31 de janeiro de 2013

QUÃO SUBLIME É O SENHOR / Santificado seja o teu nome

Contudo, o SENHOR mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida.
 
                                                                                                                                      Salmo 42.8



Deus Se importa com todos os Seus filhos e, em Seu coração, há somente amor. Por isso, Ele Se esforça para que o homem se emende pela Sua Palavra, a qual é enviada pelo Senhor com toda a capacidade para cumprir o que anuncia. Aos que acreditam o Altíssimo ainda concede a Sua misericórdia e, de noite, quando não há luz, manda a Sua canção, para que esteja com eles. A canção de Deus é a oração da nossa vida, a mais importante que podemos fazer.

O cuidado do Senhor para com todos os Seus filhos é tremendo. Se O buscarmos, veremos que, até nos mínimos detalhes, seremos orientados. Contudo, quem não faz uso dessa ação divina perde muito, já que, sem a Sua assistência, não consegue tomar as atitudes certas. Então, nunca despreze o que Deus pode fazer em sua vida. Com Ele no comando, você será sempre bem-sucedido em todos os sentidos; porém, sem Ele, só haverá tropeços.

O Todo-Poderoso é totalmente amor. Nunca haverá uma só direção dEle que não seja cheia dos Seus predicados, pois, como verdadeiro Pai, Ele nos dá o que de melhor existe. Seu apreço pelo ser humano O levou a enviar Jesus para sofrer em nosso lugar todo o castigo que nos traz a paz
(Is 53.5). Agora, não há mais o que sofrer; podemos, simplesmente, desfrutar da Sua preciosa bondade. É por isso que o Senhor Se esforça para que nos emendemos pela Sua Palavra.
O recado que o Altíssimo nos envia é mais do que uma simples mensagem, pois vem com poder para realizar o que nos é informado. Para os que Lhe dão crédito, Sua misericórdia cumpre o que Ele tem prometido pelas Escrituras. Desse modo, sempre haverá perdão para os nossos pecados, cura de todas as doenças e sucesso em todos os nossos empreendimentos. O segredo é confiar no que Deus diz, e Seu ato gracioso será completo.

Jesus disse que há 12 horas no dia
(Jo 11.9). Existe o período em que podemos caminhar pela fé e aquele no qual devemos repousar. Espiritualmente, isso também acontece. Entretanto, mesmo quando a luz está ausente, para que repousemos, não ficamos desassistidos, pois o Pai nos envolve com a Sua canção e, então, temos um descanso muito maior. Ele sempre quer dar esse refrigério a quem se sente oprimido e sobrecarregado.


A Sua canção é a melhor oração a ser feita. É o momento em que nos limpamos de toda sujeira agarrada ao nosso espírito. Ela nos inspira a novas decisões e nos enche de poder. Sem dúvida, é a oração da nossa vida.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 
 
 

Santificado seja o teu nome - Introdução

Mateus 6:9 
 
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Quando o Senhor Jesus deixou-nos a oração modelo, Ele a iniciou chamando Deus de Pai, e não apenas pai, mas “Pai Nosso”. Imediatamente após introduzir uma nova experiência de intimidade entre o Criador e suas criaturas, o Salvador conclama seus discípulos a reconhecerem a santidade divina, ao dizer: “Santificado seja o teu nome”.

Jesus ressalta com clareza a distinção entre Deus e nós. Ele é santo, nós somos pecadores. Ele é divino, nós humanos. Foi a obra consumada de Cristo na cruz que tornou este Deus Santo acessível. Seu sangue vertido no madeiro nos trouxe para perto do Todo Poderoso, e nos deu o direito de chama-lo de Pai. Aleluia!

Reverenciar este Deus glorioso deve ser o motivo de vida de todo discípulo de Jesus Cristo! Viva para glória de Deus!


Pastor Sérgio Fernandes

30 de janeiro de 2013

Mudança mais que abençoada / Árvore na margem do riacho

Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade e me puseste diante da tua face para sempre. 

                                                                                                                                        Salmo 41.12


Não importa o que venha sobre quem se converteu e se tornou filho de Deus, pois, ao assumir a sua filiação, o Altíssimo assumiu a Sua paternidade. Com isso, o Senhor Jesus, o qual sustenta todo o Universo pelo Seu grande poder, tornou-Se o Sustentador dessa pessoa. Para isso, a única atitude que o Altíssimo pede é que o cristão seja sincero, porque, na sua sinceridade, Ele o mantém. Assim, se você escolher a falsidade, não poderá mais contar com a ajuda divina.

Erra muito a pessoa que mente, ilude, age de forma errada e, depois, sem constrangimento algum, nega que tenha feito o que o diabo mandou. O cristão jamais deve mentir ou enganar; por isso, ainda que você tenha de sofrer por ser sincero, não utilize o engano ou a falsidade. Quem fala a verdade tem Deus ao seu lado. Então, se você errou, confesse e obtenha o perdão e a ajuda do Senhor para ser livre do pecado cometido.

Há muitos que tomam atitudes as quais não são dignas do proceder de um filho do Altíssimo. Eles erram e, como ninguém vê e não é do conhecimento público, enganam os outros. Essas pessoas nem imaginam que tais atos as mantêm debaixo do jugo do inimigo. Com isso, o que desejam nunca se realiza, porque suas orações não são respondidas. O pior é que não conseguem conhecer a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

Viver na “periferia” da bênção é muito ruim, e quem age dessa maneira vê os outros se destacando na fé, sendo abençoados pelo Senhor e obtendo realizações na vida. Esse indivíduo sempre estará sofrendo, dependendo da piedade e comiseração do próximo, quando deveria estar sendo alvo dos maiores elogios. A falta de sinceridade em tudo faz com que a pessoa viva como aqueles que nunca conheceram a vontade divina, ou ainda pior.

Entretanto, quando tomamos a decisão de confessar ao Senhor os nossos erros a fim de obter o Seu perdão, imediatamente, somos colocados diante da Sua face. Então, as nossas súplicas, orações e determinações são logo atendidas, e o maligno passa a perder todas as batalhas que trava contra nós, porque passamos para a categoria de mais do que vencedores (Rm 8.37). Esse é o modo de usufruirmos o que Jesus conquistou para nós por meio da Sua morte.

Não seria bom servir a Deus de fato? O que você tem a ganhar é muito mais do que poderia perder aqui neste mundo. Por isso, tome agora a decisão mais acertada da sua vida, entregando-se a Cristo sem reserva alguma. Assim, você viverá para sempre diante dAquele que é Senhor nos Céus e na Terra.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




Árvore Na Margem do Riacho 


Salmos 1:3 

 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 

O Livro dos Salmos é um devocionário, para os exercícios espirituais regulares do cristão. Por isso, seu primeiro Salmo descreve com clareza quais devem ser as características dos seus leitores. Eis o que ele diz, no verso 3: Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho....” (Salmo 1:3).

O simbolismo botânico é simples e profundo em seu significado. Em uma árvore, o tronco, os galhos, as folhas, as flores e os frutos, tudo depende irrevogavelmente das raízes. E em que as raízes estão fincadas, para a saúde, a beleza e a funcionalidade da árvore. A árvore e os frutos da nossa vida cristã somente funcionam quando nossas raízes pessoais foram lançadas no território do corpo de Cristo, alimentando-se da energia poderosa do seu Espírito.

Por que será que ousamos a aventura de plantar nossas árvores cristãs nos terrenos insalubres dos mega templos marketeiros? Por que teimamos em caprichar nos louvorzões, nos quais repetimos tanto os refrões gospel ao ponto de que, na segunda-feira, não sabemos como testemunhar, diante do realismo “não gospel” da incredulidade dom mundo? Nosso problema é uma questão de raízes. De raízes no rio da vida, onde podemos beber da água viva que Cristo nos oferece. Os cristãos que ousam fazê-lo, assim são descritos pelo salmista: “felizes são aqueles...”

 Pr. Olavo Feijó

29 de janeiro de 2013

O FATOR IMPORTANTE / Provações



Eu sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim: tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus. 

                                                                                                                                        Salmo 40.17


Pode parecer estranho o que vou afirmar, mas a verdade é que não importa a sua origem ou como você vive no mundo. O que realmente importa é se permitirá que o Senhor cuide de você. Com esse entendimento, não haverá ninguém que se sentirá inferior, pois o que interessa na verdade é se o Senhor Deus Todo-Poderoso o tem sob o Seu cuidado. O zelo divino é fácil de ser obtido. Siga comigo neste estudo da santa Palavra.

Davi tinha tudo para ser um revoltado com a sorte. Em seus dias, o primogênito herdava o dobro dos outros e todos tinham de respeitá-lo. O salmista era o oitavo filho e, pelo estatuto da primogenitura, não tinha chance alguma de ser bem-sucedido. Mas, por ter observado o que diz a Palavra de Deus, ele conseguiu crescer diante do Altíssimo e de um simples pastor de ovelhas veio a ser o mais importante rei de Israel.

Jamais deixe o diabo sugerir que você não tem condições de ascender socialmente. Primeiro, é preciso ascender na vida espiritual, saindo do império das trevas. É fato que, nesse cativeiro, o homem não tem e nunca terá nada diante de Deus. No entanto, ao se converter, o seu coração é recriado em Jesus e ele passa a ser parte do Corpo de Cristo. Com isso, experimenta o quanto Deus, que passa a ser seu Pai, pode fazer em seu favor.

Como filho de Deus, você será cuidado do melhor modo possível. Conseguirá entender as Escrituras, e a sua vida será transformada para melhor. Com Jesus, você nunca mais tropeçará ou voltará a ser escravo de Satanás. Quem é liberto por Jesus torna-se livre de fato. Tudo o que você precisa fazer é dar a Ele o primeiro lugar em seu viver, convertendo-se e passando a servi-Lo com todo o seu coração.

Dessa forma, o Deus eterno será o seu Auxílio e, por isso, não haverá mais falta de nada em sua vida. Ele também será o seu Libertador, e a sua libertação das opressões malignas será o fato mais real de todo o mundo. Somente Deus sabe o que Ele pretende fazer de bom com você e, por fim, Ele não Se deterá em ajudá-lo. Portanto, é muito importante receber Jesus como seu Salvador e Senhor, pois, assim, o Pai lhe dará o poder de se tornar filho dEle.

A partir de agora, você só continuará como pobre e necessitado se quiser. Decida ser livre pela mão divina. Deus está esperando para começar a abençoá-lo. Ele não só perdoará todos os seus pecados e lavará a sua alma no sangue de Jesus, mas também irá santificá-lo na Sua Palavra e regenerá-lo no Espírito Santo. Que tal fazer a sua oração agora?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares



Reflexões em 1 Pedro - Provações


1 Pedro 1:6 

 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,

Eu não gosto de sofrer. Aliás, quem gosta? Muito embora seja usual a Igreja de nossos dias evangelizar com a promessa de que ao lado de Cristo não existe sofrimento, o evangelho e as cartas no Novo Testamento deixam claro que o cristão sofre, muitas vezes até mais do que aqueles que não seguem os passos do Salvador.

Talvez você esteja neste momento passando por provações sem fim! Tenho algo a compartilhar ao seu coração: as tribulações não significam que o Senhor se esqueceu de nós, mas que Ele continua amadurecendo e fortalecendo nossa fé, para sermos instrumentos úteis em Suas mãos. As provações são uma forma do Senhor nos dizer: "o mundo não é o seu lar, tenho coisa melhor reservada para você".

Desejo que o Senhor te faça forte nas tribulações. Você irá vencer, em nome de Jesus Cristo!

Pastor Sérgio Fernandes

28 de janeiro de 2013

DE BEM COM DEUS / O culto devocional (3)

Não detenhas para comigo, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.

                                                                                                                                      Salmo 40.11


Fomos chamados das trevas para a maravilhosa luz de Deus (1 Pe 2.9), mas será que estamos vivendo o que essa convocação implica? Temos desfrutado da paz de Cristo ou vivido como as demais pessoas? O Altíssimo tem suprido nossas necessidades ou temos vivido com escassez de tudo? Se o Senhor tem retido de você as misericórdias dEle, é sinal de que você não está de bem com Ele. Na verdade, você não está na posição na qual Ele pode abençoá-lo sempre.

É preciso estar alerta, pois as misericórdias do Senhor, que são a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22), podem ser detidas. A Palavra declara que Ele é misericordioso e bondoso ao mesmo tempo; mas, pelo que Davi declarou nesse Salmo, o Senhor pode ficar impedido de derramar sobre nós os Seus atos graciosos e, com isso, estaremos em aperto. Portanto, não há nada melhor do que se examinar e acertar-se com o Pai.

Nós falhamos por não darmos atenção ao que Ele nos orienta a fazer. Quando nossos alvos estão na frente dos de Deus, Ele não pode nos amar. Se O amarmos, por Sua vez, Ele nos amará. Se O desprezarmos, pereceremos. Ainda que as pessoas passem longas horas em oração e vivam pedindo a todos que orem por elas, se os mandamentos não forem cumpridos, ou se houver pecado escondido, não haverá como a mão bendita de Deus abençoá-las.

Não se engane por achar que o Senhor entende o seu erro. Desde o dia em que você pecou e não se arrependeu, a porta lhe foi fechada. Com isso, o inimigo o tem destruído em todos os sentidos. Os sonhos morrem, as orações passam a ser meros recitais de murmuração, a fé se torna impotente, e o demônio mais derrotado não lhe obedece. Só existe um caminho para não se deixar ser escravizado pelo diabo: voltar-se para Deus e suplicar o Seu favor.

Deus ama aqueles que O amam e tem prazer em lhes dar a felicidade. Ele fará de você e em você o que tem prometido, quando você criar coragem e deixar o erro, confessando o que o seu coração até hoje escondeu. Com isso, a sua cura virá, a alegria retornará ao seu coração, e as portas lhe serão abertas. Renuncie agora ao senhorio do diabo sobre a sua vida, confessando ao Altíssimo as suas transgressões. Só assim você será recebido como filho.

Não há tempo melhor para se acertar com o Senhor do que agora. O seu pecado está estampado na sua face. Para onde você vira, o demônio sabe que você é dele. Só mesmo confessando a sua iniquidade, suplicando pela misericórdia divina e consertando-se com quem você causou o prejuízo moral, financeiro ou de outra natureza, experimentará a misericórdia do Senhor. Faça isso neste momento, pois é o Senhor quem está dando essa oportunidade a você.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





O culto devocional (3) 

Mateus 6:6 


 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Primeiro: comece o culto devocional com uma breve oração. Agradeça a Deus pelo dia, pelas batalhas, pelas vitórias, pelas tribulações que enfrentou. Peça perdão pelos seus pecados e rogue por iluminação espiritual para que aproveite todo o momento em que estará com Ele em oração.

Segundo: faça uma leitura bíblica. Não pode ser curta demais e nem muito extensa. Pode ser um texto isolado, um capítulo do evangelho ou um capítulo do seu plano de leitura bíblica anual. Leia com calma, sem pressa, tentando absorver a verdade revelada no texto para seu coração.

Terceiro: Ore a Deus francamente. Conte tudo ao Senhor. Confesse os pecados praticados, agradeça as circunstâncias que enfrentou e declare seu amor por Ele. Observe se o texto que você leu pode, de alguma forma, orientar você sobre situações que está vivendo ou direções que necessita tomar. Essa etapa deve ocupar boa parte do seu momento a sós com Deus. Após falar tudo o que estava no seu coração, fique em silêncio por alguns minutos e atente-se para cada pensamento que vier em sua mente. São nestes momentos de silêncio que o Espírito Santo ministra ao nosso coração.

Quarto: Termine o devocional com um louvor e uma oração de agradecimento. Não tenha pressa para terminar o devocional, pode ser que neste momento você sinta a presença de Deus e tenha que se silenciar um instante para ouvir sua doce voz consolando o seu coração.


Pastor Sérgio Fernandes



27 de janeiro de 2013

SINAL IMPORTANTE

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.

                                                                                                                                           Salmo 40.8

A Palavra de Deus adverte-nos de que nem todos de Israel são israelitas (Rm 9.6). Não basta uma pessoa estar sempre na igreja, cantar os hinos, orar da forma como os cristãos oram e demonstrar os demais gestos dos que amam o Senhor. Se ela não faz a obra divina com muito prazer, é sinal de que ainda não se converteu. O homem só se satisfaz em cumprir a vontade do Pai se tiver, de fato, a Palavra dentro do coração. Do contrário, ele pode até tentar, mas lhe faltará a alegria.

Ao ouvir o Evangelho pela primeira vez, o homem sabe que a Palavra é a Verdade. Ela mesma lhe mostra Sua importância. O pecador sente no coração que está perdido e, então, a decisão que tomar norteará a sua vida para sempre. Os que querem somente escapar da condenação eterna deixam-se enganar, imaginando que, se apenas confessarem Jesus com a boca, serão salvos. Eles não sabem que é preciso mais do que isso: crer de coração (Rm 10.10).

Quando somos salvos, o nosso espírito é recriado e, além de nos tornarmos filhos de Deus, passamos a ser membros do Corpo de Cristo e a fazer parte do plano divino. Então, falar do amor de Deus, cumprir os mandamentos e realizar o que nos é ordenado pelo Senhor nos dá prazer. Por conseguinte, a causa do Altíssimo passa a ser nossa e, desse modo, o Reino de Deus torna-se prioridade máxima para nós.

No entanto, quem não provou o novo nascimento não consegue sentir o que sentimos. Em uma comparação grotesca, podemos dizer que a pessoa em quem a salvação não se realizou é como um feto abortado. Se ele tivesse vingado, experimentaria as mesmas coisas que temos experimentado; mas, como não nasceu, jamais saberá do que os vivos desfrutam. Seguindo a comparação, podemos dizer que há muitos “fetos” espirituais perambulando na obra de Deus.

O segredo é ter a lei de Deus impressa no coração para que se possa sentir um deleite tremendo em cumprir a vontade do Senhor. Sem nascer de novo, o “cristão” jamais experimentará o prazer de ser dizimista, falar do amor divino aos perdidos, expulsar demônios e ver os pecadores rendendo-se ao Pai. Para essa pessoa, o que interessa é que a igreja dela seja a maior, a mais bem falada, que tudo de bom lhe ocorra, e que os pecadores, se tiverem juízo, façam parte do grupo dela.

Podemos comparar esse tipo de pessoa ao cego que Jesus curou. Após o primeiro toque, ele via os homens como árvores. Ao receber o segundo toque, ele os via distintamente (Mc 8.22-25). O sinal de que você, de fato, é salvo se dá, portanto, pelo que se passa em seu coração ao fazer a vontade divina.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





25 de janeiro de 2013

UM CORAÇÃO ENTERNECIDO / O culto devocional (2)

Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, que seriam para assolação e para maldição, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.

                                                                                                                                              2 Reis 22.19


As palavras do Senhor nem sempre vêm com doçura; algumas vezes, elas são ditas com a dureza do julgamento que será derramado sobre o povo de Deus. Sempre é bom darmos ouvidos ao que Ele fala; assim, evitamos a Sua ira e também não perdemos as bênçãos que Ele declara nos pertencer. O Senhor está pronto para ouvir a nossa oração e atender aos nossos pedidos.

Não podemos achar que estamos a salvo da condenação se estivermos agindo como os ímpios e os perdidos. Após conseguir que os crentes obedeçam a ele, o diabo volta a campo para convencê-los de que são especiais e de que, nesse caso, não haverá repreensão do Senhor pelos atos errados que estejam praticando, alegando que Deus fará vista grossa aos seus erros.

Ora, o servo fiel, aquele que respeita a Palavra de Deus, jamais se deixa levar pelas mentiras do inimigo nem dá a ele o gosto de completar a sua obra destruidora em sua vida! Se Satanás já tem feito você crer que não será castigado por estar praticando alguma transgressão, agora mesmo entre em oração, abra todo o seu coração e busque de Deus o arrependimento, antes que seja tarde demais.

Tão logo o jovem rei Josias ouviu a sentença que pesava sobre o seu povo, o seu coração se enterneceu. Ele sentiu o peso do que estava prestes a suceder sobre a sua nação e se humilhou diante do Altíssimo. Não há quadro que mais agrade ao Senhor do que ver os Seus suplicando por misericórdia, pois, com isso, o que está determinado para ocorrer com o povo santo poderá ser adiado ou cancelado. Portanto, siga a orientação divina.

É preciso tomar uma decisão do coração, algo final. Quem não confessa a sua transgressão nem a abandona jamais encontra o favor de Deus. Algumas pessoas estão agindo hoje pior que no passado, quando cometeram algum pecado grave: estão mentindo ao esconder o que fizeram. Essa atitude é uma vitória do inimigo sobre a vida delas, pois, assim, nunca serão recuperadas pelo arrependimento.

Rasgue as vestes do seu coração e chore diante de Deus. O caminho do pecado é enganoso, porque faz você se considerar no direito de errar e, depois, para não passar vergonha, ocultar os fatos. Quem confessa e deixa o pecado alcança misericórdia.


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




O culto devocional (2) 

Mateus 6:5 

 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 

Não existe uma fórmula mágica para o culto devocional. O momento a sós com Deus deve ocorrer com regularidade e espontaneidade. Haverá dias em que o Senhor te convidará a apenas orar; outros, você se sentirá compelido a ler a Bíblia e meditar em sua mensagem. Em outros, talvez você só tenha forças para chorar e se derramar diante do Pai. Não importa como o culto devocional se desenrola, o importante é você ter tempo a sós com o Senhor diariamente.

Contudo, até a experiência de espontaneidade ocorrer, você poderá seguir um modelo tradicional de culto devocional, que tem sido fonte de vida para milhões de cristãos do mundo todo. Este modelo reserva 30 minutos de seu dia para você estar a sós com o Senhor. Abra o culto devocional com ações de graça. Leia um trecho bíblico. Converse francamente com Deus e termine com um louvor e oração de agradecimento. Falarei detalhadamente sobre isso no próximo devocional.

Feito com regularidade, o culto devocional transformará radicalmente sua vida ao lado de Jesus.

Pastor Sérgio Fernandes


24 de janeiro de 2013

LUGAR DE ABUNDÂNCIA / Por que realizar o culto devocional?


Fizeste com que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; mas trouxeste-nos a um lugar de abundância.

                                                                                                                                   Salmo 66.12


O passado de todo ser humano é triste. Como escravos do diabo, somos atribulados de todos os meios possíveis e até inimagináveis. Temos sido tratados da mesma maneira com que, nos tempos bíblicos, os egípcios trataram os israelitas. A escravidão do Egito era física; a nossa, porém, é espiritual. Naqueles tempos, o sofrimento era tanto, que o Senhor o comparou a homens cavalgando sobre a cabeça deles. O povo do Senhor teve de passar pelo fogo e pela água, mas, com a libertação, foi colocado em um lugar de abundância.

No nosso caso, a salvação que Jesus realizou em nosso favor nos trouxe ao novo nascimento. Por meio dessa obra divina, fomos refeitos por completo. Agora, não há nenhuma parte nossa que esteja debaixo do pecado, pois Cristo, ao derramar Seu sangue por nós, comprou-nos de volta para Si. É preciso crer nessa verdade e clamar por essa bênção. Esse é o único meio de você não mais ser oprimido pelas forças das trevas.

No novo nascimento, o nosso espírito é recriado em Jesus, sem os defeitos que o pecado de Adão nos causou, mas isso não significa que, de um momento para o outro, todas as virtudes de Cristo já estejam operando em nós. Precisamos perseverar em seguir o Mestre, para que cresçamos até atingir a completa estatura de Jesus. Por isso, assuma o que a Palavra lhe diz; assim, você será transformado na expressa imagem de Deus.

Agora, se os pensamentos errados estiverem voltando, e os desejos malignos quiserem assumir de novo o seu coração, seja rápido em repreendê-los e nunca dê aos seus sentimentos lugar em sua alma. Não aceite nada que venha tirá-lo da sua nobre posição no Filho de Deus. Em qualquer situação, fique firme na liberdade que Cristo providenciou para todo aquele que crê nEle (Gl 5.1).

Quem não se assume em Cristo volta a passar pelo fogo e pela água das provações. Não são poucos os que vivem entupindo-se de remédios, estão com algum tipo de problema e, mesmo não usufruindo da vida abundante que Jesus trouxe, não acordam para o fato de que a maneira como vivem prova que não estão servindo ao Senhor. Com Jesus é alegria e liberdade em todo o tempo!

No Evangelho, não há escassez nem operações malignas. Os que estão cheios de provações, com coisas erradas sucedendo a eles e aos seus, precisam avaliar sobre como têm vivido, se não há pecados escondidos, assuntos por acertar, pois, no Evangelho, há abundância total. A melhor maneira de glorificar o Senhor é desfrutar da abundância da Terra da Promessa!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




Por que realizar o culto devocional?

Mateus 14:23 

 E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.

Jesus tinha o hábito de buscar a Deus em secreto. Na narrativa dos evangelhos, Ele diversas vezes deixava os discípulos para buscar ao Pai Celestial a sós. O momento a sós com Deus é uma oportunidade santa de conhecer o Nosso Criador. Sozinhos com Ele, distante das pessoas e dos afazeres, temos a oportunidade de ser quem realmente somos. Diante do Todo Poderoso, não há espaço para nossos títulos, para nossas conquistas humanas ou para as coisas terrenas. É o homem e Seu Criador, o Deus Santo e seus filhos resgatados pelo sangue de Jesus Cristo.

A sós com o Eterno, experimentamos a chance de expor nossa humanidade, nossos pecados, nossas fraquezas. E mesmo assim sermos completamente amados por Ele. Incondicionalmente queridos e aceitos! É ali, naquele momento sagrado de comunhão, que Ele nos liberta gradativamente do poder do pecado, nos ensinando a viver uma vida como verdadeiros seguidores de Jesus Cristo.

Quando desenvolvemos essa comunhão íntima com Nosso Senhor, entendemos a promessa de Jesus: "o Pai em secreto te recompensará".

Pastor Sérgio Fernandes

23 de janeiro de 2013

NEM PENSE EM VACILAR / O culto devocional (1)


Porque o rei confia no SENHOR e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará.

                                                                                                                                  Salmo 21.7


O segredo para vivermos vitoriosamente é confiar naquilo que o Senhor nos fala ao coração pela Sua Palavra, pois Ele jamais nos diria alguma coisa que não fosse de Sua completa decisão. Por isso, nem precisamos orar para ver se algo é o que Ele, na verdade, quer para nós. As Suas palavras expressam Sua completa vontade e, ao serem entregues a nós, são como que transformadas em mandamentos para que as cumpramos.

Com a divina revelação, passamos a atuar como soberanos sobre aquilo que ela nos revelou; mas, se deixarmos de fazer o que nos foi ordenado, passaremos a ser com um rei sem poder. Ora, o que nos interessa não é somente ser a autoridade máxima sobre a nossa vida, mas também poder repreender os males que nos atacam e exigir que o que nos foi revelado se cumpra! Portanto, precisamos lutar para não cairmos à posição de um rei deposto, que não tem mais autoridade.

Os que confiam no Senhor são como os reis em pleno exercício do seu governo, os quais, ao verem algum monarca intruso invadir o seu território, logo partem para rechaçar tal invasão. Quem está bem no comando de suas forças não perde parte alguma do seu domínio para o inimigo. É desse modo que Deus quer vê-lo. Ao confiar, de fato, no Altíssimo, você se fortalece de maneira a tomar conta do que é seu em Cristo.

Confie sempre no que o Senhor lhe tem dito; dessa forma, você não temerá as ameaças do Inferno. Não importa se ele se levanta contra a sua vida, ou a vida de algum familiar, amigo ou alguém que lhe tenha pedido ajuda em oração. Confiando no Todo-Poderoso, você será como Abraão, o qual se levantou e partiu para resgatar seu sobrinho Ló, sua família e as demais pessoas que os quatro reis tomaram ao derrotar o rei de Sodoma e seus aliados
(Gn 14.12-17).

A misericórdia do Senhor não deixa nenhum servo dEle vacilar. Ainda que a prova seja por demais exaustiva e severa, o ato gracioso do Pai – de nos ter elegido em Cristo – faz com que Ele nos revista de poder. Sem a confiança no Altíssimo, até mesmo os mais destemidos entre os homens vacilam diante de uma prova. O diabo sabe tentar-nos em nossos pontos fracos, mas Deus sabe fortalecer-nos exatamente nesses pontos.

Não deixe que o deponham da sua posição de autoridade no Senhor. Procure lembrar-se do que Ele lhe tem falado. Creia em Sua Palavra, pois esse é o decreto que você deve recitar sempre. Assim, sairá vitorioso, ainda que todas as forças do mal o ataquem. Esse é o único meio de provar que, de fato, você confia no Senhor!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares








O culto devocional (1)

Mateus 6:6 

 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
Jesus estimulou uma espiritualidade reservada, apontando que a nossa vida em secreto por Deus é uma fonte inesgotável de poder espiritual para vencermos a nossa carne, o pecado e o mundo. Foi ele mesmo quem insistiu com seus discípulos que troquem a vida de reconhecimento por uma vida de serviço abnegado. É muito mais prazerosa a satisfação de servir para a causa de Cristo do que em viver de mentirinha apenas para obter reconhecimento e aceitação.

E nesse assunto, vemos o Salvador nos convidar para uma busca secreta por Deus. Nós chamamos essa experiência de culto devocional. É aquele momento diário que reservamos para estar a sós com Deus, refletindo sobre Sua Palavra e o buscando em oração. Um cristão que pratica o culto devocional com regularidade terá uma vida espiritual mais estável, mais frutífera e mais alegre do que aquele que só busca a Deus nas reuniões regulares da sua comunidade.

Se você deseja potencializar seu relacionamento com Cristo, comece hoje mesmo a praticar o culto devocional.
Pastor Sérgio Fernandes




22 de janeiro de 2013

DESTINADOS A DOMINAR

Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim.

                                                                                                                                        Salmo 18.44


O cristão precisa ser ensinado no que dizem as Escrituras, e não no que alguém acha certo ou não. Quem não percebe o quanto Jesus o fez ser jamais se torna vencedor. Não há mágica na vida espiritual; tudo o que o homem plantar é o que ele colherá (Gl 6.7). Os que não plantam no campo da fé passam fome e são atacados por qualquer cão vira-lata. Já quem aprende os seus direitos vence, e o sucesso do cristão glorifica o Senhor.

O poder que Jesus nos deu é real. Por isso, não devemos temer nenhuma investida do inimigo contra nós, a nossa família e os nossos bens. A autoridade que nos foi conferida tem capacidade para derrotar toda força infernal. Isso significa que podemos pisar sobre os piores demônios e desfazer todas as suas obras, e nada nos acontecerá(Lc 10.19). Não deixe as ameaças do diabo paralisarem a sua fé; ao contrário, faça valer o seu valor!

Temos de ser ousados na fé como Jesus o foi. Ele veio dar-nos exemplo de como proceder contra as forças do mal. Sempre que os demônios se manifestavam nas Suas reuniões, o Mestre ordenava que eles se calassem e saíssem das pessoas. Nós também podemos paralisar todas as obras malignas e, ao mesmo tempo, exigir que se calem com os seus argumentos mentirosos. Os espíritos malignos lhe obedecerão quando você fizer com que ouçam a sua voz.

Os demônios se submeterão a nós sempre que falarmos com fé, em Nome de Jesus. Todas as vezes que eles se manifestavam nas pessoas, saíam delas quando Jesus ministrava e os repreendia. Portanto, em qualquer situação adversa, faça o inimigo ouvir a sua voz e tomar o caminho do Inferno, pois a você, como cristão, já foi concedido o poder para expulsar todo mal e curar qualquer doença.

Você pode desfazer todas as obras dos demônios. Eles também lhe obedecerão se você os repreender com destemor e fé no Nome que é sobre todo o nome. Na verdade, quando o cristão descobre o poder que tem sobre as operações das trevas, os espíritos malignos ficam desesperados, pois sabem que todo filho de Deus foi revestido de poder para desfazer tudo o que eles tiverem feito. As doenças saem se você as repreender.

O Senhor Jesus nos fez reis para o Seu Pai (Ap 1.6). Por isso, não vacile, mas faça os demônios ouvirem a sua voz. Eles sabem que somos soberanos sobre eles e suas obras. Portanto, como autoridade do Reino de Deus, faça valer a sua posição no mundo espiritual!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





"Quem está focado em Cristo não tem medo de ser o que é! Não tem medo de esconder seus medos e temores! Aqueles que vivem buscando unicamente a glória de Cristo se gloriam apenas no Salvador, porque sabem que é em nossa fraqueza que o poder dEle se aperfeiçoa em nós. Portanto, fixe seus olhos em Jesus e deixe o poder dEle se manifestar em Sua vida!" 

Pr. Sérgio Fernandes


21 de janeiro de 2013

DEUS É O SEU AMPARO / Reflexões em 1 Pedro - Bênçãos no céu

Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o SENHOR foi o meu amparo.

                                                                                                     Salmo 18.18


Há dias em que tudo parece dar errado, mas isso não significa que você esteja longe de Deus; afinal, as provações vêm sobre todos. Algumas vezes, decisões erradas que tomamos nos afastam do Senhor; em outras ocasiões, atitudes do inimigo nos levam a crer que fomos desamparados pelo Pai e, por isso, desta vez, não haverá ajuda. Mas não se esqueça de que o Senhor é fiel.

Além disso, é importante saber que, para quem vive da fé em Jesus, não existe azar. Deus nos ordena que vivamos da fé (2 Co 5.7); assim, veremos que, quando a provação vem, mostramos em Quem cremos. Ora, a pessoa que crê no Senhor jamais se deixa levar pelas mentiras diabólicas; por outro lado, quem acredita mais no demônio do que no Altíssimo se desespera e apela para todos os lados, sem obter nenhum amparo.

O diabo sempre aproveita os maus momentos para atacar, e muitos são derrotados, pois não percebem que foi a falta de fé deles que os impediu de serem abençoados. Os que estão firmados na Rocha jamais desistem de confiar no Senhor, ainda que tudo prove que não há mais nada a se fazer. Eles sabem que Deus é fiel e de modo algum negará a Si mesmo, ainda que sejamos infiéis (2 Tm 2.13).

Davi confiava sempre que Deus era o seu Amparo; por isso, ele jamais fora confundido. Se você ficar brincando de ter fé, a hora chegará em que o inimigo irá atacá-lo, e, então, sem a confiança no Senhor, você poderá até clamar, mas não será atendido. A porta sempre abre para quem tem a chave e a usa, e não para quem fica do lado de fora clamando como um desesperado.

Entenda que Davi lutou contra os seus inimigos, assim como você tem de guerrear contra as forças das trevas quando estas vierem atacá-lo. Os adversários dele eram homens, os quais simbolizavam os poderes do mal que se lançam sobre nós. Assim como Deus amparou o salmista contra os que se levantaram contra ele, também seremos protegidos por Ele. Contudo, para isso, teremos de travar as batalhas com toda a confiança.

Se você não lutar, o Senhor não irá ampará-lo. Por isso, ao partir para a luta, vá confiante no fato de que Deus não o deixará cair nas armadilhas do maligno. O Senhor sempre dará forças ao Seu povo (Sl 29.11). Logo, não receie nem se deixe intimidar, mas, ao ser atacado, entre na batalha, pois o Altíssimo já saiu para ser o seu Amparo.

A verdade é que, ainda que todo o Inferno se levante contra você, Deus irá sustentá-lo e fortalecê-lo para que o Nome dEle seja glorificado.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




Reflexões em 1 Pedro - Bênçãos no céu 


1 Pedro 1:5 

Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, 

Nos importantes acontecimentos da vida, a melhor parte sempre fica reservada para o final. A colação de grau após os estudos, o casamento após a importante etapa do namoro e noivado, entre outros. Veja por exemplo em filmes e livros, onde o clímax é sempre deixado para o final.

O final sempre reserva algo especial! Deus também reservou um final brilhante para os que amam a Jesus. Pedro se refere a isso dizendo que há bênçãos guardadas no céu para nós. Do outro lado do Jordão da vida, quando as cortinas descortinarem a eternidade e os séculos vindouros, receberemos a herança que Ele nos reservou!

Seus dias têm sido trabalhosos, mas não desista de servir a Deus e amá-lo de todo o coração. Há benção esperando você no final!

Pastor Sérgio Fernandes


20 de janeiro de 2013

DEUS LHE TEM FEITO MUITO BEM

Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem. 

                                                                                                      Salmo 13.6

Nenhuma declaração na Bíblia foi colocada nela por acaso. Tudo o que a Escritura registra tem como endereço o ser humano, e, entre nós, não há diferença alguma. Portanto, quando abrir o Livro Santo, faça-o com reverência e coração aberto. Ao ler a Palavra de Deus, você está em uma reunião executiva com o Pai; por isso, sempre dê toda atenção ao que lê; assim, você se surpreenderá bastante.

O jeito de Davi falar nos abre os olhos para o fato de que ele entendeu que o Senhor fez muito mais por ele. Infelizmente, a maioria do povo de Deus não tem aprendido que a Sua Palavra é discernida espiritualmente nem crido nessa verdade. Uma das missões do Santo Espírito é dizer-nos tudo o que tem ouvido a nosso respeito; afinal, o homem, de si mesmo, é incapaz de compreender os mistérios divinos.

Nas Escrituras, existem fatos importantíssimos que jamais descobriremos, a menos que dediquemos nossa vida ao Senhor. Jesus afirmou que ninguém deve jogar pérolas aos porcos (Mt 7.6); com isso, podemos entender que Ele mesmo não o fará. Mas, se formos ovelhas obedientes, não seremos deixados sem os ensinamentos santos, os quais nos farão melhores servos.

Davi sabia que Deus havia feito muito mais para ele, além do fato de tê-lo tirado dos campos de pastoreio e feito rei sobre Israel. Ele percebia que, a cada dia, o Senhor o acumulava de bênçãos. A comunhão com o Todo-Poderoso é de suma importância, pois, sem ela, não conseguiremos entender o que Ele tem a nos falar. A verdade é que quem vive longe do Altíssimo não pode ser ajudado na hora da tribulação.

Comece a fazer a vontade divina já! Assim, sua vida irá melhorar muito, e, quando parecer que não há mais nada para você, o Senhor virá com novas revelações. A Bíblia é repleta de detalhes que você nem de longe percebe. Então, não deixe de receber e viver tudo o que lhe foi revelado na Palavra. Desperdiçar as divinas revelações é desperdiçar a vida.

Os que realmente são servos de Deus jamais haverão de lamentar a decisão de, um dia, terem aceitado Jesus como seu Senhor. Ele convidou todos aqueles que têm sede e fome de justiça para se achegarem a Ele e se fartarem (Is 55.1-3). O Senhor quer e há de fazer o melhor para quem Lhe confiou a vida. Já os que não derem a devida atenção à Sua Palavra não conseguirão vencer as batalhas contra as astutas ciladas do inimigo.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares






19 de janeiro de 2013

O QUE DEUS É PARA NÓS

O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia.  

                                                                                                                Salmo 9.9


As Escrituras garantem que o Senhor Deus faz muito mais para Seu povo do que podemos imaginar ou pedir(Ef 3.20). Os que confiaram a vida a Ele não devem deixar nenhuma arma do diabo atacá-los. Satanás tentará mostrar que há razão suficiente para se desesperar, mas a verdade é que os tempos de angústia não podem atingir quem está abrigado no esconderijo do Altíssimo (Sl 91.1).

Ao Se declarar como um alto Refúgio para Seu povo, o Altíssimo nos abriu a porta para nos refugiarmos nEle nos dias de calamidades. O inimigo é impotente para atingir aquele que está em Cristo. A fé em Jesus nos protege dia a dia, fazendo muito mais para os salvos, além de garantir a felicidade eterna. Com ela, seguimos nossa caminhada como se o maligno não existisse.

Os oprimidos pelo inimigo ou aqueles que, no momento, passam por uma verdadeira chuva de provações, se colocarem a fé no Filho de Deus, não serão levados pelo pessimismo. O maligno sempre aumenta o que ele faz. Para Satanás vale tudo, pois seu objetivo é levar o homem ao abismo sem fundo, e, para que isso ocorra, ele faz uso de um dos seus maiores ardis: a mentira.

Todos os filhos de Deus devem estar cientes e confiantes no fato de que os tempos de angústia jamais conseguirão atingi-los. O fato de alguém pôr a sua fé no Senhor faz dele uma pessoa imune aos ataques diabólicos. Por maior e mais preparada que seja alguma ferramenta do inimigo, ela não prosperará contra aquele que é servo de Deus (Is 54.17). Porém, se há medo, o adversário sabe que a porta está aberta para ele.

Ao colocar sua confiança no Senhor, você realiza uma das melhores e maiores obras: veste-se de tanta graça divina, que o maligno não consegue atingi-lo mais. O Altíssimo é um escudo impenetrável a todos os dardos inflamados que o Inferno enviar contra a sua vida. O melhor é que sua proteção não só virá de Deus, mas Ele mesmo, o Todo-Poderoso, será o seu Escudo.

Os que confiam no Pai são inatingíveis por todas as ações infernais. Portanto, se você ainda não entregou a sua vida a Jesus, ou se não O recebeu como Salvador e Senhor, tome essa decisão agora! Assim, o poder do diabo não conseguirá alcançá-lo. Por que não se proteger na fé em Jesus a partir deste momento?

Uma coisa é certa: fora do Senhor não há escape nem força de vontade que o proteja. Outro fato é mais certo ainda: Deus nunca irá abandoná-lo. Diga: Amém!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





18 de janeiro de 2013

QUÃO TREMENDO É O NOSSO DEUS! / Coisas há muito Planejadas

Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? 

                                                                                                             Salmo 8.3,4


Ao criar a Terra, Deus colocou sobre a nossa cabeça um lindo teto. É maravilhoso observar o Céu à noite, quando não há nuvens, e ver a grandiosidade do Universo. Ao vermos fotos das mais diversas galáxias, tiradas pelas sondas espaciais, podemos comparar o quanto o Altíssimo fez. Sabemos que o que temos conhecido é pouco em relação ao que foi criado. Alguns chegam a dizer que não há fim para o Universo. Realmente, é algo espantoso!

Há mais três mil anos, Davi se maravilhou ao contemplar a criação divina e, usado pelo Espírito do Senhor, disse que foram os dedos de Deus que tudo fez. Que revelação fantástica! Se o Senhor pode criar tudo isso com os Seus dedos, imagine o que mais pode fazer? Nada é demasiadamente difícil para o nosso Deus. Aqueles que colocam sua fé nEle haverão de provar o quanto Ele realizou.

Dizem os cientistas que a galáxia da qual a Terra faz parte chama-se Via Láctea. Eles afirmam que, junto ao nosso planeta, há 100 bilhões de astros e também 100 bilhões de outras galáxias. Se for verdade, isso só faz com que admiremos ainda mais o Altíssimo. Sem dúvida, Ele é além da nossa compreensão. Quando chegarmos aos Céus, haveremos de conhecê-Lo como dEle somos conhecidos (1 Co 13.12).

O salmista declarou que o homem não é nada para que Deus Se lembre dele; porém, isso é o que Ele jamais deixa de fazer. Agora mesmo, o Senhor está contemplando os seres humanos, em todos os lugares deste mundo e, ao mesmo tempo, concedendo-lhes sabedoria, discernimento e demais virtudes necessárias para vencer as lutas da vida e, assim, conseguir cumprir a missão que Ele lhes destina.

Se as pessoas caíssem em si e se voltassem para o Senhor, poderiam obter dEle o suficiente para serem curadas, libertas e abençoadas em todos os sentidos. Agora mesmo, o Pai o está visitando para fazer de você um vitorioso. O que você sentiu quando ouviu falar do Altíssimo é a porta que deve usar para entrar em contato com Ele.

Deus o coroou de tudo o que se faz necessário para vencer. Agora, basta entrar em comunhão com Ele para obter o Seu favor. Tudo aquilo de que você precisa já lhe foi feito. Portanto, tome a decisão de ser mais um dos que acredita em Sua Palavra e, com isso, receba o que Ele tem para a sua vida.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





Coisas há muito Planejadas 

Isaías 25:1 

O SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza.

O profeta Isaías explica a perfeição da obra divina como sendo o fruto do planejamento do Senhor, desde a Sua eternidade. “Senhor tu és o meu Deus; eu te exaltarei e louvarei o Teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, coisas há muito planejadas” (Isaías 25:1).

Não existe, na revelação bíblica, o conceito de um destino impessoal. Ou de acaso. Ou de coincidência aleatória. Por exemplo, ao dizer que “está chovendo” os autores que escreveram em hebraico descrevem o fenômeno “natural” usando o modo “causativo” do verbo: “Ele faz chover”. O Senhor é o planejador e o executor soberano do cosmos.

Descartamos, neste contexto, a sugestão de que nós humanos somos apenas robôs, meramente manipulados por Deus. Existe uma outra explicação. O Senhor é soberano absoluto, detalhadamente consciente de tudo e de todos. Jesus ilustra esta tese, afirmando que o Senhor contabiliza até nossos fios de cabelo que caem! Por aceitarmos este ponto de vista contextual da Bíblia, temos o direito de repousar em um Deus que já garantiu o futuro funcional e abençoado de nossa vida. Vivemos no meio das injustiças humanas – mas sabendo que o Senhor pode administrá-las para o nosso bem. Nosso presente e nosso futuro são feitos de “coisas há muito planejadas”.

Pr. Olavo Feijó



17 de janeiro de 2013

POR QUE AMAR A DEUS? / Descubra Que Deus É Bom



Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. 

                                                                                                     Salmo 116.1


Davi exclama que ama o Senhor, e, nessa sua declaração, há muitas mensagens que o Espírito de Deus deseja que conheçamos. Mais tarde, cerca de mil anos depois, o Senhor Jesus nos informou que amar a Deus é ter os Seus mandamentos e guardá-los (Jo 14.21). Então, podemos entender que um dos segredos do salmista era ter os mandamentos divinos e obedecer a eles; por isso, ele sempre era bem-sucedido.

Qualquer pessoa que fizer como Davi terá o mesmo êxito. Por isso, em vez de fazer como muitos que, enganados pelo diabo, não se interessam em saber o que o Altíssimo tem determinado para eles, devemos esforçar-nos para conhecer tudo o que Ele nos tem dado a realizar e, com todas as nossas forças, cumprir Suas ordens. Desse modo, seremos também como Davi, vitoriosos em nossas obras.

Não há nada mais sublime e, ao mesmo tempo, mais recompensador do que fazer a vontade divina. Deus é sábio, poderoso e também artista habilidoso para fazer as mais lindas pinturas, compor os mais lindos poemas e dar a Seus servos momentos de alegria e felicidade. Por isso, aqueles que têm juízo devem servir ao Senhor com alegria e bondade de coração; desse modo, terão suas necessidades supridas plenamente.

O salmista declarou que o Senhor ouviu a voz dele, e é isso que acontecerá com todo aquele que se propuser a cumprir os mandamentos. Estes, além de não serem pesados, são dicas que Deus nos concede para que consigamos Suas benditas operações. Quem despreza o que Ele diz despreza a vida e, por isso, vive sempre envolto a insucessos e toda sorte de problemas. No entanto, quem servir ao Todo-Poderoso será servido com muitas bênçãos.

Davi tinha razões de sobra para escrever isso. Além de ter experimentado em sua vida a agradável, boa e perfeita vontade divina (Rm 12.2), foi ordenado pelo Espírito de Deus que registrasse essa verdade no Livro Santo. O Senhor queria que todos aprendessem a desfrutar das Suas santas operações. Hoje, Ele fez com que você entendesse isso para que tenha em seu viver o poder dEle operando e suprindo todas as suas necessidades.

Guarde os mandamentos, e o Senhor ouvirá as suas súplicas. Vale a pena ser obediente. Quem amar a Deus verá que Ele, por Seu turno, também o amará. O não cumprimento da vontade do Altíssimo é a causa de tanto insucesso espiritual; portanto, siga a orientação divina. Que tal entrar em aliança com o Senhor? É isso que Ele lhe está propondo agora. Não deixe para mais tarde. Deus está pronto para ouvi-lo e cumprir todas as Suas promessas.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




Descubra Que Deus É Bom 

Salmos 34:8 

Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. 

Quase destruído pelo rei Abimeleque, Davi descobriu, pessoalmente, a realidade dos livramentos divinos. Escrevendo um salmo a respeito, Davi recomenda: “Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança Nele.” (Salmo 34:8).

O jovem pastor de ovelhas, Davi, cresceu ouvindo de seu pai sobre a providência divina. Mas após Samuel tê-lo ungido rei, não faltaram dificuldades e perigos para lhe roubar o sossego. Foi a partir das suas experiências próprias e individuais que Davi descobriu a diferença entre ouvir falar e experimentar em si mesmo. A descoberta do rei não foi que Jeová impede que qualquer tipo de provação nos atinja. Sua descoberta foi realista: o Senhor permite problemas e sofrimentos na vida dos crentes – todavia, nunca somos largados à nossa própria sorte, quando as dificuldades nos atingem.

Descobrir, pessoalmente, que o Senhor é bom. Esta é a receita, para o cristão que pretenda crescer “na graça e no conhecimento da verdade”. Ouvir falar da bondade divina até que é boa coisa. Entretanto, para que a bondade divina se torne parte integrante de nossa personalidade cristã, é essencial a experiência pessoal. É quando vivenciamos livramento, em meio às maldades de nossa vida, que o poder restaurador de Deus em nós se manifesta. Se as provações estiverem preocupando sua vida, é hora de se agarrar com o Senhor e descobrir, “por você mesmo, como o Senhor Deus é bom”.

Pr. Olavo Feijó



16 de janeiro de 2013

NÃO HÁ IMPERFEIÇÃO NA LEI DE DEUS / Reflexões em 1 Pedro - Você tem graça!

A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. 

                                                                                                              Salmo 19.7

Quando um necessitado entende o que está registrado nas Escrituras, ele encontra a felicidade. A partir de então, possui um norte, pois sabe o que fazer para se defender e para atacar. Aquilo que ele entendeu é lei dos Céus para sua vida; por isso, jamais deve desprezar o que lhe foi revelado. Caso contrário, não conseguirá enfrentar as forças do mal. Dentro da revelação há poder para levá-lo à vitória.

Não existe imperfeição no que Deus diz. O que o Senhor fez você conhecer traz consigo o poder para fazer da sua vida uma corrente de completo sucesso. O Altíssimo jamais brincaria com alguém, prometendo fazer algo e, ao mesmo tempo, fechando os ouvidos ao clamor dessa pessoa. Por isso, seja firme e forte com aquilo que lhe foi revelado, pois a sua felicidade depende somente da sua atuação na Palavra de Deus.

A lei que o Senhor lhe concede restaura a sua alma. Ora, com o pecado de Adão, a alma do ser humano ficou despedaçada e já não tinha mais o poder para sair dos ataques do inimigo. No entanto, com a revelação da promessa, você não terá mais dificuldade para enfrentar a opressão do maligno. Com essa lei perfeita, você está qualificado para fazer valer os seus direitos em Cristo.

O que o Altíssimo falou ao seu coração é testemunho dEle, que é fiel. Ainda que tudo neste mundo tenha de passar, as palavras do Senhor jamais passarão (Mc 13.31). O que Deus lhe disse será cumprido à risca. Então, não deixe de crer para conseguir tudo o que lhe foi mostrado, pois acontecerá exatamente como foi dito. Ao receber a direção divina, você passou para o grupo de pessoas que vencem sempre.

O testemunho de Deus dá sabedoria aos símplices. Ele nos ensina o que fazer em determinada situação. Por isso, tente não se apartar do que a voz divina orienta, pois o Senhor só tem compromisso com o que saiu dos Seus lábios. Agindo com o que lhe foi dito, você não conhecerá impossibilidade; ao contrário, será bem-sucedido. Quem já tem o testemunho pode entrar agora na batalha.

Não deixe de exigir o cumprimento do que você aprendeu ser seu. Deus Se alegra em ver Seus filhos agindo destemidamente. Com a lei que lhe foi revelada, você se tornou juiz naquele assunto. Agora, a sua decisão é que prevalece e, por isso, não faça acordo com o inimigo nem o tema. 

A sua alma está restaurada para tomar posse do que é seu. Não demore nem mais um minuto. Deus olha para a sua atitude agora. Se você não se deixar levar pela dúvida, pela incredulidade ou por qualquer mentira do diabo, conseguirá a sua vitória. Portanto, não perca a sua hora. Faça valer os seus direitos em Cristo.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares 





Reflexões em 1 Pedro - Você tem graça! 


1 Pedro 1:2 

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 

Estou seguindo ao Senhor Jesus Cristo desde o ano de 1998. Há pelo menos sete anos escrevo devocionais e ainda assim, o tema da graça me assombra. Esta maravilhosa dádiva que Deus oferece a humanidade é um tema que jamais se esgotará, pois sua origem está nas profundezas insondáveis do Eterno, sendo oferecida gratuitamente a todos nós.

A graça é o favor imerecido de Deus para com o ser humano pecador. Como um rio que sempre corre para baixo, a graça persegue o homem caído nas mais profundas covas do pecado para lhe oferecer gratuitamente uma nova vida em Cristo Jesus. A graça nos livra da escravidão do passado e do pecado para uma nova vida radiante de fé em Jesus e de alegria e liberdade espiritual. A graça é de graça, não custa nada, e está acessível a todos aqueles que confiam suas vidas nas mãos de Jesus.

A graça é para você!

Pastor Sérgio Fernandes


15 de janeiro de 2013

O NOME QUE DÁ VITÓRIA / Guarda Bem Teu Coração

É ele que engrandece as vitórias do seu rei e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua posteridade para sempre. 

                                                                                                       Salmo 18.50


A vida de Davi foi uma sucessão de vitórias. Em seus dias, ele conseguiu fazer com que todos os seus inimigos fossem derrotados. Por isso, seu exemplo deve servir a todos aqueles que são de Deus, para que não deixem o maligno lhes infligir derrotas, mas passem a ser vitoriosos em tudo. Quando o Espírito do Senhor colocou essas instruções nas Escrituras, Ele estava oferecendo-nos o mesmo tratamento.

Davi afirmou que o Altíssimo o havia livrado de seus adversários. Não havia um só que desejasse enfrentar o pastor de Belém, pois sabiam da fama que o rondava. Todos tinham ouvido que Deus pelejava em favor do filho de Jessé; por isso, o melhor que faziam era ficar distante dele. Essa fama o Senhor quer que exista sobre você. Não importa a ameaça do inimigo; com o Senhor ao seu lado, você também será poderoso.

Deus já tomou vingança por nós. Jesus deixou, no Inferno, Satanás e seus demônios derrotados para sempre. Portanto, alegre-se, porque o seu inimigo não pode mais levantar a cabeça. Se, neste momento, você entrar em oração e quebrar toda a força do mal em sua vida, o diabo sabe que terá de bater em retirada. O maligno não pode vencer nem um só dos que pertencem ao Altíssimo, pois teria de vencê-Lo primeiro, e isso Satanás não quer nem pensar em tentar.

O nosso Pai já colocou todo o poder do Inferno debaixo dos seus pés; dessa forma,você possui autoridade para convocar pelo nome a força que o oprime e exigir que ela saia da sua vida agora. Tudo o que for do mal está subjugado à autoridade que você tem em o Nome de Jesus. Davi disse que cantaria louvores ao Nome do Senhor, pois Ele lhe havia concedido vitórias sobre todos os seus oponentes (Sl 27.6). É no Nome de Jesus que reside o seu poder.

Esse Nome fazia mais do que dar vitória a Davi: engrandecia as vitórias desse rei de Israel. A mesma coisa será feita por você. A sua vida pode começar a mudar neste momento. Por isso, não se acanhe nem se amedronte diante do seu adversário. Seja firme e vá até ele agora em o Nome de Jesus e veja o que Deus pode fazer por você. A promessa diz respeito a você e à sua posteridade. Com fé e determinação, você conseguirálivrar-se dos seus opressores.

Faça o Senhor ser reconhecido como um bom Pai, pelo que Ele fará em seu favor. O Altíssimo deve ser exaltado até pelos que ouvirem falar do que Ele fez por você. Deus não tem tratamento diferenciado com Seus filhos (Rm 2.11). Por isso, não há porque não acontecer com você o mesmo que ocorreu com Davi. Em Nome do Senhor, levante-se para vencer.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares






Guarda Bem Teu Coração 


Provérbios 4:23 

 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 

Uma vida equilibrada e saudável deve se ocupar de várias dimensões: do ambiente familiar, da alimentação, da vida social, das emoções, da alma. São as dimensões da alma, do “coração”, que a Bíblia sugere que cuidemos atentamente: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda bem o teu coração. Porque dele procedem as saídas da vida.” (Provérbios 4:23).

Coração, no sentido contemporâneo, é usado significando emoção, sentimento, paixão. O sentido bíblico era bem mais amplo – significava a alma, a vida interior, a profunda realidade espiritual. Daí a explicação: “porque dele procedem as saídas da vida”. “Saídas da vida” é o mesmo que as decisões da vida, as atitudes da vida, o comportamento da vida. 

O texto bíblico não nos manda menosprezar as várias dimensões de nossa vida. Paulo, por exemplo, aconselha Timóteo a cuidar dos seus problemas estomacais. A questão bíblica é a das prioridades. É a questão das essências, das coisas que influenciam todas as outras. A ideia é esta: quando cuidamos adequadamente do coração, da nossa comunhão com o Senhor, todas as coisas ficam adequadamente avaliadas. Coração alimentado pelo Senhor não se desespera durante as provações porque vê nelas a providência divina. Guardemos bem o coração.

Pr. Olavo Feijó