31 de dezembro de 2012

Que Façam as Pazes Com Deus/PARCEIROS DO SENHOR

Pr. Olavo Feijó

Isaías 27:5 - Ou que se apodere da minha força, e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo. 


Isaías prevê um tempo, quando as forças do mal serão derrotadas pelo Senhor, permitindo aos Seus seguidores o experimentar das bênçãos divinas. Quanto às pessoas ainda indecisas sobre a prática do bem, a mensagem profética é claríssima: “Se os inimigos do Meu povo querem a Minha proteção, então que façam as pazes Comigo, sim, que façam as pazes Comigo.” (Isaías 27:5).

A revelação contextual da Bíblia é bem explícita: o Senhor tomou a iniciativa de se aproximar dos humanos decaídos, estruturando claramente o processo da nossa restauração espiritual: temporal e eterna. Entretanto, o que o Senhor não faz é obrigar as pessoas a aceitá-lo contra a própria vontade. A iniciativa de estabelecer as condições necessárias para uma vida protegida espiritualmente é uma responsabilidade divina. A iniciativa de usufruir este tipo de vida é uma responsabilidade humana.

Parece algo esquisito, mas muitos de nós trocamos a ordem das coisas. Vivemos em um mundo ainda habitado pela maldade e achamos que negociando com o mal, poderemos conquistar a proteção do Senhor. A “Minha proteção” nunca nos é garantida quando vivemos um Evangelho aguado, misturado com as mensagens do mundo. A “Minha proteção” não nos acontece quando, para vencer profissionalmente, adotamos os mesmos recursos injustos dos mundanos. A proteção divina só exige uma condição, só uma: “que façam as pazes Comigo”.





PARCEIROS DO SENHOR


O SENHOR o livrará e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.
                                                                                 Salmo 41.2


Essa promessa foi feita a quem acolhe o necessitado. Mas, antes que se torne uma epidemia e todos os cristãos comecem a abrigar necessitados, deixe-me dizer que tem de haver uma parceria com o Senhor para que essa promessa diga respeito a todos nós. Quem não tem a sabedoria divina joga pérolas aos porcos (Mt 7.6), como disse Jesus, pois gasta muito tempo querendo converter quem não foi chamado pelo Altíssimo.

O Mestre afirmou que ninguém poderia ir a Ele se o Pai, que O havia enviado, não o trouxesse (Jo 6.44). Conosco se dá a mesma coisa. Devemos gastar tempo em oração, separando-nos daquilo que não presta e dando ouvidos ao que o Senhor ensina. É claro que temos de transmitir a todos o recado divino, pois é preciso lançar a semente pela manhã e, à tarde, não recolher a mão (Ec 11.6). No entanto, o acolhimento dever ser feito quando o entendimento da pessoa é aberto.

Como parceiros de Deus, saberemos o tempo e o modo de fazermos Sua obra. Ao sentir que alguém precisa da mensagem, da sua oração e da sua ajuda para encontrar a Verdade, você deve “gastar” o tempo necessário para ajudá-lo. No entanto, não fique orando por alguém por qualquer razão que não seja a obediência ao toque divino, porque isso não o levará a cumprir o que está registrado no primeiro versículo desse Salmo.

O Senhor é quem lhe “trará” a pessoa que deve ser ajudada por você, seja ela rica ou pobre, agradável ou desagradável. Então, feito isso, dê a ela as instruções que você tem aprendido nas Escrituras, e ela será alimentada pelo Altíssimo, o qual lhe deu o ministério de acolhimento. Quando o dia mau visitá-lo, você será livre, pois Deus será seu Companheiro e Amigo a partir do momento em que passar a obedecer-Lhe.

A obra divina é feita com a direção do Pai celeste. É o Espírito Santo quem nos dirige em toda a verdade e convence do pecado e do juízo (Jo 16.8); sem Ele, não há obra de Deus. Quem se deixa dirigir pelo Espírito do Senhor poderá ser usado da mesma forma que Filipe o foi, ao ser levado para falar com o eunuco da rainha de Candace (At 8.26-39). Por mais que o homem queira “melhorar” o que o Altíssimo faz, não conseguirá, pois Ele faz sempre o melhor.

Siga as instruções dos Céus. Então, você será protegido, sua vida, preservada, e Deus o fará feliz em tudo. Ele jamais entregará os que Lhe são caros ao desejo de seus inimigos. Mesmo que o servo fiel fique doente, poderá contar com a assistência divina nos períodos de fraqueza, pois o Todo-Poderoso cuida até da cama em que seu filho estiver deitado (Sl 41.3). É bom ser sempre parceiro do Senhor na grande obra que Ele realiza em nossos dias.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

27 de dezembro de 2012

PARA NÃO SER CONFUNDIDO/ Reflexões em Tiago - Oração é uma necessidade

Seja reto o meu coração para com os teus estatutos, para que eu não seja confundido. 

                                                                                        Salmo 119.80

Para confiar completamente na Palavra do Senhor, Ele lhe dará a graça de ter seu coração reto. Então, compete a você crer e não abrir mão do que lhe é prometido. Deus não poderia requerer nada da sua pessoa, se não lhe tivesse dado a ferramenta para fazer o que Ele diz. Como verdadeiro Pai, Ele jamais lhe deixaria sem o poder necessário para viver em completa dignidade. Essa é uma das razões que você tem para confiar no Senhor. 

A verdade é que, se do Céu não lhe for concedida a capacidade de crer e realizar o que lhe é destinado, você pode esquecer qualquer projeto de pouca ou muita relevância, pois não conseguirá executá-lo com a sua própria capacidade. Por isso, é preciso que você esteja sempre em comunhão, para conseguir cumprir sua missão. O Senhor não lhe deixaria ir sozinho a alguma batalha; Ele vai à sua frente para conduzi-lo à vitória.

O salmista sabia da importância do seu coração ser reto para com os estatutos de Deus. Para isso, ele precisava da ajuda divina. Sinta e peça o mesmo, suplicando para que o Senhor não o deixe sair do bom caminho e o auxilie a executar as ordens dEle. O Altíssimo já prometeu ajudá-lo, esforçá-lo e sustentá-lo com a destra da Sua justiça (Is 41.10). Por isso, jamais recue ou deixe de realizar a vontade divina; pois, ao obedecer, você O verá fazendo o que for preciso. 

Quando não existir nenhum impedimento em sua vida, você será reto para com os estatutos divinos. Então, em qualquer batalha, você não sairá confundido. Na verdade, a confusão ocorre para quem não se emenda, não se limpa dos erros e tenta fazer a obra de qualquer modo. O eterno Senhor ama aqueles que O amam e se dispõem a cumprir as Suas ordens. Portanto, você tem tudo para ser bem-sucedido; afinal, você foi chamado para isso.

Quem não presta atenção ao que faz pode vir a fazer o que não devia. Se isso sucedeu a você, trate de se consertar; do contrário, quando precisar do cumprimento de alguma promessa, não a conseguirá. Quem, de fato, serve a Deus obterá sucesso em todas as batalhas. Examine sempre se você permanece na presença divina. Na prática da vontade de Deus, você obterá êxito. Então, não tema, pois o Senhor irá à sua frente para fazê-lo vitorioso.

Deus não quer a sua confusão, mas a sua participação efetiva na obra que Ele realiza. O Altíssimo quer cumprir todas as promessas que lhe tem feito, mas você não pode deixar nada atrapalhá-Lo. Quando não há impedimento, pecado, intenção má e desconfiança da sua parte na fidelidade de Deus, você é bem-sucedido.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





     Reflexões em Tiago - Oração é uma necessidade


Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 5:17

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. 

Você consegue imaginar como seria um namoro sem conversa? Deve ser uma experiência tediosa! Como construir vínculos sem um bom papo? Impossível! Como conhecer alguém sem ouvir sua voz? Não dá! Agora, porque pensamos que é possível ter um relacionamento com o Pai Celestial sem dedicarmos um bom tempo com Ele em oração?

A Igreja de Jesus Cristo precisa redescobrir as bençãos advindas da oração. É através das nossas orações que o mundo será transformado. Como anda sua vida de oração? Há quanto tempo você não conversa com Deus? Sabe o motivo do abatimento ter tomado conta de seu coração? Sua alma está sedenta pela presença de Deus! Sacie-se com a Sua paz, farte-se com o Seu poder gracioso! 

Deus quer ouvir sua voz!


26 de dezembro de 2012

Reflexões em Tiago - Quando um irmão se arrepende/ PROFECIA MENTIROSA

 Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 5:15 


E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 

Existem doenças causadas por vias naturais (1 Tm 5.23). Existem doenças causadas por pecados que foram cometidos pela pessoa (Tg 5.15). E existem doenças causadas por demônios (Lc 13.16). A igreja deve orar pedindo discernimento sobre o assunto para agir de maneira adequada sobre o assunto.

Há situações, conforme nos mostra Tiago, em que a única maneira pela qual a pessoa poderá ser sarada é através de confissão pública de pecados cometidos. Quando um cristão confessa os seus pecados, devemos tratá-lo com carinho e orar por ele, sem julgamento algum, porque podemos ser os próximos a cair. O cristão que julga alguém arrependido está cometendo grave pecado e ultrajando a graça divina.

Que o Senhor nos ajude a apoiar os cristãos arrependidos, para que, sarados, eles possam melhor servir ao reino de Deus.





PROFECIA MENTIROSA

O SENHOR te pôs por sacerdote em lugar de Joiada, o sacerdote, para que sejas encarregado da Casa do SENHOR sobre todo homem obsesso e que profetiza, para o lançares na prisão e no tronco.

                                                                                               Jeremias 29.26

Jeremias, nos dias do seu ministério, enfrentou muitos problemas pelo fato de ser servo do Altíssimo, pois a maioria do povo de Judá não queria saber de outra mensagem a não ser a que anunciava boas coisas. No entanto, por ser fiel Àquele que o tinha levantado, ficou como o pregador “estraga prazer”. Contudo, suas palavras se cumpriram, e o povo de Deus foi levado ao cativeiro da Babilônia. Se lhe tivessem dado ouvidos, teriam tido outra sorte.

Como os filhos de Israel estavam em pecado, não respeitando a Palavra do Senhor, o cativeiro era o destino deles, e, por isso, as advertências de Jeremias eram tidas como maldade por aqueles que viviam na maldade. Cuidado com pessoas que se levantam contra a liderança estabelecida por Deus, pois sempre há pecado nesses corações. Alguns chegam ao ponto de condenar o inocente para ocultar o que fazem de errado.

Havia um homem, por nome Semaías, que chegou ao cúmulo de enfrentar o homem de Deus face a face. Em nossos dias, também temos visto isso acontecer. Gente réproba, que vive em pecado, cujos olhos só veem o próprio interesse, tem-se levantado contra aqueles que servem ao Senhor em espírito e em verdade. Entretanto, o fim deles está próximo e será muito triste, pois sofrerão por toda a eternidade.

Semaías enviou cartas a todo o povo que estava em Jerusalém, bem como ao sacerdote Sofonias, e também aos outros sacerdotes, incitando-os em Nome do Senhor para que colocasse na prisão e no tronco a quem ele chamava de fanático e, segundo ele, queria se passar por profeta. Desse modo, intentava fechar a boca de Jeremias, homem de Deus. A condenação de Semaías foi imediata e muito dolorosa (v. 32).

Todos aqueles que se levantam contra o conselho do Senhor haverão de pagar um alto preço. Não tem jeito para quem se separa, pois ele busca seu próprio interesse. Ele verá a cada dia a retribuição da sua rebeldia e, quando sua vida chegar ao fim aqui na Terra, irá ao Juízo eterno para receber a sua sentença. O pior é que essas pessoas sabem que isso lhes acontecerá, mas não acordam nem se arrependem.

Não ouça amigos, parentes e ninguém mais. Se cedeu a alguma tentação, deixando-se levar pela transgressão, a única saída é acertar-se com a pessoa que você traiu, difamou, para quem mentiu, de quem roubou, ou fez outro ato ruim. O Senhor Deus jamais terá o culpado por inocente. A sua felicidade eterna pode ser trocada por alguma coisa pecaminosa? Vale a pena se perder para sempre por causa de uma tolice?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


25 de dezembro de 2012

QUANDO DEUS SE LEVANTA


Agora, me levantarei, diz o SENHOR; agora, me levantarei a mim mesmo; agora, serei exaltado. 
                                                                                          Isaías 33.10


O erro dos filhos de Israel, bem como a falta de arrependimento do que acontece quando não se teme a Deus, fez com que o Senhor permitisse que o inimigo os oprimisse. É desse modo que surgem os problemas. As pessoas vão relaxando a ponto de não mais procurarem a Palavra de Deus. Quando muito, leem a Bíblia, mas não para aprender; oram, mas não com vontade de ser ouvidas. Muitas apenas balbuciam palavras para desencargo de consciência. 

Os adversários do povo de Deus agiram com traição e, por isso, o Senhor disse que também seriam tratados perfidamente. O Altíssimo Se sente traído pelos Seus quando estes encontram tempo para assistir a filmes, passear, fazer coisas inúteis, mas não encontram tempo para buscar Sua face, abrir o coração e acertar-se com Ele. Ora, aqueles que não se acertam com o Senhor vivem fora da presença divina e, por isso, não podem ser atendidos.

A verdade é que o nosso Deus é amor (1 Jo 4.16) e, por isso, atende quando Seus filhos oram pedindo misericórdia e colocam a confiança nEle. Então, comece a fazer isso a partir de agora e, em pouco tempo, você verá que o Senhor lhe tem ajudado muito. Quanto mais você se colocar diante dEle, mais receberá de Suas mãos. O que impede o Pai celeste de operar em nós é a falta de consagração a Ele.

Não dá para entender como existem pessoas que se esquecem do Seu Criador. Por que alguém deixaria de viver na Palavra, se fora dela há somente operação diabólica? Quando agimos de acordo com o que o Senhor nos mostra, estamos em um caminho criado apenas para nós, onde o inimigo não tem a menor condição de entrar. Dentro do plano divino, chegamos a pensar e agir como o próprio Deus faria se estivesse trilhando aquele caminho. 

No momento em que o povo de Deus decide clamar, o Altíssimo faz existir estabilidade, abundância de salvação, sabedoria e ciência, e o temor do Senhor se torna o tesouro do povo escolhido. São dias maravilhosos em que a pessoa e o seu Criador estão em comunhão, amizade e amor. Com isso, os temores se afastam, a confiança em Deus fica forte, as orações se tornam prazerosas e, ao mesmo tempo, respondidas. Não há nada melhor do que andar com o Pai.

O Senhor promete Se levantar. Contudo, não é o homem que dirá palavras que O colocarão de pé e O ajudarão, pois isso nenhum homem jamais terá condições de fazer. Deus avisa que Ele mesmo Se erguerá. Como isso se dará não sabemos, mas, quando ocorrer, nós o sentiremos e, então, chegará o momento de o Senhor ser exaltado – o que, em outras palavras, significa que a obra será feita de tal modo que receberemos a vitória completa. 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares




24 de dezembro de 2012

O dono da festa: Jesus




O que identifica um justo

A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão. 


                                                                                                  Salmo 37.31


A vantagem de ser justo é grande em todos os sentidos. Primeiro, ele tem a Palavra que garante acesso pleno às promessas de Deus – a Terra Prometida (Sl 37.29). Segundo, porque habitará nesta terra para sempre. Então, sendo possuidor do que o Senhor tem prometido, o justo não terá problema algum em todos os seus dias; pois, ao ser agredido por qualquer investida maligna, fará brilhar a sua luz, usando seu direito em Cristo para desfazer o mal.

O Senhor Deus declarou que o justo desfrutará das Suas promessas. Mas como uma pessoa pode saber que é justa? A resposta é pelo que sai da sua boca. O cristão que está sempre usando palavras que o homem normal utiliza ou vive repetindo gírias, exaltando-se e falando mal dos outros e coisas parecidas, mostra que não é justo. Aquele que é justo sempre fala segundo as Escrituras, do que tem aprendido na revelação da Palavra do Senhor, glorificando o Altíssimo em todo o tempo.

Precisamos vigiar sempre para não sermos enganados por quem tenta se passar por filho de Deus. A verdade é que as pessoas que não têm respeito pela voz divina não conseguem nos enganar por muito tempo. Ainda que se mostrem espirituais, o que sai de suas bocas nunca é reto. Se deixarmos, esses “filhos de Deus” são capazes de falar obscenidades, fazer fofoca e pronunciar certas coisas que envergonham quem, de fato, teme o Senhor.

Por outro lado, a língua do justo profere o que é reto, pois fala de acordo com a Escritura. Quando emite sua opinião, por dizer o que é certo, ele abençoa todos. Já o ímpio que, evidentemente, não se consagra ao Senhor, mesmo que, em um esforço grande, tente ajudar, não consegue transmitir o recado divino a um coração necessitado. A sua palavra, em vez de dessedentar, chega a piorar, pois diz o que o adversário lhe manda falar.

O que faz uma pessoa ser justa ou ímpia é sua atitude para com o que está escrito na Palavra. O ímpio não a atende, mas o justo a coloca em seu coração; com isso, este não peca, mesmo estando sob a pior tentação. O respeito ao que o Altíssimo declara, além de fazer um bem a quem o tem, e a quem está ao seu lado, também nos qualifica para sermos usados pelo Senhor como ministros do Novo Testamento. Esse é o tipo de pessoa que Deus usa.

Os passos do justo jamais resvalarão, o que significa que suas determinações serão acatadas e o poder divino cumprirá o que ele vier a determinar. O justo tem prazer em executar o que o Senhor lhe ordena, pois sabe que a divina Palavra não falhará, ainda que os Céus e a Terra passem (Mt 5.18). Bom seria se cada um dos salvos passasse a cumprir sua missão.


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares 





Completa Liberdade de Estar Com Deus 


Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, 


O autor da Carta aos Hebreus usa o simbolismo do Templo de Jerusalém para explicar a obra absoluta de Jesus Cristo, tirando-nos do pecado e nos garantindo real comunhão com Deus. “Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz, nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo.” (Hebreus 10:19).

Para quem possui alguma ideia da infinita grandeza do Senhor, o simbolismo do Templo faz sentido. Somente o Sumo Sacerdote, depois de purificar-se a si mesmo, tinha autorização para entrar no Lugar Santíssimo e oferecer sacrifício pela nação. A não observância deste padrão rigoroso implicava a morte imediata do transgressor. A Lei Mosaica não somente declarava a infinitude do Senhor, mas também confirmava a distância entre o Criador e as criaturas.

A obra de Cristo é total e definitiva. Ele é o Sumo Sacerdote que não precisa de Templo. Ele é o Deus que acabou com a distância, vindo ao nosso encontro como Deus Conosco, Emanuel. Em Cristo Jesus, receemos a incompreensível liberdade de comungar com o Pai. A liberdade que Ele nos dá, nós a vivenciamos pela fé. Fé que o Espírito de Cristo nos capacita a ter e a praticar. Natal é o marco histórico humano, da nova relação entre Deus e o homem. Graças a Deus que, em Cristo Jesus, todos os dias “nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo”.



Pr. Olavo Feijó

22 de dezembro de 2012

POR QUE ENTENDER AS ESCRITURAS?


Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

                                                                                         Lucas 24.45


As Escrituras falam do nosso Salvador e nos dão uma visão tão linda, que somos surpreendidos a todo o momento. Quem tem o costume de examiná-las, e não somente ler um pouco delas, torna-se sábio nas visões de Deus. Jesus, por exemplo, descobria-Se no que estava escrito, e conosco também se dará o mesmo fenômeno. A verdade é que só poderemos mudar nossa vida quando assumirmos o que o Altíssimo fala a nosso respeito.

Aprender o que está escrito na Bíblia é como estar diante do Senhor. Quem não o faz jamais teme, ou respeita, o único e verdadeiro Deus. Esse respeito é o princípio da sabedoria (Pv 9.10) e, sem ele, não teremos o favor divino à nossa disposição nem conseguiremos ensinar aos nossos filhos o Caminho que devem trilhar. Se isso não ocorrer, seremos responsabilizados pelo fracasso nesta importante missão.

Procure sempre estar diante de Deus, pois isso o ajudará. Saiba que quem não aprender do Senhor será ensinado pelo mentiroso  Satanás , que, por ser mau e perverso, veio para roubar, matar e destruir (Jo 10.10a). Por outro lado, ao aprender seus direitos e o que fazer em todas as situações, você só terá vitória. Sem dúvida, o Senhor quer que você seja bem-sucedido em tudo na sua fé nEle.

A orientação divina é para que coloquemos Suas palavras em nosso coração e em nossa alma (Pv 7.1). Não deixe que haja um só espaço vazio; se houver, o imundo entrará, e você começará a fazer a vontade dele. Entenda que, com Jesus, as coisas são infinitamente melhores do que com o diabo. Com Cristo, não há, nem haverá, momento algum em que você ficará do lado perdedor. Por que, então, não estar do lado que vence, sem condenação?

O Senhor quer operar em seu favor. Se dependesse exclusivamente dEle, não haveria problemas em sua vida que não fossem resolvidos. Então, por que não atentar para as orientações divinas e dar um fim a tanta coisa ruim que o chateia? Por que deixar para depois se você pode resolver isso agora? O Criador colocou em Seu Manual tudo o que é preciso para vivermos livres das influências do inimigo.

Esse assunto é tão importante que o Altíssimo orientou os filhos de Israel que atassem as Suas palavras nas mãos para que ficassem com o que viam diante dos seus olhos (Dt 6.8). Em outras palavras: eles jamais deveriam se esquecer de Suas orientações. Com isso, multiplicariam seus dias na Terra da Promessa, a qual, hoje, para nós é o Evangelho.

Se eles, com diligência, guardassem os mandamentos, o Senhor os livraria de seus inimigos. Essa promessa diz respeito a todo aquele que é chamado pelo Nome do Senhor. Por isso, cumpra os mandamentos que você entende na Palavra de Deus, pois isso lhe será de grande proveito. Sua felicidade depende de sua fidelidade ao Altíssimo.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


21 de dezembro de 2012

O SENHOR GUERREIA POR NÓS


O SENHOR GUERREIA POR NÓS


Pois o SENHOR, vosso Deus, é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos. 
                                                      Deuteronômio 20.4

Quem leva a vida espiritual de qualquer jeito está sempre sendo atacado pelo inimigo e nada pode fazer. A verdade é que temos uma luta a travar contra os poderes das trevas, que, enviados pelo diabo, fazem de tudo para nos tirar da presença divina. Não podemos fechar os olhos e dizer que não faremos nada, pois o inimigo não respeita quem quer que seja. Como ele sempre procura nos destruir, o segredo é estarmos bem preparados.

Essa preparação se dá com o entendimento que adquirimos da Palavra de Deus. Cada revelação vem com o poder necessário para suprir cada necessidade. Temos de fazer duas coisas: santificar-nos e ser santos. Não há quem possa dizer que não precisa se arrepender dos pecados e buscar do Senhor a libertação das tentações. O Pai celestial, hoje, oferece-nos a oportunidade de poder andar ao lado dEle (Lv 20.7).

Ninguém que conhece a Palavra de Deus brinca com o pecado, o qual jaz à porta de todos para fazê-los tropeçar na caminhada da fé (Gn 4.7). Por isso, é preciso combatê-lo até que seja completamente derrotado. A luta precisa ser travada com dedicação, determinação e só acabará quando o desejo pecaminoso for completamente vencido, o que se dará com a segunda vinda de Cristo.

É bom lembrar que tudo o que recebemos do Senhor vem pela fé; logo, quem não a usa, ou a deixa para depois, perde muitas pelejas. Os discípulos de Jesus perderam batalhas por terem uma fé pequena; por isso, é importante lutar até que ela cresça e se possa vencer as investidas do maligno. Ainda que seu ponto fraco, onde o diabo o tenta, seja como um monte, se você ordenar, o mal sairá (Mt 17.20).

Deus vai com todo aquele que crê em Sua promessa. Quem confia no Pai não dá a menor atenção à ameaça que o inimigo lhe faz. Neste momento, veja o que Satanás está tentando fazer com você e, destemidamente, vá ao Senhor em oração, falando com Ele tudo o que está em seu espírito e, com firmeza, ordene que o maligno tire as mãos da sua vida. Seja firme, e o diabo fugirá de você agora (Tg 4.7)!

O mal já está derrotado; é necessária apenas uma determinação sua, para que o poder divino entre em operação e jogue por terra tudo o que pertence ao diabo. Satanás não pode levantar a cabeça, porque a vitória já foi concedida a você. Os que são de Deus vencem todos os ataques do mal com uma simples ordem dada em o Nome de Jesus. 

O Todo-Poderoso quer entrar na batalha agora em seu favor. O que está esperando? Se houver pecados escondidos, confesse-os imediatamente, pois Ele é fiel e justo para lhe perdoar e purificá-lo de toda injustiça (1 Jo 1.9). A seguir, expulse todo o mal em Nome do Salvador.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares







Reflexões em Tiago - O cristão deve jurar? 


Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 5:12 -  Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação. 

Deve o cristão jurar em sua vida cotidiana? Muito tem se discutido sobre o tema. Há aqueles que não fazem nenhuma forma de juramento; há também aqueles que não vêem problemas em fazer juramentos pátrios e judiciais. Vamos tentar elucidar o problema com a Palavra de Deus.

Segundo o que lemos tanto em Tiago quanto em Mateus, o cristão deve viver com tamanha transparência em sua vida a ponto de não precisar de juramentos para confirmar o que diz. Este tipo de juramento é proibido tanto por Tiago quanto pelo próprio Senhor Jesus (Mt 5.33-37). Nosso falar deve ser sincero e sem firulas. Como seguidores da Verdade, não deve haver espaço para o engano em nossas vidas.

Como tem sido o seu falar?




20 de dezembro de 2012

COMO COMBATER PELA FÉ / Deus é cheio de bondade e misericórdia


Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.   
                                                                                 
                                                                                                        João 15.5


Quem está sendo ensinado pelo Espírito Santo a respeito do que dizem as Escrituras sabe que tem de esperar o sinal verde de Deus para seguir os passos necessários. Se o Senhor promete ir conosco na batalha, podemos crer que Ele o fará para lutar em nosso favor, pois isso Ele tem prometido. O Senhor declara ser a Videira Verdadeira, e nós os ramos; então, como Varão de Guerra Ele fará a guerra por nosso intermédio.

O bom é que Deus realiza tudo o que é necessário, e nós somente somos instrumentos dEle para cumprir Seus planos. Como Redentor, Ele não medirá esforços para nos ajudar e usar. Por nos ter formado desde o ventre de nossa mãe (Sl 139.13), Ele sabe o que temos de bom, bem como as nossas fraquezas. Ao nos usar, o Senhor não deixará de nos fortalecer onde for preciso. Isso significa que ter Deus do nosso lado nas pelejas é certeza de vitória.

O Senhor é quem realiza todas as coisas, desde um pensamento sábio até a destreza de que precisamos no desenrolar da batalha. Ele jamais deixará de acertar o que for preciso, desde que sigamos Suas orientações nas Escrituras (Sl 119.93). Ele desfaz os sinais dos inventores de mentiras e enlouquece os adivinhos (Is 44.25). Com o Pai celeste operando, não há nem haverá fracasso. Como precisamos dEle nas lutas, não é verdade?

Os sábios deste mundo podem criar planos mirabolantes, mas eles não funcionarão, pois nosso Deus revela que desfaz seus sinais. Não existe plano científico que suporte a operação do Onipotente. Aquilo que aparentemente é infalível, se for usado contra quem é de Deus, não funcionará. Quando o Senhor age não há como fazer frente. O bom de tudo é que Ele Se oferece para lutar por nós.

O Todo-Poderoso promete confirmar a palavra de todo aquele que é Seu servo. Então, quando Ele lhe der uma palavra, não se acovarde em usá-la. Os mensageiros do Altíssimo têm a garantia de que Ele cumprirá Suas determinações. Contudo, quando o mensageiro inventar algo, o Senhor não tem compromisso com aquilo. Por isso, é preciso ficar sempre atento para não cair na tentação de que você é especial.

O que o Pai declara será cumprido à risca. Nunca houve nem haverá império que consiga anular a promessa do Senhor. Tudo o que Ele prometeu será executado exatamente como foi dito. O grande segredo é dar voz ao que o Altíssimo diz; com isso, você verá a glória dEle vindo sobre a sua vida. Deus é fiel em cumprir Suas promessas.

A parte que cabe a você é usar a sua língua para falar da justiça divina. Jamais se deixe levar pelo que aparentemente é, pois você fará com que sejam confundidos e envergonhados os que procuram o seu mal. Após ter dado sua ordem, creia e você verá a glória de Deus.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





Reflexões em Tiago 

Deus é cheio de bondade e misericórdia 


Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 5:11 - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. 

Ainda mencionando as bênçãos advindas da paciência, Tiago faz uma interessante comparação entre o nosso sofrimento e o sofrimento de um famoso personagem do Antigo Testamento: Jó. Segundo as palavras do apóstolo, Deus, no final, abençoou de modo especial a vida deste homem. Sendo nós servos do mesmo Senhor, devemos esperar que o Pai também nos abençoe.

Esta certeza que ele tinha de que o Senhor se mostraria favorável ao seu povo foi destacada com a seguinte afirmação: porque Deus é cheio de bondade e misericórdia. Deus tem sido bondoso conosco! Mesmo sem merecermos, Ele tem nos oferecido gratuitamente salvação através de Jesus Cristo. E mesmo quando somos incapazes de cumprir integralmente os propósitos divinos, Ele se mostra a nós cheio de misericórdia, dando-nos a oportunidade de tentarmos mais uma vez!

Amigo, saia deste lugar de morte e se levante outra vez, porque o Deus bondoso e misericordioso tem o chamado para a salvação! Deus te abençoe!


19 de dezembro de 2012

O BENEFÍCIO DE SER PERDOADO / Paciência até a vinda de Cristo


E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.  

                                                                                        Jeremias 31.34


Quem nasce de novo não precisa ser ensinado a conhecer o Senhor, pois o Santo Espírito lhe ensinará tudo. O novo nascimento começa com a aceitação de Jesus como Salvador, segue no batismo nas águas e no arrependimento de obras mortas. Por isso, quem defraudou alguém ou lhe causou qualquer prejuízo material, moral ou espiritual, precisa procurar tal pessoa e se compor com ela, ou o processo da recriação não se completará.

Ninguém será refeito em Cristo se estiver escondendo alguma coisa. Zaqueu disse ao Senhor que devolveria quatro vezes mais à pessoa de quem tivesse subtraído algo. Ele se apoiou no mandamento da Lei que ordenava tal procedimento. Por causa da decisão de Zaqueu, Jesus disse que, naquele dia, a salvação alcançou a casa dele (Lc 19.2-10). Diante do exemplo desse cobrador de impostos, examine também se você tem de se acertar com alguém, com seu cônjuge, seu empregador, ou algum amigo.

No novo nascimento, somos perdoados de todas as maldades que cometemos. O perdão é tão completo que o Senhor garante que não mais Se lembrará dos nossos pecados (Hb 10.17). Por isso, não podemos deixar que o inimigo nos convença de que algo ficou para trás, pois, se isso tiver ocorrido, não conseguiremos o que o Altíssimo disse por intermédio de Jeremias. Além disso, por não abrirmos o coração, sequer nasceremos de novo.

O versículo citado declara que quem não obtiver o perdão completo não conhecerá jamais o seu Deus. Aí está o grande prejuízo! A pessoa está na casa de Deus, gosta de ouvir a Palavra, fica emocionada com a operação divina, mas não consegue conhecer o seu Pai, seus direitos nEle e, por fim, não consegue usar o Nome do Senhor com sucesso. Por isso, a cura não vem, a libertação não ocorre, e o pior é que a porta estará sempre aberta para o diabo.

Há muitos se enganando na igreja. Os que caíram em pecado e não procuraram a quem deram prejuízo, ou a quem desonraram e não se compuseram com ele, nunca obterão o favor divino completo. Por que ficar obstinado no erro? Por que não se acertar enquanto é tempo? No Juízo, não haverá amor, compaixão, misericórdia nem perdão. Naquele dia, quem lá comparecer o fará para ouvir a sentença que cumprirá para sempre.

O perdão já foi concedido por Deus e está à sua disposição; porém, se não for assumido, você continuará em pecado e terá grandes problemas na eternidade. Jesus ensinou-lhe a se livrar do seu adversário enquanto está a caminho com ele; caso contrário, ele o entregará ao juiz, e este ao oficial de justiça que o colocará na prisão(Mt 5.25). Seja sábio e não demore em procurar a quem você ofendeu; pois, se deixar para amanhã, poderá ser tarde.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares






Reflexões em Tiago - Paciência até a vinda de Cristo
Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 5:7 

Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

Ao mencionar o sofrimento dos trabalhadores que não recebiam seus salários, Tiago pede que eles tenham paciência até a vinda do Senhor. Em seu pensamento, o Senhor viria com resposta ao sofrimentos dos crentes e com juízo; ao mesmo tempo, Tiago aponta para uma realidade futura registrada na Bíblia Sagrada: Cristo voltará para no buscar!

A paciência é uma virtude fundamental no cristão. O crente deve ser paciente para aprender a valorizar o tempo certa de cada coisa; com ela, fortalecemos nossa dependência de Deus e fortalecemos nossa fé pessoal em Jesus Cristo. É com essa paciência que devemos aguardar o retorno do Salvador.

Que o Espírito de Deus fortaleça sua fé e te faça paciente! Em breve virá o Salvador com a sua resposta! Aguenta firme!

18 de dezembro de 2012

UM PERIGO QUE RONDA OS FILHOS DE DEUS


“É um mercador; tem balança enganadora em sua mão; ele ama a opressão. E diz Efraim: Contudo, eu tenho-me enriquecido, tenho adquirido para mim grandes bens; em todo o meu trabalho, não acharão em mim iniquidade alguma que seja pecado”

                                                               (Oseias 12.7,8).

Que tristeza ouvir do Senhor que nós nos transformamos em mercadores! Ora, não é errado buscar a prosperidade, conseguir lucro no seu trabalho secular e, desse modo, poder comprar bons artigos e desfrutá-los. O equívoco, porém, é fazer isso deixando de dar aos perdidos o amor que lhes é devido. Nós, que nascemos na família de Deus, somos mais do que privilegiados; somos o Corpo do Senhor. Mas, infelizmente, muitos se têm transformado em mercadores, preocupando-se em evangelizar apenas os que lhes dão – ou pensam que lhes podem dar – algo em forma de recompensa.

Como servos do Altíssimo, temos de fazer o que Ele orienta. Do contrário, perderemos o privilégio da Sua graça. Jamais o nosso julgamento deve ser tendencioso; afinal, não é correto pender para um lado por qualquer motivo, pois todos têm direitos iguais. O temor a Deus é que deve nortear todas as nossas escolhas, pois, com ele, nunca tomaremos decisões das quais venhamos a nos arrepender ou que prejudiquem alguém. Ter “dois pesos e duas medidas” – usar balança falsa – não fica bem para ninguém, menos ainda para os servos do Senhor.

Não é errado obtermos lucro em tudo o que fazemos; o erro está em nos empenharmos a viver em busca desse lucro. Temos de nos dedicar somente ao Senhor para fazermos o bem; dessa forma, veremos que Ele sempre é fiel em abençoar toda a obra de nossa mão e, com Ele, conseguiremos conquistar muito mais do que amando as recompensas materiais – o lucro sem a bênção se transforma em opressão.

Efraim mostrou que o propósito do seu coração era o enriquecimento. No entanto, quem tem juízo deve colocar como alvo de sua vida a realização da vontade divina. Ser rico em relação aos homens pode ser um laço, mas enriquecer-se com relação a Deus é uma bênção a ser buscada com determinação.

A fascinação pelas riquezas tem corrompido muitas pessoas. Jesus, por sinal, disse que ela é um dos motivos que fazem a Palavra de Deus ficar infrutífera no coração de muitas (Marcos 4.19). O nosso fascínio deve ser pela obra do Senhor. Às vezes, meu irmão, vender algum artigo para alguém pode fazer com que você perca a maior das recompensas: ganhar aquela alma. Se isso ocorresse, seu lucro seria bem maior do que qualquer dinheiro.

Na passagem lida, vemos que o egoísmo tomou conta do efraimitas. Eles lutaram para adquirir muitos bens e, depois, vangloriavam-se do que conseguiram. Contudo, aqueles bens eram rotos – e a ferrugem, a traça e os ladrões cuidariam de acabar com eles. Se, porém, tivessem entesourado para a vida eterna, jamais seriam os desgraçados e miseráveis referidos pelo Senhor em Apocalipse 3.17.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares






Reflexões em Tiago - O perigo das riquezas 


Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 5:1 

Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. 

Deus condena as riquezas mal adquiridas e mal empregadas. Neste trecho (Tg 5.1-6), Tiago dirige sua palavra para um grupo de pessoas que enriqueceu de modo indevido, explorando os trabalhadores sem lhes pagar o devido salário. Isso entristeceu ao Senhor e trouxe juízo a essas pessoas.

O dinheiro tem se tornado o "deus" de muitas pessoas. Por ele, muitas pessoas tem abandonado a fé, seus valores, suas famílias, e causado males terríveis não apenas a sua alma, mas também a do seu próximo. Ganhar dinheiro de modo honesto é digno, viver para ganhar dinheiro não. Estamos aqui para servir a Cristo, o reino é o nosso alvo!

Que o Senhor nos ensine a sermos senhores de nosso dinheiro, e não servos dele. Deus te abençoe!

17 de dezembro de 2012

Reflexões em Tiago - Obedecer a Deus, resistir ao diabo

Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Tiago costuma conclamar seus leitores a uma tomada de atitude a cada tema que ele desenvolve. Aqui, veremos o apóstolo convidando os crentes a assumirem uma postura para vencer a vida mundana: era necessário se sujeitar a Deus e resistir ao diabo. Como cristãos, devemos estar de coração aberto para tudo o que a Palavra ensina, e fechados para tudo o que ela condena.

É uma pena que algumas pessoas fazem o contrário: não aceitam a boa vontade de Deus e estão de coração aberto para toda a sujeira que o mal tem oferecido a este mundo. Não é sem motivo que muitos cristãos fracassaram; ao negligenciarmos a vontade divina seremos presas fáceis para nosso adversário. Mas se hoje você aceitar o bom propósito de Deus para sua vida, o adversário terá que correr em retirada, pois a presença de Jesus Cristo em sua vida irá o respaldar. 

Obedeça a Deus e resista ao diabo. E por favor, jamais inverta a ordem. Deus te abençoe!





DEUS TIROU DA MEMÓRIA OS SEUS PECADOS



E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
                                                                                                 Hebreus 10.17


Quem está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo (2 Co 5.17). Por isso, você não deve aceitar mais o sentimento de indignidade, pois foi substituído por Jesus na cruz do Calvário. No Reino de Deus, você é aceito como se nunca tivesse pecado; então, não se sujeite aos caprichos do diabo. Por ter nascido de novo, você foi liberto do reino do mal e se tornou súdito do Reino da Luz.

Nenhum salvo deve esquecer-se de que seus pecados foram removidos da memória do Senhor, tanto que Ele diz que não Se lembrará mais das suas iniquidades. Quando você nasceu de novo, Deus não colocou em você a marca das obras que o diabo o fez praticar quando era servo dele. Agora, por ter sido lavado no sangue de Jesus, não há mais condenação na sua “ficha”; pois, você foi eternamente liberto do pecado!

Não há por que não se alegrar no Filho de Deus e não desfrutar da paz que uma vida livre de condenação lhe dá. Também não há por que ter medo de que sua alegria possa provocar em Deus um sentimento de ira. Como um pai tem prazer em ver seus filhinhos vivendo na mais pura inocência, ao Senhor agrada vê-lo caminhando livre de todo envolvimento de Satanás. Você foi feito para andar nas boas obras que o Altíssimo já lhe preparou.

Portanto, alegre-se! Você foi recebido como filho, e não como um bastardo; por isso, você tem assento garantido na mesa com o Pai e pode falar e ser ouvido por Ele. Use o Nome de Jesus para repreender qualquer obra do inimigo que o esteja incomodando. Você se tornou verdadeiramente em filho do Altíssimo, e, com isso, o mal não pode mais oprimi-lo nem barrar a sua caminhada rumo ao sucesso.

O seu status no mundo espiritual é de justo, santo e inculpável, pois não há a menor condenação contra você; logo, Deus Se regozija em sua vida, quando você dá crédito ao que Ele diz a seu respeito. O Criador sabe que isso é tão verdadeiro, que o comissionou como ministro do Seu santo reinado. Além disso, Ele garante que ninguém pode intentar acusação contra sua vida, pois foi Ele quem o justificou (Rm 8.33).

Olhe para você e declare que é santo, que foi lavado no sangue de Jesus e tem acesso livre à presença do Senhor (Ef 2.18). A recriação de todo aquele que aceita Jesus como Salvador é um fato verdadeiro: o Altíssimo o fez ser Sua justiça em Cristo. No entanto, para que tudo isso seja verdade em sua vida, basta crer nessa palavra e assumir-se como tal. Não desminta o Senhor Deus, mas confesse o que Ele o fez ser.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares



16 de dezembro de 2012

NÃO CEDA À TENTAÇÃO


Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
                                                                                                Salmo 51.1

Davi caiu por não dar ouvidos ao Senhor. Embora não tenha feito nenhum pedido para que a “descuidada” Bate-Seba se banhasse no terraço da casa dela, o rei sabia que não deveria assistir àquele “show”. Mas, assim como Eva, ele foi conferir e ficou contaminado com o que o diabo lhe mostrou. Então, cobiçou aquela mulher, encheu-se de desejos pecaminosos, teve um caso com ela e se sujou. Contudo, ao ver seu erro exposto, reconheceu seu fracasso, pediu e alcançou a misericórdia do Senhor.

Bom seria que ninguém caísse, mesmo diante da mais forte tentação. No entanto, quem transgrediu não deve esconder-se, mentir ou tentar encobrir seu erro. Os que encobrem a sua iniquidade jamais prosperarão, mas os que a confessam alcançarão misericórdia (Pv 28.13). O erro de esconder o pecado é tão ou mais nocivo que o próprio pecado, pois quem age dessa forma está mentindo contra a verdade.

Se Davi tivesse virado o rosto e se afastado de onde estava no momento em que tal cena demoníaca acontecia, os desejos imundos não teriam entrado em seu interior. Diz a Escritura que esconder a Palavra no coração é o único meio para não pecar contra o Senhor (Sl 119.11). As tentações existem e, mais cedo ou mais tarde, irão nos visitar; porém, se dentro de nós a Palavra estiver guardada, não cederemos ao demônio.

Quando alguém atenta para uma pessoa e a cobiça, já cometeu adultério em seu coração. Esse pecado é um dos piores erros, pois impedirá quem o cometeu de herdar o Reino de Deus (1 Co 6.10). O melhor é fugir dessa prática, como fez José do Egito, quando a mulher de Potifar o tentou (Gn 39.12). Jamais queira cometer algo que lhe causará algum prejuízo. O adultério é um pecado que acarreta o maior dos prejuízos: a perdição eterna.

Se o seu coração tem sido contaminado por qualquer erro, confesse-o ao Senhor; assim, Ele lhe perdoará e o purificará da sua iniquidade. Se você não tem caído, tome o conselho bíblico e observe o seu caminho segundo a Palavra de Deus (1 Co 10.12). Agindo assim, você purificará o seu caminho. Não “brinque com fogo”, não fique na internet olhando o que não serve nem assista a programas que fazem apologia ou levam ao pecado. Cuide-se enquanto é tempo.

Para resistir às astutas ciladas do inimigo, vista-se de todo entendimento que você tem recebido da Palavra do Senhor. Não há outro meio de resistir às investidas do diabo a não ser firmar-se no que está escrito na Bíblia. O diabo quer matar os seus sonhos, roubar a sua felicidade eterna e destruir o seu relacionamento com o Senhor (Jo 10.10b). Não ceda; pelo contrário, resista à tentação para, depois de ter agido sabiamente, manter-se firme.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares



Reflexões em Tiago - Amizade com o mundo

Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 4:4 
 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

A amizade é um sentimento maravilhoso, que expressa a alegria que temos em ter conosco as pessoas que amamos. Na Bíblia, por exemplo, Abraão foi chamado de amigo de Deus (Tg 2.23). O próprio Jesus disse que considerava seus discípulos como amigos (Jo 15.15). Mas, a mesma Escritura contrasta essa expressão recomendando que nós, cristãos, não sejamos amigos do mundo, mas de Deus.

Ser amigo do mundo significa comportar-se da maneira que o mundo se comporta e ter os mesmos valores distorcidos que ele tem. O cristão precisa posicionar-se como servo de Deus e viver para Sua glória. Se tolerarmos em nossa vida um comportamento mundano e egoísta, nossa vida não será capaz de refletir o amor e a bondade de Nosso Pai Celestial.

Podemos até mesmo rever algumas amizades ao longo da vida, mas jamais abra mão de ser amigo de Deus! Que Ele te abençoe!

14 de dezembro de 2012

SALVAÇÃO PARA A SUA CASA


E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
                                                                                    Lucas 19.9


O que ocorreu na visita de Jesus à casa de Zaqueu, o coletor de impostos, pode acontecer em sua família, se você deixar o Espírito de Deus operar. Pelo desenrolar da conversa daquele cobrador com o Senhor, podemos entender que ele era desonesto. A obra que mudou o destino eterno desse homem começou quando ele deu ouvidos aos que falavam do Filho de Deus. Por isso, em seu coração, surgiu o desejo de encontrar o Mestre, e ele se pôs a caminho.

Sabendo que Jesus passava por sua cidade, como não conseguia vê-Lo, por ser de pequena estatura, Zaqueu correu na frente de todos, subiu em uma figueira brava e esperou que o Mestre passasse por ali. Tudo o que queria era ver o Homem que fazia milagres, que tinha solução para todos os problemas e cuja fama já se espalhara. O cobrador não sabia que Deus tinha preparado para ele algo mais do que lhe permitir ver Seu Filho: o Altíssimo queria salvar a vida dele e a dos seus.

O Senhor está interessado em que todas as pessoas sejam salvas, pois, para isso, enviou Seu Unigênito a fim de morrer em favor da humanidade. Se Jesus pagou tamanho preço, o que não faria agora para que todos tivessem a oportunidade de se livrar de seus pecados e ser redimidos? Quando o Mestre passou embaixo da figueira, olhou para cima e disse a Zaqueu que Lhe convinha pousar em sua casa.

Aparentemente, aquilo era tudo o que ele podia esperar de Jesus; porém, o Senhor tinha mais, pois queria levar toda a família de Zaqueu à salvação. Sem dúvida, Deus não quer ver seus familiares trilhando as mais diversas veredas; afinal, só há um caminho por onde é digno andarmos: o de Deus. A vontade que você tem sentido de se chegar ao Pai para resolver seus problemas é sinal de que Ele está agindo em seu viver.

Os fariseus protestaram pelo fato de Jesus ter entrado na casa de um publicano, mas Ele sabia o que estava fazendo ali. Da mesma maneira, o Senhor sabe o que pode fazer em sua vida; logo, não esconda nada de Quem tem poder para mudar a sua sorte. Este é o melhor momento da sua vida, pois o desejo de encontrar o Altíssimo e aprender a andar no caminho do bem prova que você está marcado para ser feliz.

Diante do Senhor, Zaqueu tomou coragem, confessou seus erros e, com base no que estava escrito na Lei, decidiu devolver o que subtraíra das pessoas. Então, Jesus afirmou que, naquele dia, a salvação havia chegado à casa dele.

Não deixe de tomar a sua decisão sobre o que está escrito; desse modo, não somente você, mas os seus também haverão de ser salvos e aceitos na família de Deus.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


13 de dezembro de 2012

LIÇÕES COM A CURA DO LEPROSO


E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo!
                                                              Marcos 1.41

O leproso aprendeu que Jesus tinha poder para curá-lo. Essa deve ser a primeira lição que temos de transmitir aos que estão em sofrimento. Então, a fé surgirá em seus corações e, ao virem para receber a bênção, eles aprenderão o que mais for necessário. Quem dá ouvidos a Deus e vai até Jesus aprende o que fazer para conseguir a operação divina. O leproso não ficou sentado, ou escondido em algum lugar, mas foi determinado a falar com o Mestre.

A Palavra de Deus nos ensina a buscar a presença do Senhor e garante que, a cada passo que dermos em direção ao nosso Pai, Ele também Se aproximará de nós (Tg 4.8). Tiago assegurou que Jesus Se chega a quem se aproxima dEle; com isso, as nossas mãos são purificadas – a capacidade de fazer a obra divina. Deus ainda faz mais: purifica o coração daqueles que têm ânimo duplo. Por isso, se você quiser ser firme na fé, aproxime-se do Senhor.

Aquele enfermo não se contentou apenas em ficar perto do Mestre, mas abriu a boca e rogou que Ele o curasse, fazendo uma solicitação urgente e reiterada. Quando a alma vê que Deus pode dar solução aos seus problemas, ela se angustia até que sua necessidade seja atendida. A oração que prevalece é a que se faz sobre o que a Palavra declara. Então, veja o que ela fala ao seu coração e não se deixe vencer pela preguiça, vergonha, nem se a porta lhe parecer estar fechada.

O leproso se prostrou diante de Jesus. A atitude de quem pede conta muito. Quem não enxerga que o Senhor é o único e verdadeiro Deus não rende a Ele o louvor que Ele merece. Com esse gesto, aquele homem cumpriu uma orientação bíblica a qual diz que nos devemos prostrar, ajoelhar e adorar diante do Senhor que nos criou. O Altíssimo sabe por que colocou em Sua Palavra as Suas orientações, e sábia é a pessoa que as cumpre.

O leproso ouviu Jesus ministrar o que muitos chamam de a Constituição do Reino de Deus – o sermão da montanha. Ele se convenceu de que Jesus podia curá-lo, mas não tinha certeza de que o Mestre quisesse fazê-lo; por isso, fez a oração daquele jeito. Há muitas coisas que, por não conhecermos bem a Palavra, não sabemos se Ele quer ou não nos dar. No entanto, quando aprendemos que aquela bênção nos pertence, não há por que não reivindicá-la.

O Senhor não deixou aquele homem em dúvida e, na mesma hora, estendeu Sua mão e tocou nele, dizendo que queria sará-lo. Este sim de Jesus serve para você também. Se Ele quis curar alguém, por que não vai querer o mesmo em relação a você? Ele não faz acepção de pessoas, mas trata todos de igual modo (Rm 2.11). Seja você quem for, considere-se merecedor de todas as bênçãos que foram dadas a qualquer outra pessoa. Deus não o trata de modo diferente.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares.






12 de dezembro de 2012

Quando a Bíblia é achada

Pr. Olavo Feijó

2 Reis 23:2 


O rei subiu à casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do SENHOR. 

Josias foi coroado rei de Judá, após uma série de governantes iníquos e idólatras. Ele seguiu o exemplo de Davi e procurou ser obediente ao Senhor. Uma das suas obras significativas foi a reconstrução do Templo de Jerusalém, sucateado pelos reis anteriores. Pois foi em meio a restauração do Templo que o Livro da Lei foi achado, coberto pela poeira dos muitos anos de esquecimento. Impactado pela mensagem do manuscrito, Josias resolve compartilhar a Bíblia com o povo: “Então o rei leu diante deles todo o Livro da Aliança que havia sido achado no Templo.” (II Reis 23:2).

Por mais que um remédio tenha o poder de curar, sua atuação torna-se inutilizada, caso seja engarrafado hermeticamente e escondido no fundo de uma adega. Assim é a Bíblia. Ela nunca deixa de ser o poder de Deus. Não raro, entretanto, pessoas e povos são destruídos espiritualmente, pela omissão daqueles que conhecem as Escrituras e as escondem.

A Bíblia é achada quando os filhos de Deus procuram proclamá-la, vivendo-a. Quando a Bíblia é “achada” e vivida, o mundo é impactado. “Esconder a Palavra no coração” não significa enfurnar a Bíblia. Pelo contrário: seu sentido é vivenciar as revelações do Espírito, quando a lemos. A Bíblia que pomos em prática é como a “cidade situada sobre o monte”. O amor de Deus é liberado, quando a Bíblia é achada.

DEPOIS DA QUEDA


Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
                                                                                              Salmo 51.1


Seria o tribunal de Deus menos eficiente do que o do homem? É evidente que não! Na justiça divina, a Verdade é mostrada, confessada e aceita por todas as pessoas envolvidas, mesmo as que são condenadas. Isso ocorreu no episódio da queda de Davi com Bate-Seba: ao abrir o coração segundo a convicção do Espírito Santo, o salmista nos deixou boas dicas acerca do que realmente deve ser feito para ter restaurada a comunhão com o Senhor.

O salmista começa o Salmo 51 pedindo misericórdia segundo a benignidade do Altíssimo, pois sabia que a esperança bondosa de Deus O levaria a usar de misericórdia para que ele fosse perdoado. A oração foi tão boa, que o Santo Espírito o inspirou a escrevê-la. O rei suplicou também que suas transgressões fossem apagadas segundo a multidão das misericórdias divinas. Quem segue a direção do Pai obtém resposta favorável.

Davi clamou a Deus que o lavasse completamente do seu pecado. Da mesma forma, não deixe que um restinho de erro fique em seu coração. Se houver arrependimento e, ao mesmo tempo, uma lembrança de que, um dia, quem sabe, se for dentro da normalidade, sendo ambos viúvos, você e aquela pessoa poderão usufruir de um relacionamento santo no matrimônio, você não será perdoado, pois esse será um sinal de que a maldade ainda existe em seu interior.

O salmista queria livrar-se do seu pecado; por isso, não escondeu que o seu coração transgredira e, assim, pôde orar ao Deus santo. Jamais esconda do Senhor seus erros; se o fizer, estará acrescentando um pecado pior e maior – o da mentira. Não tente enganar o Onisciente nem aquele que você ofendeu, pois você sabe a maldade que praticou. Confessar é ganhar a liberdade de novo.

Davi foi seduzido por Bate-Seba. Ela não era nenhuma ingênua quando resolveu se banhar no terraço, ao ar livre, ou de portas abertas. Assim, ela foi a responsável por tudo o que se seguiu ao seu banho. No entanto, o Espírito de Deus convenceu e insistiu com o rei para que não caísse em pecado. O salmista disse que havia pecado contra Deus somente, pois fez o que era mal perante os olhos do Senhor. Na verdade, Davi sabia que aquilo era proibido.

Somos formados em iniquidade, e o mundo está poluído pelo erro (Sl 51.15; 1 Jo 5.19). O nosso nascimento se deu dentro do pecado, mas, ao aceitarmos Jesus como Salvador, somos libertos de todo engano e passamos a ter condições de manter a santidade e não cair em transgressão. Quem peca e esconde o que fez comete um erro maior; porém, quem confessa e deixa o pecado é justificado pelo Senhor, que lhe dá condições de ter comunhão e ser justiça de Deus em Cristo (2 Co 5.21).

Bom seria que você nunca caísse. Entretanto, se isso já ocorreu, vá agora aos pés do Senhor, confesse seu erro e não mais se deixe levar pelas mentiras do inimigo. Além disso, se você ofendeu alguém na sua queda, componha-se com essa pessoa, pois só é verdadeiramente limpo quem se acerta completamente. Seja liberto de verdade!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares





11 de dezembro de 2012

Quero Que Me Amem


  Pr. Olavo Feijó

Oséias 6:6 - Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

Através do profeta Oséias o Senhor nos ensina o tipo de relacionamento que Ele quer ter conosco e nós com Ele. “Eu quero que vocês Me amem e não que Me ofereçam sacrifícios...” (Oséias 6:6).

A fim de mostrar a extrema importância do amor entre Ele e Seus filhos, o Senhor manda Oséias casar com uma meretriz e tratá-la com amor e dedicação. Apesar de bem tratada, ela tem uma recaída e adultera. Ao o Senhor ordena que Oséias a receba de volta, visando sua reabilitação. A experiência do casamento de Oséias, diz o Senhor, ilustra o relacionamento de amor que deveríamos manter com nosso Deus.


A mensagem do Senhor para nós é explícita. Amar a Deus deve ser uma experiência de exclusividade. O apóstolo Paulo diz aceitar a Cristo é o mesmo que “morrer para o mundo”. Morte é uma coisa definitiva. Não existe meia morte. Amar a Deus, então, implica em “desamar” o mundo. Quando, entretanto, misturamos as duas lealdades de afeto, o caldo azeda. E a vivência do amor adquire as dimensões traiçoeiras do adultério, da traição espiritual. O que o Senhor nos diz, em Oséias, é a Sua disposição de nos limpar, de nos reabilitar. Ele não quer nossos “sacrifícios”, isto é, nossas práticas religiosas. Em pedindo nosso amor, Ele pede nosso coração. Quando nosso amor vacila, negamos nosso Cristo. Como Pedro. Ao reconstruir nossa vida espiritual, o lembrete do Senhor é simples: “Eu quero que você Me ame”.