30 de novembro de 2012

Reflexões em Tiago - O egoísmo

                                        


Pastor Sérgio Fernandes

2 Timóteo 3:2 - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,


Minha filha Alícia completou no último dia 13 de novembro seu primeiro ano de vida. É maravilhoso poder acompanhar o seu crescimento e, observando seu desenvolvimento, aprender um pouco mais sobre a natureza humana. Como todo bebê, ela requer atenção integral de mim e da minha esposa. Quando está com fome, chora desesperadamente e precisa ser atendida na hora. Não é sem motivo que Paulo comparou os crentes imaturos com crianças (1 Co 13.11).


O crente imaturo e egoísta. O egoísmo é aquele sentimento maligno que nos faz colocar o “eu” sempre em primeiro lugar. O egoísta pensa assim: Tem que ser do meu jeito, da minha maneira, para que eu me sinta bem e seja feliz. Não importa se não estiver bom para meu irmão; estando bom para mim, está tudo bem.

O egoísta não consegue cumprir o mandamento de Cristo, porque pensando apenas nele, é incapaz de amar o próximo. Nós nos aproximamos de Jesus sempre que deixamos de lado o egoísmo; e quanto mais perto estivermos do Mestre, mais profunda será nossa experiência com Ele.





Reflexões em Tiago - Amargura no coração



Pastor Sérgio Fernandes
Hebreus 12:15 - Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. 


Quando sofremos algum dano em nosso corpo, o tratamento deve ser imediato. Um pequeno corte não tratado pode infeccionar e trazer males ainda maiores para o corpo. Nossa alma também pode se ferir facilmente: seja com palavras, injustiças, desprezos ou mesmo fatalidades da vida. E quando estas feridas não são cuidadas, elas podem se tornar em amargura no coração.

A amargura é um sentimento interior que torna nossa vida insuportável. O amargurado não consegue enxergar o mundo vivo e colorido que Deus nos deu. Ele está escravizado pela dor e precisa da ação sobrenatural do Espírito Santo para ser livre (Ef 4.31). O amargurado é tão perigoso para a comunidade que, quando não é cuidado com amor e aceitação, ele é capaz de contaminar a todos com suas dores (Hb 12.15).

Será que algo que ocorreu no passado tem roubado de você a alegria de viver? Jesus levou na cruz do Calvário nossos pecados e dores; sua morte é eficaz para curar a amargura do seu coração. Ele te ama, te perdoa, é justo com você e te aceita! Seja sarado, em nome do Senhor Jesus!



27 de novembro de 2012

Reflexões em Tiago - Mente Terrena

Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 3:14 - Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.


Tudo o que acontece dentro do corpo humano é expresso por sintomas exteriores. Por exemplo, se você está com algum tipo de infecção interior, ela aparecerá exteriormente por um estado febril. Da mesma forma, o tipo de pensamento que cultivamos serão manifestos com sintomas visíveis em nosso comportamento.

Tiago destaca três deles: a inveja, a amargura e o egoísmo. 

Quando qualquer um deles surge em nosso viver, demonstra que estamos pensando como alguém que não faz parte do reino de Cristo. Você pode ser um crente nascido de novo e ainda assim pensar como alguém que não segue a Jesus Cristo; por isso, necessitamos diariamente renovar nossa mente com o evangelho de Jesus Cristo, para conhecermos a vontade de Deus para nossa vida (Rm 12.1,2).

O que está passando por sua cabeça? Deixe o Espírito Santo de Deus Renovar seu entendimento para que você desfrute de uma nova experiência com Cristo!



25 de novembro de 2012

Milagre e lógica humana

Pr. Olavo Feijó

1 Reis 17:12 - Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. 

Acabe, rei de Israel, deu suporte à adoração do ídolo Baal. Como castigo, o Senhor manda o profeta Elias anunciar uma grande seca. Foi neste cenário de sequidão e fome que Elias pede a uma paupérrima viúva que lhe dê pão e água: “Mas ela respondeu: Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija.” (1 Reis 17:12).

A viúva de Sarepta estava sendo absolutamente realista: a farinha e o azeite que lhe restavam constituíam o último alimento dela e de seu filho, antes de morrerem... Pela lógica humana, distribuir seu parco alimento significaria antecipar a morte de todos eles. Elias usa o estilo divino. Não discute o excelente argumento daquela sofrida mãe. Tranquilamente, ele a orienta: “Não tenha medo. Vá para casa e faça o que eu disse.” Por um motivo que talvez só as crianças, os loucos e as pessoas de fé entendem, a senhora segue a orientação do profeta. Foi a partir daí que o milagre começou. A ridícula porção de farinha e azeite foi a matéria prima usada pelo Senhor para alimentar a família e o profeta até que as chuvas voltaram a cair.

A história acaba aqui? Não. Algum tempo depois, o filho da viúva adoece e morre. Desesperada, a pobre senhora agiu exatamente como nós faríamos: achou que quem experimenta um milagre recebe isenção de problema para o resto da vida. Tanto a viúva, quanto Elias ficaram muito mexidos. Mais uma vez ignorando as queixas da lógica humana, o Senhor ressuscita o rapaz. Foi precisa toda aquela paciência divina para que a viúva se convencesse: “ a palavra do Senhor, vinda da sua boca, é a verdade.”

22 de novembro de 2012

Reflexões em Tiago - Vigilância no falar

Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 3:6 - A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 


Quando Tiago menciona os males da língua, entre os versículos 6-8, ele faz afirmações interessantes: (1) ela afirma que a língua é fogo; (2) que ela é um mundo de maldade; (3) ela é indomável. Essa fala de Tiago é muito importante para nos ensinar a dominar a língua e utilizá-la para glória de Jesus Cristo.

A língua é fogo, que pode ao mesmo tempo aquecer e queimar. Devemos usara língua para edificar, exortar e consolar. Esses usos são legítimos. Mas quando há abuso de nossa parte, a língua pode queimar, ferindo a honra de nosso semelhante. Ela também é um mundo de maldade, isto é, não devemos jamais falar sem pensarmos e refletirmos sobre as consequências do que iremos dizer. Por fim, a língua é indomável. Nem mesmo o mais consagrado dos homens está livre de pecar com seus lábios, por isso, devemos orar e vigiar.

Ser capaz de dominar a língua é uma prova concreta de maturidade.


21 de novembro de 2012

Reflexões em Tiago - Diagnóstico pela língua

Pastor Sérgio Fernandes
Mateus 12:34 - Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

Nas tradições médicas mais antigas, o exame da língua era utilizado para diagnosticar uma série de doenças. Segundo a medicina ayurvédica, por exemplo, pelo menos 18 tipos de enfermidade poderiam ser identificadas por um exame acurado da língua do paciente. O nosso falar também pode, facilmente, diagnosticar alguns males espirituais em nosso coração.

Por exemplo, um crente murmurador está com a doença da ingratidão. Uma pessoa que fala palavrões está abrigando impureza no coração. Caluniadores na maioria das vezes são pessoas acometidas de inveja. O uso de gírias e palavras torpes refletem falta de consagração pessoal. Pessoas fofoqueiras, na maior parte das vezes, sofrem de baixa estima. Quem vive criticando o próximo costuma ter uma mente soberba. Veja o quanto o nosso falar tem a dizer a nosso respeito. 

O que o seu falar pode dizer sobre sua vida ao lado de Jesus?



20 de novembro de 2012

Nosso Espelho Embaçado

Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 13:12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 

Falando da excelência do amor cristão, Paulo explica porque nós ainda entendemos e praticamos de forma imperfeita este amor. “O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face.” (I Coríntios 13:12).

A mensagem de Cristo gira em redor do amor. Amor dado por Ele. Por causa disso, então, sempre nos choca a maneira como nós cristãos desfiguramos o amor do Senhor. Vivemos exatamente o oposto do capítulo 13 da Primeira Carta aos Coríntios. As tragédias mais destituías de amor acontecem nas chamadas guerras religiosas.

Paulo quis nos ajudar. Uma das suas explicações, quanto à nossa conduta sem compaixão, é a grande falta de conhecimento daquilo que é o amor bíblico. Por isso, após detalhar, em dez versículos, o conteúdo do amor cristão, o apóstolo explica: nós lemos, mas lemos mal. Nossos olhos humanos não ajudam nossa percepção. Chegará um tempo, diz Paulo, que nós conheceremos o amor de Cristo assim como Ele nos conhece. Até lá, o que vai nos ajudar é aprofundar nossa comunhão com o Senhor. Cristo não é um espelho embaçado. Quanto mais olhamos para Ele, mais compreendemos e mais amamos.


5 de novembro de 2012

Reflexões em Tiago - Discriminação


Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 2:1 - Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. 

A discriminação é uma das formas mais horríveis de se pecar. Jesus Cristo mostrou, em todo o seu ministério terreno, que estaria acessível a qualquer pessoa que buscasse Sua ajuda. De uma forma graciosa, Ele acolheu prostitutas, endemoninhados, ladrões e todos aqueles que, aos olhos da sociedade, eram desprezados.

A discriminação pode surgir nos relacionamentos cotidianos (desprezar pessoas que pensam diferente de nós), na evangelização (ao não apresentar o evangelho as minorias sociais) e até mesmo em nossos cultos (valorizando a aparência e desprezando aleatoriamente as pessoas). Para vencer este sentimento maligno, precisamos entender que cada ser humano da face da Terra é alguém por quem Cristo morreu na cruz. E somente levando o evangelho a estas pessoas poderemos livrá-las da condenação e trazê-las à luz de Nosso Senhor.

Deus trata todos com igualdade (Rm 2.11). Não discrimine, evangelize!

4 de novembro de 2012

A Força do Senhor e Meus Pés

Pr. Olavo Feijó

Habacuque 3:19 - O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).

Habacuque termina o seu livro de profecias de uma forma triunfante: “O Senhor Deus é a minha força; Ele fará os meus pés como os da corça e me fará andar sobre os meus lugares altos.” (Habacuque 3:19).

O Senhor dotou os pés dos animais de uma conformação adequada para andar no terreno em que vivem. Assim, há animais cujos pés têm agilidade nas árvores. Outros existem que se deslocam equilibradamente com seus pés nas águas. Para viver bem nos rochedos íngremes, o Senhor dotou de patas especiais as cabras monteses e algumas corças. É neste contexto que o profeta declara o fortalecimento dos nossos pés, que somente o Senhor pode dar. 

Fomos criados pelo Senhor para viver nos “lugares altos”, do ponto de vista espiritual. Acostumados, entretanto, pelas durezas da vida, desenvolvemos pés deformados e inseguros. Quando, em plenos vales insalubres e escuros, nós nos encontramos com o Cristo, Ele nos convida para subir. Para os níveis do Senhor, onde o ar é puro e a luz do Senhor nos ilumina. Para gozar desta bênção, porém, é essencial deixar que nossos pés sejam trabalhados por Ele. Quando aceitamos a obra do Espírito de Cristo em nossa vida, Ele opera nossos pés e nos leva seus lugares altos. 

                         


2 de novembro de 2012

Reflexões em Tiago - A religião verdadeira

Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 1:26 - Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.


Costuma ser chamado de “templismo” o vício que alguns cristãos desenvolvem pelo local de culto dos cristãos. Uma comunidade que sofre de templismo se preocupa apenas com programações, liturgias e com a manutenção da casa de oração. Pouco ou nenhum esforço é dedicado a alcançar os perdidos.

Vale lembrar que os primeiros templos cristãos surgiram apenas após quatro séculos de cristianismo. O período em que a Igreja mais impactou este mundo foi quando os cristãos praticavam sua fé em comunidade, de casa em casa, falando do amor de Cristo e vivendo em comunhão.

A verdadeira fé não está ligada ao templo, mas a uma vida de obediência a Palavra de Deus. O cristão se ocupa de socorrer os que precisam e de guardar sua vida pura neste mundo impuro. Medite nisso!

1 de novembro de 2012

Reflexões em Tiago - Controlando a língua

    Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 1:26 - Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.



Eu me recordo que nestes anos escrevendo devocionais, algumas vezes mencionei o poder destrutivo que nossa língua tem para ferir pessoas e atrapalhar a boa obra que Deus quer fazer em nós. Hoje, como pastor de congregação, sinto ainda mais os males da fofoca no meio da comunidade cristã.

Uma Igreja que tolera a ação dos fofoqueiros está fadada a adoecer. As pessoas que se convertem rapidamente serão alvo desses caluniadores e acabarão por deixar a comunidade. Devem os membros zelarem pela unidade, repreendendo os fofoqueiros e empenhando-se para não acreditarem em suas palavras.

Se você se julga cristão, mas cultiva o hábito de fofocar, ouça a voz do Espírito Santo neste dia: “se não é capaz de controlar a língua, sua religião não vale nada”, (Tg 1.26).