retirar qualquer palavra da revelação terá retirada sua parte da herança eterna, e quem acrescentar algo verá todas as pragas descritas na Bíblia alcançarem a sua vida (Ap 22.18,19).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
________________________________________________________________________

Oração do Dia

Deus verdadeiro! Agora sabemos que temos de amar a sabedoria – a revelação das Escrituras. Se assim procedermos, alegraremos o Teu coração e seremos atendidos até nos desejos secretos, aqueles que ninguém conhece por estarem em nosso interior.

Podemos notar que Tu desejas que vivamos em paz e prosperidade, cheios de prazer e vida, totalmente realizados. Porém, os adeptos das mais variadas doutrinas, que não se importam com a origem delas, causarão um grande prejuízo a si mesmos.

Tu nos tens dado uma herança para guardarmos e desfrutarmos. Por que, então, diante de Tuas palavras, alguém tem coragem de acreditar ou aceitar o que é contrário aos Teus ensinamentos? Livra-nos do engano, do erro e da mentira. Queremos a Verdade!




16 de fevereiro de 2014

O RESULTADO DO MEDO


__________________________________________________________________________

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me. 
                                                                                                        Mateus 14.30


A única maneira de andarmos sobre os problemas que surgem em nosso dia a dia é pela fé. Encarar e vencer as batalhas são atitudes que provam o quanto somos obedientes ao Senhor. Deus não foi surpreendido com as lutas pelas quais estamos passando; Ele já providenciou o que é preciso para que possamos vencê-las. Por isso, Ele nos leva a navegar por mares que, algumas vezes, tornam-se perigosos; no entanto, basta seguirmos Suas instruções e chegaremos a salvo no destino apontado.

Os discípulos foram obrigados pelo Mestre a entrar no barco e passar para a outra margem, enquanto Ele despedia as multidões. Pode ser que não entendamos o que o Senhor faz, mas nunca devemos questionar por que Ele nos colocou em determinado lugar, em tal família, ou permitiu que algo nos acontecesse. Afinal, Ele sabe de tudo e, por nos amar, muitas vezes, prepara-nos de um modo que julgamos não ser o melhor para nós. Acredite que o Espírito Santo sabe lhe dar as orientações necessárias.

Jamais recuse qualquer ordem do Altíssimo, pois, sem dúvida, ao lhe ordenar algo, Ele lhe dará uma lição importante. Os salvos devem aprender com os que serviram a Deus no passado. Eles sabiam estar contentes tanto em tempos de abundância como de escassez, porque tinham um só propósito: fazer a vontade divina. O mesmo sentimento deve existir em nós; desse modo, agradaremos o Senhor por completo e em tudo.

Jamais grite de medo se um “fantasma” surgir na sua frente; aliás, essa história de fantasmas é para pessoas que ainda não se tornaram adultas na fé. Se uma catástrofe se abater sobre o mar, e você estiver nele, não se desespere, pois o Senhor dará a solução. Se acontecer algo triste no seu casamento, ou em qualquer outra área da sua vida, fique firme e continue crendo no Senhor, porque o final de tudo será maravilhoso.

Pedro andou sobre as águas enquanto agia por fé. No entanto, quando observou que ventava muito, que as águas estavam empoladas e, por isso, poderia morrer, ele teve medo e começou a afundar. O segredo é não observar nenhuma circunstância. Quem tira os olhos de Jesus passa a ver o que o diabo mostra. Nesse momento, surgirão o medo e os laços que amarrarão a sua fé e o impedirão de seguir em frente.

Caso sinta que está naufragando, clame ao Senhor para que o salve. Deus há de ouvir a sua voz tão logo você peça socorro. Se Pedro tivesse tentado sair nadando daquela tempestade, teria morrido. A luta espiritual só pode ser vencida com a ajuda divina. A mão de Jesus segurou a do apóstolo e o levantou. O mesmo Ele fará por todo aquele que pedir Sua ajuda. Não se deixe vencer por nada, clame pelo auxílio divino.

Jesus salvou Pedro, mas o exortou. Ninguém deve tirar os olhos do Mestre, pois, se o fizer, também naufragará. O Filho de Deus tinha um propósito em ordenar ao apóstolo que andasse sobre as águas, mas o medo de Pedro fez com que perdêssemos o grande ensinamento. Não seja usado para nos roubar aquilo que o Mestre deseja ministrar. Nós precisamos de todas as lições.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
__________________________________________________________________________

Oração do Dia

Pai de amor! Quão gratificante é ser ensinado por Ti, pois aprendemos a fazer a obra como o próprio Jesus a fazia. Se nos foi ordenado realizar o mesmo que Ele, precisamos das mesmas ferramentas e habilidades. Ensina-nos sempre, Senhor!

É fato que Pedro andou sobre as águas, algo que nenhuma outra pessoa jamais conseguiu fazer. Também é verdade que, ao tirar os olhos de Jesus, ele começou a submergir. No entanto, ele gritou ao Mestre, pedindo a salvação e a conseguiu. Que façamos o mesmo!

O importante é aprendermos a lição. Que jamais tenhamos medo para que os laços não sejam armados. A nossa fé tem de estar sempre atuante e pronta para realizar aquilo que Te agrada. Com as Tuas lições, evitaremos errar e prosseguiremos.


15 de fevereiro de 2014

APÓS O SUCESSO, O RECEIO

__________________________________________________________________________

E edificou cidades fortes em Judá, porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos, porquanto o SENHOR lhe dera repouso. 
                                                                                               2 Crônicas 14.6

É incrível como os cristãos não vigiam contra as ciladas do inimigo. Normalmente, a pessoa se achega ao Evangelho está cheia de problemas e, em alguns casos, completamente derrotada; porém, ao se converter, a vida dela é mudada. Com o passar dos dias, a prosperidade chega, e, se ela não vigiar e orar, cairá na tentação de achar que não precisa estar sempre na igreja, nem ler a Bíblia, tampouco orar como no início da caminhada com Cristo.

O diabo se preocupa muito com aquele que se torna uma ameaça para ele. No início do reinado, Asa se deixou usar pela fé, e, com isso, o seu reino foi abençoado. O povo de Judá chegou a ter dez anos de paz. O rei que provara da bondade de Deus ordenou que a mensagem do Altíssimo passasse por todo o país e fossem tirados os objetos de idolatria e feitiçaria. A verdade é que o avivamento sempre traz paz e prosperidade.

A fé nos faz amar a Deus em primeiro lugar e também o próximo como a nós mesmos. Ela faz com que nos interessemos pelo Reino dos Céus, e, por isso, como já sabemos, o diabo passa a nos atacar de modo diferente do que fazia antes. O esforço dele é tirar-nos da graça divina, levando-nos a nos tornar religiosos. As práticas religiosas, criadas pelo homem, são tão nocivas quanto os atos realizados na feitiçaria.

Enquanto andou guiado pelo Espírito de Deus, o rei Asa viu a prosperidade surgir em seu país e alcançar todo o povo. Eram dias maravilhosos, mas, mesmo vendo tudo aquilo, em vez de dar o louvor ao Senhor, decidiu fazer algo que, um dia, daria abertura para o mal. O diabo mudou os planos para tirar o povo da presença divina. Contudo, o rei não atinou para isso nem orou para que o Altíssimo lhe revelasse se o que sentia vinha dEle ou do diabo.

Quem anda na fé vê as batalhas enfraquecendo, pois o inimigo sabe que não pode fazer frente a quem é guiado pelo Deus dos Exércitos de Israel. Com o tempo, parece que o diabo não se importa mais conosco, mas isso é puro engano; Satanás nunca deixa de nos tentar. Na verdade, os planos é que mudam. O que vem de maneira sutil não é menos perigoso do que uma doença incurável ou outro ataque mortífero do Inferno.

Às vezes, o adversário usa o plano do orgulho, da prostituição, ou também, como estamos vendo neste estudo, o do receio; com isso, a alma do herói de Deus que não vigia passa a considerar perigosas muitas das suas investidas de fé. O maligno modifica os planos, mas não os seus maus propósitos. Por fim, quando menos se espera, deparamo-nos com uma agressão descomunal como a que Asa teve pelo etíope Zerá.

O etíope partiu contra Asa com 1 milhão de soldados e 300 carros. Eram quase dois soldados etíopes para um de Judá. Humanamente falando, não havia saída. Entretanto, o rei de Judá conhecia o Senhor e clamou por socorro, e aquele inimigo foi derrotado. Se você também se deixou levar pela vaidade, pelo receio ou por qualquer obra do Inferno, clame, pois Deus o ouvirá.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
_________________________________________________________________________


Oração do Dia

Pai clemente! Na hora da provação, Tu continuas sendo o nosso Refúgio e Fortaleza, Socorro bem presente. Se demos causa a algum ataque maligno, devemos confessar, pedir perdão e voltar ao “banco da escola” da Verdade, onde o Mestre é o Espírito Santo.

Quem aprende com o Consolador jamais erra. As Tuas lições são maravilhosíssimas. Com elas, jamais tropeçaremos ou deixaremos de obter a vitória. O Teu alvo ao permitir que uma tempestade caia sobre nós é para provarmos que, de fato, temos aprendido a vencer.

A glória é Tua e, por isso, não acreditaremos nas mentiras do inimigo. Ele sempre pinta um quadro sombrio e assustador. No entanto, por conhecermos o Teu plano para a humanidade e para a Tua Igreja, não nos deixaremos influenciar pelos seus enganos.