31 de julho de 2013

VERDADEIRO PASTOR


Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai-a nas ilhas de longe, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho.   

                                                                                                                     Jeremias 31.10



O Senhor Se compara ao cidadão que deixa o refúgio da casa e passa dias nos campos com o seu rebanho. O pastor sabe da importância de estar sempre vigiando os que lhe pertencem, já que as ovelhas são animais descuidados, que não pressentem o perigo que as ronda. Mas, seja o lobo, o urso ou o leão, eles verão que o verdadeiro Pastor não deixará sequer um pedacinho da nossa orelha na boca desses animais.

O prazer do pastor é ver seus cordeirinhos crescendo e fortalecendo-se. Para isso, ele escolhe o melhor pasto. Jamais se recuse a seguir as direções divinas, perdendo-se nos descaminhos desta vida. Deus sabe o que é bom para nós e tem ciência dos desafios que nos esperam adiante; por isso, permite-nos passar por algumas provações. Se, no presente, você está sob tribulações, agradeça ao Senhor pela sua fé nEle e aprenda a lição.

Ao ver Sua Igreja desenvolvendo-se na fé, tomando posse do que lhe foi preparado e voltando com alegria para contar que até os demônios se lhe sujeitam, o Senhor Se alegra e, por nossa causa, Ele fala com o Pai (Lc 10.17-21). Por isso, esforce-se para sempre estar onde Ele o levar, realizar a missão que recebeu e, ao mesmo tempo, não se deixe enredar por nenhuma tentação, pois nada deve separá-lo do amor de Deus.

Ele está congregando o verdadeiro Israel, que é composto por pessoas de toda tribo, raça e nação. Com a construção da torre de Babel, Ele espalhou os Seus pelos quatro cantos do mundo, cada um falando uma língua diferente (Gn 11.1-9). Agora, Ele os está trazendo para perto de Si e, simultaneamente, dando a todos a mesma fé. Seja agradecido, prudente e sábio ao se apropriar de tudo o que o Senhor lhe dá.

Como rebanho do Senhor, devemos preocupar-nos somente em comer a boa grama oferecida a nós, beber da água tranquila e dar ouvidos à voz do pastor. Ele sabe onde o perigo se encontra e o que precisamos aprender para nos realizarmos nEle. Não despreze uma só de Suas direções, ainda que alguma pareça de pouco valor. Lembre-se de que a pessoa que despreza a Palavra do Senhor perecerá.

Chegará o dia em que seremos transportados desse pasto para as campinas eternas, onde jamais haverá sequer uma lágrima de dor em nossa face. Então, para sempre, estaremos ao lado do verdadeiro Pastor, que nos mostrará quão grande é o nosso Deus. Ainda está por ser revelado o que seremos, teremos e desfrutaremos pelos séculos dos séculos. Portanto, não se deixe levar pelas mentiras de Satanás, mas, sim, pela Verdade eterna – a Palavra de Deus.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares



30 de julho de 2013

SOB OS CUIDADOS DO SENHOR



Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.
                                                                                                                        Provérbios 6.22


Se repararmos bem, nosso dia a dia se assemelha ao que acontece na vida espiritual. Seguir as direções do Senhor é como acompanhar as linhas colocadas em um mapa; quem o faz chega ao destino com segurança. Toda vez em que Deus abrir o seu entendimento para algo em Sua Palavra, ainda que aquilo pareça ser pequeno, assuma o que lhe foi revelado, pois, sem dúvida, é o melhor.

Há tempo de ficar parado e tempo de caminhar (Ec 3.1). Temos de reconhecer que costumamos ser tomados pela ganância; a vontade do homem é armazenar mais e mais. Existem pessoas que, por estarem ganhando muito dinheiro, acabam com a vida delas de tanto trabalhar. Em relação à fé, muitos têm agido da mesma forma.Entretanto, é preciso parar a fim de descansar e ouvir o Altíssimo. Quando chegar o tempo de caminhar, faça isso com temor ao Senhor.

Ao andar nas promessas de Deus, o respeito pelos assuntos divinos deve guiá-lo. Jamais se considere melhor, mais forte e mais ungido do que os outros. Ainda que o Pai esteja usando-o de modo poderoso, lembre-se de que você é humano e, portanto, tem limites. No afã de realizar mais do que os outros, muitos têm transpassado a si mesmos e, depois, quando acordam, veem que tudo não passou de ilusão.

Há momentos em que devemos descansar, mas, mesmo assim, estaremos sendo guardados pelo temor do Senhor. Não há nada de pecaminoso em tirar um tempo para refazer as forças e, depois, mais fortes e preparados, voltar à ativa. Os que se furtam de um bom repouso, desnecessariamente, gastam as forças de que precisarão mais tarde. Porém, nesses momentos, vigie, para que o inimigo não use você.

Após o descanso, vem o despertar de promessas que nos são reveladas para nos abençoar. Então, o amor que temos pelo Senhor fará com que ouçamos o que Ele deseja dizer-nos. Após ouvir Sua voz, não devemos esperar mais nada, pois Ele já terá ido à nossa frente. Com Deus abrindo portas, derrubando muralhas e protegendo-nos ao mesmo tempo, não há como não ser bem-sucedido.

Quem segue as direções divinas nunca perde o caminho. Deus é fiel em nos levar pela melhor vereda, e não pelos atalhos que nos impedirão de alcançarmos a estatura de Cristo (Ef 4.13). Portanto, ao seguir o Senhor, jamais se entregue à murmuração. É neste tempo que o Altíssimo nos prepara para as boas obras; Ele nos conduzirá pelo caminho aberto por Seus passos.

Seja sempre obediente em cumprir o que lhe é mostrado; com isso, você jamais tropeçará. O melhor é que Ele irá guiá-lo sempre em triunfo (2 Co 2.14 – ARA), sem que haja falta de coisa alguma. Ao final da sua caminhada, você agradecerá ao Senhor por não lhe ter faltado nenhuma habilidade.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares







29 de julho de 2013

AÇÕES LIVRES



Porque o SENHOR será a tua esperança e guardará os teus pés de serem presos.
                                                                                                                             Provérbios 3.26


Os filhos de Deus se diferenciam das demais pessoas pela fé que recebem. Eles são positivos, alegres, e não temem nenhuma das ameaças que o inimigo lhes faz. Os que não vivem na presença divina são iguais aos perdidos mais covardes, pois, logo que o diabo se lança contra eles, desesperam-se e fogem. Nem sempre pedir oração significa que há temor de Deus no coração de quem deseja ser abençoado.

A fé é para todos, mas não opera em todos. Ela só pode cumprir sua missão se a pessoa empregá-la com determinação, crendo que se fará o que é dito. As pessoas que vivem vacilando, buscando em todos os lugares uma ajuda especial, não conseguirão ver o poder de Deus agindo em seu viver, mesmo que usem o Nome de Jesus. Veja como você tem sido e, por mais difícil que a situação pareça, permaneça firme.

Deus é a nossa bem-aventurada Esperança, e os que confiam nEle sabem que é impossível alguma arma forjada contra eles prosperar (Is 54.17a – ARA). Não podemos falar que somos de Deus, que Ele há de nos guardar e, por isso, seremos bem-sucedidos, se, na hora do ataque do mal, nós nos enchemos de receios e não fazemos frente ao que o diabo está decidido a fazer em nós. A pessoa que vence é aquela que deposita a confiança no Senhor.

O inimigo pode planejar a destruição do cristão fiel e elaborar o plano que considera mais perfeito e completo. No entanto, quando se lançar sobre a vida dele, verá que o Onipotente é maior e, por isso, o que a mente doentia dele preparou para atingi-lo se mostrará como a mais perfeita idiotice já inventada. Quem acredita em Deus jamais deve preocupar-se com as mentiras do maligno; afinal, as ameaças de Satanás não se cumprem na vida do servo do Senhor.

Não há laço maligno que consiga prendê-lo ou possa atar seus pés para que você não vá aonde o Senhor o enviar. Somente o cristão tem o poder de atar algo aqui na Terra, como também de desatá-lo, além de ver isso ser atado nos Céus e contemplar o agir de Deus desatando tudo no mundo espiritual (Mt 18.18). A sua participação na obra divina é muito grande, poderosa e invencível; entretanto, é imprescindível que você não olhe para trás, a fim de não envergonhar o Senhor.

Os que aprendem a usar suas prerrogativas no Filho de Deus nunca se verão nas mãos do diabo. Este costuma levantar-se como cordeiro, mas os salvos logo veem que é o velho truque do lobo mascarado. Portando, seja o que for que o tiver incomodando, mande-o embora em Nome de Jesus e, então, pare de dar atenção aos sintomas do adversário.

Viva na certeza de que nenhum mal lhe sucederá e praga alguma chegará à sua tenda (Sl 91.10). Levante-se agora e mande ir embora tudo aquilo que o faz sofrer. Quem, verdadeiramente, é de Cristo está livre de todos os males.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares






28 de julho de 2013

ASSUNTO DECIDIDO



O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma.
                                                                                                       Salmo 121.7


Não há por que o cristão se desesperar diante de uma perseguição, da violência que parece aumentar a cada dia em nossas ruas ou ficar receoso por causa de alguma doença que o aflige. A nossa segurança é assunto decidido, pois o Senhor falou que nos guardaria de todo mal. A verdade é que os planos do inimigo jamais serão bem-sucedidos contra quem serve ao Altíssimo.

O nosso Deus é o único Senhor; Ele criou todas as coisas e, por isso, sabe do poder que elas têm para nos fazer bem ou mal. Quando o inimigo for usar algo para atingi-lo, o Todo-Poderoso garante que aquilo não terá sucesso. A única coisa que você precisa fazer é confiar no que Ele diz; desse modo, não tenha receio se for atacado pelas armas do mentiroso.

O Altíssimo é a Proteção de todos os que confiam nEle; portanto, enquanto você usar a fé, o diabo não poderá atingi-lo. O rei Davi, um homem que tomou a decisão de colocar a sua confiança no Senhor, participou de inúmeras guerras, mas não há registros de que ele tenha perdido um dedo, um braço, ou até mesmo tenha ficado ferido.

Então, qual é a razão de esse servo do Senhor não ter sido atingido? Ele foi poupado por ter acreditado no que entendia ao ler ou ouvir a Palavra do Senhor. Para ele, era real a promessa de que mil cairiam ao seu lado e dez mil à sua direita, mas ele não seria atingido (Sl 91.7). Com isso, ele jamais receou entrar em algum combate. Não importa o que o diabo diga; ele não passa de um mentiroso sem poder para cumprir uma só de suas ameaças (Jo 8.44).

O versículo que estamos estudando garante que o Senhor guardará a sua alma. Isso quer dizer que a coisa mais preciosa que você tem – a sua vida – será guardada, e você terá forças para anular as setas do adversário. Se o diabo conseguir atingir a sua alma, você ficará fraco, e, então, ele poderá atingi-lo por inteiro. Com a alma protegida, você tem condições de vencer todas as lutas.

Quem confia em Deus está protegido das encomendas do Inferno; já os que ficam fracos na fé não conseguem fazer frente aos ataques do mal. Por isso, é de fundamental importância que todos os salvos estejam em comunhão com Deus, confiando em Suas promessas, e não confessando o que parece ser verdade.

Só a Palavra de Deus não falha! Ela nos é enviada como solução para todos os nossos males, com virtude para curar enfermidades e com poder para tirar os nossos pés das redes que, às ocultas, armam contra nós. Esteja firme na fé para jamais ser derrotado!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares







27 de julho de 2013

SE VOCÊ FOR FIEL…

_________________________________________________________________________________

E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar, e abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o teu cereal, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te.      

                                                                                                      Deuteronômio 7.13



Tudo começa quando ouvimos falar das obras que o Senhor fez em nosso favor, ou que nos manda fazer. Se cumprirmos Suas ordens, Ele guardará o Concerto e a beneficência que jurou aos nossos pais na fé. Então, passará a nos amar – a ter em Sua memória as promessas que fez a nosso respeito e a cumpri-las. Porém, se formos desleixados e não dermos a importância devida ao que Ele fala, nada nos será feito.

Ao nos amar, Ele nos abençoa. Ora, quem tem o favor divino pode seguir em frente sem se importar com as circunstâncias, pois a bênção irá acompanhá-lo em qualquer situação. Por isso, os que servem a Deus não precisam desesperar-se com as notícias que os alarmistas gostam de dar. Para os salvos, o céu será sempre “de brigadeiro”, sem turbulências. Afinal, os vencedores de Deus não se assustam com as mentiras do diabo.

A promessa é que multiplicaremos. Portanto, qualquer diminuição significa que estamos fora do foco divino; temos de nos multiplicar em todos os sentidos. Não há razão para os salvos se deixarem invadir com pessimismo, com mentiras de que, por algum motivo, não poderão obter o que foi prometido. Eles sabem que a Escritura diz que os dons de Deus são sem arrependimento (Rm 11.29). Os crentes sempre seguem em frente.

Os nossos filhos são abençoados, pois são frutos do nosso ventre. Além disso, o que produzimos em nosso trabalho também recebe a bênção de Deus, pois vem do nosso interior. A promessa abrange todo o nosso ser, e, com isso, não há nem haverá uma só vez em que seremos esquecidos. Tudo o que nos diz respeito tem a bênção divina e, por isso, será valorizado sempre. Vale muito crer em Deus e servir-Lhe com alegria e bondade de coração (Dt 28.47).

As revelações que conseguirmos no Evangelho são dádivas, mas Deus promete abençoá-las ainda mais. Na verdade, abençoará tudo o que nos for concedido, como a revelação da Palavra, a comunhão no sangue de Cristo, a unção do Espírito Santo e a obra dos nossos auxiliares e dos que são afeiçoados a nós – tudo isso no Evangelho que abraçamos. Todas estas coisas irão cumprir-se pelo fato de crermos nas Boas-Novas.

Ciente de tudo isso, não vale a pena servir ao Senhor? Por que deixar o manancial de águas vivas e cavar cisternas rotas, que não retêm água alguma(Jr 2.13)? Em Jesus, temos mais do que suficiente para suprir as nossas necessidades. Mas só seremos contemplados com tudo isso se crermos no que o Senhor fala. Que tal tomar a sua decisão agora, já que ela conta muito?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





26 de julho de 2013

O QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SAIBA



O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O SENHOR é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras.
                                                                                                          Salmo 145.13 – ARA


Há muitas coisas a respeito do Senhor que Ele deseja que tenhamos plena convicção; dentre elas, podemos destacar, em primeiro lugar, que Ele é fiel. Isso quer dizer que nosso Pai deseja que o homem saiba que nEle não há nenhum impedimento para operar o que se fizer necessário. Todos os atos relatados na Bíblia, os quais foram realizados pelo Altíssimo no passado, são para nos dar fé para reivindicarmos o que for preciso em nossos dias.

Por ser fiel, Deus jamais deixará de honrar a fé que lhe deu, contanto, é claro, que você dê ouvidos à Sua Palavra. Portanto, creia que será feito em sua vida o que você sentir pela leitura, pregação ou meditação das Escrituras. Os religiosos passam o tempo todo citando para o Pai o que Sua Palavra diz, como se Ele Se esquecesse disso. O que temos de fazer é crer no que Ele fala, e não ficar prestando atenção aos sintomas.

Ele guarda o Concerto que fez conosco na morte do Seu Filho; isso deve falar mais alto do que qualquer outra voz. Se Deus entregou Seu único Filho para morrer em nosso lugar, será que não cumpriria aquilo em que crêssemos? Ora, se o Altíssimo não confirmar o que a fé diz lhe pertencer, como Ele ficará? Tenha certeza de que isso jamais acontecerá com o Senhor, pois Ele garante que cumprirá o novo Concerto na íntegra.

Deus também guarda a misericórdia. Foi esse ato, inclusive, que O fez olhar para nós e pagar tão alto preço, a fim de nos libertar do pecado e das futilidades da vida. O Altíssimo jamais deixará de ter misericórdia do homem. Porém, tudo o que temos de fazer é agradecer-Lhe por isso e, com firmeza de fé, exigir que o mal saia da nossa vida. Quem aprende essa verdade é liberto por ela no mesmo instante em que usa o Nome de Jesus e manda o que não presta ir embora.

Jesus foi claríssimo em João 14.21, quando disse que só O ama a pessoa que tem e guarda os Seus mandamentos. Se você ficar orando o dia todo, recitando a Bíblia para o Senhor, esperando que Ele vá ao seu encontro para curá-lo, irá decepcionar-se. É preciso ter os Seus mandamentos e cumpri-los. Ao exigir que o inimigo pegue tudo o que é dele e saia da sua vida, você prova que ama a Deus.

O Todo-Poderoso é fiel cumpridor de tudo o que promete. Além disso, não há nada que agrade mais a Ele do que ver Seus filhos crendo no que Ele diz. Por que não aproveitar esse momento e mandar embora o que o diabo lhe tem feito? Faça isso com fé e creia que a sua ordem será honrada pelas autoridades celestiais. Agora é o momento de você se livrar do mal que o está atacando. Portanto, seja forte e, neste momento, assuma o seu lugar em Cristo.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





25 de julho de 2013

O SEU INÍCIO NA FÉ EM JESUS VALE OURO




Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
1 João 2.24


O início da nossa caminhada com Cristo não aconteceu por acaso. Deus elaborou um plano para que cada um de nós entendesse Sua Palavra e, livremente, decidisse ser de Jesus. Desse modo, nossa salvação tem todo o valor, pois não fomos comprados de modo fraudulento. O Senhor nos fez passar pela porta estreita e pelo caminho apertado; porém, muitos não conseguiram provar o nosso nascimento (Mt 7.13,14).

No versículo-base desta mensagem, o Altíssimo fala do que ouvimos no princípio da nossa aproximação dEle, dizendo que temos de fazer permanecer em nós o que Ele nos disse naqueles dias. Isso quer dizer que o que ouvimos no início de tudo não foi coisa simples, mas o resumo do que Ele deseja fazer em nós. Por isso, fomos atraídos à Sua presença. Quem perde a fé que lhe deu condições de amar a Jesus terá sérios prejuízos para sempre.

A fé que recebi aos seis anos, quando ouvi pela primeira vez a mensagem do Evangelho, é a mesma que tenho hoje. Ela foi aumentada e, com isso, posso vencer todas as lutas que surgem no presente. Se tivesse perdido o que aprendi naqueles primeiros dias e nos subsequentes, não estaria tão firme como hoje. Portanto, não despreze nada do que aprendeu nos seus primeiros dias com Jesus.

Podemos estar certos da grande importância de permanecer no que Deus nos tem falado, pois tudo o que dEle ouvimos é ministrado para o nosso crescimento espiritual (Rm 15.4). Imagine o que aconteceria com uma criança que perdesse todas as reservas imunológicas recebidas do ventre materno? Em pouco tempo, estaria morta. Foram aquelas palavras que nos deram fé e fizeram com que fôssemos gerados de novo em Jesus, nosso Senhor.

Com aquelas revelações, fomos enxertados em Cristo, tornamo-nos parte do Seu Corpo e, quando o processo do novo nascimento terminou, tornamo-nos cidadãos dos Céus e embaixadores da parte de Jesus (2 Co 5.20). Hoje, nossa posição é muito importante na presença divina e, com isso, não somente podemos resistir ao diabo, que fugirá de nós (Tg 4.7), mas também ajudar outros que nos procurarem. Dessa maneira, permaneceremos em Jesus e no Pai.

Quem não se lembrar dos princípios elementares da doutrina de Cristo, em que se deixou levar para o que é perfeito – do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus; do ensino de batismos e da imposição de mãos; da ressurreição dos mortos e do juízo eterno –, não conseguirá caminhar rumo à perfeição (Hb 6.1-3). O seu início na fé em Jesus vale ouro. Continue fiel a Quem o chamou e amou.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares






24 de julho de 2013

O FUTURO DE QUEM CRER SERÁ LINDO












Porque o SENHOR consolará a Sião, e consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão, como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se acharão nela, ações de graças e voz de melodia.

                                                                                                                       Isaías 51.3


Sião representa a Igreja de Jesus, a qual é composta de pessoas que O aceitaram como Salvador e Senhor, e vivem de acordo com a Palavra. Os salvos têm a promessa de que serão consolados e terão os seus problemas solucionados. Isso deve ser motivo das suas orações. Portanto, toda vez que orar, encha-se de confiança e peça ao Senhor que o ajude a fazer com que a bênção se complete 100% em sua vida.

Para o Altíssimo, não há um lugar da sua vida que Ele não console, não edifique de novo, nem dê sentido real como Soberano sobre tudo o que lhe diz respeito. Onde você tem problemas? Na saúde, nas finanças, na vida familiar, conjugal? Ou em alguma outra área? Não se deixe levar pelas ameaças do inimigo de que aquilo não será resolvido, mas entre em oração sorrindo por saber do que Deus fará por você.

Se, hoje, você está vivendo como se existisse um deserto na sua alma, não deixe o inimigo enchê-lo de pavor, chateação ou outro estado de espírito. Ao contrário, alegre-se, pois o Senhor prometeu fazer com que esse espaço sem vida torne-se o jardim que Ele criou para colocar o primeiro casal, o jardim do Éden (Is 41.18). Jamais aceite que sua vida não seja desse modo, pois Deus quer que você viva (Jo 10.10b).

A solidão, a falta da presença do Senhor, será suprida e adornada como era o Seu jardim. Veja que, agora, o Altíssimo não fala no Éden, que era perfeito, mas, sim, no Seu jardim particular. Os filhos de Deus precisam deixar de ser religiosos e passar a ser praticantes da Palavra (Tg 1.22). Quem exige seus direitos em Cristo é o único que não viverá abaixo da linha de sucesso estabelecida pelo Altíssimo.

Está decretado que, na vida de quem é a Igreja de Cristo, haverá gozo e alegria. Então, não seria bom examinar-se e ver se é desse modo que você está vivendo? Por que aceitar o pior, se sempre haverá o melhor com Jesus? Ele disse que veio trazer-nos vida com abundância. Portanto, qualquer coisa que seja menos do que isso é invenção do inimigo. Quando o servo de Deus ocupa o seu lugar na Palavra, Deus cumpre Suas promessas.

O plano do Pai é que os salvos vivam em reuniões de ações de graça, ouvindo vozes de melodia o tempo todo (Cl 3.16). Se é dessa maneira que Ele deseja que Seus filhos vivam, por que não honrar o desejo dEle? Quem ama a Deus será amado por Ele.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares






23 de julho de 2013

SEJA FIEL AO SEU AJUDADOR



Porque o Senhor JEOVÁ me ajuda, pelo que me não confundo; por isso, pus o rosto como um seixo e sei que não serei confundido.
                                                                                                        Isaías 50.7


É muito abençoado ser ajudado pelo Senhor, pois coisas que você jamais imagina que poderiam acontecer de bom serão normais em sua vida. Por outro lado, na eternidade, Ele nos mostrará que, por ação direta dEle, escapamos de muitos sofrimentos que estavam preparados para nos suceder. O Senhor não pede muito, a não ser que você tenha e cumpra os Seus mandamentos (Jo 14.21). Com isso, você passa a fazer parte do grupo dos que têm o Seu amor.

As pessoas que desdenham a direção divina e procuram ajuda por meio de orações, jejuns, vigílias ou outros recursos verão que não agiram bem. Já aqueles que buscam o Senhor de modo correto jamais são despedidos vazios. Ele nos ajuda por meio da fé que vem pela atenção que damos à Sua Palavra. Quando nosso coração se enche de confiança de que tal promessa nos pertence, basta tão somente determinar que aquilo se realize em nossa vida (Mc 11.23).

Os que são ajudados pelo Altíssimo jamais se confundem. Eles serão preservados nos dias maus, quando parece que o bem vai ser riscado da face da Terra. A verdade é que o maligno nunca conseguirá levar até o fim seus intentos contra os que vivem na atmosfera divina, procurando fazer a vontade de Deus, pois o Altíssimo sempre frustrará todos os ardis do Inferno de atacar os servos dEle. Quem segue a fé toma a decisão certa.

O profeta disse que, por causa da certeza que invadiu o seu coração, o seu rosto estava decidido, firme, como se fosse uma pedra dura. Fique atento para não deixar o diabo roubar a sua bênção (Ap 3.11). Ao sentir que a Palavra lhe foi revelada, o seu coração se alegrará e, então, você deve determinar a sua bênção e não mudar sua decisão por nada. Sua decisão tem de ser final sobre o que Deus lhe fala, sem abrir mão de um cumprimento completo.

É sua obrigação ficar inabalável no que o Senhor pede que você faça. A revelação é uma ordem do Céu a qual nunca será mudada. A Bíblia alerta para o fato de mudar de opinião, falando de um profeta que não permaneceu convicto no que ouviu de Deus e foi morto por um leão (1 Rs 13.25-26). Quando temos a revelação da divina Palavra, não podemos aceitar nenhuma outra direção do homem, seja ele o homem que for. Quem prevaricar pagará um alto preço.

Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova daquilo que se não vê (Hb 11.1). Tendo ouvido de Deus, jamais volte atrás ou tome alguma posição que lhe cause prejuízos. Somente agrada ao Senhor quem é fiel e faz o que Ele ordena.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


22 de julho de 2013

VOCÊ É ÍMPIO OU JUSTO?



O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
                                                                                                                   Provérbios 4.19



É importante que você descubra se tem sido ímpio ou justo em suas ações, pois disso depende a sua felicidade ou infelicidade eterna. Nenhum ímpio será justificado no Dia do acerto de contas, a menos que tenha tido tempo de se arrepender e tenha-se acertado com o Senhor. No entanto, não é só a partir do Juízo Eterno que ele passará a sofrer; pois, aqui nesta vida, todo aquele que estiver no grupo da impiedade sofrerá os ataques do maligno.

São pequenas coisas que fazem um santo de Deus passar a ser ímpio. Por nenhum motivo se dê ao erro, ainda que a justificativa seja para ajudar a obra divina. Em tudo, seja exemplo (1 Tm 4.12)! Em hipótese alguma ceda ao autor das tentações, que, sem dúvida, tentará levá-lo com sua lábia. O melhor é sempre honrar o Senhor, cumprindo Seus mandamentos. Quem fizer a vontade de Deus será recompensado sempre.

A Palavra de Deus nos ensina a jamais semear más sementes, pois elas produzirão uma colheita de males (Gl 6.7b). Ninguém colhe o que não semeou, a menos que tenha entrado na roça de alguém. Diante da verdade, não existe nenhuma exceção. Se o servo de Deus decide fazer alguma coisa errada, fiando-se na mentira de que os meios justificam os fins, ele foi enrolado pelo diabo e não tem mais o Senhor ao seu lado.

Por recusarem-se a andar na Luz, os ímpios sempre caminham como que em meio à escuridão (Jo 3.19). Por isso, estão sempre tropeçando naquilo que o inimigo coloca à sua frente. Você os conhece por serem irresponsáveis no falar e no agir. No entanto, eles não veem desse modo; para eles, os que andam de acordo com a divina Palavra são bobos, pois não sabem aproveitar as coisas boas da vida. Não são poucos os que têm caído nesse golpe.

Como diz o versículo-base deste estudo, eles não conhecem aquilo em que tropeçam. Ora, quem andar na escuridão jamais conseguirá ver onde coloca os pés. Por isso, estão sempre tropeçando em tudo. O pior é que não acordam para observar as advertências divinas. Só há um meio de alguém deixar a impiedade: voltar a temer o Senhor. Com isso, ele terá a luz necessária no seu caminho e a lâmpada para iluminar seus passos (Sl 119.105).

De uma coisa podemos estar certos: Deus não planejou que os salvos tropeçassem. Ao contrário, Ele aplana o caminho para aquele que não se envergonha de honrá-Lo. Porém, os que se deixam levar pelas “oportunidades” que surgem, verão que não passavam de planos muito bem elaborados no Inferno para levá-los à derrota.

Por outro lado, os que não abandonam o temor do Senhor sempre são bem-sucedidos. Outro fato importante é que ser religioso não tem nada a ver com ser praticante da Palavra. Os que dão à Palavra de Deus o mesmo lugar que dariam a Jesus agradam ao Altíssimo e livram-se das tentações.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares



21 de julho de 2013

FUJA DE QUALQUER IMPIEDADE


Abominação é para os reis o praticarem a impiedade, porque com justiça se estabelece o trono. 

                                                                                                                               Provérbios 16.12


Não há um só indivíduo que, tendo nascido de novo, não tenha sido feito rei pelo Senhor Jesus para Seu Deus e Pai (Ap 1.6). No entanto, a maioria dos salvos ainda não ouviu falar disso e, assim, vive chorando aos pés do Mestre para que Ele lhes dê uma bênção. Os que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador precisam aprender a se portar como soberanos em todos os setores da vida. É prerrogativa do crente decidir como viverá.

Contudo, há um perigo que ronda os salvos: a impiedade. Ela pode tanto ser mostrada pelas práticas de atos ruins e perversos como estar escondida no coração. Enquanto o salvo não assume sua posição de soberano, ele pode ser usado pelo inimigo. Mas, ao se tornar a autoridade máxima sobre a sua vida, ele se sentirá como abominável, desprezível, se vier a se deixar usar pelo demônio para causar mal a alguém.

Nós faríamos um bem muito grande para toda a sociedade, se levássemos os salvos a ocuparem o lugar determinado pelo Senhor. Ao agirem como reis, eles não mais se deixarão ser usados para causar sofrimentos ao próximo. Com isso, os perdidos desejarão participar da salvação. Creio que um dos melhores meios de evangelizar é tornar todo crente um vencedor, pois, se os perdidos o virem vencendo, também desejarão Jesus.

Por outro lado, ao praticar a justiça – assumir o que a Palavra diz ser seu –, você se torna agradável a Deus e também aos homens. É desse tipo de pessoa que o mundo precisa. Como a destruição está próxima, temos de nos esforçar ao máximo para fazer os perdidos verem que há um lugar para eles em Cristo. Se eles estiverem em Jesus, e as palavras do Mestre estiverem neles, tudo o que pedirem, ou determinarem, ser-lhes-á feito (Jo 15.7).

Todo membro do Corpo de Cristo tem de praticar a justiça, pois, se não o fizer, o seu reino não se firmará. Aqui reside um grande perigo: quando o inimigo decidir trazer-lhe algum mal, se você não estiver confirmado como rei, ele conseguirá atingi-lo, e você nada poderá fazer. Não é à toa que há tantos filhos de Deus sofrendo. O Senhor afirmou, por intermédio do profeta Oseias, que a causa do Seu povo sofrer é a falta de conhecimento (Os 4.6).

Os salvos deveriam receber resposta todas as vezes que orassem. A verdade é que não há coisa mais triste para qualquer filho de Deus do que não ser atendido nos seus pedidos ou suas determinações. Quando isso ocorre, parece que a fé em Jesus é algo falso, que não funciona para todos, ou que a pessoa veio destinada a sofrer. Isso é conversa do demônio.

Não há e nunca haverá tal coisa de que o Senhor criou alguém para o sofrimento. Os que servem a Deus como soberanos não se dão à prática da impiedade. Por praticarem a justiça, eles reinam sobre a Terra. O que você fará a partir de agora?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





17 de julho de 2013

A BOA DECISÃO DE JOSAFÁ




Antes, buscou ao Deus de seu pai e andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel.

                                                                                                                       2 Crônicas 17.4

As decisões que Josafá tomou fizeram a sua trajetória ser linda. Quem fizer o mesmo verá que o Senhor será com ele como foi com os que O temeram no passado. Esse é o tipo de pessoa que o Altíssimo procura para abençoar. Não importa quem vive ao seu lado, faça a diferença. A sua obediência à Palavra de Deus é o que conta. Se alguém desprezar a Escritura Sagrada, sem dúvida virá a perecer.

Ao procurar servir a Deus como fizera Davi, seu quinto avô, e não procurar o misticismo, Josafá deu ao Senhor a oportunidade de operar em sua vida. Mesmo que você não tenha muito entendimento bíblico, proponha-se em seu coração a servir ao Pai segundo o que diz Sua Palavra, e Ele o ajudará a ser bem-sucedido. Quem busca as coisas místicas, ainda que esteja no Evangelho, não terá o auxílio do Altíssimo.

Josafá buscou o Deus que Davi encontrou ainda menino. Essa busca se dá pelo que está registrado nas Escrituras. Você pode fazer a mesma coisa; contudo, não é pelo Deus de Davi ou de Abraão que deve buscar, e sim o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Trata-se do mesmo Deus; porém, como Deus de Davi, Ele não pode operar de modo completo. Mas, como Deus e Pai de Jesus, a Sua operação é ilimitada.

O rei recém-empossado procurou andar nos mandamentos do Senhor. Quem fizer isso verá que foi a melhor decisão que poderia ter tomado. Aquele que cumpre as ordens divinas dá ao Pai as condições para operar nele. Como todas as promessas se cumprem em Jesus, quando cremos, o Senhor as realiza (2 Co 1.20). Os que procurarem andar nos divinos mandamentos saberão como proceder em tudo (1 Co 2.16).

As obras que o reino do Norte praticava atraíam a ira do Senhor. Aquelas tribos mantiveram o nome Israel, mas não respeitaram o Senhor, que os tirara do cativeiro, e, com isso, impediram que Ele as abençoasse. Há cristãos que não veem nada de mais em tomar bebidas alcoólicas ou assistir a “filmes adultos”, em forçar a verdade ou fazer outras coisas pecaminosas. Ora, essas práticas os impedem de ser bem-sucedidos.

O resultado da fidelidade de Josafá foi que o Altíssimo confirmou o reino em suas mãos. Nós fomos feitos reis e sacerdotes para Deus (Ap 1.6). Contudo, não basta ter o diploma; sem tomarmos posse, não poderemos usar a autoridade de soberano. Após a confirmação, vieram os presentes que fizeram Josafá ter riqueza e glória em abundância. Elas podem ser materiais, mas, em primeiro lugar, devem ser de ordem espiritual.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


 
*todos os campos são obrigatórios


16 de julho de 2013

QUANDO DEUS SE AGRADA



E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio.

Atos 11.15



Até esse evento, o Evangelho estava sendo pregado apenas aos judeus. Os discípulos não haviam prestado atenção ao mandamento que o Mestre lhes dera: de que fossem por todo o mundo e pregassem as Boas-Novas a toda criatura (Mc 16.15). O preconceito deles em relação aos gentios era tão grande, que o Senhor teve de lidar com Pedro em uma visão que se repetiu três vezes. Assim, o apóstolo foi à casa do gentio Cornélio (At 10).

Enquanto Pedro pregava a respeito de Jesus, Deus derramou o Espírito Santo, como havia feito em Jerusalém. Ao ver isso, Pedro concluiu que a salvação também era destinada aos gentios. Note que ele não pregava sobre o derramamento de poder – o batismo no Espírito Santo –, fato que nos ensina que Deus faz a obra como Lhe agrada. Como seria bom se isso acontecesse sempre em nossas reuniões, não é verdade?
Creio que podemos esperar algo semelhante. Esse fato deixa claro que o Senhor pode inverter a ordem dos passos da salvação, que são o arrependimento, o batismo nas águas e no Espírito Santo. Como soberano, o Altíssimo pode vir a batizar no Espírito antes do batismo nas águas. Mas, ao concluir que isso era de Deus, Pedro ordenou que todos fossem batizados nas águas. Ele deixou claro que temos de cumprir toda a justiça.

Quando o apóstolo falava da história mais linda – a vinda de Jesus –, o Senhor derramou Seu Espírito. Isso demonstra que Ele não precisa da nossa eloquência para cumprir Suas promessas, e sim de nossa submissão. A mesma experiência pode ser repetida em operações milagrosas, como a cura das mais diversas doenças. A mensagem tem de vir sempre do Altíssimo; sem Ele, não podemos fazer absolutamente nada.

Pedro e os que com ele tinham ido ficaram surpresos. A verdade é que tudo o que o Senhor faz nos surpreende, pois é maravilhoso aos nossos olhos. Precisamos dessas “surpresas” celestiais, em que o Onipotente cumpre Suas promessas. Nós O impedimos de operar quando damos a nossa mensagem, e não a dEle, a qual produz fé. Por isso, sempre que vamos falar do amor de Deus, devemos pedir a Sua ajuda.

Essa é mais uma lição que, se aprendida, fará de nós sábios e bons obreiros. Quando Deus faz a obra, Sua operação é além do que pedimos ou pensamos (Ef 3.20). A cooperação de Pedro com o Altíssimo se deu por falar a Palavra. Se fizermos o mesmo, operação idêntica à de Deus e outras de não menos importância serão realizadas em nosso meio. Se as nossas reuniões forem dirigidas pelo Senhor, sempre veremos maravilhas.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares






15 de julho de 2013

A porta deve ser aberta depressa


E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe.

                                                                                                                   Lucas 12.36

A Bíblia fala muito sobre porta. O versículo de hoje é sobre a porta do seu coração, a entrada que Jesus usa para visitá-lo. Se você O deixar entrar, Ele mostrará o que há de errado e o que você precisa fazer para não deixar o inimigo atacá-lo e permitir que a graça divina opere mais em sua vida e por seu intermédio. O Senhor tem bons planos para você aqui nesta vida.

Um segredo revelado neste versículo é sempre aguardar pelo Senhor. Não se deixe levar pelas coisas da carne, pois elas o farão dormir na vida, e, quando menos esperar, a sua
oportunidade de receber o Criador dos Céus e da Terra, Aquele que tem todo o poder, terá passado. O povo de Israel não entendeu o tempo da Sua visitação e, com isso, perdeu bons momentos que poderiam tê-lo feito muito feliz.

Espere por Ele, pois, ao voltar dos seus compromissos, Ele deseja entrar em Sua casa. A oportunidade de recebê-Lo nunca deve ser desperdiçada. Com Ele em casa, você poderá falar de tudo o que deseja; contar das suas lutas, dos seus fracassos, do seu sucesso, e receber a direção mais sábia para tomar a posição mais adequada para cada situação. A comunhão com o Senhor deve ser buscada acima de todas as coisas.

Não fique na incerteza, pois Ele sempre bate à porta
(Ap 3.20). Aguarde Seu toque, que pode ser suave, e somente você irá senti-lo. Você saberá que é Ele quem bate, pois não é Deus de confusão (1 Co 14.33). O inimigo não consegue imitar o sinal do Senhor, mesmo que se esforce muito, pois não tem a graça divina. Só Jesus tem a maneira certa de tocar em nós, e, quando o faz, uma alegria nos inunda.

É importante não demorar a abrir a porta, pois Ele vem no momento mais apropriado, e impedir Sua entrada é a maior estupidez que você pode fazer. O toque pode ocorrer por meio de um versículo que chama a sua atenção, ao ouvir a pregação da Palavra ou o testemunho de alguém, como também a letra de uma canção inspirada. Apesar de ser emocionante, nem toda emoção é sinal de que é Ele quem está batendo. Só abra a porta para Jesus.

Ele promete entrar e cear com você
(Ap 3.20); portanto, de que mais você precisa? Ao receber o alimento certo, você terá a saída para o seu problema, a cura para o seu mal, e o perdão para o seu pecado. Ele nunca irá visitá-lo sem lhe entregar um dom, um presente que o ajudará bastante. Ao sentir que Ele está batendo à porta, abra-a e, ao sentir que a alegria inundou o seu coração, peça e assuma o que Ele lhe está dando. A sua alegria tem de ser completa.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 


14 de julho de 2013

ATENTE PARA ISSO



Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier. Porque o SENHOR será a tua esperança e guardará os teus pés de serem presos. Provérbios 3.25,26



Deus não pode guardar quem não guarda Sua Palavra. Essa advertência, que é a base deste estudo, não foi dada para ser descartada. Os que forem sábios devem pegar o que o Senhor lhes fala e ficar alerta para que, quando o inimigo lhes trouxer alguma questão que, repentinamente, amedronte-os, possam ficar firmes e inabaláveis. Não há coisa que mais agrade a Deus do que ver Seus filhos guardando Sua Palavra.

Se o doutor maneia a cabeça negativamente, dizendo que o seu caso é sério, ele pode estar falando a verdade. No entanto, você tem de andar pela fé em Jesus, e não por vista
(2 Co 5.7) – por aquilo que aparece em um exame, por exemplo. Então, o mais certo a fazer é pegar tal diagnóstico e entrar na presença divina, crendo no que diz a Palavra, e, então, em oração firme em o Nome de Jesus, condenar tal ação maligna.

O diabo sabe pintar o quadro de modo muito sombrio, como se não houvesse escape para os filhos de Deus; com isso, como muitos acabam crendo no inimigo, desprezando o que o Senhor declara nas Escrituras, ele conseguirá fazer com que sua mentira se materialize e se mostre real na vida do servo do Altíssimo. Seja forte diante de qualquer notícia ruim, pois você tem a Palavra, a qual é eterna e imutável, e nela o Onipotente garante que guardará os seus pés de serem presos.

Sem dúvida, muito sofrimento tem sido experimentado pelo povo de Deus por causa de reações desastrosas diante de uma má notícia. Assim como o Evangelho – a Boa Notícia do Reino dos Céus – faz bem, a má notícia do Inferno causa um mal muito grande. Se você não se cuidar, crerá na falsa informação do inimigo, que lhe causará grande prejuízo. Lembre-se de que os seus pés serão guardados de serem presos.

O pavor pode ser repentino, mas para quem, de fato, está firmado nas promessas ele não representa nada. Ainda que tudo ateste que o seu caso é muito sério, se você se firmar no que diz o Senhor, determinando a reversão do quadro, e confiar no fato de que isso está sendo feito, impedindo que a dúvida assalte o seu coração e confessando, a cada sintoma, o que Deus diz, tudo aquilo que você disser ocorrerá
(Mc 11.23).

A assolação dos ímpios é como uma tempestade violentíssima. Mas, para quem está bem abrigado, ela causa seus transtornos, porém não o toca. Abrigue-se em Deus, que é sua Fortaleza; assim, você não sofrerá prejuízo algum (Sl 46). Depois da tempestade, o céu sempre se mostrará muito lindo. Portanto, seja firme e forte, e esteja alerta para não deixar o demônio dirigir você; dessa maneira, o Senhor confirmará o que tem dito a seu respeito.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares










A IMPORTÂNCIA DO NOME E DO PODER


“Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder” (Salmo 54.1).

Quando Davi descobriu o que o Nome de Deus podia fazer por ele, clamou pela maior de todas as bênçãos – a salvação. Quem descobre o quanto esse Nome, usado com fé, pode ajudá-lo torna-se um colecionador de vitórias de uma hora para a outra. Afinal, o Nome do Senhor faz os seres dos três mundos dobrarem o joelho diante da Sua majestade
(Filipenses 2.9-11).

A salvação é a melhor e maior das bênçãos, pois ela não apenas salva a nossa alma, como também nos resgata dos erros. Sem ela, continuamos servos do pecado, apesar de religiosos. Não há nada mais degradante na vida de alguém do que se intitular de Deus, mas viver dominado pela iniquidade. A salvação, ao nos localizar no meio de uma geração corrupta, mentirosa e má, dá-nos dignidade e impede que o diabo ponha suas sujas mãos em nós e nosso trabalho. Além disso, ela concede-nos honra e promoção, tanto na presença de Deus quanto na dos homens. Aquele que a possui vive despreocupado e tem endereço certo e bendito na eternidade.

A alma de todas as pessoas pressente o perigo eterno que a envolve. Então, sem conhecer as Escrituras, o homem passa a praticar rituais, credos, e a criar uma porção de coisas, as quais ele julga necessárias, a fim de obter, após sua morte, uma posição de paz e segurança. No entanto, as nossas obras, orações e nossos desejos, por mais bem intencionados que sejam, jamais conseguirão remir a nossa alma. Somente o dom da salvação, que o nosso Deus nos dá gratuitamente em Cristo, tem o poder de fazer isso.

Quando entendemos a facilidade de sermos salvos do pecado, da morte eterna e do poder de Satanás, não somente somos salvos, mas também o poder de Deus passa a residir em nós por meio do recebimento do batismo no Espírito Santo. Então, ao orarmos, movemos os Céus e a terra, trazendo esse poder para operar em nosso favor. Qualquer cristão tem condições de se tornar um vencedor; é questão de confiar no que a Palavra promete.

Ao usarmos o Nome de Jesus com fé, Deus faz justiça. As nossas orações, então, são respondidas pela utilização do Seu poder. Os nossos privilégios em Cristo são reais e não devem ser desperdiçados. Temos mais poder à nossa disposição do que o inimigo possui para nos atacar
(1 João 4.4). Em qualquer situação adversa, não trema nem se desespere, mas use a autoridade do Nome de Jesus e deixe o poder do Altíssimo entrar em ação em seu benefício. Grandes coisas o Senhor fará por você!

Com o Nome de Jesus, você conseguirá a salvação dos pecados e a solução dos problemas, e, mediante o poder de Deus, fará justiça. Portanto, não desperdice essas suas prerrogativas!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

12 de julho de 2013

ATITUDE CORRETA E PRODUTIVA

“Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei” (Salmo 16.8).

Qual tem sido o seu tratamento em relação ao Senhor? Tem tratado o Altíssimo como qualquer outra pessoa ou se dirige a Ele com carinho, consideração e respeito?
Ora, não podemos esquecer-nos de que Ele é o único Deus (Efésios 4.6) e de que, apesar de nos amar e nos chamar de filhos Seus, temos de dar-Lhe o senhorio da nossa vida. Portanto, não é correto agir como se Ele fosse igual a nós. Quando obedecemos à Sua Palavra, cumprimos as exigências para que Ele opere em nosso favor. O mais certo, meu irmão, é colocá-lo sempre diante da sua vida, o que significa nunca se esquecer dos Seus mandamentos.
Quando agimos sobre o que está declarado na Bíblia, obedecendo às ordenanças divinas, damos ao Altíssimo a primazia sobre o nosso viver. Porém, se declaramos que somos dEle, mas não obedecemos ao que Ele diz – ou não olhamos para a revelação nem cumprimos Seus mandamentos –, estamos declarando, em outras palavras, que não acreditamos nEle.
A companhia do Senhor ao nosso lado nos traz inúmeras bênçãos. Uma delas é que Ele nos mostrará o que há de errado em nós. Se você ainda não sentiu que certas decisões suas deveriam ter sido tomadas de outra maneira, mas não agiu dessa forma, então é preciso orar e repensar o que tem feito em sua vida espiritual, porque o normal é Deus mostrar ao homem tudo o que impede a Sua operação. Essa, por sinal, é uma atitude saudável, pois um coração que nunca é repreendido não pode ser sadio. Está, inclusive, escrito na Bíblia que o Senhor repreende todo aquele que é recebido como Seu filho (Hebreus 12.6).
Com Deus ao seu lado, as portas sempre estarão abertas para você. Ele é onisciente e irá impedi-lo de tropeçar. Além disso, você não chegará atrasado nem adiantado ao local em que deve estar, mas sempre se fará presente no momento certo.
Outro fato para o qual devemos atentar é que o Senhor jamais é apanhado desprevenido; ao contrário, está sempre pronto a ajudar os Seus. Ele vê o perigo, os planos do inimigo, e, então, avisa aos Seus amados que não tomem determinado caminho, evitem tal pessoa e não façam certo negócio.
A promessa divina para nós é que o Senhor ficará à nossa mão direita. No passado, quem era posto ao lado dEle agia como um primeiro-ministro, alguém que governava uma nação. Se Deus Se colocar ao seu lado, Ele governará sua vida, e você nem tomará conhecimento de alguns problemas que o cercam. O Todo-Poderoso sempre lhe dirá o que deve ser feito e, por fim, Ele mesmo guerreará as suas guerras (2 Crônicas 32.8).
Aquele que treme diante de uma tentação não se encontra enquadrado na promessa bíblica, mas está sendo enganado pelo diabo. Mas, agindo segundo as orientações dos Céus, o cristão jamais vacilará. Então, para que você também nunca seja vencido por Satanás, tome a decisão de colocar Altíssimo sempre ao seu lado!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

O DECRETO JÁ FOI EMITIDO



O teu Deus ordenou a tua força; confirma, ó Deus, o que já realizaste por nós.

Salmo 68.28




O Senhor não é um irresponsável que, ao receber você em Seu Reino, não tenha feito nada para impedir que seja preso de novo pelo inimigo. Ao contrário, o Criador providenciou todos os dons e o poder que se faziam necessários para que você fosse bem-sucedido na fé em Cristo. A alegria do Todo-Poderoso é vê-lo em Suas mãos para que possa usá-lo, como usava Jesus nos dias do Seu ministério entre nós. Portanto, não é bom frustrá-Lo.

O Altíssimo emitiu um decreto a respeito da sua participação no plano dEle, a fim de que você não fosse escravizado pelo império das trevas. Nesse édito, Ele colocou muitas coisas de que você precisa tomar conhecimento. Pela vontade dEle, nenhuma habilidade lhe falta (1 Co 1.7); por isso, você pode enfrentar as investidas malignas e, destemidamente, vencê-las. Se, porventura, houver alguma obra do Inferno em você, prepare-se para ficar livre dela para sempre.

Umas das coisas mais importantes que você deve aprender é que a força que lhe foi designada pelo Senhor é superior a todas as tentações que poderão ocorrer-lhe durante toda a sua jornada na Terra. Nunca houve uma vez sequer que o inimigo tenha vencido quem estava em comunhão com o Senhor. Essa comunhão não é algo místico, emotivo, mas ocorre pela divina Palavra, a qual traz dentro dela o poder celestial (Sl 25.14).

Busque entender o que a sua força é capaz de fazer para que, quando estiver sob um ataque infernal, você possa usar o poder que lhe foi destinado. Com isso, você não será envergonhado nem derrotado! Meu irmão, o que você aprende na Palavra lhe diz respeito; portanto, procure entender como é feita a obra de Deus. Dessa forma, verá o quanto você é capaz de cumprir o que lhe foi ordenado pelo Pai. Sua fé é a sua força!

Jesus ensinou que a pessoa que pede recebe (Mt 7.8). Então, peça que o Senhor confirme o que já lhe destinou, e, após a revelação, não deixe nenhuma dúvida entrar em seu coração. Ainda que tudo ateste que nada funcionará para você, creia que Deus jamais o levaria a entender algo que não lhe dissesse respeito. Entenda que o que Ele lhe revela é seu e, assim, com determinação, você fará aquilo se tornar real em sua vida.

Com a força que lhe foi destinada, você está capacitado a cumprir sua missão. Assim ocorreu com Gideão, o qual, ao ouvir o profeta falar da causa que havia levado os israelitas a não terem o poder divino operando em seu favor, decidiu dar uma lição naquele maldoso povo (os midianitas). Então, firmando-se no que o Senhor lhe havia dito, partiu para o ataque. Por seguir as divinas instruções, Gideão libertou o seu povo (Jz 69).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

10 de julho de 2013

Somos Diferentes



E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência.

Romanos 5.3




Como salvos, somos diferentes das demais pessoas. Elas se gloriam nas coisas boas e agradáveis, mas ficam desesperadas – e algumas, bem agressivas – quando estão passando por alguma prova. O salvo, porém, gloria-se tanto na glória de Deus, quando esta o visita e o reveste, como nas tribulações. Isso porque, como temos o Espírito Santo dentro de nós, não importa o que aconteça ao nosso redor, sempre somos vitoriosos (Rm 8.31-39).

Os cristãos que ainda não atingiram essa posição espiritual não usufruem de tudo o que está à disposição de quem caminha para a perfeição. Para os maduros na fé, não interessa onde e como vivem, pois sabem que, tanto na fartura como na escassez, em todas as coisas, são mais do que vencedores (Rm 8.37). Assim, ainda que tudo caia ao seu redor, os que vivem a plenitude da fé sabem que nada poderá atingi-los (Sl 91.7).

Então, que tipo de cristão você tem sido? Faça um autoexame e veja se realmente permanece na fé. Não se deixe enganar; o mesmo que os homens que serviram a Deus no passado tiveram do Senhor nós também podemos ter. Se nos colocarem na fornalha aquecida sete vezes mais que o normal, nenhum fio de cabelo nosso será queimado. Se for na cova dos leões, a boca dos animais será fechada (Dn 3.8-27; 6.15-23).

Se o Senhor é nosso Refúgio e nossa Fortaleza, além de socorro bem presente na tribulação (Sl 46.1), por que nos desesperarmos e escancararmos a boca, deixando uma torrente de lamentações saírem do nosso interior? Ora, o que a boca fala é o que existe dentro do coração (Lc 6.45); por isso, se, de fato, somos de Deus, por que permitimos que o coração se encha de medo, covardia e maldade para ofender o Santo Espírito que habita em nós?

A tribulação só tem permissão de nos visitar para o nosso bem. Quando entramos em uma batalha, saímos mais fortes, ricos e ungidos, porque é na dificuldade que ganhamos mais paciência e, com isso, ficamos preparados para maiores obras e realizações que farão com que o nosso Deus seja glorificado. O Altíssimo tem mais para você e, por essa razão, leva-o a se preparar para tomar posse de coisas superiores.

Portanto, encare a tribulação como uma oportunidade de ouro para mostrar em quem realmente você tem crido. A sociedade, a Igreja, a família e os amigos irão beneficiar-se, se, ao passar pelo teste, você sair aprovado (Tg 1.2-4,12). Com mais experiência, paciência e virtude divina em sua vida, a luz do Senhor brilhará mais forte para aquele que está atrapalhado na vida. Deus o levantou para ser uma bênção.



Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

9 de julho de 2013

Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra.



Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra.

Salmo 119.67




Ninguém gosta, mas o Senhor Deus sabe o quanto nos é necessário ser afligido. Por ser extremamente enganoso, o coração do homem toma posições que o afastam do Pai. Então, em Sua sabedoria, que é completa, o Altíssimo nos permite passar por certas aflições, para que voltemos à sensatez espiritual (Jr 17.9,10). Assim, os que não aprendem a lição jamais são aceitos como filhos, e os bastardos não recebem o mesmo amor.

O salmista confessou que andava errado. Uma das atitudes mais tristes é a de uma pessoa que esconde o seu procedimento pecaminoso. Não adianta ficar louvando a Deus com palavras vazias se o coração sabe que houve infidelidade sem acerto com a pessoa contra a qual o ato foi cometido. Da mesma maneira, o sócio que desvia alguma coisa, se não confessar tudo o que retirou ilegalmente, não conseguirá perdão nem paz.

Um indivíduo só cai em pecado se não guardar a Palavra. Não basta, por exemplo, dizer a Deus que errou e lamenta a sua atitude, chorando e pedindo o perdão divino. Jesus disse que, se levar a sua oferta e, diante do altar, lembrar-se de que alguém tem algo contra você, a oferta deve ser deixada lá, e você deve procurar o ofendido para se acertar com ele. Do contrário, ela não será aceita (Mt 5.23-26).

Isso é tão sério que o Criador proibiu o ofensor de dar a oferta, pois o seu ato de hipocrisia poderia levá-lo a ter sérios problemas na presença divina. Ao invocar o Senhor para receber um presente – que pode ser financeiro ou a consagração da vida –, a pessoa entra em contato com a santidade de Deus e, por isso, não deve agir como um fariseu. Afinal, por ser santo, o Pai exige que também o sejamos (1 Pe 1.15,16).

O sofrimento pelo qual passou o salmista foi grande, mas valeu a pena. Ele aprendeu que o mais importante é guardar a Palavra. Você, que vem de uma tribulação, já aprendeu a lição? Ou vai deixar o diabo continuar a tê-lo em suas sujas e perversas mãos? Já decidiu que guardará a Palavra de Deus, que se dobrará diante da vontade santa do Ser que é tudo em todos (1 Co 15.28; Cl 3.11)?

Ninguém deve brincar com as Escrituras. Ananias e Safira acharam que o Todo-Poderoso não era o que dizia ser – conhecedor do que há no coração – e, por isso, morreram diante de toda a congregação. Quem, hoje, esconde o seu erro, no Dia do Juízo, vai ver o sinistro filme da sua vida ser exibido diante de todos (Mc 4.22).

Porém, quem confessa e deixa o seu pecado, verá que o seu sujo passado foi perdoado, e as suas culpas, lançadas no mar do esquecimento (Pv 28.13; Mq 7.19). A decisão que determinará se você será livre ou não das garras do inimigo está em suas mãos. Quem teve coragem de pecar também deve ter ousadia para se confessar e alcançar o perdão. Sem isso, as operações de Deus cessarão.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra.



Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra.

Salmo 119.67




Ninguém gosta, mas o Senhor Deus sabe o quanto nos é necessário ser afligido. Por ser extremamente enganoso, o coração do homem toma posições que o afastam do Pai. Então, em Sua sabedoria, que é completa, o Altíssimo nos permite passar por certas aflições, para que voltemos à sensatez espiritual (Jr 17.9,10). Assim, os que não aprendem a lição jamais são aceitos como filhos, e os bastardos não recebem o mesmo amor.

O salmista confessou que andava errado. Uma das atitudes mais tristes é a de uma pessoa que esconde o seu procedimento pecaminoso. Não adianta ficar louvando a Deus com palavras vazias se o coração sabe que houve infidelidade sem acerto com a pessoa contra a qual o ato foi cometido. Da mesma maneira, o sócio que desvia alguma coisa, se não confessar tudo o que retirou ilegalmente, não conseguirá perdão nem paz.

Um indivíduo só cai em pecado se não guardar a Palavra. Não basta, por exemplo, dizer a Deus que errou e lamenta a sua atitude, chorando e pedindo o perdão divino. Jesus disse que, se levar a sua oferta e, diante do altar, lembrar-se de que alguém tem algo contra você, a oferta deve ser deixada lá, e você deve procurar o ofendido para se acertar com ele. Do contrário, ela não será aceita (Mt 5.23-26).

Isso é tão sério que o Criador proibiu o ofensor de dar a oferta, pois o seu ato de hipocrisia poderia levá-lo a ter sérios problemas na presença divina. Ao invocar o Senhor para receber um presente – que pode ser financeiro ou a consagração da vida –, a pessoa entra em contato com a santidade de Deus e, por isso, não deve agir como um fariseu. Afinal, por ser santo, o Pai exige que também o sejamos (1 Pe 1.15,16).

O sofrimento pelo qual passou o salmista foi grande, mas valeu a pena. Ele aprendeu que o mais importante é guardar a Palavra. Você, que vem de uma tribulação, já aprendeu a lição? Ou vai deixar o diabo continuar a tê-lo em suas sujas e perversas mãos? Já decidiu que guardará a Palavra de Deus, que se dobrará diante da vontade santa do Ser que é tudo em todos (1 Co 15.28; Cl 3.11)?

Ninguém deve brincar com as Escrituras. Ananias e Safira acharam que o Todo-Poderoso não era o que dizia ser – conhecedor do que há no coração – e, por isso, morreram diante de toda a congregação. Quem, hoje, esconde o seu erro, no Dia do Juízo, vai ver o sinistro filme da sua vida ser exibido diante de todos (Mc 4.22).

Porém, quem confessa e deixa o seu pecado, verá que o seu sujo passado foi perdoado, e as suas culpas, lançadas no mar do esquecimento (Pv 28.13; Mq 7.19). A decisão que determinará se você será livre ou não das garras do inimigo está em suas mãos. Quem teve coragem de pecar também deve ter ousadia para se confessar e alcançar o perdão. Sem isso, as operações de Deus cessarão.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Conexão lenta - travamento de página / MONOPÓLIO vivo / Não há 2ª opção _ isto é Brasil!

Enfrento problemas na conexão com a internet

7 de julho de 2013

ATITUDE INSANA DO ÍMPIO

E aconteça que, ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande conforme o bom parecer do meu coração; para acrescentar à sede a bebedice.

                                                                                                                          Deuteronômio 29.19

Os israelitas entraram na Aliança do Senhor quando foram chamados por Moisés para estar diante de Deus. Eles teriam de observar as palavras da Aliança para se tornarem parte dela. O mesmo deve ocorrer conosco em relação à Nova Aliança, por meio da qual temos o perdão dos pecados, a cura de nossas enfermidades e a proteção do Altíssimo. Caso contrário, ficaremos de fora desse maravilhoso Pacto, feito no sangue de Jesus (Lc 22.20).

Há pessoas que se acham capazes de escapar das maldições sem a ajuda divina. Elas enganam-se muito, pois a única maneira de o homem se livrar das investidas malignas é servir a Deus. A fé em Cristo é uma fortaleza impenetrável, onde nos refugiamos do adversário. Coitado de quem pensa ter achado um meio de ficar livre das ações satânicas fora da salvação providenciada na cruz!

O homem longe do Senhor chega a certas conclusões que se igualam a pensamentos infantis. Ele age como quem ainda não tem o juízo formado e, por isso, acha-se especial. Uma de suas atitudes é concluir que pode obter paz, mesmo andando na perversidade do seu coração. Sem saber, o seu pecado abre a porta para o inimigo entrar e fazer a destruição. Só quem anda com o Altíssimo consegue ficar livre de fato.

O povo de Deus não pode entregar-se à bebedice física nem à espiritual. Apesar de isso parecer algo simples, que compete a cada um decidir se fará ou não, o Senhor proibiu os Seus de se darem a tudo o que é fermentado, como aconteceu na ocasião em que o anjo do Senhor anunciou a Zacarias que sua esposa, Isabel, daria à luz um filho (Lc 1.13-15). A bebida física e as doutrinas que diferem da bíblica devem ser evitadas, pois levam seus usuários a saírem tanto da normalidade física como da espiritual.

Todo aquele que peca deliberadamente corre o grande risco de não ser perdoado, pois é imensa a maldade de quem age dessa maneira (Hb 10.26-31). Se isso vem ocorrendo com você em relação a algo que parece a única alternativa para o seu sucesso, pare o quanto antes. Quando o pecado não é intencional, se a pessoa o confessar e se arrepender, não voltando a praticá-lo, ela é perdoada e liberta do demônio que a tentou.

O Senhor avisa que fumegará Sua ira e Seu zelo, bem como as maldições descritas nas Escrituras, sobre os que pecam conscientemente, até que seus nomes tenham sido apagados debaixo do céu (Dt 29.20). Portanto, jamais permita que Satanás o leve a errar. Os que não derem ouvidos à Palavra do Senhor terão de enfrentar muitos problemas.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares