30 de abril de 2013

TRÊS AFIRMAÇÕES IMPORTANTES

Mas eu conheço-o, porque dele sou, e ele me enviou.    

                                                                                    João 7.29



É grande o dilema de muitos que se consideram de Deus. Por não se renderem unicamente ao que o Senhor fala em Sua Palavra, vivem frustrados. Por um lado, veem outros serem abençoados, mas, quando oram, não conseguem a resposta de que gostariam. Sem dúvida, o melhor a fazer é servir ao Senhor de todo o coração, com todas as forças e, quando orar, não deixar nenhuma dúvida se instalar no coração.

Os judeus levavam a fé como causa nacional e, por isso, não conseguiam extrair dela o que os ajudaria. Muitas vezes, em apuros, voltavam para as promessas do Altíssimo e, então, eram socorridos. Contudo, logo a seguir, retornavam para seus motivos pessoais e, de novo, tinham problemas com o inimigo. Hoje, isso ocorre com muita gente que não busca a glória do Senhor, mas somente os benefícios que Ele pode conceder.

Ao afirmar que conhecia o Altíssimo, Jesus estava ensinando a condição básica para se viver dentro da vontade divina. Só é possível conhecer o Senhor por meio da Sua Palavra. Na revelação do que está escrito, encontramos o que podemos chamar de “retrato de Deus” e, ao colocar em ação o que aprendemos, imprimimos essa fotografia divina em nosso coração. Então, podemos confessar que O conhecemos realmente.

Muitos afirmam que pertencem a Deus; mas quem se diz do Senhor e pratica o mal, ou tem o coração dominado por uma paixão proibida, é do diabo. Se você guarda algo escondido dentro de si, algo que ninguém pode saber; se, no fundo do seu coração, você alimenta desejos imundos, ou tem planos secretos que são condenados pela Palavra, saiba que Deus não está mais em você. Para voltar a ser dEle, arrependa-se, deixe o erro e O tema.

Esse assunto é muito sério e importante. Se você não pode afirmar que realmente é de Deus, vá correndo ao Altíssimo em oração, peça-Lhe perdão e, com isso, livre-se dos ataques do maligno. O Pai está pronto para lhe perdoar e transformar sua vida; porém, você tem de querer e buscar livrar-se das suas fraquezas. Por que não se dobrar agora diante do Senhor e pedir o perdão e a purificação de seus pecados?

Jesus afirmava que havia sido enviado por Deus. Quem possui essa certeza está seguro nas mãos do Senhor, pois Ele cuida de todos os que estão cumprindo, com alegria e fidelidade, a missão que lhes foi destinada. O que Jesus afirmou é o que Ele deseja que aconteça com todos aqueles que fazem parte do Seu Corpo – a Igreja. Alcançando essa bênção, você verá que tudo lhe será possível. Que tal colocar isso como alvo e esforçar-se para atingi-lo?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





29 de abril de 2013

NÃO FALE DE SI MESMO

Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória, mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. 

                                                                                                    João 7.18


Falar de si mesmo não é apenas se elogiar, mas também usar argumentos próprios para fazer a obra divina. Se o cristão permitir, sua mente assumirá o controle de sua vida e, então, em vez de ser profeta do Altíssimo, dirá o que pensa, tomará as decisões que considera corretas e, no final, verá que prejudicou muito o plano divino. Quando o filho de Deus é usado pelo Espírito Santo, pensa, fala e age igual ao Mestre. 

A revelação dada a nós é infinitamente maior e mais poderosa do que argumentos humanos. O que é do homem é da Terra e, portanto, incapaz de vencer os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século e as hostes espirituais da maldade (Ef 6.12). É contra essas forças que temos de lutar. Na guerra espiritual, o argumento humano, mesmo que se tenha originado no coração mais consagrado, é impotente para vencer o Inferno.

É preciso que busquemos o que provém de Deus; só assim conseguiremos a Palavra que tem o poder celestial para desfazer todas as obras do inimigo. Jesus deu toda a atenção ao ministrar à sogra de Pedro. Ele sabia que ali estava uma operação maligna para fazê-la sofrer e, ao mesmo tempo, envergonhar aquele discípulo. Diante de qualquer investida maligna, não deixe por menos, aja sempre de modo firme e destemido.

Quando você busca a glória do Senhor, consegue executar a mesma obra realizada por Jesus. É desse modo que o Todo-Poderoso quer ver cada um de Seus filhos. Se houver algo errado em você, livre-se disso o mais rápido possível, pois, havendo pecado escondido, o Pai não pode operar. Diz a Palavra que as nossas iniquidades fazem separação entre nós e o Senhor (Is 59.2a). Contudo, estando em comunhão com Ele, você pode tudo.

Os verdadeiros servos de Deus buscam a glória divina. Os que se intitulam enviados dos Céus só querem saber da sua realização pessoal. Escolhem como, onde e quando “ministrar” em Nome do Altíssimo e, ao agirem dessa maneira, nada conseguem. No entanto, os que, de fato, servem ao Altíssimo são como o vento que assopra em todo o lugar, não sabendo de onde vem, nem para onde irá (Jo 3.8). São pessoas desse tipo que precisamos encontrar.

Não se encontra injustiça naqueles que servem a Deus. De suas bocas só sai o que é bom para a edificação, e sempre são usados pelo Espírito de Deus, o que prova que eles têm estado com Jesus. Você pode e deve esforçar-se para ser esse tipo de pessoa. Não importa a sua atividade aqui, pois, ainda hoje, o Pai usa quem atende ao Seu toque para preparar-se e apresentar-se aprovado como obreiro (2 Tm 2.15). Seja um servo do Senhor.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




28 de abril de 2013

A VIDA ETERNA É PARA VOCÊ

Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia. 

                                                                                        João 6.40

A Bíblia não nos deixa em suspense, nem sem entendimento. Tudo o que foi escrito na Palavra é para que conheçamos a divina vontade. No versículo citado, o Senhor Jesus diz claramente qual é o propósito do Pai para nós: ver Cristo e crer nEle, para ter a vida eterna e ser ressuscitado por Ele no último Dia. Portanto, quem seguir esses passos será bem-sucedido aqui na Terra e, após a morte, viverá com o Mestre pela eternidade.

Ver o Filho de Deus é algo especial, é ter uma visão espiritual do Criador, bem como de Seus desígnios. Quando isso ocorre, você se torna tão cônscio da presença dEle, que é como se O visse fisicamente. Então, você se alegra, a Palavra se torna viva e, ao mesmo tempo, você sabe que foi Deus quem o visitou. Então, tudo o que o atrapalhava, ou, aos seus olhos, era superior às suas forças, passa a estar debaixo da sua autoridade.

Só mesmo por revelação temos condições de crer em Jesus, como faziam as pessoas nos tempos bíblicos. Esse crer não é um assentimento mental, no qual concordamos que Ele é a Verdade, pode curar os enfermos ou fazer qualquer obra, desde que seja a vontade dEle. O verdadeiro crer faz você ver o invisível, ouvir o inaudível e, de uma hora para outra, possuir a mesma fé do Senhor. Deus quer isso para você!

Essa é a confiança que nos faz obter as mesmas operações milagrosas que eram realizadas pelo Mestre nos dias do Seu ministério terreno. Com isso, as pessoas se libertam completamente das forças das trevas, deixam o pecado, o crime e os demais erros do inimigo, e passam a viver de modo agradável ao Senhor. O Altíssimo almeja que você tenha esse tipo de entendimento; do contrário, Ele não poderá usá-lo como gostaria.

A finalidade de crer em Jesus é ter a vida eterna. Mas, antes que isso ocorra, Deus deseja usar os que creem nEle do mesmo modo que usava Cristo e Seus apóstolos. A fé em Jesus impele-nos a tomar posse de tudo o que nos foi preparado e do que o Senhor venha a nos revelar. A fé no Filho de Deus nos leva a assumir nosso lugar e a fazer valer nossos direitos nEle.

Agora, o melhor de tudo é saber que o Senhor Jesus nos ressuscitará no último Dia. Com essa afirmação do Filho de Deus, podemos estar certos de que Ele não falhará. Os que vierem a dormir no Senhor acordarão com a linda e possante voz do Salvador, chamando-os a voltarem à vida, pois o tempo de receber o galardão terá chegado.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




27 de abril de 2013

Tristeza

Jornada nos Salmos - Tristeza (Sl 18) | 

Salmos 18:4 - Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram. 

Hoje quero conversar com você que tem vivido dias tristes. A tristeza é a reação da alma humana a decepções e frustrações. Quando algo foge de nosso controle ou quando alguém próximo a nós age de forma inesperada e negativa, podemos ser assolados com esse sentimento que nos consome por dentro. O discípulo de Cristo enfrenta e enfrentará dias tristes, mas pode contar com a ajuda de Deus para superá-los.

Deus tem feito promessas em Sua palavra aos tristes. Ele promete fazer grandes coisas por nós, e com isso nos alegrar (Sl 126.3,5). Ele afirma que os tristes podem beber com alegria das fontes da salvação (Is 12.3). Afirma também que transformaria nosso pranto em festa (Sl 30.11) e que a Sua alegria é a nossa força (Ne 8.10). 

A tristeza existe para enfatizar os dias de alegria que o Senhor tem nos dado. Por isso, aceite a alegria do Senhor e faça deste dia mais uma oportunidade de festejar em Sua presença!

Pastor Sérgio Fernandes



26 de abril de 2013

O RECADO DE JESUS A PAULO

E, na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo! Porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.  

                                                                                              Atos 23.11


Para pregar o Evangelho, temos de batalhar somente com as armas da justiça. De outro modo, os perdidos não terão a oportunidade de ouvir a mensagem da salvação. Não podemos deixar que o maligno nos enfureça e, com isso, ajamos fora do plano divino. Por isso, jamais peça a morte dos que resistem à pregação da Verdade, por exemplo, pois o Senhor, de fato, deseja que todos venham ao pleno conhecimento da Sua vontade.

O Altíssimo não precisa que lancemos mão de artimanhas, enganos ou algum subterfúgio para levar os perdidos à salvação; então, se usarmos tais coisas, nosso trabalho terá sido em vão. Os meios que Ele nos dá são os registrados nas Escrituras. As pessoas que fazem o que chamam de obra de Deus, de modo oposto ao bíblico, perdem tempo e estão excluídas da proteção divina.

Somos autorizados a levar somente a vida e nunca a morte. Se a obra de alguém for feita com desonestidade, injustiça ou iniquidade, ele terá prejudicado o trabalho divino, deixando-se enganar pelo mesmo espírito que faz com que oposições se levantem contra a Mensagem da salvação. O Evangelho não crescerá com o uso de fogo estranho. Os que ultrapassam a doutrina bíblica não veem e nunca verão o Senhor.

Na realização da Sua obra, o Pai não destruirá as vidas que se opõem à Verdade; pois, se o fizesse, estaria anunciando que Ele mudou, e isso jamais ocorrerá (Hb 13.8). Somente o amor pode vencer o ódio, só a verdade vencerá a mentira, e a luz destruirá as trevas. O modo de agir do Altíssimo nunca se assemelhará ao do demônio. A verdade é que ainda será preciso que muitos percam a vida, a fim de que outros sejam salvos.

Sempre devemos aproveitar as oportunidades que se nos surgem; mas, ao mesmo tempo, diante de qualquer perseguição, temos de ficar serenos e não desperdiçar o momento certo de levar a Luz aos corações aflitos. O Senhor ama e quer salvar até os mais ferrenhos opositores da Verdade; por isso, Ele não os destruirá de modo algum.

Nossa missão é pregar a Mensagem da salvação. Se, no cumprimento dela, você tiver de passar por tempos difíceis, não caia na tentação de tentar resolver as coisas por si mesmo nem use de meios escusos para livrar-se de algum contratempo. O segredo é ter coragem para falar de Jesus tanto em Jerusalém como em Roma. Afinal, o poder divino lhe foi dado para realizar a obra da mesma maneira que o Senhor Jesus a fazia (Jo 14.12).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares



Jornada nos Salmos - Angústia (Sl 18)


Salmos 18:6 - Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face. 

Milhares de pessoas convivem diariamente com angústia no coração. A angústia é um sentimento de desespero, sufocamento, ressentimento e falta de humor. A angústia pode surgir por traumas passados ou expectativas negativas futuras. O angustiado vive uma vida sem alegria, sem cores e sem graça. O cristão, por ser humano, pode sentir a dor da angústia, mas não deve aceitar viver angustiado.

Somente nos salmos há pelo menos 67 menções a angústia. E um fato comum neste livro é que Deus convida diversas vezes os angustiados a buscarem Sua face em oração. Ao orar, fazemos uma troca sagrada com o Eterno: entregamos a Ele nossas angústias e Ele nos oferece esperança e consolação. Nenhum angustiado permaneceu sofrendo ao se lançar nos braços amorosos do Criador.

A cura para sua angústia está a uma oração de distância!

 | Pastor Sérgio Fernandes


25 de abril de 2013

A CEGUEIRA DO PECADO

E os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles.

                                                                                         2 Crônicas 30.10


A pior coisa que pode acontecer a alguém que conhece o Senhor é perder o amor por Ele. Aquele a quem isso sucede embrenha-se cada vez mais no reino das trevas, e, a partir desse erro, os sofrimentos passam a ser uma constante em sua vida. Há quem já esteja tão tomado pelo maligno que não sente mais desejo de voltar para o Pai, apesar de estar provando o quanto o diabo é mau. O que está afastado do Altíssimo não percebe que é o responsável pela própria penúria.

Pelo fato de se distanciar do Senhor, a visão espiritual dessa pessoa acaba e, se não houver arrependimento, o fim dela será terrível. Quando o rei Jeroboão dividiu o reino de Israel, levando dez tribos a formarem o reino do Norte, que ficou com o nome de Israel (1 Rs 11), ele era a esperança de milhares que não suportavam o fardo pesado do rei Roboão. Mas o que se viu a seguir foi o pior que lhes poderia ter acontecido – eles se deram à feitiçaria.

Já com o reino de Judá sucedeu o contrário. Apesar de ter havido uns reis imprudentes em Judá, a maioria foi temente a Deus. Ezequias, por exemplo, filho de Acaz, que foi perverso nos dias do reinado de seu pai, viu o reino do Norte ser invadido pelos assírios e os cabeças do povo serem levados em cativeiro, de onde nunca mais voltaram. Ao assumir o reinado de Judá, logo tratou de trazer seu povo ao Senhor (2 Cr 29.1-11).

Com isso, o reino de Ezequias  o qual contava com a ajuda de Isaías, um profeta muito usado pelo Senhor  foi estabelecido. Alguns anos mais tarde, quando Senaqueribe quis invadir seu território, Ezequias provou ser homem de Deus, resistindo à invasão do inimigo. O resultado da ousadia do rei assírio foi desastroso para este intruso, pois voltou à sua terra depois de ter visto um anjo de Deus matar 185 mil dos seus soldados em uma noite (2 Rs 19.35).

Em seus dias de apogeu, o rei Ezequias foi mais prudente do que seus antecessores, pois buscou o Altíssimo. Com tudo dando certo, ele decidiu comemorar a Páscoa em Jerusalém e sentiu que deveria convidar de Israel as pessoas que não haviam sido levadas cativas pelos assírios. Assim, o rei mandou que os correios fossem de cidade em cidade chamá-las para se juntarem a ele nessa comemoração. Já não havia temor de Deus em muitos deles, pois riram e zombaram daqueles que lhes davam o convite (2 Cr 30).

Hoje, muitos “doutores e sábios” da nossa geração têm esse mesmo desprezo ao ouvirem a respeito da salvação em Jesus. Diante disso, por acharem que não precisam do Todo-Poderoso, sofrerão amargamente no lago de fogo ardente por toda a eternidade. No entanto, mesmo sabendo disso, não deixe de falar do amor de Deus, pois alguns darão ouvidos a essa mensagem.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




Somos Estrangeiros Neste Mundo 

1 Pedro 2:11 

Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. 

Pedro, na sua Primeira Carta, chama nossa atenção sobre nossa conduta neste mundo. "Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo." (I Pedro 2:11).

Ao enfrentar a natureza de nossa cidadania definitiva, o apóstolo explica o significado de sermos embaixadores do Reino de Deus. O embaixador é estrangeiro e tem a obrigação de representar bem seu próprio país. Por isso, uma de suas obrigações é a de viver em um nível de tal excelência, que sua nação de origem seja respeitada e bem representada.

Somos embaixadores do Rei. Do Rei Jesus Cristo. Nossa passagem pela Terra tem objetivos bem definidos pela Bíblia. Um dos objetivos foi explicitado por Jesus: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que eles vejam as vossa boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus". Por causa disso, Paulo declarou: "Não vos conformeis com este mundo". Imitar o mundo é renegar os valores da nossa cidadania celeste. É dizer a este mundo que tanto faz ser cristão ou não ser de Cristo. Daí a insistência de Pedro: "Lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo". Estrangeiros neste mundo, porque embaixadores do Rei.

Pr. Olavo Feijó


24 de abril de 2013

ASSENTADOS COM OS PRÍNCIPES

Que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. 

                                                                                          Salmo 113.7,8


O que o Senhor promete fazer em nosso favor é simplesmente inacreditável. Isso prova o quanto Ele é verdadeiramente Pai; pois, se somos pequenos, ou estamos no lugar onde se deposita a imundícia, Ele não nos abandona. Basta reconhecer Seu plano e aceitá-lo, para que Ele nos levante e nos faça assentar entre os mais considerados dos filhos dos homens, os príncipes.

Se a vida não lhe tem sido agradável e você se considera uma pessoa sem sorte, um abandonado por tudo e por todos, comece a pensar diferente. Talvez, hoje, você esteja na pior situação possível, mas, ao crer no que o Senhor lhe fala, amanhã, em um futuro muito próximo, poderá ser reverenciado por muitos. O que Deus promete fazer por quem coloca sua confiança nEle é maravilhoso.

Não há lugar mais baixo do que estar no monturo, como um trapo que a sociedade ejetou, uma pessoa considerada um dejeto. Porém, mesmo no mais baixo degrau de humilhação, se você confiar nas palavras do Altíssimo Deus, em pouco tempo, será colocado entre os que se assentam com os príncipes. Diante disso, não deixe de crer no que o Senhor fala a seu respeito, pois Ele o fará se você confiar nEle.

Fique sempre atento, pois o inimigo vai querer mostrar-lhe muita gente que, segundo ele, confiou no Senhor e não foi atendida. Ora, o Pai celeste jamais deixaria de cumprir uma só de Suas promessas. Os exemplos que o diabo lhe dará não aguentarão um só exame. A verdade é que há pessoas que se passam por servas de Deus, mas, como o Senhor conhece os corações, Ele sabe por que não pode socorrê-las.

Davi afirmou que, desde jovem, observava os justos e jamais viu um só deles não ser auxiliado pelo eterno Deus (Sl 37.25). Não basta se mostrar religioso, piedoso e esforçado na fé; se o Pai dá a alguém uma missão, mas este não a cumpre, ele prova que, de fato, não ama o Altíssimo. Ora, os que não amam o Senhor não podem ser amados por Ele (Jo 14.21). Isso explica por que muitas pessoas não são ajudadas em suas necessidades.

A coisa mais tola que alguém pode fazer é desprezar uma ordem divina. Ao enviar-nos a certa missão, o Senhor já preparou tudo o que se faz necessário para que tal obra seja realizada. Portanto, os que confiarem em Deus e seguirem Seus mandamentos verão que deram a Ele as condições para cumprir o que lhes prometeu.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




23 de abril de 2013

COMO MANTER O SEU REINADO

Amor e fidelidade preservam o rei, e com benignidade sustém ele o seu trono.

                                                                             Provérbios 20.28 – ARA


A Palavra declara que o Senhor Jesus, com Seu sangue, comprou-nos para Deus (Ap 5.9). A seguir, Ela afirma que fomos feitos sacerdotes – ministros das bênçãos divinas e reis – soberanos sobre a nossa vida (v. 10a). A Escritura termina essas informações, dizendo que devemos reinar sobre a Terra (v. 10b). Quando um cristão lê tais declarações, alegra-se e louva a Deus pelo que lhe foi feito; também não é para menos, não é verdade?

No início, sob o fogo dessas revelações, o cristão passa a viver como Deus quer, mas, depois, por se acomodar na fé, ele vê suas determinações não funcionando, os problemas surgindo e, apesar de orar, chorar diante do Senhor e jejuar, as coisas não acontecem como ocorriam no início. Será que ele foi deposto, ou aquilo era só para o começo da caminhada cristã, como se o Pai o quisesse comprar com promessas vazias?

Na verdade, sem o conhecimento de como manter seu reinado, o cristão acha que seus problemas serão resolvidos para sempre e, com isso, já não ora mais, não se consagra e, em alguns casos, deixa-se levar pelas mentiras do inimigo, que lhe diz uma porção de coisas que, como tudo o que sai da boca dele, são mentiras. Então, ao tentar rechaçar algum ataque do diabo, ele se vê perdido, pois a sua ordem não se cumpriu.

Nesse versículo de Provérbios que estamos estudando, o Senhor revela que há duas virtudes que precisam ser praticadas pelo rei; do contrário, o reinado dele não será preservado. A primeira delas é o amor, que se traduz por ter os mandamentos de Deus e guardá-los. Aquele que não os tem e não os cumprem não ama o Senhor(Jo 14.21).

Quando amamos o Altíssimo, também estamos amando o próximo, pois isso é o resumo de todos os mandamentos.
A segunda virtude que preserva o rei e seu reinado, mantém sua autoridade e o leva a obter só vitórias é a fidelidade. O rei que não é fiel ao que lhe compete fazer, que faz distinção entre as pessoas e visa apenas ao próprio benefício percebe que isso faz com que ele não seja preservado. O diabo pode tentar destruí-lo de todos os modos, mas Deus, que é fiel, não permitirá que ele e tudo o que lhe pertence sejam tocados.

Para terminar, o Espírito Santo usou o escritor de Provérbios para dizer que, com benignidade – o ato de ser bom, indulgente – o rei sustém seu trono. Agora, veja se você tem sido esse tipo de pessoa, ou tem se deixado levar pelas tentações e vivido só para você. Não se esqueça de que, se você se calar, Deus levantará outro para ocupar seu lugar. Portanto, seja fiel e firme no cumprimento do seu dever, e o Senhor honrará sua vida.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




21 de abril de 2013

TRISTEZA DESNECESSÁRIA

Entristeceu-se profundamente o rei; mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar.   

                                                                                                  Marcos 6.26

O ser humano deve preparar-se para entender os sentimentos que lhe vêm ao coração. A tristeza é um deles e pode impedi-lo de cometer coisas ruins. No caso do rei Herodes, ele ficou triste com o que haveria de fazer, mas não quis voltar atrás. Assim, ao cumprir a promessa feita à filha de Herodias, parece ter provado que “mais vale ficar vermelho cinco minutos do que amarelo por toda a vida”. Diante disso, um juramento tolo fez o profeta João Batista perder a cabeça (Mc 6.17-28). Seja, portanto, sensível ao Espírito de Deus.

O Senhor nos assiste sempre. Até mesmo os perdidos são convencidos por Ele antes de cometerem algo errado. Os que servem ao Criador, ao pensarem em aceitar a tentação, são tomados por um tremor, um sentimento de indignidade e vergonha que os faz sentirem-se miseráveis e recuarem. Alguns, no entanto, optam pelo pecado.

Se, para você, o sinal está verde, se não se sente nem um pouco envergonhado ou triste com o que está prestes a praticar; se o seu coração não lhe diz que aquilo é pecado, ou não se lembra de algum versículo, um sermão ou uma música que o aconselha a não fazer tal coisa, não tem responsabilidade se aquilo é errado ou não. Mas, se houver dúvida ou importunação na alma, não o faça.

O rei Herodes tinha prazer em ouvir João Batista. O servo de Deus lhe dizia que não era lícito possuir a mulher do seu irmão, mas aquele monarca nunca atendia. Então, em um momento de descuido, viu a filha de sua amante dançar de tal modo que sua pecaminosa alma o fez fazer um tolo voto. Assim, aquela moça lhe pediu a cabeça de João Batista, e, apesar de ter ficado triste, Herodes manteve a promessa.

Herodes não atendeu à tristeza que tomou conta da sua alma e mandou que degolassem João Batista. Mais do que poupar a vida de quem lhe dava bons conselhos, o que importava para o rei era que aqueles que o ouviram dar a palavra não o tivessem como arrependido. Quem não obedece ao toque divino será capaz de tomar tristes e horríveis decisões. Nas pequenas renúncias, estamos preparando-nos para as grandes decisões.

Um ministério sério, o qual abençoava milhares de pessoas, terminou de forma trágica. O rei pecador deve ter ficado a vida toda com remorso. Contudo, remorso sem arrependimento, sem uma confissão real e o consequente pagamento da ofensa, não ajuda em nada. No caso de Herodes, sua tristeza foi desnecessária.

Mais cedo do que pensa, você estará diante do Tribunal eterno e, se não tiver se livrado de seus erros, pelo arrependimento sincero e real, ou se acertado com o Senhor e com a pessoa contra quem errou, sua situação será muito desconfortável, pois sua sentença será a punição eterna no lago que arderá com fogo e enxofre (Ap 21.8). Ainda há tempo para se acertar! Que tal agora?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




20 de abril de 2013

NÃO É PARA SE ASSUSTAR

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. 

                                                                                                   1 Pedro 4.12 


Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. 1 Pedro 4.12 Todos aqueles que se converteram devem esperar momentos nada agradáveis, pois o Altíssimo permitirá que sejam provados. Foi o Espírito do Senhor quem levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1-11) e, sem dúvida, Ele não fez isso como se estivesse castigando o Filho de Deus. Portanto, a pessoa não deve estranhar se, de uma hora para outra, surgirem ofertas para que ela aja em desacordo com a Palavra. 

O apóstolo Pedro falou da ardente prova que vem sobre a nossa vida, por isso devemos estar de sobreaviso e, quando essas coisas se apresentarem a nós, temos de resistir e não lhes dar a mínima atenção. Como Jesus que foi tentado por Satanás, também o seremos, se é que realizaremos as mesmas obras que o Senhor fazia. Se você não é tentado nunca, examine sua vida para saber se realmente se converteu. É claro que nenhum dos salvos gostaria de ter pensamentos errados, imundos ou nocivos; porém, o tentador é mestre em trazer essas ofertas aos filhos de Deus. Se já se desesperou por ter pensado em coisas más, ou ter tido vontade de praticar coisas erradas, em vez de se achar um perdido, perceba que isso é algo do inimigo que deseja vê-lo separado de Deus. Se isso aconteceu, peça perdão ao Senhor neste momento. Fique atento e, quando a tentação chegar, não a considere algo estranho que lhe está acontecendo. 

Tome, portanto, a exortação da Palavra do Senhor e, ao surgir alguma vontade maligna, que pode vir mascarada como algo bem intencionado, ofertas de prazer, de lucro, não se esqueça de que isso faz parte do plano maligno para seduzi-lo. No entanto, com fé e firmeza em Nome de Jesus, repreenda a tentação por mais forte que seja e não caia. A Escritura nos ensina uma maneira simples de não ser levado pela tentação: viver em Espírito. Quem não se desligar dos mandamentos verá que não é difícil recusar as propostas do inimigo. Por outro lado, os que não têm muito apreço para o que o Verbo divino lhes diz não conseguirão forças para dizer não ao tentador. Dar atenção ao que o Senhor fala é o segredo para manter-se sempre ligado a Ele (Pv 16.20). Se não pudéssemos passar em todos os testes, o Senhor não teria permitido que fosse desse jeito. A verdade é que, na recriação do nosso espírito, Deus nos fez de tal maneira que temos condições de enfrentar qualquer batalha e sairmos vencedores (Sl 34.19). Quem não vigia e cai não deve dar a desculpa de que a carne foi mais forte do que sua fé, pois o Todo-Poderoso nos assiste em tudo e, se pedirmos, Ele nos dará a força para o escape. 

Em Cristo, com amor,

 R. R. Soares



18 de abril de 2013

Seja como o Pai

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.

                                                                                            Timóteo 2.13


O que se fala do Senhor deve ser dito de cada um de Seus filhos. Ele garante que não negará a Si mesmo. Seja fiel ao que Ele constituiu para você, pois sua eleição tem uma razão bem maior do que você consegue ver. O inimigo irá tentá-lo nesse sentido, para que Deus seja achado mentiroso a respeito do decreto que fez sobre a sua pessoa. Quando você colocará em ação a Palavra que Ele lhe enviou?

Ao ser aceito na família divina, você foi feito parte do Corpo de Cristo; por isso, não deve dar lugar a nenhuma fraqueza que domina o homem comum, a nenhuma inabilidade e nenhuma lembrança de sua vida antiga. Por ter sido recriado em Jesus, você não tem mais os defeitos do velho homem nem está debaixo do poder infernal. Agora, é nova criatura (2 Co 5.17a) e, por isso, deve desenvolver sua salvação rumo à maturidade espiritual.

Um dos alvos que você tem de perseguir é a fidelidade. Para isso, esforce-se a fim de ser encontrado fiel. Em hipótese alguma, o Senhor deixará de ser fiel, pois não pode negar a Si mesmo; e é assim que você também deve ser. Mesmo não entendendo por que o Altíssimo o deixou passar por alguma situação tão penosa, sofredora, sem aparentemente nada fazer em seu favor, continue fiel, pois, um dia, Ele lhe revelará tudo.

Quantas vezes, você deixou de cumprir a vontade divina, e Deus manteve as promessas para a sua vida? Portanto, não caia na tentação de pensar que Ele também errou a seu respeito, porque isso jamais ocorreria. Se tem passado por situações desagradáveis, elas são necessárias para seu benefício, a fim de que seja completo na obediência e no entendimento, avance e tome posse do prêmio que o espera.

Na tomada de Canaã, a batalha foi mais fácil para alguma tribo israelita do que para outras. No entanto, o Altíssimo deu a vitória a todas. Jamais deixe o diabo fazer você ficar chateado com o Senhor, pensando que Ele não lhe foi suficientemente fiel. A verdade é que o Pai jamais será infiel ou omisso (Dt 7.9). Nas suas batalhas, Ele sempre está ao seu lado para fazer de você um vencedor. Esteja sempre certo de que Ele nunca o deixará (Js 1.5).

Agora é o momento de colocar em vigor o decreto divino a seu respeito! O Senhor tinha razões de sobra quando o convocou para compor Sua equipe. Ele só precisa que você seja fiel ao que lhe foi dado como missão; desse modo, Ele fará com que a sua vitória seja completa. Deus não o chamou para um viver derrotado, e sim para o sucesso. Com Cristo na direção, sempre haverá triunfo!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares






17 de abril de 2013

PRUDÊNCIA NECESSÁRIA

E teve Davi conselho com os capitães dos milhares, e dos centos, e com todos os príncipes; e disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece e se vem isso do SENHOR, nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arrabaldes, para que se ajuntem conosco.

                                                                                           1 Crônicas 13.1,2


Quem repara como os sábios vivem tem toda a probabilidade de se tornar sábio também. Em se tratando de alguém que o Senhor está usando, essa possibilidade aumenta – e muito –, pois, atrás do que ele faz está a mão divina. Mas o melhor mesmo é sempre se deixar ser ensinado pelo Senhor. A verdade é que os planos dEle para cada situação podem não ser os mesmos, ou pode haver algum perigo em certos momentos.

Davi foi chamado pelo próprio Deus de um homem segundo o Seu coração (At 13.22). Isso nos dá a entender que ele consultava o Altíssimo e assumia a direção dada. Se o Altíssimo nos fala por Si mesmo, ou responde algum pedido que fizemos, não é bom deixarmos de assumir o que Ele diz. Quem sempre der a Deus o senhorio sobre suas decisões será bem-sucedido.

A consulta que o filho de Jessé fez aos que aderiram a ele para o fazerem rei colocava seus subordinados como responsáveis por ouvirem do Senhor e decidirem juntamente com ele. Isso não é falta de fé, e sim prudência, pois, no ardor da batalha, é possível que não tenhamos ouvido bem sobre quando tomar certa atitude, em que lugar e por qual razão. Agora, mesmo em uma proposta, a responsabilidade é nossa.

Ser humilde sempre deve ser a marca dos que fazem a vontade divina (1 Pe 5.5). Porém, até para mostrar-se com essa qualidade o servo do Senhor deve procurar dEle o momento certo para assim proceder. A Palavra declara que os filhos não podem ver a nudez dos pais (Lv 18.7). Isso significa que, se você sempre se mostra em dúvida, os que estão ao seu serviço podem ter uma impressão ruim a respeito da sua liderança.

Davi queria um reino que tivesse o consentimento de todos, pois a aprovação do Senhor já havia obtido. Com isso, faria com que todos fossem responsáveis com ele nas resoluções tomadas. É bom levar todos ao mesmo sentimento, pois, assim, você anula a ação de alguns fracos de mente ou dominados por torpe ganância.

Não é bom ter algum grupo ressentido sob o seu governo, porque, quando você menos espera, essas pessoas podem sublevar-se e não aceitar mais a sua autoridade sobre elas – o que lhe causará certo constrangimento, prejuízo ou dor. Além disso, quando o líder tem de esconder algo dos liderados, isso não vem do Senhor.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares



16 de abril de 2013

QUANDO SATANÁS ENTRA

Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. E foi e falou com os principais dos sacerdotes e com os capitães de como lho entregaria, os quais se alegraram e convieram em lhe dar dinheiro.  

                                                                                   Lucas 22.3-5

Esta mensagem fala de um dos fatos mais perigosos que pode ocorrer em sua vida: aceitar a tentação. Você não imagina o que lhe ocorrerá se consumar o que o inimigo já vem, há muito tempo, tentando fazer com sua vida. A tentação ainda não significa que você pecou, mas o pecado a trouxe para você abrir a porta, e o chefe dela – Satanás – entrar em seu viver. Quem está sob tentação encontra-se em grande perigo.

Quando Judas Iscariotes – o tesoureiro do ministério de Jesus – consentiu em aceitar o pedido das autoridades judaicas para lhes entregar Jesus, o diabo entrou nele. Judas já vinha tendo um “namorico” com o demônio. Não sabemos se já havia estado com alguma autoridade de Israel ou se alguém lhe dissera que os chefes do judaísmo estavam prontos a recompensar aquele que lhes entregasse Cristo.

Por diversas vezes, Judas deixara-se levar por outras tentações, mas essa narrada em Lucas 22 é uma das piores que já sofrera. A situação foi tão séria, que, após ele concordar em trair o Mestre, o próprio chefe dos demônios entrou em Judas. Contudo, em outras ocasiões, um espírito maligno qualquer o fazia tirar parte do dinheiro que pertencia ao Senhor (Jo 12.6).

Prezado leitor, esse assunto de ser tentado e cair na tentação é sério demais! Se você já se tem deixado levar por algum afago ou olhar pecaminoso, bem como por conversas que não deve travar com nenhuma pessoa – a não ser com seu cônjuge –, arrependa-se enquanto é tempo! Do contrário, chegará o dia em que o comandante do Inferno, pessoalmente ou por meio de um de seus demônios, entrará em você, e, então, a sua alma seguirá pelo caminho da perdição.

Não permita que o maligno o faça consumar a tentação. Se você foi longe demais, mas ainda não chegou ao ponto em que o Senhor não mais o terá por inocente, tome agora a decisão de não cair e fuja da tentação! A misericórdia divina é paciente, mas, se você continuar a “flertar” com o inimigo, ela terá de abandoná-lo. É exatamente isso que o diabo está esperando. Portanto, fuja enquanto é tempo!

A melhor maneira de se livrar das propostas infernais é ir ao Senhor em oração e contar-Lhe tudo o que se passa com você. No mesmo instante em que contar ao Pai como tem sido tentado, Ele fará você entender o que fazer. Então, na mesma oração, além de pedir e receber o perdão, decida romper os laços que o amarram ao pecado, antes que o inimigo se assenhoreie da sua vida.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




15 de abril de 2013

COISAS QUE CORROMPEM O CORAÇÃO

Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai.

                                                                                                    1 Reis 11.4

Deus permitiu que cada homem tivesse uma mulher, e vice-versa. No entanto, há quem ache necessário ter mais do que uma. Com isso, comete loucura no meio do Israel de Deus – a Igreja. Jesus advertiu: Ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mt 18.7b). Se, em algum procedimento, você escandalizar alguém, será réu do juízo eterno. Portanto, seja sóbrio e mantenha-se dentro dos limites que a Palavra dá.

O Altíssimo permite que se ganhe o suficiente, mas o demônio tem convencido muitas pessoas de que precisam de mais. Então, para irem atrás do que querem, não buscam o Senhor, mas aceitam a sugestão de Satanás para agirem de modo errado. Ora, se você sente que necessita de mais, por que não fazer disso um motivo de oração?

Jamais diga ao Senhor o que Ele deve fazer! Ao contrário, peça a Ele que lhe diga o que você deve fazer, e, mesmo sentindo que certas atitudes não lhe farão mal, não saia dos limites que a divina Palavra lhe impõe.

Na tentativa de iludir Jesus, o diabo mostrou-Lhe toda a glória do mundo e disse que Lhe daria tudo aquilo se, prostrado, Ele o adorasse (Mt 4.9). Obviamente, o Senhor não aceitou. Se você disser sim à proposta do inimigo, será o seu fim! O demônio quis iludir o Mestre, porque sabia que, um dia, perderia tudo o que havia roubado de Adão.

Portanto, o que o adversário lhe propuser também será puro engano. Mantenha-se fiel até o fim, e a sua recompensa será bem maior (Ap 2.10).

Quem não quiser chegar ao fim de seus dias na mesma condição de Salomão tem de obedecer aos mandamentos divinos. Deus havia proibido que os filhos de Israel se casassem com mulheres fora do Seu povo. Salomão, porém, achou que a proibição não valia para ele; afinal, Deus o havia feito o homem mais sábio(1 Rs 3.3-13). Não é bom transgredir nenhuma das ordens divinas, ainda que seja a menor delas.

Que tipo de pessoa o diabo tem feito você sentir que é? Você se acha o dono do que faz ou é servo de Deus? Não importa o que você se julga ser; saiba que, um dia, será chamado a prestar contas da sua mordomia. De que adianta o homem ganhar o mundo todo, mas perder a sua alma (Mc 8.36)? Viva de tal modo que Satanás não consiga tirá-lo do caminho que o Pai estabeleceu para você trilhar.

Se Salomão tivesse permanecido fiel ao que o Altíssimo diz a todos, não se teria comprometido a ponto de suas mulheres lhe perverterem o coração. Com quantas “mulheres” você tem se casado? Na sua vida, as mulheres podem significar coisas fora da permissão divina, mas que você tem consentido em seu coração. Ainda há tempo de se arrepender. Que tal voltar, neste momento, ao caminho da obediência?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares



13 de abril de 2013

A RAZÃO DE SERMOS ENVERGONHADOS

Porque uma voz de pranto se ouviu de Sião: Como estamos arruinados! Estamos mui envergonhados, porque deixamos a terra, e eles transtornaram as nossas moradas.    

                                                                                                 Jeremias 9.19

Existem pessoas que já não têm coragem de testemunhar a respeito do que a fé em Cristo pode fazer por quem a assume. Muitas, no início de sua caminhada com Jesus, eram felizes e recebiam bênçãos, mas, agora, não há mais um grito de vitória saindo de seus lábios; ao contrário, entoam canções de pranto, que fazem os necessitados não mais procurarem o Senhor. Por que isso tem acontecido no meio do povo que só deveria conhecer vitória?

A Palavra não falha; as pessoas sim. Muitas não percebem que, ao deixarem de agir sobre o que está escrito, distanciam-se de Deus. Há aquelas que se acham especiais e, por isso, Deus tem de enviar um anjo para lhes falar algo, ou Ele tem de fazer isso pessoalmente. Ora, tudo aquilo que nos salta aos olhos nas Escrituras é como uma porta que se nos abre!

Ao negar a Palavra por qualquer motivo, você se afasta da operação divina, e, então, acontece o que disse Jeremias: você prova a operação do mal até ficar arruinado. Sem dúvida, o diabo é quem está por trás de toda ação maligna em sua vida, mas isso não seria assim se você não tivesse abandonado o que lhe foi dado. A revelação divina – por menor que seja e por mais frágil que pareça – tem em si o poder para fazer o que a sua fé determinar.

O Evangelho é a Terra Prometida pelo Senhor aos que são libertos do cativeiro do pecado, do mesmo modo que, nos tempos bíblicos, Canaã era a Terra da Promessa para os israelitas (Êx 6.4-8). Quem deixar a sua posição espiritual será mui envergonhado. Infelizmente, um grande número de pessoas tem tomado o caminho errado, negando ao Espírito Santo o comando sobre sua vida, colocando-se, assim, sob o domínio das trevas. Com isso, elas só experimentam vergonha e frustração.

Se você permitir que o adversário entre no seu poder de decisão, ele transformará em assolação a sua morada em Deus. O que lhe restará será angústia, derrota e muito sofrimento. Mas não foi para isso que a luz divina o iluminou. Você foi chamado para ser uma bênção, um amigo de Deus, alguém que só coleciona vitória sobre vitória; no entanto, como amou a maldição, esta se tem tornado o senhor da sua vida.

O que fazer para mudar essa situação? Lembre-se de onde caiu, volte para o Senhor e, com sinceridade e fé, confesse a Ele seu erro. Deus irá perdoar-lhe, e você poderá voltar a andar com Ele vitoriosamente. Enquanto a pessoa que caiu não se arrepender de verdade e não voltar para a casa do Pai, sua vida continuará sendo uma vergonha. Neste momento, Deus lhe dá a oportunidade de se acertar com Ele; portanto, faça isso!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




12 de abril de 2013

O SENHOR É QUEM O AJUDA

Eis que o Senhor JEOVÁ me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles, como vestes, se envelhecerão, e a traça os comerá.   

                                                                                                       Isaías 50.9


Não dê a mínima atenção aos que condenam você, pois são usados pelo diabo para lhe roubarem a paz. O importante é que o Senhor Deus o ajuda e, por isso, quem pode ficar firme na tentativa de condená-lo? Mais dia, menos dia, você procurará os seus acusadores e não mais os encontrará. Existe uma força infernal, comparada à traça, que destrói aqueles que se levantam contra você. Na verdade, só permanece para sempre quem faz a vontade divina.

Um dos segredos de não ser atacado pelo maligno é não dar ouvidos ao que ele declara, pois da boca dele só sai o que não presta. O inimigo tenta os filhos de Deus com adultério, desonestidade, maldade, problemas no lar, na saúde etc. Se nada disso funciona, ele, então, levanta pessoas para censurá-los, espalhando boatos sem fundamentos, tudo para tentar tirar-lhes a paz e tê-los nas mãos.

O Senhor tem feito inúmeras promessas de guardar Seus servos; por isso, não importa o problema que eles estejam enfrentando. Se o cristão se desligar do Senhor e der atenção ao que o maligno fala, cairá em transgressão inevitavelmente. O diabo nunca vem para ajudar alguém, e sim para roubar, matar e destruir (Jo 10.10a). Por que se deixar levar pelas mentiras do adversário, se o Senhor garante socorrê-lo?

As pessoas que atacarem sua vida não permanecerão para sempre e, em pouco tempo, já terão desaparecido. Quem que se dá ao maligno faz a pior opção da vida, pois ele é mau patrão e mau senhor. O aliado do mentiroso haverá de descobrir o quanto este é nocivo e pernicioso, pois sua natureza é corrompida, imunda e maligna. Portanto, jamais aceite qualquer “ajuda” que venha do inimigo.

Abrem-se para as operações infernais aqueles que se deixam ser usados por Satanás para praticar qualquer tipo de mal ao próximo. Ora, quem serve ao diabo está receptivo para a ação dele que só visa destruir a vida humana, como a traça destrói a roupa. Além disso, tem tal pessoa tem dentro de si “buracos” que jamais se fecharão. Até mesmo os mais dedicados à obra das trevas são oprimidos e aniquilados pelo diabo.

A verdade é que só permanecerá aquele que fizer a vontade divina. Este será cheio do Santo Espírito, desfrutará da paz e terá poder sobre todas as obras do inimigo. Não há nada melhor do que ser servo da justiça de Deus, pois a este o Senhor só retribui com atos de bondade e amor.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




Em que caso a Bíblia permite o divórcio? | Verdade Gospel - Portal gospel de notícias do Brasil

Em que caso a Bíblia permite o divórcio? | Verdade Gospel - Portal gospel de notícias do Brasil

11 de abril de 2013

COMO DEUS ESTÁ COM QUEM CRÊ

Mas o SENHOR está comigo como um valente terrível; por isso, tropeçarão os meus perseguidores e não prevalecerão; ficarão mui confundidos; como não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua, que nunca se esquecerá.

                                                                                            Jeremias 20.11


A atitude serena e confiante do profeta Jeremias deve existir em todos os filhos de Deus. Essa é a maneira correta de enfrentar qualquer oposição do inimigo. Tendo o Senhor ao seu lado, não haverá plano diabólico que o surpreenderá, pois você, calma e firmemente, colocará o adversário no lugar dele, que é debaixo dos seus pés (Sl 18.37,38). Mesmo em situações adversas – como aquela pela qual o profeta passou ao ser colocado no cepo (Jr 20.2,3) –, você não arredará pé do seu privilégio em Cristo.

Quem sabe que o Senhor está consigo como um guerreiro invencível nem pensa em alternativas. O alvo do cristão deve ser sempre a vitória total. Mesmo que a investida maligna tenha sido bem preparada, segundo a mais afinada capacidade de Satanás, para o cristão verdadeiro – o qual está firme em sua posição em Cristo – isso não vale nada. Está escrito que nenhuma ferramenta preparada contra o herdeiro de Deus prevalecerá (Is 54.17).

O segredo é colocar no coração a Palavra do Senhor e firmar-se nela; desse modo, os inimigos, homens ou demônios, não o atingirão, pois, antes de se aproximarem de você, verão que, ao seu redor, está o Todo-Poderoso atuando como seu Escudo. Assim, os planos malignos se frustrarão, pois tropeçarão. Eles podem mandar mensagens, dizendo que o seu fim está próximo e sua derrota é certa, mas é tudo mentira.

Cada vez que o Inferno envia seus servos para lhe fazerem algum mal e você resiste na Palavra, há uma histeria no Inferno, porque os planos do maligno se frustram completamente e, por não entenderem bem a razão de não terem conseguido atingi-lo, uma confusão geral se instala entre eles. O segredo é ficar firme e inabalável no que o Senhor lhe tem dito pelas Escrituras. Não há plano nem sabedoria contra o nosso Deus.

O mesmo acontece com as pessoas que tentam prejudicá-lo. Por não terem o Espírito de Deus, elas não agem com prudência e, desse modo, caem nos próprios laços que armam. Os que servem a Deus sempre saem bem-sucedidos em todas as situações. Portanto, nunca deixe o que lhe foi dito pelo Altíssimo, pois é assim que você é liberto, preservado e conduzido. O Senhor jamais desampara os que confiam em Suas promessas (1 Rs 6.13).

A confusão que reina no coração e na mente dos perversos é perpétua. Enquanto uma pessoa não se converter e teimar em andar nas sendas da maldade, ela será frustrada. Só há sucesso para quem é conduzido pelo Espírito de Deus. Infelizmente, há muitos que se deixam levar pela vaidade, pelas paixões e pelos demais golpes do inimigo. Se você tem sido uma delas, converta-se a Cristo agora!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




10 de abril de 2013

LIMPEZA NO REINO

Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes.    

                                                                                                    Mateus 13.41,42


O dia da limpeza no Reino de Deus chegará e não falhará. Infeliz de quem se deixar levar pelas tentações, pois será arrancado e lançado na fornalha de fogo! Sem dúvida, não vale a pena obedecer ao espírito do erro. Os que causam escândalo são os únicos responsáveis pela sua perdição, que será eterna. Por causa dessa informação do Mestre, todo aquele que dá ouvidos ao diabo deve arrepender-se.

A revelação não deixa dúvida alguma; portanto, se você não quiser se perder, o melhor é buscar o perdão divino e também a santificação. Essa é uma decisão que somente você pode tomar. Tenha conhecimento de tudo o que a Palavra de Deus proíbe e, se você estiver cometendo algum desses atos não permitidos pelas Escrituras, ponha em seu coração que, além de perdão, você precisa de libertação de toda fraqueza que o leva a desejar o que é pecaminoso.

A Bíblia afirma que, tanto para ser perdoado quanto para ser purificado de toda injustiça, o caminho é confessar (1 Jo 1.9). Se você confessou o pecado para obter o perdão, já recebeu essa bênção; porém, se ainda tem um ligeiro pensamento de que aquilo poderia ser tolerado ou de que, se errar uma só vez, o Senhor irá perdoar-lhe, precisa confessar isso a Deus e pedir que Ele o purifique. Quem pensa assim está no caminho da queda.

O pecado nos marca para o dia do recolhimento dos maus. Os anjos não julgam, mas cumprem o que lhes é mandado. Eles jamais tomarão decisões próprias. Não aceitarão choro nem pedidos de misericórdia; também não se esquecerão de alguém que tenha a marca do pecado. Hoje é o dia de se acertar com a Verdade. Você pode e deve livrar-se de tudo o que o coloca no grupo dos que causam escândalos. Deus é fiel e justo para lhe perdoar agora!

Por que desprezar o lindo futuro que o Senhor tem preparado para você? Quem erra sabe que cometeu um ato ilícito, o qual lhe custará a felicidade eterna. Portanto, agora é o momento mais apropriado para obter sua santificação completa. Neste instante, há uma luta espiritual desenrolando-se sobre a sua vida: de um lado, está o demônio, insistindo em que Deus entende o seu caso; do outro, está o Espírito de Deus, que lhe oferece a vida.

A sua decisão é a que conta! Se abrir o coração e confessar seu desvio, Deus lhe dará condições de se firmar na fé. Porém, se continuar escondendo seu erro, terá um futuro horrível. No Inferno, só há sofrimento; então, por que deixar para depois? Por que não tomar a sua decisão neste momento? Se você morresse agora, qual seria o seu destino eterno? Agora é o momento da sua salvação! Portanto, seja sábio e aceite a proposta divina.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares



9 de abril de 2013

A VOLTA QUE NUNCA DEVE OCORRER

Oh! Não volte envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado.  

                                                                                                  Salmo 74.21

Quem não entende a mensagem bíblica vive longe da presença de Deus e, por isso, não sabe os seus direitos e privilégios em Cristo. A missão da igreja é pregar as Boas-Novas, contar a todos o que lhes pertence na fé em Jesus. O oprimido tem a garantia divina de que não voltará envergonhado, e essa bênção se estende ao aflito e ao necessitado. Agora, todos eles podem louvar o Nome de Jesus.

O problema número um que aflige todas as nações é o desconhecimento que os seus cidadãos têm do Evangelho. Essa palavra de origem grega significa Boas Notícias. Quando uma pessoa aprende o que lhe pertence em Cristo, passa a viver vitoriosamente. Os governos gastariam menos com o sistema de saúde se incentivassem seu povo a procurar as igrejas onde a Palavra de Deus é pregada na Sua totalidade.

Como discípulos de Jesus, fomos ordenados por Ele a ir por todo o mundo para pregar o Evangelho (Mc 16.15). Os que têm feito isso chegam a ficar abismados com o que o Senhor faz pelas pessoas que colocam a fé nEle. Assim como nos dias de Jesus o Altíssimo curava os enfermos e libertava os oprimidos, em nossos dias o mesmo tem acontecido, e, com isso, é grande o número de pessoas desfrutando da vida abundante trazida pelo Mestre.

Que líder poderia convidar os cansados e oprimidos a se achegarem a ele e, ao mesmo tempo, garantir-lhes que seriam aliviados de suas opressões? Jesus fez isso (Mt 11.28), e o versículo que estamos estudando agora declara que o oprimido por qualquer obra do mal tem a garantia do Senhor de que não voltará envergonhado. Ora, a honra do Altíssimo está em jogo, pois, se houver um só que clamar a Jesus para se livrar de qualquer mal e não conseguir, a Palavra terá falhado.

Contudo, a verdade é que nunca houve nem haverá uma ocasião em que o que saiu dos lábios do Mestre não seja cumprido. Todos os aflitos, necessitados ou dominados por alguma força maligna podem achegar-se com confiança a Deus, o qual jamais os despedirá vazios. A nós cumpre ensiná-los a fazerem isso com firmeza. Se você é uma pessoa que precisa da ajuda divina, está na hora de buscar o Senhor e ser abençoado.

Todos os que, hoje, choram, se forem a Jesus – o Único Caminho que leva ao Pai –, haverão de provar do amor celestial. O segredo está em confiar completamente no que Ele lhes fala ao coração pela Sua Palavra e agir sobre isso. Quem assim o fizer voltará com alegria para louvar a Deus e declarar em alto e bom som o que o Senhor lhe tem feito. Ele jamais deixará você voltar derrotado ou envergonhado. A vitória é sua agora!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




8 de abril de 2013

TODO CUIDADO É POUCO

E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.. 

                                                                                             1 Crônicas 13.9


Quanto mais aprendemos da obra de Deus, mais nos inteiramos do temor que devemos a Ele. Na verdade, temos de fazer a vontade divina com temor e tremor (Ef 6.5). O homem pode atrapalhar o plano divino, se não estiver sob a direção do Senhor. Por isso, busque estar preparado para não se envergonhar. Uzá pensou que estava fazendo um benefício a Deus, mas foi fulminado. Esse fato fez o rei Davi entristecer-se sobremaneira.

O servo do Altíssimo que deseja ver a sua obra reconhecida e, desse modo, não vê-la se queimar, deve procurar viver em comunhão com o Pai. Terá muito lucro a pessoa que se preparar para ser usada e, mesmo vendo que algo não está bom, esperar por direções do Céu para colocar a sua mão no que, aparentemente, precisa de ajuda. É provável que qualquer outra pessoa piedosa fizesse o mesmo que Uzá.

Contudo, será que Deus precisa da ajuda do homem, ou Ele nos permite fazer algo em favor da Sua obra como uma benignidade? Sem dúvida, é um grande favor que Ele nos presta ao nos usar em Seus planos. Sem a unção divina, o que fizermos para Deus será puro desperdício, pois não temos em nós, e de nós mesmos, condição alguma de realizar algo como uma ajuda ao Senhor.

Como a nossa visão do mundo espiritual é quase cega, não temos como saber se o que nos propomos a realizar é certo ou não. Se não temos a orientação divina, o que nos propomos a executar pode ser de orientação maligna e, com isso, prejudicamos o plano de Deus. Ora, o Senhor nunca será surpreendido nem Se esquecerá de preparar o necessário para cumprir Seu propósito.

A orientação bíblica é que nos preparemos para nos apresentar diante do nosso Deus aprovados como obreiros que não têm do que se envergonhar (2 Tm 2.15). Então, de modo espetacular, o Senhor nos levará a falar e a fazer, ou a deixar de dizer e realizar algo. Com isso, no final, veremos que realmente era o que precisava para que a obra chegasse a um bom termo. O Senhor já Se preparou há muito tempo para o que precisa ser cumprido hoje.

Pobre Uzá! Por estar na carne, ao ver os bois tropeçarem, pensou que a arca cairia; por isso, foi fulminado. Em toda a Bíblia, vemos que, aparentemente, não havia escape para o povo de Deus, mas, com um simples ato, o Senhor mostrava que sabia conduzir e cuidar daqueles que Lhe eram obedientes.

Provavelmente, o Altíssimo tinha programado um milagre tremendo naquele momento, mas Uzá atrapalhou. Isso fez o rei Davi ficar muito triste; porém, como temia o Senhor, ele não pecou com os seus lábios e se encheu de respeito ao Altíssimo.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares